Banner 728x90

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Casa própria - Ex-moradora do Brazuca fala sobre a vida no abrigo e da alegria de ter um lar


Casada e mãe de quatro filhos, a atendente comercial Renata Aparecida dos Santos, 28 anos, morou por 10 anos no antigo aglomerado Drummond, também conhecido como “Sem Terra”. Por três anos, o lar da família foi o alojamento montado na antiga malharia Fio de Ouro (bairro Amazonas) e depois, o Brazuca. Hoje, a realidade da família é bem diferente. Em fevereiro deste ano, ela foi uma das selecionadas no programa “Minha Casa Minha Vida” e recebeu as chaves de seu apartamento, no residencial Santa Marta II.
 
A atendente lembrou os momentos difíceis. “Falar desse tempo no acampamento ainda é muito difícil. Nós não tínhamos estrutura, saneamento básico, mas foi um lugar onde aprendi muito, conheci pessoas boas e importantes na minha vida até hoje. Tive minhas filhas lá e era o endereço da minha família. É uma experiência que vou levar para a vida toda”, disse emocionada.
 
Renata dos Santos também descreveu o período vivido nos alojamentos. “Sempre tivemos a expectativa de ter um lar. Falar de Fio de Ouro e Brazuca também não é fácil. Inicialmente, convivi com pessoas que não conhecia, tínhamos que dividir banheiro, área de serviço e cozinha. A dificuldade maior era o preconceito que enfrentávamos pelo fato de morarmos em alojamento. Tinha vergonha de chamar as pessoas para visitar minha casa. Foram tempos de superação e me surpreendi, porque houve um aprendizado e não perdi a esperança de melhorar”, ressaltou.
 
Ela não se esqueceu do auxílio que recebeu dos servidores da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) durante os anos de alojamento. “Sempre tivemos todo o apoio da equipe da Ação Social. As coordenadoras nos mantinham informadas de todas as etapas do programa e da situação. Algumas foram verdadeiras mães, acompanharam o choro nos momentos de tristeza e de alegria. Trazemos a maioria delas no coração. Foram anos de angústia, mas fomos amparados em todos estes momentos”.

A moradora do Santa Marta II relatou a alegria ao receber as chaves de seu apartamento. “Tive meu último filho no Brazuca e a esperança era de ter a nossa casa. Hoje eu tenho meu endereço, posso receber meus amigos e não tenho vergonha de receber as pessoas em minha casa. É muito gratificante saber que os meus filhos têm um lar. Tudo melhorou”, revelou.
 
Ela concluiu agradecendo à Prefeitura pela oportunidade de conquistar a casa própria. “Em primeiro lugar agradeço a Deus, porque sem Ele não teria como enfrentar tudo isso. Aos meus filhos, porque foi por eles que passei pelas dificuldades. Agradeço também a toda a equipe da Ação Social e ao prefeito Damon Lázaro de Sena por tornar realidade o sonho de muitas famílias”.
 
 
Fim do abrigo no Brazuca
 
As últimas 24 famílias que moravam no abrigo do Brazuca desde 2011 mudaram-se para o bairro Santa Marta no dia 19 de agosto. A Prefeitura de Itabira iniciou a entrega dos imóveis em dezembro do ano passado: até o momento 96 proprietários receberam as chaves das residências. O “Minha Casa, Minha Vida” é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura, por meio da SMAS, e está beneficiando 176 famílias com os residenciais Santa Marta I, II, III, IV e V. Atualmente, 80 famílias que recebem aluguel social aguardam a entrega das moradias, que acontecerá nos próximos dias.

Nenhum comentário: