Professores e alunos de oito escolas da rede municipal de ensino apresentarão, na próxima quinta-feira (24), diversas atrações artísticas e culturais em comemoração ao Dia do Livro, ocorrido no último dia 18. O evento realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio do Programa Biblioteca Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), acontecerá durante todo o dia no Largo do Batistinha, no Centro.
Além de comemorar a data, o evento busca valorizar, exercitar e divulgar as potencialidades artísticas dos alunos e professores de aula de biblioteca. “Vamos levar para o público toda a riqueza do trabalho desenvolvido nas escolas pelos professores das bibliotecas e alunos. Pretendemos com isso, exercitar as habilidades de cada um e construir um diálogo com a sociedade por meio destas apresentações”, disse a coordenadora do Programa Biblioteca Escolar Delci Cristina Martins Alves. Segundo ela, outro objetivo do projeto é a valorização do livro como um importante recurso de aprendizado. “Infelizmente, hoje as pessoas estão muito voltadas para o imediatismo, para a imagem, para pesquisas mais rápidas na Internet. Com esta programação, buscamos valorizar o contato de cada aluno e participante com o livro que continua sendo uma das mais conceituadas e eficazes formas de aprendizagem”, disse.
A SME levará 58 alunos da Escola Municipal Alice Martins Fontes (núcleo do Sapé, da zona rural) e 30 alunos da Escola Municipal Coronel José Batista para assistir às apresentações no período da manhã. Já na parte da tarde, serão 50 alunos da Escola Municipal Filomena Jardim. De acordo com Delci Alves, esta é uma oportunidade que os alunos, principalmente da zona rural, têm de participar de eventos culturais fora do ambiente escolar. Além disso, a SME possui outros projetos de acesso dos alunos da rede municipal aos bens culturais como o “A Escola vai ao Teatro”. Este projeto, que é realizado em parceria com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), existe desde o ano passado e busca proporcionar entretenimento e cultura para os estudantes das escolas municipais, para utilizá-los como uma via de construção de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário