A Associação Ocupacional e Assistencial das Pessoas com Deficiência de Itabira (Aoadi) apresentou à comunidade a primeira turma da Escola de Braille e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que está vinculada à entidade. O prefeito Damon Lázaro de Sena esteve presente no evento que aconteceu na noite de segunda-feira (28), no auditório da Prefeitura. O encontro reuniu associados, familiares, secretários municipais e servidores públicos.
Na abertura, o associado José Afonso Madeira cantou o Hino Nacional, que foi traduzido para a Libras pela professora e intérprete Silvana de Sá Ferreira. Em seguida, alunos da turma de Libras apresentaram a música “Velha Infância”, do grupo Tribalistas. A maioria do grupo é composta por servidores da Prefeitura, visando facilitar o atendimento dos deficientes auditivos nas repartições públicas.
O diretor de Comunicação da Aoadi, Vander Lúcio Faustino, falou sobre a necessidade de se preparar pessoas para atender aos deficientes. “É uma honra trazer uma pequena demonstração de que nossa entidade está crescendo. Ela passa a ser também uma instituição de ensino com a inauguração da primeira sala de Libras e Braille. A associação não é mais uma entidade só de pessoas com deficiência. Precisamos preparar pessoas que não têm deficiência para ajudar as que possuem”.
Vander Faustino citou o apoio da Prefeitura quanto à transferência da sede para local com acessibilidade. Acrescentou ainda que o prefeito preocupa-se com a situação das pessoas com deficiência. “Poucos prefeitos nos chamaram e nos ouviram durante o governo. Às vezes, chamavam nos últimos anos, próximo a campanhas. As propostas que eram enviadas não se efetivavam. Vejo uma barreira que está sendo rompida neste momento: a da atitude, quando o senhor se propõe a nos ouvir”, afirmou, dirigindo-se a Damon Lázaro de Sena.
Em seguida, o Chefe do Executivo municipal destacou que a Prefeitura é parceira da Aoadi. Enfatizou também a importância de se desenvolver um trabalho conjunto para que os resultados possam surgir. “As pessoas que têm interesse devem provocar, fazer com que as coisas aconteçam”, afirmou.
Damon Lázaro de Sena anunciou que, na próxima Exposição Agropecuária e Industrial de Itabira (Expoita), parte do lucro que for obtido será destinada à Aoadi. “Sei que às vezes é uma gota de água em relação ao tamanho da necessidade de vocês, mas o governo propõe-se a discutir os problemas para ajudar naquilo que tem condições”.
O prefeito garantiu que o Município está trabalhando para promover inclusão social e dignidade às pessoas. “Com certeza, o dinheiro público é fruto do imposto que pagamos e esse dinheiro tem que retornar em qualidade de vida à população”, finalizou.
A Escola de Braille e Libras funciona em uma das salas da Aoadi, instalada na rua Major Paulo, nº 17, Penha. Mais informações pelo telefone (31) 3834-6098.