Banner 728x90

quinta-feira, 27 de março de 2014

Itabira recebe importante doação da Fundação Banco do Brasil

FCCDA recebe mais doações dos materiais da Fundação Cultural Banco do Brasil
(Foto/Rodrigo de Oliveira/Arquivo/Divulgação)   
Em solenidade oficial, dia 27 de março, às 15h, no foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, o superintendente, Marconi Drummond, recebe da Fundação Cultural Banco do Brasil a doação dos materiais que compõe a exposição itinerante “Drummond: testemunho da experiência humana”. Essa é uma homenagem da instituição à terra natal do poeta. Assim, os painéis que compõem a exposição passam a fazer parte do acervo permanente da Fundação Cultural.

A exposição integra o Projeto Memória. Patrocinado pela Fundação Banco do Brasil, o projeto é uma tecnologia social de educação dedicado a difundir a obra de personalidades que contribuíram para a transformação social, a formação da identidade cultural brasileira e o desenvolvimento do país. Por meio da tecnologia social é possível alcançar professores, alunos da rede pública de ensino, historiadores e formadores de opinião.

Por meio desse projeto foram desenvolvidos produtos educativos como as exposições, que circularam por centenas municípios brasileiros, o vídeo-documentário e o livro foto-biográfico que são dirigidos para bibliotecas públicas do País. Além disso, foi desenvolvido ainda um kit pedagógico, contendo almanaque histórico e guia do professor, destinado a 18 mil escolas públicas brasileiras.

Em edições anteriores já foram homenageados Castro Alves (1997), Monteiro Lobato (1998), Rui Barbosa (1999), Pedro Alvares Cabral (2000), Juscelino Kubitschek (2002), Oswaldo Cruz (2003), Josué de Castro (2004), Paulo Freire (2005), Nísia Floresta (2006), João Cândido (2008) e Marechal Rondon (2009).

Drummond foi escolhido em 2012 e, até agora, a exposição itinerante percorreu mais de 800 municípios brasileiros. Em dezembro, o material entrou, pela primeira vez, na programação do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Para conhecer o projeto e todo o material produzido até hoje, basta acessar o site www.projetomemoria.art.br.
 
Outras informações pelo telefone 3835-2102 ou pelo site www.fccda.mg.gov.br.

Nenhum comentário: