Banner 728x90

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Projeto Um Piano pela Estrada Real - Itabira recebe pianista Arthur Moreira Lima nesta semana

 
Na próxima quarta-feira (10), os itabiranos terão a oportunidade de ouvir músicas clássicas e populares tocadas pelo renomado pianista Arthur Moreira Lima. O concerto ao ar livre será na praça José Máximo Rezende Filho (próximo à antiga Coopervale), no bairro Campestre, a partir das 20 horas. A apresentação gratuita será realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Caixa, dos Correios e da Petrobras e apoio da Prefeitura de Itabira. 

Arthur Moreira Lima vai se apresentar em seu caminhão-teatro, ideia proposta pelo próprio pianista com o intuito de levar a música clássica a diferentes públicos de várias regiões brasileiras. A carroceria do veículo foi adaptada e se transforma em um palco com 45m² de área cênica. O piano de cauda Steinway & Sons também é transportado no próprio caminhão.

A caravana já percorreu mais de 120 mil quilômetros e promoveu 400 concertos, que reuniram público superior a meio milhão de espectadores. Já foram desenvolvidos dez projetos, como “São Francisco – Um Rio de Música”, “Brasil Sertão” e "Nos Caminhos da Fronteira”. Agora, o projeto “Um Piano pela Estrada Real” vai percorrer cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


Saiba mais

Arthur Moreira Lima nasceu no Rio de Janeiro em 1940. Começou a estudar piano aos seis anos, e já aos nove tocou um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 1959, mudou-se para Paris, onde estudou por três anos. Em 1963, ganhou uma bolsa para o mais prestigiado nicho formador de pianistas do mundo daquela época: o Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, onde estudou por oito anos. 

Apresentou-se com as orquestras filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, além das sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres e National da França. Também já gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia.

Nenhum comentário: