Banner 728x90

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Volta às aulas - Escolas municipais se preparam para receber alunos e servidores

Alunos retornam a rede pública municipal de ensino (Foto/Divulgação)
 
A partir de terça-feira (04), a rede pública municipal de ensino deve receber 8,5 mil alunos e 1.000 professores, distribuídos em 31 escolas das zonas urbana e rural.

Para todos os anos do ensino fundamental haverá o acolhimento, a chamada e aula em tempo reduzido. Já na educação infantil, cada escola deverá organizar o horário dos alunos para o período de adaptação que é necessário para crianças de quatro e cinco anos. 

Assim, neste sábado (1º/02), as equipes das escolas municipais já começam a desenvolver os trabalhos referentes ao ano letivo. Todos os profissionais do magistério devem comparecer em suas respectivas escolas para fazer o planejamento e preparar as atividades para o primeiro dia letivo. 

Já na segunda-feira (03), todos os servidores estarão nas unidades de ensino para a conclusão das atividades. Neste dia, cada profissional cumprirá seu horário. Todo o trabalho será feito para melhor receber a comunidade escolar. 
 
A Secretaria Municipal de Educação (SME) já havia iniciado a preparação dos novos diretores. Ainda neste mês, eles participaram do Curso de Gestão Escolar, promovido pela Prefeitura de Itabira na Escola Municipal Cornélio Pena. A carga horária prevista é de 180 horas, das quais foram cumpridas 68 horas entre os dias 15 e 28 de janeiro.

O curso busca atualizar os gestores em temas que englobam as várias áreas de atuação que o diretor escolar deve assumir no dia-a-dia. No programa há quatro assuntos principais: educação e epistemologia, articulação entre conhecimento e vida; a educação como cumprimento de um direito; gestão; e relações com a comunidade.

Para a secretária municipal de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, é importante que todos os temas abordados sejam compartilhados com os demais segmentos das escolas. Assim, ao longo do ano, subgrupos de profissionais terão a oportunidade de participar da formação. 

Além dos diretores, 72 professores de anos iniciais e de informática, recém nomeados pelo concurso público, também participaram de um curso de formação inicial que aconteceu em outubro do ano passado. Com carga horária de 20 horas, o curso foi dividido nos seguintes temas: apresentação da SME, ações, objetivos e propostas; concepções de aprendizagem, dificuldades e compromisso profissional; acompanhamento didático pedagógico e programas de intervenção pedagógica; apresentação da Prefeitura de Itabira e intervenção sobre a Dengue; e educação especial.

Ainda para garantir mais qualidade e assegurar o melhor atendimento aos alunos e servidores, dois motoristas que prestam atendimento à SME participaram do “Curso de Transporte de Passageiros e Escolar”. O curso habilita os profissionais a realizar transporte intermunicipal em veículos maiores, como vans e micro-ônibus. O curso, com carga horária de 50 horas aconteceu entre os dias 06 e 10 deste mês, em João Monlevade. 
 
As aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) começam no dia 10 de fevereiro.

Nenhum comentário: