Secretária Municipal de Educação Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV) e o palestrante francês Bernard Charlot (Foto/Ascom Ita)
|
No último final de semana, Itabira recebeu renomados palestrantes durante a Pedagógica Congresso Internacional de Educação. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino no sábado (08) e domingo (09), reunindo profissionais do setor educacional que trabalham em escolas públicas e particulares de Itabira e região.
Professores lotam as arenas do Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino (Foto/Ascom Ita)
|
A secretária de Educação Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos ressaltou que o congresso é uma oportunidade de aprimoramento e capacitação profissional. “Esse é um evento de disseminação de ideias, de inovação e aprendizado. A educação é relevante como meio de transformação social, de inclusão e melhoria da qualidade de vida. É o pilar de sustentação das transformações sociais que desejamos”, disse.
O prefeito Damon Lázaro de Sena falou sobre os problemas vivenciados no município, no estado e no país relacionados à ordem pública. “Essa é uma questão multissetorial: se não investirmos em educação, não haverá mudança em um futuro próximo”, afirmou. Ele comentou também sobre a corresponsabilidade quanto à educação: famílias, educadores e governos devem trabalhar para uma sociedade harmônica. “Vocês são responsáveis, junto conosco, pela mudança que queremos para nossa sociedade”.
No congresso, os palestrantes abordaram, por exemplo, as práticas pedagógicas na sala de aula, limites a serem estabelecidos para as crianças, aplicação de brincadeiras para desenvolver valores, contribuições da neuropsicologia para a aprendizagem, importância da função exercida pelos educadores e os desafios que encontram nessa tarefa.
Os professores da Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais também puderam participar de oficinas educacionais relacionadas as matérias (Foto/Ascom Ita)
|
Os professores da Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais também puderam participar de oficinas sobre matemática, produção de textos, leitura, música e contação de histórias, entre outras atividades. As palestras e oficinas foram ministradas por Bernard Charlot (França), Ariana Cosme (Portugal), João Collares (CE), Alexandre Gobbo, Lucília Panisset, Rosana Horta e Vinicius Catão (MG), Eugênio Cunha, Hamilton Werneck, Lúcia Fidalgo e Rosita Edler (RJ), Marta Rabioglio e Mônica Cintrão (SP) e Ademir Basso (PR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário