Banner 728x90

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Prefeitura garante abastecimento - Construção da ETA Rio de Peixe avança

A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe está a todo vapor. Iniciada há cerca de dois meses, a terraplanagem do local já foi finalizada e as fundações iniciadas. A adutora de água bruta, com 250 metros de canalização subterrânea, também já começou a ser construída e a execução da adutora de água tratada que (ligará a ETA ao reservatório do bairro Fênix) já foi feita em 50%. 

A obra é uma das iniciativas da Prefeitura de Itabira para resolver o problema de abastecimento de água na cidade e anunciada pelo prefeito Damon Lázaro de Sena em 2013. O prazo para entrega é de 10 meses e o investimento total será de R$ 5 milhões em todo o projeto. Segundo o engenheiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Jorge Martins Borges, os trabalhos estão acontecendo dentro do cronograma. A construção é realizada em parceria com a Vale, que contribuiu com o aporte de R$ 1,5 milhão. A mineradora ainda cedeu ao Município a outorga para captação de 60 litros de água por segundo e a área para a implantação da ETA, além de construir a adutora de água bruta.

A ETA Rio de Peixe vai complementar o abastecimento da área atendida pela ETA Pureza, ou seja, cerca de 55% da cidade. A vazão de água do local tem capacidade para abastecer uma população de 20 mil habitantes. Inicialmente, atenderá a região do bairro Santa Ruth, incluindo os bairros Fênix, Monsenhor José Lopes, Santa Marta, Valença e João XXIII. Como a água chegará até o reservatório do Milhão, no Juca Batista, também poderá ser redistribuída para toda a cidade. 

A consolidação do projeto vem ao encontro do anseio da população, que aguarda há muito tempo por soluções quanto ao abastecimento de água na cidade. A obra acontece após 28 anos sem a implantação de uma ETA de captação superficial no município. A última foi a ETA Gatos, em 1986. Paralelamente às obras do Rio de Peixe, a Prefeitura trabalha em mais dois projetos: captação de água da Barragem Santana (100 litros por segundo) e do Rio Tanque (550 litros por segundos)

Nenhum comentário: