Banner 728x90

terça-feira, 23 de julho de 2013

CULTURA:
 
 
 
A última quinta-feira de Festival de Inverno movimenta a cidade com cinema, espetáculo infantil, apresentação de dança e boa música.

23/09/2013


Os componentes do espetáculo Tum - Pá com o grupo de percussão corporal Barbatuques. (Foto/Divulgação)

O 39° Festival de Inverno de Itabira entra em sua reta final, mas não perde o gás. A quinta-feira promete belas atrações e programação imperdível começando pelo espetáculo infantil “Tum Pá” com o grupo de percussão corporal Barbatuques, às 17h, no Teatro da FCCDA.

Com seu primeiro espetáculo infantil, o grupo se apega à identificação das crianças com a capacidade de fazer música com o próprio corpo. Essa comunicação rápida e instintiva cria laços entre platéia e músicos em um espetáculo lúdico e inovador. Canções infantis de domínio público e algumas composições autorais formam o repertório de “Tum Pá”. O que se vê no palco são brincadeiras e jogos da infância musicados.
 
Cinearte Sarau. (Foto/Divulgação) 
 
O Bairro Pedreira recebe o Cinearte Sarau e sua grande tela de projeção, às 19h. Em cartaz, o sucesso brasileiro “Gonzaga – De pai para filho” é promessa de emoção. O projeto visa promover a circulação cultural por meio da exibição de filmes nacionais, transformando lugares públicos em grandes salas de cinema.
 
Balé de Rua Uberlândia, de Uberlândia-Mg. (Foto/Divulgação)  
 
A partir das 20h, quem chegar à Concha Acústica terá o prazer de assistir e conhecer o competente trabalho da Cia Balé de Rua de Uberlândia e o espetáculo “O corpo negro da dança”. Aos passos do break, funk e hip hop, jovens da periferia de Uberlândia (MG) dançaram por boa parte do Brasil e até mesmo pela Europa.

A coreografia denuncia de forma bem-humorada e poética a discriminação e o racismo. Mas o foco é a capacidade do negro de manter viva sua cultura e ainda usá-la como contribuição para a formação brasileira. Assim, o que se presencia é uma bela apresentação baseada na troca de experiências e manifestações artísticas. Os próprios bailarinos fazem as vezes de percussionistas e transforma o palco em uma grande celebração da cultura nacional.
 
Banda São Paulo Ska Jazz e seu som contagiante. (Foto/Divulgação) 
 
E para finalizar a noite, o Bar do Festival recebe a espetacular apresentação da banda São Paulo Ska Jazz e seu som contagiante. Considerada uma das bem recebidas revelações da nova safra de música instrumental brasileira, a banda é uma mistura da cultura jamaicana com um toque de brasilidade e da levada caribenha do ska.

A São Paulo Ska Jazz se inspirou no clima festivo criado pela sonoridade do ska e encerra mais um dia de programações do Festival de Inverno colocando todo mundo para dançar.


Para acompanhar a programação do 39° Festival de Inverno de Itabira basta acessar o site www.culturaemitabira.com.br/39festival ou ligar 3835-2102.
 
 

Nenhum comentário: