Banner 728x90

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Mesmo com a baixa adesão destes “25.230” moradores das “Zas” e das “Zss” durante o simulado- Sobre “Mariana x Brumadinho”! “Infelizmente a gente aprende com os erros e com as tragédias, mas, temos muito o que aprender”, lamentou a Karen Castro


De olho na mineradora “assassina, omissa, terrorista, criminosa e irresponsável”- Em favor dos “33 Mil” moradores das áreas de risco eminente! “O que eu tenho pra dizer que o ‘Poder Judiciário’ e o ‘Ministério Público’ não estão inertes”, defendeu a Karen Castro

Karen Castro confirma irregularidades na barragem Itabiruçu pós-interdição do Ministério Público (Foto/Déborah Oliveira/DeFato)
De acordo com a juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabira, Drª Karen Castro dos Montes, ela aproveitou a coletiva de imprensa deste sábado (17/08) pós-simulado de evacuação de barragens, e parabenizou todas as “6,5 Mil” pessoas envolvidas nas agencias dentre a Prefeitura Municipal de Itabira (PMI), Vale (S/A), Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC-MG), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Que deram todo o maior aporte durante o simulado evacuação de barragens de mineração em 27 bairros com “14 Mil” moradores que residem em “8 Mil” imóveis dentro das Zonas de Auto Salvamento (ZAS) , e mais “19 Mil” moradores das Zonas de Segurança Secundária (ZSS), totalizando “33 Mil” moradores nas áreas de risco eminente que envolvem as barragens de mineração.

Secretária de Meio Ambiente, Priscila Martins
(Foto/Carlos Cruz/Vila de Utopia)
Sendo que “4 Mil” funcionários são da mineradora que participaram deste processo que foi elaborado em parceria com todas as agencias envolvidas (citadas acima) durante o simulado de barragens de mineração. Onde possuem 15 barragens de mineração com “1,8 Mil” placas de “Rotas de Fuga” que foram sinalizadas para obter todo o maior acesso aos 96 “Pontos de Encontro” que foram demarcadas pela própria mineradora e pela Defesa Civil Estadual e Municipal. Para dar todo o maior conforto e comodidade aos moradores destes 27 bairros que são atingidos pelo “Mar de Lamas” que são considerados evacuados das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas Secundárias” destes “8 Mil” imóveis. Quando se trata de rompimento de barragens de mineração durante a sua evacuação das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas Secundárias” para os “Pontos de Encontro”.

Durante a coletiva de imprensa, Karen Castro ainda relembrou da tragédia catastrófica de Brumadinho-Mg (que resultou 395 localizados, 21 desaparecidos com 249 óbitos) que foi cometido criminosamente pela própria mineradora durante o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão que resultou 249 mortes no momento. “Em primeiro lugar antes de falar; ‘o que nós estamos fazendo?’ enquanto justiça [comum]. Eu gostaria de deixar os meus cumprimentos e os meus parabéns a todos [as] os [as agências] envolvidos [as] no simulado de hoje. Como eu já falei ali [na reunião com todas as agencias envolvidas que são citados acima] não são heróis. Apenas aqueles  como aconteceu em Brumadinho [-Mg], é claro que são heróis e todos que trabalharam ali [no resgate em Brumadinho-Mg]. Mas, aqueles que trabalham na prevenção também são heróis. Por que os [demais envolvidos] que trabalharam hoje estão impedindo que já aconteceram naquele sumulado [de barragens de hoje]. Então, infelizmente a gente aprende com os erros e as tragédias. Mas, temos que aprender”, destacou a Karen Castro.     
  
Antes de acontecer o simulado de barragens, Drª Giuliana 
Talmone se reúne com os membros do Comitê Popular 
(Foto/(Foto/Ana Dias/Diário de Itabira/Arquivo/Divulgação)
Ainda de acordo com a Karen Castro, ela ainda anunciou que foram ajuizadas 4 ações civis públicas contra a mineradora através do Ministério Público devido as seguranças das barragens que já foi esclarecida pela promotora Drª Giuliana Talamone Fonoff durante o uso da tribuna na reunião ordinária desta terça-feira (13/08) e na entrega do requerimento ao Ministério Público. Onde A Voz de Itabira e demais órgãos de imprensa local também ganharam uma grande repercussão histórica no destaque da página dorequerimento que foi encaminhado pelo “Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração em Itabira e Região” ao Ministério Público desta terça-feira (28/05) dentro da inclusão da solicitação das informações mais acessíveis e detalhadas sobre o Plano de Ação deEmergências para Barragens de Mineração (PAEBM) que foram recusados pela própria mineradora e pela Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente (SMMA), presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA) Priscila Braga Martins da Costa. Sendo que o Termo de Ajustamento e Conduta (TAC´S) já foram assinados pelo Ministério Público dentro da inclusão destas 4 ações processuais e judiciais, do qual as “Zonas de Salvamento” ganhou o apelido de Zonas de Auto Risco de Morte (ZARM) pelo próprio Comitê Popular da Mineração de Itabira e Região. “Esses processos foram coincididos medidas eliminares neles. Que já estão sendo cumpridas”, resumiu a Karen Castro.    

Romeiros e a sociedade estão revoltados contra a Vale 
pós-simulado de barragens (Foto/Reprodução/Marcos Caldeira)
Durante as vésperas do simulado e do 32º aniversário da morte do poeta Carlos Drummond de Andrade deste sábado (17/08). Ainda na coletiva de imprensa, Karen Castro esclareceu que na sexta-feira (16/08) foram feitos todos os levantamentos situacionais dos sigilos que envolveram todas as 15 barragens de mineração deste simulado que são cadastradas na Agencia Nacional de Mineração (ANM). “O que eu tenho pra dizer que o [Poder] Judiciário e o Ministério Público [de Minas Gerais – MPMG] não estão inertes, e nessas [quatro] ações civis públicas foram coincididas as liminares tanto pela a interdição dos locais [destes 27 bairros para o simulado de barragens] para a segurança a população (...) Então, foi [muito] maravilhoso que aconteceu aqui [em Itabira-Mg]. Mas, vamos também trabalhar para que nós não precisamos usar do que aconteceu aqui hoje, e a nossa intenção realmente de que a população fique tranquila. Por que a gestão das seguranças das [15] barragens de mineração de Itabira [-Mg], e ela não só está nas mãos da Vale [S/A]. Isso já algumas semanas, e vamos continuar trabalhando para fazer justiça com imparcialidade para a maior segurança da população”, esclareceu a Karen Castro. 

Gerente geral da Vale Rodrigo Chaves (Foto/Heitor Bragança)
Com a inclusão de mais 2 liminares no Ministério Público para que a mineradora contratasse a empresa norte americana Aecon Engenharia que foi indicada pelo próprio Ministério Público para prestar todos os esclarecimentos situacionais da barragem Itabiruçu e demais 15 barragens de mineração durante os trabalhos de auditoria e de inspeção evitando futuros rompimentos, da qual a empresa norte-americana é considerada uma das melhores conceituada empresa de consultoria especializada em gestão de riscos do mundo em seu mais alto gabarito, do qual o gerente-executivo do Complexo Itabira e Água Limpa, Rodrigo de Paula Machado Chaves já tinha confirmado através o anuncio oficial desta empresa durante a entrevista coletiva de quarta-feira (14) em plena véspera do simulado que aconteceu neste sábado (17/08). Durante a coletiva de imprensa, Karen Castro ainda evitou de dar mais os detalhes sobre o desempenho das ações empresa norte-americana que atualmente está prestando contas constantemente com relação aos andamentos situacionais dos trabalhos de inspeção e auditoria das barragens que estão dentro da comarca antes de acontecer o simulado de barragem. Karen Castro ainda afirmou que a empresa norte-americana já detectaram várias irregularidades na barragem Itabiruçu pós-interdição do Ministério Público, e ela ainda esclareceu que não obtém o parecer final sobre a real situação destas 15 barragens da comarca, sendo que a data do parecer final não foi definida no momento.

Pos-interdição da barragem Itabiruçu, irregularidades já foram 
apontadas (Foto/Divulgação)
Mesmo com todos os trabalhos de inspeção e auditoria nas barragens que foram apontadas pela própria comarca e pelo Ministério Público, de forma muito incansável e com reuniões internas a portas fechadas com o Poder Judiciário para prestar todos os devidos esclarecimentos dos andamentos situacionais destas 15 barragens de mineração. Principalmente, a barragem Itabiruçu que é o foco principal desta empresa norte-americana que permanecerão por tempo indeterminado na terra natal do “Poeta Maior” quando for necessário. “Essa empresa já está aqui há algumas semanas fazendo a gestão de riscos, e eles são muito competentes e muito minuciosos. Para que nós possamos saber quais são os reais riscos [eminentes destas 15 barragens] por que continuaremos agindo nos processos com imparcialidade necessária. Então, eu não estou aqui antecipando julgamento em nada disso, e as medidas [judiciais] foram dadas em cada liminar por que o sigilo ontem foi levantado. Por que por entender que é um direito da população, é de interesse público de que a população saiba de que a segurança e de que o [Poder] Judiciário e o Ministério Público [de Minas Gerais-MPMG] também estão empenhados e evitar as [futuras] tragédias [com rompimentos das 15 barragens de mineração]”, concluiu a Karen Castro.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

“3ª Semana do Turismo” - “Instituto ITI” forma a primeira turma de alunos nesta quarta-feira! “Acreditamos que qualificar é transferir tecnologias sociais”, defendeu o Ronaldo Silvestre

De forma bem transformada, novos formandos terão novas oportunidades em suas vidas diante dos momentos de crise (Foto/Tatiana Linhares/Acom Instiuto ITI)

Ter os sonhos como instrumento de transformação de vidas é um dos objetivos que sempre guiou o trabalho do Instituto Tecendo Itabira (ITI). Igualdade, Transformação e Inovação Social são os termos que traduzem a sigla “ITI”, mas também são os pilares que regem as ações dessa instituição que vem mudando a vida e a realidade de muitas famílias itabiranas.

Fachada da sede do Instituto ITI (Foto/Tatiana Linhares/Acom Instiuto ITI) 
Em 2019, o Instituto ITI comemora dois marcos importantes: 10 anos de história e a formatura da primeira turma do Curso de Capacitação Profissional em Costura, Bordado e Artesanato Sustentável. Esse último marco acontece nessa quarta-feira (25), às 19h30, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

O evento celebrará a conclusão dos cinco meses de curso, em que os 80 formandos puderam adquirir conhecimentos em técnicas de bordados variados, operação de máquinas industriais de costura, desenvolvimento da criatividade, uso de materiais com foco na sustentabilidade, a importância o empreendedorismo, valorização do artesanato, métodos eficazes de venda, o auxílio das redes sociais na divulgação de produtos e serviços, entre outras coisas.

Além dos formandos e seus familiares, também estarão presentes no evento alguns dos parceiros que vem fomentando o desenvolvimento do Instituto ITI. É o caso da Prefeitura de Itabira que celebra um convênio com a instituição. Por isso, o prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães (PTB) e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves Santos são presenças confirmadas.


Sobre o Instituto ITI

Ronaldo Silvestre dá os seus últimos ajuste finais para os primeiros
 formandos (Foto/Tatiana Linhares/Acom Instiuto ITI)
O Instituto ITI, fundado em 2009, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. Criado para ser um centro de convergência para o desenvolvimento social das famílias itabiranas, tem como missão qualificar pessoas nos ofícios de costura, bordado e artesanato, a fim de fomentar o desenvolvimento humano e proporcionar a geração de emprego e renda.

Estilista, idealizador e presidente do Instituto ITI, Ronaldo Silvestre, deixa claro que “estamos caminhando, nesses 10 anos, em busca do reconhecimento e da valorização dos nossos programas voltados para a educação, preservação ambiental, igualdade de gêneros, erradicação da pobreza, desenvolvimento social e cultural, geração de renda e qualidade de vida. Acreditamos que qualificar e transferir tecnologias sociais, em prol do desenvolvimento humano, é o caminho natural para o fortalecimento da economia criativa, das redes educativas, da criação de autonomia produtiva e do protagonismo cultural das comunidades”, destacou o Ronaldo Silvestre.

Ao longo de sua história, Ronaldo Silvestre e o Instituto ITI vêm conquistando prêmios e destaque no âmbito nacional. Em 2017, Ronaldo recebeu o prêmio “EcoEra” na categoria “Moda – pequenas empresas”. A premiação destaca trabalhos voltados para a sustentabilidade na moda e o consumo consciente. Assim como o “Prêmio Muda”, conquistado por Ronaldo Silvestre, em abril de 2019. Organizada pela revista de moda Vogue Brasil, em parceria com a Casa Vogue e a Glamour Brasil, o prêmio reconheceu o trabalho desenvolvido no Instituto ITI na transformação de vidas por meio da costura.

Ainda em 2019, o Instituto ITI também se destacou como a 23° instituição mais votada na premiação do Movimento Bem Maior, que identifica projetos, espalhados por todo o Brasil, que se dedicam a mudar realidades. O ITI foi selecionado entre mais de 2000 inscritos.

Atualmente, o instituto dá continuidade ao Curso de Capacitação Profissional em Costura, Bordado e Artesanato Sustentável. Essa segunda turma conta com 120 alunos. Está prevista para janeiro de 2020, a abertura de vagas para a terceira turma do curso. As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 (manhã) e de 13h30 às 17h, (tarde). Detalhes e outras informações pelo telefone (31) 3840-5707, pelo site www.institutoiti.org.br ou pelos perfis do Instituto ITI no Facebook e no Instagram.

“Seminário de Atendimento Humanizado” - Em defesa das mulheres contra a violência e o feminicídio! Setores que atendem vítimas de violência sexual e doméstica participam de capacitação em Itabira

“Seminário de Atendimento Humanizado” acontecerá no auditório da Funcesi (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação )
Nesta quarta-feira (25), das 8 às 17 horas, no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), acontece o seminário de capacitação dos integrantes da Rede de Atenção e Cuidado às Vítimas de Violência Sexual e Doméstica de Itabira. Promovido pela Prefeitura Municipal de Itabira (PMI), por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência Social (SMAS) e Educação (SME), e pela Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica, o evento conta com a parceria das polícias Civil (PC) e Militar (PM) e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O objetivo do seminário é transformar atendimento em acolhimento, sensibilizando os profissionais a uma abordagem mais humanizada e encaminhamento das vítimas aos serviços disponíveis na rede de atenção e proteção. Para isso, ao longo de todo o dia, haverá palestras sobre o tema com especialistas.

“Este será um momento muito rico de qualificação. Teremos a presença de delegados de polícia,  psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais envolvidos neste trabalho. A programação é voltada para todos que atuam na rede de atenção e proteção às vítimas. São eles: profissionais dos centros de referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Assistência Social (Cras), Centro de Atenção Especializada (Ceae), equipes dos Programas Saúde da Família (PSF), professores do programa Conexão Jovem e profissionais dos hospitais Nossa Senhora das Dores (HNSD) e Municipal Carlos Chagas (HMCC)”, explicou a presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência, Margarida Lúcia de Paiva Guerra.

Ainda de acordo com ela, as pessoas que tiverem interesse de participar, devem entrar em contato pelo telefone 3839-2649. No entanto, Margarida Guerra ressalta que a disponibilidade de vagas para o público externo está condicionada à capacidade de lotação do auditório da Funcesi.

Confira a programação:

8h – Abertura com a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares

8h10 – Palestra: “O atendimento adequado como facilitador da prova do
processo criminal”, com a juíza de direito, Cibele Mourão

8h50 – Palestra: “Corporeidade e identidade de gênero: reflexões sobre violência e luta por reconhecimento”, com o delegado de polícia, Diogo Luna 

9h40 - Café 

10h – Palestra: “O atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e sexual: um olhar médico-legal”, com o médico legista, Felipe Bedeschi 

10h50 – Palestra: “Atendimento às vítimas de violência sexual: aspectos psicológicos e sociais”, com as psicólogas da SMS, Natércia Aguiar e Tatiana Gavazza 

11h30 – Abertura para dúvidas 

12h – Encerramento manhã 

13h – Abertura com a secretária municipal de Assistência Social, Maria Marli Rosa 

13h10 – Palestra: “Uma visão geral sobre a Lei Maria da Penha e as especificidades do atendimento à mulher em situação de violência”, com a delegada de polícia, Amanda Machado 

14h – Palestra: “Desafios da rede de atenção à violência”, com a assistente social da SMS, Cláudia Assis, e a enfermeira da SMS, Vanessa Maimone 

14h40 – Apresentação da Rede de Atenção e Cuidados, com a presidente da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica de Itabira, Margarida Guerra) 

15h20 – Lanche 

15h40 – Palestra: “As várias faces da violência contra a mulher e micromachismos”, com as psicólogas da SMS, Janaína Ávila e Késsia Guerra 

16h20 – Abertura para dúvidas 

17h - Encerramento


Eleitos para representar Itabira - Em defesa da cultura local! 5ª Conferência Municipal de Cultura elege dez delegados para participarem das etapas estadual e nacional

Dez delegados vão representar a terra de Drummond "o Poeta Maior (Foto/Alexandre Lenon/Acom Fccda)


Na sexta-feira (23/08) e no sábado (24/08), a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) recebeu a “5ª Conferência Municipal de Cultura de Itabira”. O evento, que teve como tema “A Diversidade Cultural é a Herança de um Povo”, discutiu a economia criativa como alternativa para a diversificação e desenvolvimento econômico do município.

Autoridades compôs a mesa de cerimônia desta edição
(Foto/Alexandre Lenon/Acom Fccda)
Durante os dois dias, a Conferência de Cultura teve com nove palestras, três eixos de discussões mediados por integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), dez intervenções artístico-culturais, lançamento do curta-metragem “O Castelinho”, de Marconi Ferreira, e apresentações realizadas pela superintendente da fundação cultural, Martha Mousinho Gomes Barbosa, pela vice-prefeita de Itabira, Dalma Helena Barcelos Silva (PDT), e pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) José Don Carlos Alves Santos.

Além das discussões, o evento também contou com a eleição de dez delegados para representar Itabira nas conferências estadual e nacional de cultura, cujas datas ainda estão sendo definidas. São eles:

1. Martha Mousinho – superintendente da FCCDA;

2. José Norberto de Jesus – integrante do CMPC;

3. Valério Adélio – presidente do CMPC;

4. Denise Félix – professora, embaixadora cultural e integrante do CMPC;

5. Miriã Fonseca – diretora de turismo e integrante do CMPC;

6. Bruno Sena – músico e produtor cultural;

7. Alexandre Lennon – vice-presidente do CMPC;

8. Igor Thales Lage Monteiro – músico;

9. Marlene Duarte Santos – artesã;

10. Celso Moreira – presidente do Jeep Club Estrada Real em Itabira

Como suplentes foram eleitos: Philémon Andrade (professor e artista cênico), Maria de Lurdes “Tia Lu” (empreendedora cultural) e Rosângela Beato (representante da Associação de Congadas).



Plano Decenal de Cultura

A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Itabira discutiu e avaliou o Plano Decenal de Cultura, aprovado em 2016. Segundo os participantes do evento, das 88 propostas listadas no documento, seis foram consideradas cumpridas, oito de ações contínuas, 17 em andamento, 11 ainda não iniciadas e 46 não realizadas.


Participação

Em sua quinta edição, a Conferência Municipal de Cultura de Itabira contou com um público total de 384 pessoas. Desse total, 200 se inscreveram para participar das discussões (sendo 155 no primeiro dia e 45 no segundo). Na edição anterior, o evento teve a participação de 116 itabiranos.

Em 2019, a Conferência de Cultura também foi prestigiada por representantes de outras cidades, como Barbacena/MG, Belo Horizonte/MG, Catas Altas/MG, Itabirito/MG, Mariana/MG, Ouro Preto/MG, Aracruz/ES e Domingos Martins/ES.

A 5ª Conferência Municipal de Cultura foi realizada pela fundação cultural, Conselho de Cultura pela e Prefeitura Municipal de Itabira (PMI).

domingo, 22 de setembro de 2019

Simulado nas escolas das “Zonas de Salvamento” acontecerá a partir de 2020 - Aguarde! Secretária de Meio Ambiente anuncia pela primeira vez o simulado nas escolas estaduais e municipais


Com a segurança da população das “Zas” e das “Zss” antecipada - “O Maior Simulado do Brasil” continua no ano que vem, aguarde! “A nossa segurança ela é feita por antecipação”, resumiu a Priscila Martins      

A partir do ano que vem! Secretária de meio ambiente Priscila Martins anuncia simulado nas escolas municipais e estaduais (Foto/Déborah Oliveira/DeFato)

Durante a coletiva de imprensa pós-simulado de evacuação deste sábado (17/08), a Secretária Municipal de Meio Ambiente (SMMA) Priscila Braga Martins da Costa quando foi questionada sobre a baixa adesão do simulado de evacuação com os “21 Mil”moradores dos “8 Mil” imóveis que seencontram permanentemente nas Zonas de Auto Salvamento (ZAS) e nas Zonas de Segurança Secundária (ZSS) que foram cadastrados pela Vale (S/A) em 27 bairros que estão dentro das áreas de risco de rompimento das 15 barragens de mineração, do qual estas barragens de mineração também são cadastradas pela Agencia Nacional de Mineração (ANM). Dentro das conformidades do Plano de Ação deEmergências de Barragens de Mineração (PAEBM) através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC-MG) nestes bairros que ficam próximos das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas Secundaria”.

População fizeram os seus cadastros pós-simulado
(Foto/Rosenilda Lemos) 
Mesmo com a baixa adesão durantes as 18 reuniões preparatórias que aconteceram em dois horários antes de acontecer o simulado as 15 hs da tarde, do qual as reuniões preparatórias foram agendadas e demarcadas pela própria mineradora no dia do simulado. Priscila Martins ainda afirmou durante a coletiva de imprensa que a adesão foi muita por parte dos “7.770 (49,9%)” moradores das “Zonas deSalvamento” e das “Zonas Secundárias” durante o simulado nos bairros que são consideradas áreas de risco. Durante a coletiva de imprensa, Priscila Martins esclareceu que ainda existem “14 Mil” moradores nas “Zonas de Salvamento”, e mais “19 Mil” moradores nas “Zonas Secundária” em 27 bairros que estão inclusos nas áreas de risco eminente. Quando se trata de rompimento de barragens nestes locais de risco que são os pontos mais críticos no momento.

“A adesão foi muita com quase 50% [equivalente a ‘7.770’ participantes que resultou ‘49,9 %’], e superou as nossas expectativas. Eu quero agradecer a comunidade que se envolveu [no simulado de barragem] por que é uma comunidade muito corajosa. Assumir um simulado com ‘21 Mil’ pessoas, e a equipe toda trabalhou que é uma equipe muito corajosa, a cidade corajosa e os munícipes corajosos. A nossa segurança [dessas 15 barragens de mineração] ela é feita por antecipação, e como diz a segurança do trabalho; ‘a segurança ela não é corretiva, ela é preventiva’. Então, hoje nós tivemos uma participação de ‘7,770’ pessoas durante o final de semana, é muito gratificante, e é um simulado enorme. E uma coragem muito grande de todos nós fazermos isso”, destacou a Priscila Martins.

População reclamaram dos volumes baixo das sirenes e da falta
dos carros de som durante o simulado (Foto/Rozenilda Lemos)  
Priscila Martins ainda aproveitou a coletiva de imprensa para fazer o anuncio sobre o simulado nas escolas das redes de ensino estadual e municipal que ficam dentro das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas Secundária”. Para que os alunos e demais professores, e também os demais gestores das unidades de ensino educacional possam também se evacuar das áreas de risco eminente durante o rompimento de barragens. “Eu quero anunciar também que a partir de agora do ano de 2020 iniciar a cultura dos simulados, e não só de [rompimentos] de barragens. E na nossa grade curricular fundamental”, adiantou a Priscila Martins.

Questionada sobre a reclamação dos moradores destes 27 bairros sobre o baixo volume das sirenes dos 96 “Pontos de Encontros” que foram demarcados pela própriamineradora durante o simulado de evacuação no rompimento das barragens, e também sobre a ausência dos carros de som que não percorreram nas “Zonas de Salvamento” e nas “Zonas Secundárias” durante o simulado, do qual foi outra reclamação que foi feita pelos moradores destes 27 bairros que moram nas áreas de risco eminente. Priscila Martins ainda esclareceu que estas situações inusitadas que ocorreram durante o simulado será regularizada e aprimorada pela frente diante das correções e ajustes dentro das conformidades do Paebm. “Com certeza! Nós temos que aprimorar sempre, e o simulado é exatamente isso; ‘simular para aprender, simular para prevenir’. Nós estamos aprendendo, e as sirenes vão ser regularizadas. Os carros de som seriam usados se houvesse realmente a necessidade. Como as sirenes [dos 96 ‘Pontos de Encontro’] funcionaram, nós vamos aprimorar tudo. A nossa tarefa é sempre aprender e sempre aprimorar, e sempre prevenir”, esclareceu a Priscila Martins.                

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

“3ª Semana do Turismo” acontece de 20 a 28 de setembro – “Autobiografia Autorizada”! Monólogo com o Paulo Betti que é uma das grandes atrações mais aguardadas desta edição


Com o encerramento com “Chave de Ouro” - Espetáculo criado pelo próprio artista que se inspirou na memória e nos textos escritos desde a sua adolescência encerra a programação deste evento  

A ator global Paulo Betti é uma das grandes atrações desta edição (Foto/Divulgação) 
Com o tema Itabira Mais Turismo, a Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) promove atividades para celebrar a “3ª Semana do Turismo”. A programação começa na próxima sexta-feira (20) e segue até o dia 28. Entre as atrações, uma das mais aguardadas pelo público é o monólogo “Autobiografia Autorizada” com o ator global Paulo Betti.

O espetáculo criado pelo próprio artista foi inspirado em suas memórias e textos, escritos durante a adolescência, em cadernos, onde fazia colagens de fatos da época, como, por exemplo, a passagem do mundo rural para a cidade industrial e a era do rádio. A peça conta a história de Paulo Betti, o décimo quinto filho de uma doméstica e um servente de pedreiro. Sua infância pobre, num bairro com a maioria da população negra, foi muito rica, pois tinha muitos brinquedos rudimentares, porém criativos. Além do monólogo, o ator também ministrará a oficina audiovisual “Projeto Transmídia”.

A programação conta ainda com palestras, workshops, shows e atrações esportivas e culturais. “Partindo do princípio de que o nosso patrimônio histórico é cultural, turístico e potencial ao desenvolvimento econômico, o objetivo dessa semana é conscientizar o próprio itabirano, incluindo os empresários, sobre a importância do turismo para a nossa região. Queremos torná-lo real em nossa cidade, por isso preparamos uma programação que trará mais visibilidade”, explicou o responsável pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTITI), José Don Carlos Alves Santos.

Confira a programação:


20/09 (sexta-feira)

20h – Abertura – 2º Itamotorock: Encontro Nacional de Motociclistas e
Triciclistas. 

Shows com André Kats Salty e Arena Hard Rock

Local: Praça do Expedicionário (Eemza)


21/09 (sábado)

9h às 15h – Balonismo

Local: Praça Acrísio


12h – 2º Itamotorock: Encontro Nacional de Motociclistas e Triciclistas. Shows com Fernando Cotonete, Curta Metragem, Wolf Machine, Paranóia (Tributo a Raul Seixas) e Led III (Led Zepelin Cover)

Local: Praça do Expedicionário (Eemza)



22/09 (domingo)

9h - Balonismo

Local: Praça Acrísio



23/09 (segunda-feira)

9h – Tour - Jardineira Turística Cultural

Local: Caminhos Drummondianos


13h às 17h30 – Workshop: Técnicas para recepcionistas em meios de hospedagem.

Local: Senac


14h30 – Palestra: Jardins do Vale, com Gildásio Jardim.

Local: Museu de Itabira


16h – Abertura da Exposição Jardins do Vale, de Gildásio Jardim.

Local: Museu de Itabira


18h – Palestra: Atrativos turísticos itabiranos, com a turismóloga Elaine Diniz

Local: Sala Multimeios UNA


19h – Palestra: Marketing Digital no Turismo

Local: Pousada Quadrado, Ipoema.



24/09 (terça-feira)

9h – Tour - Jardineira Turística Cultural

Local: Caminhos Drummondianos


12h30 – Palestra: Atrativos turísticos itabiranos, com a turismóloga Elaine Diniz

Local: Auditório da Unifei


13h às 17h30 – Workshop: Técnicas para recepcionistas em meios de hospedagem

Local: Senac 



25/09 (quarta-feira)

9h – Tour - Jardineira Turística Cultural

Local: Caminhos Drummondianos


19h – Formatura Instituto Tecendo Itabira (ITI)

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade



26/09 (quinta-feira)

9h – Tour - Jardineira Turística Cultural

Local: Caminhos Drummondianos


13h às 17h30 – Workshop: Empreendendo no turismo

Local: Senac


20h – Exibição do filme “Eslováquia para o Brasil: Inimigo Confidencial”

Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade



27/09 (sexta-feira)

8h30 – Encontro com Turismo

Local: Casa de Drummond


9h – Tour – Jardineira Turística Cultural

Local: Caminhos Drummondianos


9h30 – Lançamento do Álbum Atrativos Turísticos de Itabira

Local: Museu de Itabira


13h – Workshop: Empreendendo no turismo

Local: Senac


20h – Palestra Magna ao Dia Internacional do Turismo, com o tema “Turismo sustentável e gastronomia nas cidades de Minas”.

Palestrante: Deputado Mauro Tramonte.

Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade


28/09 (sábado)

14h às 18h – Oficina audiovisual Projeto Transmídia, com ator Paulo Betti.

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).


18h – Palestra sobre Agronomia, com o professor da UNA Bruno.

Local: Centro de Tradições de Senhora do Carmo


20h – Monólogo Autobiografia Autorizador, com ator Paulo Betti.

Local: Teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade