Banner 728x90

quarta-feira, 23 de julho de 2014

São Gonçalo promove vacinação contra hepatite

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância em Saúde e Equipes de Saúde da Família, realiza a partir de 28 de julho até a primeira semana de agosto, uma campanha de vacinação contra hepatite.
 
O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais será celebrado na próxima segunda-feira (28) e a data visa conscientizar a população sobre controle e prevenção da doença. A vacinação será destinada a toda comunidade são-gonçalense com idade entre 0 a 49 anos que ainda não recebeu as três doses da vacina contra a Hepatite B. As vacinas serão aplicadas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos seguintes Postos de Saúde da Família: PSF1 – Urbano: bairro Patrimônio; PSF2 -  comunidades de Vargem Alegre e Bom Sucesso; PSF3 - bairro Recreio; PSF4 -bairro Guanabara; PSF5 - comunidades do Una, Ponte Coronel, Fernandes e Pacas. 
 
 
Hepatite
 
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo estimativas, bilhões de pessoas já tiveram contato com vírus das hepatites e milhões são portadores crônicos. São doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado.
 
As hepatites A e E são transmitidas pela contaminação das mãos levadas à boca e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.
 
Já as hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue, esperma e secreção vaginal através da relação sexual. Dessa forma a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados.
 
A maioria das hepatites não apresenta sintomas. Em alguns casos, as pessoas contaminadas podem ter febre; mal estar; desânimo; dores musculares; icterícia (conhecida popularmente como amarelão); urina avermelhada e fezes claras, podendo  evoluir para cirrose e até a morte da pessoa contaminada.

 A prevenção é feita utilizando preservativos nas relações sexuais e não utilizando materiais cortantes ou agulhas que não estejam devidamente esterilizados.

Nenhum comentário: