Nesta sexta-feira (14), o Dengue Móvel e o Dengômetro iniciaram os atendimentos à população. Quem passar pela praça Acrísio Alvarenga, no Centro, terá a oportunidade de trocar objetos que podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue por litros de óleo ou materiais escolares. As atividades prosseguem até amanhã (15), das 9h às 15h.
População troca vasilhames, pneus, latas por 1 litro de lata de óleo e materiais escolares (Foto/Ascom Ita) |
“É mais um processo de conscientização da população, dando oportunidade de agregar alguns valores e promover economia trocando o que seria lixo por óleo de cozinha. A grande satisfação é que temos, até agora, um número de casos notificados muito menor que no ano passado, apesar de a cidade ter o índice de infestação muito alto. Quero lembrar que todos os focos detectados foram destruídos, extintos, mas não podemos deixar de estar vigilantes com a questão da dengue”, destacou o prefeito Damon Lázaro de Sena, que visitou o Dengômetro e o Dengue Móvel na manhã desta sexta-feira.
Para obter um litro de óleo de cozinha, é necessário levar 20 latas de alumínio ou 20 garrafas PET ou um pneu. Quando o estoque de óleo acabar, haverá a troca por materiais escolares, seguindo os seguintes critérios: 15 latas por um caderno; 15 pets por um caderno; um pneu por dois cadernos; três latas por uma borracha ou três pets por uma borracha.
Outro ponto de apoio para troca de óleo e materiais escolares foi instalado na avenida Prefeito Li Guerra, no bairro Praia, próximo ao Fórum da Justiça do Trabalho. As ações são promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Itabira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário