Na terça-feira (25), o deputado federal Lincoln Portela apresentou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 8.141/2014, que concede à Itabira o título de Capital Nacional da Poesia, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade. Caso o PL seja aprovado pelo Congresso Nacional, a data comemorativa da concessão do título será 31 de outubro – dia do nascimento do poeta itabirano. No momento, a proposição aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.
De acordo com a justificação apresentada pelo deputado, Carlos Drummond de Andrade é “uma das mais eloquentes vozes da literatura brasileira e da poesia mundial no século XX”. O texto cita ainda que a cidade é berço do político e historiador Luiz Camillo de Oliveira Netto, do escultor Alfredo Duval e do fotógrafo Brás Martins da Costa. São “nomes que se acrescentam ao do poeta e reforçam a vocação de Itabira para o conhecimento, a cultura e o saber”.
Lincoln Portela menciona ainda que, atualmente, Itabira é um próspero município com 117 mil habitantes, possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano de Minas Gerais (0,756) e conta com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 5 bilhões, ou seja, a oitava arrecadação de todo o Estado.
O texto também apresenta as referências culturais do município: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, mantenedora da Casa de Drummond (prédio histórico em que o poeta viveu parte da infância), Memorial Carlos Drummond de Andrade (projetado por Oscar Niemeyer), Fazenda do Pontal (que pertenceu à família de Drummond) e Casa do Brás (local onde funciona a Escola Livre de Música). O Museu de Território Caminhos Drummondianos, um dos poucos a céu aberto do país, e o Festival de Inverno que em 2014 chegou à 40ª edição ininterrupta, “como um dos mais antigos e mais importantes eventos da cultura e da arte brasileiras”, também são mencionados na justificação.
“A esses pontos culturais juntam-se o Museu de Itabira, o Museu do Tropeiro, no distrito de Ipoema, e a Escola Municipal Coronel José Batista, o segundo grupo escolar aberto no Estado de Minas Gerais, em que estudaria o futuro autor de A rosa do povo. Anima-nos o sentimento de que, em nome do povo brasileiro, prestaremos a homenagem devida ao poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, pela obra com que soube fazer o mundo melhor e a vida mais bela”, concluiu.
Para o prefeito Damon Lázaro de Sena o PL 8.141/2014 demonstra a importância cultural do Município em todo o País. Ele agradeceu a iniciativa do deputado e reafirmou o compromisso da Administração Municipal na preservação e divulgação da obra de Drummond.
Nenhum comentário:
Postar um comentário