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quinta-feira, 4 de julho de 2013

Alunos da Funcesi e Unifei prestam monitoria durante o 39º Festival de Inverno de Itabira

 
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) implantou, para a 39ª edição do Festival de Inverno de Itabira, uma novidade que agradou aos estudantes universitários: a monitoria cultural.

O projeto, que acontece por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a FCCDA, a Funcesi e a Unifei, busca incentivar os acadêmicos a participar ativamente da vida cultural da cidade. Assim, foram disponibilizadas 20 vagas, sendo dez para cada instituição, para que os alunos trabalhassem durante todo o mês de julho.

Desde o dia 1º, cinco alunos da Funcesi e outros dez da Unifei já estão trabalhando, durante seis horas diárias, para a FCCDA. Cada acadêmico, que receberá R$420 no final do mês – a exemplo do que acontece no estágio de férias remunerado –, escolheu a monitoria em que gostaria de atuar de acordo com as opções oferecidas. São elas: comunicação, infraestrutura, produção e oficinas. Desta forma, os estudantes foram organizados de acordo com a necessidade de cada área.

O estudante do 1º período de engenharia ambiental da Unifei, Wener Igor Santos de Pinho, está prestando monitoria na organização de oficinas e palestras do festival. Itabirano, Wener acredita que esta é uma oportunidade de aproximação da cultura de sua cidade-natal. “Escolhi esta área porque acredito que vai dar mais enfoque na cultura itabirana. Além disso, é um meio de interagir e me aproximar mais da cultura daqui da cidade. Estou gostando muito, está sendo muito produtivo. Esta é uma forma de ganhar conhecimento e adquirir novas experiências”, garantiu o estudante. Sobre a relação entre engenharia e cultura, Wener de Pinho é enfático: “Engenharia está na área das ciências exatas. Mas, todo engenheiro precisa desenvolver seu lado social e cultural para ser um profissional de excelência”.
 
Para o superintendente da FCCDA, Marconi Drummond, o objetivo do convênio é estreitar a relação entre a FCCDA e as universidades e faculdades, “aproximando educação e cultura, dando oportunidade para que os estudantes possam diversificar conteúdos e atuar na área cultural. Essa atividade amplia conhecimentos e subsidia a formação dos estudantes”.

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