Banner 728x90

terça-feira, 1 de abril de 2014

Mais agilidade e economia - Recicladora de asfalto vai agilizar reurbanização da Estrada 105

Estrada 105 é revitalizada com máquina nova, durante a sus reurbanização (Foto/Ascom Ita)
Prestadores de serviços da Secretaria Municipal de Obras (SMO), responsáveis pela reurbanização da Estrada 105, começaram a operar uma nova máquina nessa segunda-feira (31) nas obras da via. A recicladora, modelo RS 425C da marca Terex, vai agilizar as obras e impactar o mínimo possível o meio ambiente, além de gerar mais economia aos cofres públicos.
 
Segundo o secretário municipal de Obras, Sebastião Lourenço Ayres, a máquina retira e tritura toda a capa asfáltica existente na via e a incorpora ao material da base para o novo pavimento da estrada. “Isso aumenta a resistência da pista. Além disso, a recicladora tem uma produtividade maior em relação aos sistemas convencionais. Acreditamos que vamos diminuir em 40 dias o tempo previsto para o término da reurbanização da 105”, disse Sebastião Ayres.
 
Para o chefe da Seção de Obras, Job Martins da Costa, além da agilidade e economia que a recicladora de asfalto proporciona, outro fator importante é a minimização do impacto ambiental. “Por ser uma máquina recicladora de asfalto e de material de base, não agredimos a natureza com o material ‘bota-fora’. Se não fôssemos reutilizar esse material na própria estrada, precisaríamos descartá-lo no aterro de inerte, poluindo ainda mais o meio ambiente”, ressaltou o servidor.
 
A Prefeitura de Itabira começou a reurbanização da Estrada 105 no dia 24 de março. O valor do investimento é de R$ 4.072.480,48 (quatro milhões, setenta e dois mil, quatrocentos e oitenta reais e quarenta e oito centavos). Serão 4,07 quilômetros de via reurbanizada e 5.495 toneladas de asfalto
utilizadas na reurbanização. A previsão é que a obra seja concluída em julho.

Nenhum comentário: