Banner 728x90

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Reginaldo Calixto 'trocou' Vale por negócio próprio

PALESTRA - Vice afirmou que pais e amigos o queriam na mineradora, mas ele entendeu que sua vocação era outra

O vice-prefeito Reginaldo Calixto de Oliveira (PMDB), que é empresário, afirmou que preferiu montar um negócio próprio a tentar um emprego na Vale. Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ele foi o palestrante na Jornada da Inclusão Produtiva – oportunidades, comportamento e desafios.
 
O evento aconteceu no Sistema Nacional de Emprego (Sine), de Itabira, na manhã de ontem, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social. O tema da palestra foi o mesmo título do livro que Reginaldo Calixto lançou na sexta-feira, à noite: “Empreendedorismo: transformando ideias em oportunidades”. Ele iniciou falando sobre a profissão do futuro.
 
“Eu sempre digo que não tenho essa resposta, porque depende do desejo, da vocação e aptidão de cada pessoa. Independente da profissão que vocês escolherem, seja o número 1, essa sim será a profissão do futuro”, afirmou o vice-prefeito para uma plateia, formada em sua maioria por jovens.
 
O empresário contou que, em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso pensar e fazer uma reflexão sobre ter o próprio negócio. “Essa foi a opção que eu fiz. Quando eu tinha 18 anos, meu pai e minha mãe queriam que eu trabalhasse na Vale, meus amigos também. Mas eu pensei que poderia avançar mais e optei em ter o próprio negócio”, informou ele.
 
De acordo com Reginaldo Calixto, um empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades, transformando ideias em negócios de sucesso. “Na época em que eu iniciei minha vida como empreendedor, eu descobri, identifiquei uma oportunidade, agarrei, aproveitei e consegui sim avançar no mundo dos negócios”, disse.
 
Segundo ele, um empreendedor tem características muito especiais, mas não é qualquer pessoa que está preparada para ter o próprio negócio. “Eu não nasci sabendo e, tendo habilidades para ser um empreendedor, eu fui desenvolvendo ao longo da minha vida profissional e estudantil”, explicou o vice-prefeito.
 
Reginaldo Calixto disse que o empreendedor é uma pessoa otimista, de bem com a vida, tem iniciativa, criatividade, é uma pessoa autoconfiante, tem a grande capacidade de saber trabalhar em equipe. “Essa é uma das grandes exigências do mercado de trabalho e do mundo dos negócios: saber trabalhar em equipe. E também tem uma das grandes habilidades, que é ter liderança. Ser líder é o ponto de partida para ter seu próprio negócio. Se você não consegue conduzir as pessoas a alcançarem os resultados, você não está preparado para ser um empreendedor, é preciso liderar equipe, liderar pessoas, para sim, alcançar os objetivos”, orientou o vice-prefeito.
 
Na opinião de Reginaldo Calixto, o maior líder da atualidade é o papa Francisco. “O papa é um líder reconhecido em todo o mundo, porque serve ao próximo, ele ajuda as pessoas, é humilde. Este é o principal atributo do papa, de servir e de ajudar o próximo”, descreveu ele o pontífice, com quem esteve mês passado, no Vaticano.
 
Já o maior líder de todos os tempos, entende Reginaldo Calixto, é Jesus Cristo, porque ele foi capaz de dividir o calendário da humanidade em antes e depois de Cristo (A.C e D.C). “Jesus Cristo se tornou líder porque ele entendeu a importância de ajudar e servir ao próximo. Esses dois exemplos nos mostram um caminho a seguir. E um caminho a seguir para se tornar um líder é exatamente servir ao próximo, ajudá-los. Então, se vocês desejam ser empreendedores e desenvolver essa habilidade de liderança, sirvam, ajudem o próximo, que com certeza serão líderes”, aconselhou.
 
Reginaldo Calixto finalizou sua palestra dizendo que é preciso superar os obstáculos e desafios da vida. “Quando a gente fala em ter o próprio negócio, a gente fala isso com muita convicção e com muita certeza que todo mundo tem a possibilidade de ter o próprio negócio. Eu comecei sem capital, milhares de pessoas em todo mundo também, mas com uma boa ideia, às vezes, com bons parceiros, muitas pessoas conseguiram vencer, independente do negócio, pequeno, médio ou grande. Quero desejar que vocês façam uma reflexão sobre nossa conversa e que façam as escolhas e que elas sejam as mais corretas possíveis”, concluiu ele.
 
 
Fonte: Jornal Diário de Itabira

Nenhum comentário: