Patrimônio Histórico - Imóvel será completamente restaurado e receberá elevador para garantir acessibilidade
Antigo prédio do Hospital Nossa Senhora das Dores, na rua Major Paulo será o primeiro imóvel que foi reformado (Foto/Ascom Ita/Arquivo) |
A Prefeitura de Itabira está reformando o casarão que abrigou o antigo Hospital Nossa Senhora das Dores, na rua Major Paulo, no Penha. Tombado como patrimônio histórico e cultural do município, na década de 1980, o imóvel será completamente restaurado e receberá instalação de elevador para garantir melhor acessibilidade.
Casa localizada na Praça do Centenário está em restauração (Foto/Ascom Ita/Arquivo) |
Estão sendo feitos no casarão serviços de reforma total do assoalho, telhado, fachada e banheiros, substituição da estrutura do prédio e de instalações elétricas e hidráulicas, novo reboco interno e externo, restauração de escadas, portas e janelas e pintura completa.
Cerca de 25% da obra está concluída. O custo estimado é da ordem de R$ 3,2 milhões, provenientes do Orçamento Fiscal do próprio Município.
A Prefeitura também está restaurando um casarão na praça do Centenário. Toda a sua estrutura – paredes, assoalho, telhado, porão, escadas e instalações elétricas e hidráulicas – está sendo reformada. Um terceiro casarão, na rua Monsenhor Júlio Engrácia, que pertenceu ao santeiro Alfredo Duval, também será recuperado.
A previsão é de que as obras sejam iniciadas nos próximos dias. Os três imóveis são os primeiros a receber reformas por correrem risco de desabamento, informou a assessoria da Prefeitura.
A reforma de casarões tombados como patrimônio histórico e cultural e que fazem parte do sítio histórico do município é uma determinação do prefeito Damon Lázaro de Sena (PV). Os projetos e o planejamento das obras acontecem por meio de parceria entre as secretaria municipais de Desenvolvimento Urbano e de Obras. A execução é de responsabilidade da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb).
A Prefeitura planeja restaurar outros 15 imóveis, mas não informou quais são eles.
Fonte: Jornal Diário de Itabira
Nenhum comentário:
Postar um comentário