O Conselho Municipal do Idoso (CMI) promoverá, na segunda-feira (9), uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso. O evento será realizado no Centro Cultural, a partir das 13 horas, e tem o apoio da Prefeitura de Itabira.
Entre as atividades, haverá palestras; apresentação de dança portuguesa e sênior; espetáculo teatral e fanfarra. No entanto, o momento mais aguardado pelos integrantes do CMI é o lançamento da Cartilha do Idoso de Itabira, previsto para as 15h45. O livreto contém informações importantes para o cidadão itabirano como, por exemplo: resumo do Estatuto do Idoso; descrição do CMI, seu papel na sociedade e pessoas que o compõem; serviços disponíveis para o idoso no município; direitos; leis; a quem denunciar maus-tratos e telefones úteis. As cartilhas serão distribuídas aos participantes do evento.
De acordo com a secretária executiva do CMI, Rita Cássia Macedo Ventura, 15 de junho foi instituído como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. “Resolvemos participar deste movimento já existente em todo o mundo. Atualmente, recebemos, apenas no Conselho, uma média de três denúncias por semana. Este ano, já atendemos mais de vinte acusações de maus-tratos e agressões. Infelizmente, a demanda está crescendo. Com as atividades do Dia de Combate à Violência Contra o Idoso, queremos conscientizar e mostrar para a população que não é normal e aceitável qualquer tipo de violência contra pessoas idosas e principalmente que há leis para punir aqueles que agridem”, afirmou Rita Ventura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário