Moradores das comunidades rurais do Gomes, Pari, Machado, Capetinga e Capela da Ponte, que juntas compõem a Associação Comunitária Rural dos Moradores da Micro Região do Vale do Rio Tanque (Amorita) participaram, na tarde de ontem (18), do primeiro dia do projeto Leitura Comunitária, uma das fases do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Itabira. Eles enumeraram os problemas enfrentados na região e apresentaram propostas com possíveis soluções.
O Leitura Comunitária é coordenado por um Núcleo Gestor, composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, com o apoio técnico da Fundação Israel Pinheiro (FIP). As oficinas itinerantes são uma oportunidade da população apresentar sugestões de melhorias na habitação, infraestrutura urbana, atividades econômicas e rurais, espacialização da cidade, gestão urbana e participação popular.
Participantes se dividem em grupos para o acompanhamento da Leitura do Plano Diretor (Foto/Ascom Ita)
|
Os participantes foram divididos em quatro grupos, com um relator em cada, com o objetivo de debater os problemas, relacioná-los e apresentar propostas de solução para os seguintes temas: meio ambiente, mobilidade, atividades rurais e habitação.
Após quase três horas de debates, as principais dificuldades apontadas pelos moradores das cinco comunidades rurais se referiam à mobilidade e acessibilidade entre as respectivas regiões e o município (falta de transporte público); a infra-estrutura (rede de esgoto) e o estado de conservação das estradas e vias de acesso; má qualidade da rede de iluminação pública; a falta de escola pública com nível de 2º grau e falta de um espaço específico para lazer.
O secretário municipal de Planejamento, Júlio César de Araújo, demonstrou surpresa com a ampla participação e a interatividade entre os moradores das cinco comunidades.
Hoje, quarta-feira (19), o projeto Leitura Comunitária acontece no Centro de Tradições de Senhora do Carmo, á partir das 19 horas. Amanhã (20), é a vez dos moradores de Ipoema debaterem problemas e soluções para o distrito. Na semana que vem, a partir de quarta-feira (26), a oficina itinerante acontece na Câmara Municipal, também às 19 horas. Na quinta (27) e sexta-feira (28), o projeto acontece respectivamente na Escola Municipal Ester Pereira (Gabiroba), e na Associação Comunitária do Bairro Praia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário