Fazenda do pontal, onde o poeta Carlos Drummond de Andrade fazia o seu repouso em sua terra natal, onde nasceu. É um dos atrativos turísticos (Foto/Wilson Rodrigo)
|
O Município de Itabira recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais uma Menção de Reconhecimento pela importante participação na execução e consolidação do Programa Estadual de Regionalização do Turismo.
O certificado foi expedido em setembro do ano passado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, e atesta a atuação do município, em parceria com a Associação do Circuito do Ouro, em favor do fortalecimento do turismo no Estado.
Em 2013, a Prefeitura de Itabira recebeu um pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, enviado pelo Governo do Estado, para fazer um levantamento de todos os dados referentes ao turismo no município. De posse dessas informações, o Governo Estadual fez uma análise e decidiu contemplar Itabira com o certificado. Alguns dados levados em consideração foram os atrativos turísticos e os projetos que o governo municipal pretende desenvolver. Várias cidades passaram pelo mesmo processo, mas nem todas foram agraciadas.
Segundo a chefe da Seção de Fomento ao Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), Elaine Cristina Linhares Diniz, a atualização dos dados cadastrais por parte do Estado é feita anualmente, por meio do levantamento de inventários e dos cadastros que os municípios fazem para concorrer aos recursos do ICMS turístico. “Comprovamos ao Estado que estamos com todas as obrigações em dia – o que já é uma forma de atualização dos dados levantados em 2013. Com isso, temos direito a percentuais do ICMS turístico. Inclusive, temos até o dia 15 de fevereiro para entregar esse material”, disse.
Ainda de acordo com a chefe de seção, o certificado comprova a capacidade turística de Itabira. “Este certificado é para comprovar que o município de Itabira é reconhecidamente um destino turístico importante para o Estado de Minas Gerais. Além disso, abre portas para buscarmos financiamentos, com maior facilidade, tanto no Estado quanto no Governo Federal”, lembrou Elaine Diniz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário