Itabira está em alerta máximo por causa do grande número de queimadas que têm ocorrido nos últimos dias. Nesta época do ano, o tempo seco e a escassez de chuvas contribuem para o aumento do número dessas ocorrências, que, às vezes, são causadas pelas altas temperaturas aliadas à desidratação do mato. Em outras, decorrem da ação humana que, na maioria das vezes, é causadora dos incêndios, principalmente em terrenos baldios.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Ferreira dos Santos, alerta sobre os riscos de fazer limpeza de terreno, queimando o lixo. “Na cidade é ilegal e no campo, como está muito seco, é comum que o fogo que é colocado fique descontrolado, atinja outra área da vegetação e ocorra uma situação mais complexa, podendo levar à perda de vidas e de patrimônio. Então, a orientação que nós temos é não fazer o uso do fogo pra queimar os resíduos”, salienta o secretário.
Nivaldo Ferreira lembra ainda que as queimadas eliminam a microfauna e microflora do solo; expõem o solo à erosão e secam as nascentes de água, já que o fogo resseca o solo, dificultando a infiltração da água das chuvas até o lençol freático, que abastece as nascentes.
Além de agredir o meio ambiente, as queimadas afetam a qualidade do ar, oferecendo riscos à saúde das pessoas. Na fumaça existe um material particulado, que consiste em uma mistura heterogênea de partículas sólidas e líquidas suspensas no ar, continuamente variando de tamanho. As partículas maiores ficam depositadas no sistema respiratório, porém as menores podem cair na circulação sanguínea e causar inflamação dos vasos. Essas partículas causam reflexos pulmonares, alterações do sistema nervoso autônomo, levando ao aparecimento de arritmias e problemas nas artérias coronárias, que levam sangue para o próprio músculo cardíaco, podendo causar o infarto do miocárdio.
A rinite alérgica é a doença mais comum causada – ou agravada – pela fumaça das queimadas, porém, a asma é mais grave, pois pode levar à morte. Então, uma pessoa que já tem um certo grau de inflamação nas vias aéreas inferiores, quando submetida à irritação da fumaça de uma queimada, lamentavelmente pod até morrer.
Dicas para evitar as queimadas:
- Fazer aceiro com arado ou enxadas;
- Não colocar fogo em terrenos desocupados;
- Não jogar pontas de cigarros às margens de rodovias;
- Acondicionar o lixo e dispensá-lo para recolhimento da Itaurb;
- Não queimar galhos, arbustos ou mato secos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário