Após o período chuvoso - Jader Magalhães informou que obras em dois imóveis vão começar no mês que vem
Secretário interino de Desenvolvimento Urbano, Jader Túlio Cristiano Magalhães (Foto/Heitor Bragança/Diário de Bordo/Arquivo)
|
O secretário interino de Desenvolvimento Urbano, Jader Túlio Cristiano Magalhães, garantiu que reforma de casarões históricos de Itabira começará em março. E o primeiro imóvel a ser recuperado é o do antigo prédio do Hospital Nossa Senhora das Dores, na rua Major Paulo.
Antigo prédio do Hospital Nossa Senhora das Dores, na rua Major Paulo será o primeiro
imóvel a ser reformado (Foto/Ascom Ita/Arquivo)
|
As obras, entretanto, só devem começar após o período chuvoso, que vai até meados de março. Mas providências para evitar que o antigo hospital venha abaixo antes do início das obras já estão sendo tomadas, afirmou o secretário. “Neste momento, funcionários da Itaurb podem estar lá vistoriando para descobrir o que é necessário para que não aconteça nada com a casa até o fim do período chuvoso, que é quando podemos iniciar as obras civis mais profundas”, explicou Jader Magalhães.
O próprio secretário visitou o prédio recentemente e classificou o que viu como “assustador”. “O que é assustador é que o prédio pode mesmo cair. Ele tem falhas estruturais graves e precisa de contenção de emergência agora, e é o que estamos fazendo no momento. Isso é necessário porque não dá para fazer obras com chuva. O trabalho lá precisa ser minucioso e bem feito. Por isso, precisamos esperar as condições ideais para a reforma”, destacou.
A reforma terá características de restauração, onde for possível. “Isso quer dizer que vamos manter tudo o que for possível manter. O que precisar ser descartado, no entanto, vamos usar materiais semelhantes, com as mesmas características, para que o local não tenha seu valor arquitetônico prejudicado”, explicou.
“Por exemplo, se descobrirmos que temos 20% do assoalho aproveitável, usaremos todo ele somado em cômodos completos, como sala e quarto principal. No restante dos cômodos, tentaremos usar os mesmos materiais, porém, novos e não tentar restaurar as tábuas do assoalho, que estão quase totalmente desgastadas por uma infestação de cupins”, acrescentou.
No entanto, este não é o único casarão que deve começar a ser reformado. O de número 136 da praça do Centenário também está sendo tratado como prioridade imediata. “A documentação dele já está completamente acertada e o projeto aprovado. Lá, além de existir o risco estrutural, temos outro risco, que é o casal de idosos que reside no local”, explicou Jader Magalhães, garantindo que as primeiras vistorias para o início das obras já foram feitas e os trabalhos devem começar também em março.
Casarão do Santeiro Alfredo Duval em risco de desabamento, aguarda na fila de espera
(Foto/Ascom Ita/Arquivo)
|
“Mas que fique claro que não deixaremos de fazer manutenções de emergência caso sejam necessárias. Sabemos que existe uma certa urgência em todas as construções históricas da cidade, mas temos que agir pelo cenário negativo que temos nas mãos. Vamos realizar as obras no ritmo possível para que todas elas sejam feitas com a máxima qualidade possível”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano.
Fonte: Jornal Diário de Itabira