O verão chegou e, com as altas temperaturas, aumenta a tendência de se consumir mais água para amenizar o calor. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) solicita a colaboração dos itabiranos para que o líquido seja utilizado sem desperdícios. O consumo consciente permitirá que a água seja distribuída igualmente a todos os moradores.
A utilização de grande volume de água na parte baixa da cidade compromete o bombeamento para as áreas mais altas. Com isso, muitas residências ficam com as torneiras secas e milhares de pessoas são prejudicadas com a falta d'água.
Evitar banhos demorados; manter a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes; usar a vassoura (não a mangueira) para limpar a calçada e o quintal; utilizar balde e pano para lavar o carro, em vez de mangueira; molhar as plantas com regador no início da manhã ou à noite (para reduzir a perda de água por evaporação) e eliminar vazamentos existentes no imóvel são algumas dicas para economizar água.
Prefeitura investe em novos locais de captação
A Prefeitura de Itabira trabalha para aumentar o volume de água captada e distribuída na cidade. As obras para construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe estão em andamento desde outubro do ano passado: o local vai captar 60 litros por segundo e reforçar o abastecimento de bairros atendidos pela ETA Pureza. Também estão em andamento os projetos para captação de água da Barragem Santana (100 litros por segundo) e do Rio Tanque (550 litros por segundo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário