Começam na sexta-feira (28) e seguem até sábado (29) as comemorações do 11º aniversário do Museu do Tropeiro no distrito de Ipoema. Entre as várias atrações, a mais aguardada pelo público é o show do violeiro Almir Sater. A festa é promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) – pasta responsável pelo museu.
Às 18h, haverá inauguração do Monumento ao Tropeirismo, na entrada do distrito. A escultura, feita em bronze, foi produzida pelo renomado artista plástico itabirano Genin Guerra e comemora o título de Capital Estadual do Tropeirismo, concedido a Itabira em 2013, pelo governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia. Após a inauguração, um cortejo seguirá até a igreja Matriz para a celebração de uma missa. Ainda na sexta-feira, o público vai poder conferir a apresentação do grupo folclórico Tumbaitá, além de shows com o grupo Cantos de Congo e Josemir e Filhos.
Faz parte da programação a tradicional cavalgada com comitivas de várias cidades da região.
Cavalgada rumo à Ipoema
Na sexta-feira (28), às 8h30, os cavaleiros vão se reunir na praça da Matriz de Santo Antônio, no município de Santa Bárbara. Eles percorrerão 58 km até Bom Jesus do Amparo, onde descansarão. A partida dos cavaleiros será no sábado (29), com destino à Ipoema. Uma comitiva também sairá, no sábado, às 10h30, do distrito de Senhora do Carmo e localidades rurais. A chegada de todas as comitivas, que serão recepcionadas pelo prefeito de Itabira Damon Lázaro de Sena, está prevista para às 16h. Às 17h30, haverá uma bênção aos cavaleiros em frente ao Museu do Tropeiro. Esta é uma tradição, cultuada todos os anos nesta data, em homenagem aos antigos tropeiros.
Ainda no sábado, haverá show com o grupo cultural Meninos de Minas. No Campo do Aliança, às 21h, haverá show com Fabrício Di Paula. Logo após, a grande atração da noite: show com Almir Sater, previsto para começar às 23h. O encerramento ficará por conta de Fabiano Lima.
A festividade conta ainda com barraquinhas de artesanato local e de comidas e bebidas típicas da região.
O Museu do Tropeiro fica na travessa Professor Manoel Soares, 217, em Ipoema, distrito de Itabira. Telefone para contato: (31) 3833-9254. Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Domingos e feriados: 9h às 12h e das 13h às 16h. A entrada é franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário