Banner 728x90

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

14ª Semana Drummondiana - Secretário de Cultura participa da entrega comemorativa do selo do ’Dia Nacional da Poesia’ e do ‘113º aniversário de Drummond’

No encerramento da programação e com pouco público no teatro da fundação cultural – Damon reaparece na plateia e “Kiki” supera ao fazer o discurso após a preparação na ‘Casa de Drummond’


O secretário de estado da cultura [SEC], Ângelo Oswaldo, compareceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA], na tarde deste sábado [31], para participar do ano comemorativo do nascimento de Drummond [FCCDA] e receber o selo comemorativo do “Dia Nacional da Poesia” e do “113º aniversário de Drummond”, das mãos do prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], e da superintendente da fundação cultural, Sônia Cristina Magalhães Alves “Kiki”. E o deputado federal, Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes [PT], que participaria desta solenidade que aconteceu neste sábado, preferiu cancelar esta agenda devido a outro compromisso.
Sônia "Kiki" (Foto/Sérgio Santiago/DeFato)
No início da cerimonia de encerramento da 14ª Semana Drummondiana, a superintendente da fundação cultural, Sônia Cristina Magalhães Alves “Kiki”, ficou – se muito a vontade, depois de ter participado da oficina de workshop “Quem tem medo de falar em público?”, que foi ministrado pelo professor, jornalista, escritor e consultor da fundação cultural, Edmílson Caminha, que ministrou na tarde desta sexta – feira [30], na Casa de Drummond, que também fez parte da grade da programação comemorativa do centenário do nascimento de Drummond, que aconteceu durante o feriado nacional do “Dia do Servidor Público”, nas vésperas da comemoração do 113º aniversário de nascimento de Drummond, juntamente com o dia nacional da poesia, que foram comemorados durante a solenidade que aconteceu na tarde deste sábado, no teatro da Fundação Cultural.
Mesmo com todas as pedras no caminho em que a Sônia “Kiki” encontrou diante de todos os obstáculos, para assumir toda a responsabilidade da fundação cultural, desde que o Marconi Drummond Lage foi exonerado pelo Damon Sena, por meio do decreto publicado no diário oficial do município.  Sônia “Kiki” se surpreendeu em seu discurso da melhor forma possível de se comunicar e pronunciar com público, diante de todas as dificuldades que passou desde que assumiu toda a responsabilidade da autarquia, sem ter costume de falar em público, diante um púlpito com o microfone, como a gente sempre percebeu, durante os eventos culturais que acontecem todos os anos na cidade.
Dessa vez Sônia “Kiki”, esteve bastante calma e tranquila ao fazer o seu discurso de cerimonia de encerramento da 14ª Semana Drummondiana, com muita segurança em que ela transmitiu para o publico que esteve presente no teatro da fundação cultural, pela primeira vez, durante a sua permanência em sua pasta, há cerca de um ano e seis meses. E ainda Sônia “Kiki” falou da importância da 14ª Semana Drummondiana que se encerrou neste domingo. “E uma das coisas que foi mais interessante para todos nós aqui! Foi olhar para vocês e dizer meu Deus! Mas que plateia linda! [...] E eu fico muito feliz mais uma vez de estar à frente da 14ª Semana Drummondiana”, comemorou.
Sônia Kiki, ainda falou da comemoração do “113º Aniversário de Drummond”, e da inclusão do “Dia Nacional da poesia”, ambos comemorados pela primeira vez na história da cidade, com direito ao selo comemorativo que foi feito pela Empresa de Correios e Telégrafos [ECT]/Correios S.A., por meio do ministro das comunicações, André Figueiredo [PDT], e através da presidente da república, Dilma Rousseff [PT]. “O selo comemorativo que estamos lançando nesta tarde, expressa o respeito, o carinho e a admiração com o que mantemos a lenda viva, a memória do poeta Drummond”, destacou.
Durante o seu discurso, na comemoração do “113º aniversário de Drummond, e do Dia Nacional da Poesia”, e do encerramento da 14ª Semana Drummondiana. Sônia “Kiki” teceu elogios ao Ângelo Oswaldo, pelo seu devido desempenho na cultura do estado de Minas Gerais, e pela sua personalidade ao dirigir e desenvolver ações ligadas a sua pasta. E ainda Sônia “Kiki”, agradeceu ao Ângelo Oswaldo em público, por ter atendido o convite da autarquia, para prestigiar o encerramento da 14º Semana Drummondiana, e do lançamento do selo comemorativo. “Um intelectual que brilha simultaneamente, pela riqueza de pensamento, e pela força de ação. E que ali vem trazendo a sua obra admirável aberta vês. E realizando muito a favor do patrimônio histórico, e das artes brasileiras”, elogiou.
Ainda em seu discurso, Sônia “Kiki”, afirmou que aprendeu muito com o Damon Sena e o Ângelo Oswaldo, após ter assumido a autarquia há cerca de um ano seis meses. Como forma de agradecimento, pelo seu reconhecimento, na sua competência na autarquia, e com a devida crise econômica mundial, e com a queda do preço do minério que se encontra em baixa, em diversos municípios mineradores como Itabira, que é o da mineração, onde nasceu a Companhia Vale do Rio Doce S.A [CVRD] ainda estatal, sendo denominado Vale S/A, da qual a empresa se encontra privatizada desde 1997, nas mãos da Companhia Siderúrgica Nacional [CSN]. Sônia “Kiki” faz um discurso tão emocionante em seus últimos anos no teatro da fundação cultural, homenageando o Drummond, e agradecendo Damon Sena e Ângelo Oswaldo, por terem permitido grandes ações que ocorreram na autarquia, perante a população.
É com o Ângelo Oswaldo e Damon Sena, nós aprendemos que cultura não privilégio mesmo! É um direito de todos! Que cultura em cultura não se gasta, mas se investe! E os ganhos são maiores em qualquer aplicação em bolsa de valores, por que o lucro virá em forma de promoção humana do desenvolvimento econômico, da justiça social e das economias planas que se deve ao povo brasileiro. Este é o sentimento com que continuam os a trabalhar com a cultura de Itabira por nós se houveras que sejam as dificuldades, por mais preocupantes que sejam os desafios, e por mais assustadoras que sejam as crises. Nós faremos pela certeza de que maiores e de todos os problemas; a confiança e o entusiasmo, e a determinação venceremos a luta por uma Itabira melhor! Mais digna e mais próspera! E para todos os anos que vivem de trabalho. Esta sim! É a melhor e mais bela homenagem que podemos prestar a Carlos Drummond de Andrade, o poeta que a vida que lhe deu, e pela obra que deixou. Orgulha muito Itabira, que engrandece Minas Gerais! Que honra e encanta o Brasil”, agradeceu.        
Secretário da Cultura, Ângelo Oswaldo (Foto/Sérgio Santiago/DeFato)
Representando o governador de estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel [PT], Ângelo Oswaldo começou o seu discurso, agradecendo as autoridades e convidados que estiveram presentes no teatro da fundação cultural, principalmente ao Damon Sena, que esteve juntamente com o 3º Secretário, vereador Lúcio Mauro Dias “Lúcio Mauro Carteiro” [PSC], e o professor, jornalista, escritor e consultor da fundação cultural, Edmílson Caminha que marcaram presença no evento. No inicio de seu discurso, Ângelo Oswaldo, retorna a cidade e conta para o publico que ele teve a oportunidade de fazer parte da comemoração dos 70 anos do nascimento de Drummond, atuando como editor do suplemento literário das Minas Gerais, em 1945, três anos após a fundação do CVRD, hoje denominado Vale S/A. E ainda Ângelo Oswaldo conta que Drummond, ainda vivo, enviou uma carta a ele agradecendo por ter lembrando-se de sua data comemorativa do seu aniversário de nascimento, do qual o Ângelo Oswaldo guarda a carta de Drummond com muito carinho, ao longo dos anos antes e após a sua morte, antes de exercer na pasta como Secretário da Cultura, com o ex- governador de estado, Itamar Augusto Cautiero Franco “In Memoriam” [PPS], na gestão 1999/2002, e com o atual governador, Fernando Pimentel. Em seu discurso, Ângelo Oswaldo ainda relembrou que participou do debate sobre os 90 anos de Drummond, no teatro da fundação cultural em 1992, quando a Maria do Rosário ainda era superintendente da autarquia naquele ano, durante o governo de Luiz Menezes “In Memoriam”, na gestão 1989/1992. “E agora hoje os 113 anos de uma data que o Brasil todo evoca com muita admiração, e com muito respeito. É um privilégio de estar aqui com vocês”, comemorou.
Em comemoração ao ‘Dia Nacional da Poesia’, Ângelo Oswaldo ainda aproveitou o seu discurso, relembrando como secretário de cultura, durante a gestão do governo Itamar Franco, em 2002, ainda no termino de seu mandato, em pleno período eleitoral daquele ano. Foi sancionado pelo governo Itamar Franco a “Lei estadual nº14493/2002, que institui o ‘Dia Estadual da Poesia’”, do qual o projeto de lei foi de autoria do deputado estadual Rogério Correia [PT], na qual se encontra sancionada pelo ex – governador Itamar Franco, na qual se encontra em vigor. Há cerca de treze anos. E ainda a lei foi criada para estimular a participação da população no estudo, na difusão, na criação e no desenvolvimento da literatura. “É muito bom que nós ter um dia consagrado à poesia [...] Por que a poesia é fundamental na vida de todos nós! Quanto do cidadão e da sociedade! É a poesia que nos ajuda a transcender a elevar e buscar dimensões espirituais, e uma dimensão e outra para tudo aquilo que é matéria. E se nós temos o sentimento do mundo de que falava Carlos Drummond de Andrade. E nós sabemos o que é a poesia? E devemos pratica - lá [...]”, concluiu.
Damon Sena (Foto/Sérgio Santiago/DeFato)
Depois de permanecer ausente na abertura da 14ª Semana Drummondiana que aconteceu na noite desta quarta – feira [28], devido ao constrangimento e a hostilização, no qual o Damon Sena foi vaiado pela população, ao encenar o seu discurso na abertura oficial da etapa estadual dos Jogos de Minas Gerais de 2015 [JEMG], extinto Jogos do Interior de Minas Gerais [Jimi], que aconteceu no sábado [10], no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino. Enfim, Damon Sena aparece na cerimonia de encerramento da 14ª Semana Drummondiana, com um público pequeno marcaram presença no teatro da fundação cultural, incluindo a imprensa que esteve presente no evento.
No final da cerimônia de encerramento da 14ª Semana Drummondiana. Damon Sena aproveitou o seu discurso e agradeceu mais uma vez pela presença do Ângelo Oswaldo, e também ao consultor da fundação cultural Edmilson Caminha, que acrescentou muito na vida de Damon Sena e também da população, por desempenhar ações e atividades vinculadas à cultura. Em sua aparição na cerimonia de encerramento da 14ª semana Drummondiana, juntamente com a presença de Ângelo Oswaldo, e diversas autoridades locais, juntamente com os profissionais da cultura de todos os segmentos e aspectos culturais de nossa cidade, Damon ainda falou de suas ações e conquistas na cidade, sem desistir de continuar com as atividades que fomentam a cultura local. E ainda Damon Sena relembrou o sacrifício dos artistas itabiranos de todos os segmentos, que mantem o vínculo com a cultura, permanecendo na luta desde 1995, para a implantação do Fundo Municipal de Cultura [FMC], na qual se encontra sancionado há carca de um ano, por meio do projeto de projeto de “lei 100/2014, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura [SMC], contendo princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, inter-relações entre componentes, recursos humanos e financiamento”, do qual o Damon Sena encaminhou este projeto para a votação no plenário da Câmara, com a inclusão no Sistema Nacional de Cultura [SNC], sendo que a Frente da Cultura [FMC] foi acompanhada pelo “Lúcio Mauro Carteiro”, que garantiu o empenho necessário, na aprovação do projeto, de forma unanime, por parte dos parlamentares, na antecipação do envio da Lei Orçamentária Anual [LOA] para a Casa. “Nós já tivemos grandes conquistas, e não desistimos em momento algum de continuar buscando mais conquistas [...] Mas, toda conquista ela é precedida de sofrimento”, resumiu.
Damon Sena ainda afirmou, que ao invés de Itabira ter construído o Drummond. Damon Sena declarou ao contrario dizendo que Drummond construiu a sua terra natal aonde ele nasceu e foi criado, tendo de que mudar da cidade, para Belo Horizonte, ainda na juventude, sendo que e em seguida, Drummond se mudou para o Rio de Janeiro – RJ, aonde o Drummond, se destacou em suas obras literárias, em nível nacional, considerando um dos melhores escritores literários do país. “Itabira não construiu Drummond! Drummond que ajudou a construir Itabira! Tudo o que nós fizemos nessa cidade em prol de Drummond? Será pequeno e frente à grandiosidade que Drummond é a expressão sem tamanho! O que é a poesia e a história de Drummond! Que toma-se para todo o nosso mundo”, disse.
Hoje com 51 anos de idade, Damon Sena ainda relembrou em seus velhos tempos criança, e também na fase de sua juventude, afirmando que o Drummond foi mal interpretado. ”Eu não tive essa possibilidade de ler e entender Drummond! Por que, Drummond foi muito mal interpretado lá atrás! E ainda há tempo da gente de continuar fazendo todas essas correções e reparos que nós fazemos a Drummond, sabendo que é necessário que a gente continue reconhecendo todos esses erros [...] E se Itabira tem expressão? Graças também a Drummond e muitas graças ele! Por que Itabira tem essa expressão! É uma cidade rica, e de um povo de um coração grande e objetivo, e de um povo ordeiro e trabalhador, que luta sempre no seu dia a dia, pelas suas conquistas, mas, nós precisamos retroceder na história, corrigindo as interpretações e tudo aquilo que nós projetamos negativamente lá atrás [...] E hoje se expressa com reconhecimento nacional, sobre o significado do nome Drummond na poesia [...]” , acrescentou. 
Depois que o Damon Sena fez seu discurso, após a sua aparição no encerramento da 14ª Semana Drummondiana. Foi feita a leitura da carta enviada pelo cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro, Ziraldo Alves Pinto.    
Grazziele Sales e Sônia "Kiki" (Foto/Acom/FCDDA)  
Após a cerimônia de encerramento da 14ª Semana Drummondiana, Ângelo Oswaldo participa do lançamento do selo comemorativo ao 113º Aniversário de Drummond e do Dia Nacional da Poesia, juntamente com a gerente da agência dos Correios, Grazziele Sales. E ainda Ângelo Oswaldo participou do ato da cerimonia de entrega dos troféus e presentes aos cinco felizardos e participantes do concurso de poesia, que foi promovido pelo poeta e escritor Marconi Assis Ferreira. Em seguida, a 14ª Semana Drummondiana teve o encerramento com chave ouro com um bate – papo com o rapper, compositor, instrumentista, poeta, ator e líder comunitário, Flávio Renegado, que recebeu os fãs para uma palestra sobre música e literatura, no teatro da fundação cultural, que aconteceu na noite deste sábado, partindo dos estreitos becos da favela para tomar o mundo de assalto, com seu trabalho que tira o hip hop do gueto e abraça as mais diversas influências musicais, cheios de misturas de ritmos brasileiros, latinos, caribenhos (especialmente da Jamaica), africanos e norte-americanos. E o Flávio Renegado é nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte – Mg.   
Para entender - Sônia “Kiki” participou da oficina de workshop, que aconteceu na “Casa de Drummond”, na tarde desta sexta – feira [30], aonde ela tirou todas às duvidas na hora de falar em público, perdendo o medo e ganhando a coragem, que quebrando todos os obstáculos da vida, e rompendo barreiras com muita garra e superação, para não passar vergonha sequer, durante o evento cerimonial. Assim, evitando constrangimento e nervosismo ao encenar o seu discurso diante de uma plateia, com um público maior que sempre lota o teatro da fundação cultural, sem dar motivo para não causar vexame na plateia, durante a sessão solene, apesar de que a Sônia “Kiki” nunca teve essa grande experiência que está passando nestes últimos anos do momento de sua vida, ganhando e adquirindo todo o conhecimento, desde a sua permanência na superintendência da fundação cultural, após o Damon Sena ter concedido essa grande oportunidade de administrar a conceituada casa de cultura, que se encontra lotada na cidade, sendo inaugurada pelo seu Pai e ex – prefeito na gestão 1977/1982, e ex – deputado estadual na gestão 1987/1990, Dr. Jairo Magalhães Alves.

Ex - prefeito Lí "In Memorian" (Foto/Foto Silva/Reprodução)
Memória - O ex – prefeito, na gestão 1993/1996 e ex – deputado federal, Olímpio Pires Guerra [Lí] ‘In Memoriam’ [PDT], na gestão 1998/2002, foi o autor da “lei federal nº 10.401 que institui o ano 2002 como ‘Ano Nacional Carlos Drummond de Andrade’", que foi decretado e sancionado em 27 de Fevereiro de 2002 pelo ex-presidente da república, Fernando Henrique Cardoso “FHC” [PSDB], nas gestões 1995/1998 e 1999/2002, ainda no encerramento de seu primeiro mandato, após ser derrotado nas urnas das eleições de 2002 daquele ano, durante o mandato do ex – prefeito do Ronaldo Lage Magalhães [PTB], na gestão 2001/2004. 

Quatorze anos após ser decretado oficialmente o ano comemorativo do Centenário de Drummond. O senador Álvaro Fernandes Dias [PSDB – PR], foi o autor do projeto de “lei federal nº 13.131 que institui o Dia Nacional da Poesia a ser celebrada, anualmente, no dia 31 de outubro, em homenagem à data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade”, que foi decretado e sancionado pela presidente da república, Dilma Roussef [PT], garantindo o reconhecimento das duas datas comemorativas da cidade, unindo ao útil ao agradável, complementando a contrapartida do “Lí”, que teve essa iniciativa homenagear o ilustre poeta itabirano, decretando o feriado nacional, que simboliza a data comemorativa, com a inclusão do “Dia Nacional da Poesia”, sendo que a cidade de Itabira ganhou mais um reconhecimento nacional, por ser a terra da poesia, do qual poetas e escritores, e membros da Academia Itabirana de Letras [AIL], ficaram mais lisonjeados e beneficiados ainda com este grande projeto que proporcionou aos diversos profissionais, de todos os segmentos que são ligados a cultura.   
Álvaro Dias é ladeado pelo Diguerê e Damon Sena (Foto/Ascom Ita)
Álvaro Dias ainda visitou a cidade de Itabira – Mg, e conheceu pela primeira vez a Fazenda do Pontal aonde Drummond morou, fazendo a questão de visitar ainda o “Memorial Carlos Drummond de Andrade”, que foi projetado e arquitetado pelo Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho “In Memoriam”,  sendo Inaugurado em 31 de outubro de 1998, durante o mandato do ex- prefeito Jackson Alberto de Pinho Tavares [PT], na gestão 1997/2000, situados no bairro Campestre, que são considerados os maiores pontos turísticos da cidade. E ainda Álvaro Dias ainda foi homenageado no mesmo dia, durante a honraria que foi realizada pela Câmara Municipal de Itabira [CMI], que aconteceu no teatro da fundação cultural, na noite de sexta – feira [24], de setembro deste ano, da qual cerimonia de entrega de honraria foi presidida pelo vereador Solimar José da Silva [SD], sendo que esta homenagem teve a indicação do ex – presidente da câmara, na gestão 2013/2014, e atual líder de governo, vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” [PV].

Após a visita do Álvaro Diais na cidade, que aconteceu há cerca de um mês.  Damon Sena encaminhou o projeto de sua própria autoria que “nomeia a ‘Biblioteca Maria Julieta Drummond de Andrade’ o espaço da biblioteca do Memorial Carlos Drummond de Andrade”, na reunião de comissões que aconteceu na tarde desta quinta feira [22], de outubro, sobre a homenagem a Maria Julieta, que é atual filha de Drummond, do qual este projeto foi aprovado na tarde desta terça – feira [27], na Câmara, do qual o projeto será aprovado na próxima terça – feira [09], para ser discutido e aprovado novamente em seu segundo turno, para ser sancionada pelo Damon Sena, esta grande homenagem à filha do “Poeta Maior”.
Visita de Álvaro Dias no memorial  "Carlos Drummond de Andrade"  (Foto/Ascom Ita/Arquivo/Divulgação) 
Notícias Relacionadas:
 
 
 
14ª Semana Drummondiana – “Quem tem medo de falar em público?” Edmilson Caminha desafia os participantes da oficina de Workshop
 

Nenhum comentário: