Procurador - Geral do Município Daniel Lança (Foto/ACOM ACITA)
|
O Café Empresarial realizado pela Acita, Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira contou com a presença de cerca de 60 pessoas, que assistiram atentamente à palestra “Compras Governamentais”, ministrada pelo Procurador-Geral do Município Daniel Lança. O evento aconteceu nesta terça-feira, 30 de setembro no auditório da entidade.
O Café Empresarial é uma realização da Acita, em parceria com o Governo Municipal por meio do PDNI, Programa de Desenvolvimento de Negócios de Itabira. Durante a palestra Daniel Lança falou sobre o Projeto Desenvolver, uma lei que foi regulamentada pelo município para desburocratizar o processo de compras da Prefeitura e que já está em vigor desde o mês de agosto.
De acordo com o Procurador-Geral do Município, o processo de compras realizado anteriormente pela prefeitura era complicado e não beneficiava os empresários locais. Com a implantação do Projeto Desenvolver a realidade hoje é muito diferente. O projeto foi implementado pela lei 147/2014 e pretende promover o crescimento das micro e pequenas empresas, ao criar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Esta lei é um grande divisor de águas para o setor de compras no município”, garante Daniel Lança.
A prefeitura de Itabira tem um alto poder de compra, em 2014 a estimativa é que chegue a R$ 250,00 milhões. Daniel Lança apresentou as vantagens para o empresário local se tornar um fornecedor da Prefeitura e falou ainda dos benefícios do dinheiro circular dentro do próprio município. Na oportunidade foram apresentadas as demandas do governo para este ano. Entre os produtos listados que são de necessidade das secretarias municipais estão: serviços de alimentação, aparelhos eletrônicos, móveis, material de construção, material de escritório e papelaria.
Presidente da Acita Marco Aurélio Garcia Matos (Foto/ACOM ACITA)
|
O projeto trabalha com três linhas de frente para agilizar o processo licitatório: a desburocratização, com exigências menores e uma documentação mais fácil, a implantação de um cadastro proativo, para ajudar os empresários a entender melhor o processo e o pagamento com prazos menores, que pode chegar a até 5 dias úteis para empresas de pequeno porte. Com tudo isso o município espera mobilizar as empresas locais para serem parceiras. “A expectativa é que a cada ano possamos aumentar o número de vendas para os empresários da região”, afirma o Procurador.
O próximo pregão deverá acontecer na sede da Acita. A data ainda será confirmada pela procuradoria.
Ao final do evento o presidente da Acita, Marco Aurélio Garcia Matos, ressaltou a importância do projeto e da parceria com a entidade para o desenvolvimento social e econômico do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário