Banner 728x90

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Dom Marco Aurélio avalia a Caminhada Diocesana em 2014

Dom Marco Aurélio Gubiotti (Foto/Acom Diocese Itabira - Cel Fabriciano)
O bispo da Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubiotti, recebeu na sede da Cúria Diocesana, em Itabira, o agente de Pastoral da Comunicação, Peterson Machado, para uma entrevista.
 
Entre os temas de destaque, a avaliação de 2014 e as perspectivas para 2015, além do Ano Jubilar no qual vive a Diocese. Dom Marco também deixou mensagens de agradecimento e para o Natal.


AVALIAÇÃO DE 2014
 
Dom Marco: Esse ano foi um ano muito importante para a nossa Diocese em razão de ser o ano das assembleias. Houve uma grande movimentação desde as pequenas Comunidades, tanto rurais quanto urbanas, nas assembleias comunitárias; uma movimentação maior envolvendo as lideranças da paróquia; depois as Assembleias Regionais que tentaram consolidar os resultados de todas as Assembleias Comunitárias e Paroquiais e, por último, a Assembleia Diocesana, após oito anos sem havê-la. Percebeu-se a renovação de pessoas, muitas participando pela primeira vez. Graças a Deus, o resultado de trabalho, de participação e de empenho, seja dos fiéis leigos, seja dos padres, foi muito bom. Isso fez com que tenhamos caminhos apontados para os próximos cinco anos.
 
Eu sou testemunha do empenho da maioria das paróquias, da maioria dos párocos, e também da equipe que acompanhou o processo o tempo todo. Não houve em nenhum momento má vontade, sempre houve o desejo de acertar. São Paulo nos ensina: “Quando sou fraco, então é que sou forte”. Eu tenho certeza que colheremos frutos muito positivos desse Assembleia Diocesana.
 
Então, eu vejo que foi um ano muito importante para a Diocese, mas para mim também, porque o ano passado (2013) foi de conhecimento, de chegada. Esse ano foi de convivência, de um aprendizado mais profundo das realidades da Diocese. Para mim foi importante o fato de termos a Assembleia. Eu não me arrependo de não ter adiado a Assembleia, porque, com certeza, eu tenho uma qualidade muito melhor de conhecimento da realidade porque a Assembleia forçou a isso.
 
As dificuldades e os problemas fazem parte da caminhada, não reclamo não. Graças a Deus, caminhamos bem. Eu pude contar com um povo muito acolhedor em todos os lugares que eu fui; muito carinho e alegria em receber seu bispo; um presbitério extremamente participativo e operoso, isso ajuda muito o trabalho do bispo.
 
Assim, eu estou com muita esperança para 2015 e os próximos anos.
 
 
PERSPECTIVAS PARA 2015
 
Dom Marco: No ano que vem (2015), começaremos a elaborar e empreender o novo Plano de Pastoral Diocesano para que as paróquias possam ir assimilando os resultados da Assembleia. Foram colocados pela Assembleia, soberanamente, duas prioridades, Missão e Família; e cinco objetivos. Nós precisamos interpretar a vontade do povo  manifestada pelos seus representantes na Assembleia, e agora executar isso com um bom Plano de Pastoral, e dar continuidade do processo de planejamento e execução.


ANO JUBILAR
 
Dom Marco: Preparamos no início do ano a abertura do Ano Jubilar. Ano que vem (2015), 14 de junho, completamos 50 Anos da criação da Diocese de Itabira. Nós tivemos alguns eventos importantes, como a Festa da Diocese – quando se ocorreu a abertura oficial do Ano Jubilar, as Celebrações em homenagem aos Bispos falecidos e eméritos; fazendo memória e rezando também por todos os  sacerdotes, que trabalham nesses 49 anos em nossa Diocese, e mesmo não estando mais residindo aqui ou deixando de exercer o Ministério, foram todos lembrados, e tem uma placa na cripta da Catedral Diocesana, honrado a sua memória e demonstrando a gratidão de todo o povo da Diocese pelo trabalho desenvolvido.
 
NOVENA E MENSAGEM DE NATAL
 
Dom Marco: Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer a todos aqueles e aquelas que estão se esforçando para participar da Novena de Natal, porque a Novena de Natal é uma ação evangelizadora de grande relevância. Cada vez que alguém da nossa Diocese, em qualquer uma das suas Paróquias e Comunidades, sai de casa e bate à porta de um vizinho e o convida para participar da Novena do Natal, a obra da evangelização acontece de uma maneira muito concreta, porque exige esforço essa participação. Deus seja louvado pelo tempo, pela sua generosidade de se encontrar com seus amigos, com seus vizinhos, e juntos, na oração, na celebração da fé, se preparar para o Natal do Senhor Jesus.
 
Segundo lugar, nós não estamos fora da sociedade. É natural que gente se ocupe de pensar numa lembrancinha para uma pessoa, de pensar onde vai ser a Ceia de Natal, tudo isso é muito bom, principalmente, se une e se reúne a família nesse dia tão bonito. Porém, nós não podemos cair na tentação de nos esquecermos do aniversariante, como eu ouvi de uma repórter dos grandes meio de comunicação dizendo que “nós fazemos de conta que a realidade é o velhinho barbudo, e o mito e a história da carochinha é Jesus”, o Deus que se encarnou. É muito ruim quando a gente celebra o Natal e o celebra sem Jesus.
 
A minha palavra é de agradecimento e de incentivo a nós guardarmos a alegria da Boa Notícia: “O verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”.
 
Um bom Natal a todos e para seus familiares!

Fonte: Pastoral da Comunicação – Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano
Reportagem: Peterson Machado

Nenhum comentário: