Banner 728x90

segunda-feira, 24 de março de 2014

TEATRO DA FUNDAÇÃO CULTURAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE RECEBE O PIANISTA ITABIRANO RICARDO MATOSINHO

Repertório traz obras de quatro mestres da música erudita


Músicas que exigem todo o virtuosismo e lirismo do piano. O público vai percorrer os períodos do barroco, do clássico e do romântico por meio das composições de quatro dos mais importantes nomes da música erudita ocidental. Bach, Beethoven, Chopin e Brahms estão no concerto para piano de Ricardo Matosinho. 
 
Ricardo Matosinho iniciou os estudos musicais aos oito anos de idade, na histórica Itabira, cidade da Região Central de Minas Gerais. O mineiro é bacharel em piano pela UFMG, na classe do professor Miguel Rosselini. Na carreira do pianista, destacam-se apresentações em importantes séries de concertos pelo Brasil, entre elas FEMUSC – Santa Catarina e BDMG – Minas Gerais. O artista participou de diversos Master Class com renomados pianistas. Após temporada morando em Berlim, Ricardo Matosinho recebeu do MinC uma bolsa de estudos para o conceituado curso de Villa Medici Giulini, com o professor Paul Badura-Skoda, em Milão, na Itália. 
 
“Voltar à cidade natal e tocar no palco de suas primeiras notas é o sentimento de estar em casa, onde tudo começou”. 
 
A apresentação de Ricardo Matosinho é no dia 5 de abril, sábado, às 20h, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. A entrada é franca e por ordem de chegada (sujeito à lotação do teatro). Duração: 60 minutos aprox. Classificação etária: livre.


Serviço

Concerto de piano Ricardo Matosinho
5 de abril – 20h
Entrada franca
Teatro FCCDA
Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 - Itabira / MG



Contato

Ricardo Matosinho
Tel.: (31) 9742-1872 E-mail: ricardo@grupoquinto.com

Este concerto é uma realização da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, por meio da Lei Drummond. Conta com patrocínio da Santa Fé e apoio da Viverdí Cosméticos.


Fotos em alta resolução: www.flickr.com/photos/ricardomatosinho/


Texto do programa

 
Uma vida em (ex)citações

“Quando a criança era criança, brincava com entusiasmo e agora, tão envolvido como outrora, só que apenas quando se trata de seu trabalho.” 1

Trabalho esse escolhido já na infância. Quando me perguntavam, desde criança dizia que quando crescesse ia ser artista. Na adolescência fiz teatro com a companhia de minha escola, foi quando surgiu a paixão pelo palco. O piano veio mais tardiamente, pela necessidade de se expressar mais do que com palavras. Foi assim escolhida a profissão: - Serei pianista! Tocar piano é brincadeira, brincadeira difícil, rigorosa, exige horas de prática, mas não menos prazerosa.


“Quando a criança era criança, era o tempo das perguntas: por que eu sou eu e não você? Por que estou aqui, e por que não lá?” 1

Penso que “alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira”. 2 Voltar e poder tocar aqui novamente, palco das minhas primeiras notas, é o sentimento de estar em casa, onde tudo começou. Assim convido a embarcar nesse passeio.
 
Eu, em cheio, de corpo, alma e resto todo tentando curar-me de ser grande, ofereço esse concerto a todos.

Ricardo Matosinho


1- Lied Vom Kindsein – Peter Handke
2- Confidência do Itabirano - Carlos Drummond de Andrade


Repertório

F. Chopin (1810 - 1849)
Noturno op. 9 nº 1
Larghetto

J. S. Bach (1685 - 1750)
Prelúdio e Fuga nº 12 BWV 857

L. van Beethoven (1770 - 1827)
Sonata op. 14 nº 1
1. Allegro
2. Allegretto
3. Rondo: Allegro comodo

J. Brahms (1833 - 1897)
Baladas op. 10
1. Andante - Allegro - Andante
Nach der schottischen Ballade Edward
in Herders Stimmen der Völker
2. Andante - Allegro non troppo
Molto staccato e leggiero - Andante
3. Intermezzo. Allegro
4. Andante con moto

Nenhum comentário: