O vice-prefeito Reginaldo Calixto "PMDB" e o secretário municipal de
Saúde, Reynaldo Damasceno
se reuniram com o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira (Foto/Ascom Ita)
|
De acordo com Reginaldo Calixto, “até o momento, apenas o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) recebia recursos do programa estadual de fomento a hospitais. Agora, o HCC também foi inserido no Pro-Hosp. Isto foi um enorme ganho para o município e mostra que o governo do prefeito Damon Lázaro de Sena e sua equipe trabalha na busca de mais recursos para a saúde do município. E o resultado disto é a melhor assistência ao paciente”.
Segundo Reynaldo Damasceno, R$ 222.331,30 serão repassados ao longo do ano, divididos em três parcelas. O restante equivalente a 50% do valor total, será repassado de acordo com o cumprimento das metas quantitativas pactuadas regionalmente. “Índices como redução das taxas de mortalidade infantil, de mortalidade institucional, maior taxa de ocupação e maior taxa de referência implicarão no aumento deste recurso para 2015 e ainda, nos dá a garantia do recebimento de 100 % do recurso em 2014”, disse o secretário de saúde do município.
Além de Itabira, outros oito municípios mineiros e instituições também foram contemplados com recursos do Pro-Hosp. São eles: Hospital São Judas Tadeu (Oliveira), Hospital São Vicente de Paulo (Juiz de Fora), Hospital Regional (Janaúba), Hospital São Vicente de Paulo (Ubá), Hospital Santo Antônio (Curvelo), Clínicas Integradas Hospital Universitário (Uberaba), Hospital Municipal (Paracatu) e Hospital-Maternidade (Ibirité).
Pro-Hosp
O Pro-Hosp foi lançando em 2003, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), para redesenhar a rede hospitalar de Minas, melhorar o desempenho, o acesso e a assistência hospitalar à população. Além disso, o programa promove a regionalização, reduz os vazios assistenciais e fortalece as Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde do Estado (SUS/MG).
O programa possui cinco categorias: Pro-Hosp Contigencial; Gestão Compartilhada; Materno Infantil; Urgência e Emergência e Incentivos. Os investimentos liberados na última segunda-feira (24) fazem parte da categoria Incentivos, cuja estratégia é contemplar, de maneira imparcial e distributiva, os hospitais do SUS que apresentam o melhor desempenho assistencial de acordo com classificação definida previamente. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, em 2014 serão investidos em incentivos aos hospitais R$ 165.425.000,00.
Ainda de acordo com informações da SES, desde a implantação do Pro-Hosp, a quantidade de municípios beneficiados aumentou em 245,45%. “Em 2003 eram 33 municípios e em 2014 serão 114. E o número de hospitais contemplados aumentou em 292,16%, passando de 51 para 149 unidades hospitalares”, informou a diretora do Pro-Hosp, Priscila Rochewerger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário