Delegada Amanda Celestino orienta sobre a Lei Maria da Penha (Foto/Ascom Ita)
|
A programação da Semana da Mulher 2014 ofereceu mais uma atividade nessa quarta-feira (12). O público feminino participou da palestra “Direitos da mulher, a Lei Maria da Penha e violência familiar” ministrada pela delegada de Polícia Civil Amanda Machado Celestino, responsável pela Delegacia de Mulheres em Itabira. O evento aconteceu na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).
Primeiramente, foi exibido o documentário “Silêncio das Inocentes”: vítimas que residem em diferentes cidades brasileiras relataram as agressões físicas, psicológicas e sexuais que sofreram. Foi lembrada a morte da cabeleireira de São Sebastião do Rio Preto, Maria Islaine de Morais, que era proprietária de um salão de beleza em Belo Horizonte. Em 2010, ela foi assassinada pelo ex-companheiro enquanto trabalhava.
Na exibição, especialistas e autoridades destacaram que a violência doméstica atinge diversas classes sociais, etnias e culturas. Também foram mostrados os serviços voltados à proteção das mulheres (como as delegacias especializadas e disque-denúncia).
Em seguida, a delegada Amanda Celestino apresentou os tópicos principais da Lei Maria da Penha e orientou sobre as medidas que as mulheres devem adotar em caso de violência. As participantes também puderam esclarecer dúvidas acerca do tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário