Banner 728x90

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

15 dias depois da noite de “Natal da Morte” com 5 vítimas fatais– Pós-virada do “Ano Novo”! Ribeirão da Onça é atingido novamente pelas chuvas que resultou mais uma vitima fatal em Barra Alegre, na “Cidade da Morte”


Com 3 dias de busca e regate - Warley Rocha é encontrado morto em Antônio Dias

           

Desde a primeira tragédia que ocrreu na Vila Carvalho, agora foi a vez do Distrito de Barra Alegre de fazer a 5ª vítima na tragédia, após a  primeira tragédia que ocorreu no feriado de natal em Antônio  Dias  (Foto/Acom/Cedec-Mg)

Antônio Dias/Mg - Depois de acontecer primeira tragédia no município de Antônio Dias durante a noite de natal que ocorreu por volta das 22:00 hs, da noite, de sábado (24) para o domingo (25) de dezembro do ano passado, na Vila Carvalho que não era considerada uma área de risco há mais de décadas no local, dentro das conformidades dos estudos geográficos. Onde as comunidades de: Oncinha, Balé, Japão, Madureira, Japão Montanha, Santa Mara, Lavra, Porteira Grande, Bomba e Ribeirão do Onça; totalizando 10 comunidades que foram atingidas pelas fortes pancadas chuvas na localidade da Vila Carvalho, sendo que um dos 7 carros dos moradores desta localidade ficaram totalmente perdidos e soterrados durante o desabamento e o deslizamento das terras do barranco que formou o talude que foram provocados pelas enxurradas e pelas fortes pancadas de chuvas em pleno o feriado de natal, de forma muito trágica para os familiares, parentes, amigos e entes queridos no momento de dor, angustia, tristeza e desespero a todo o momento durante a triste comemoração natalina.

As irmãs Marly Custódia e Aparecida de Fátima, e Bruna de  Paula
foram encontradas mortas nos escombros no feriado de domingo
no natal do dia seguinte durante  a tragédia em Antônio Dias
(Foto/Arquivo Pessoal/ Divulgação)
Os moradores da Vila Carvalho entraram em momentos de angústia, de pânico, de tensão e desespero durante as fortes pancadas de chuvas em pleno o período chuvoso no final deste ano. As chuvas atingiram “84,4 Milímetros” para causar todos esses danos e os estragos durante as enxurradas e o deslizamento de terras destes barrancos na Vila Carvalho, em pleno o feriado de natal que resultou 4 mortes fatais no momento. Onde as chuvas duraram cerca de duas horas direto, e com o término por volta das 0:00 hs (meia-noite), sendo que o Corpo de Bombeiros foi acionado 40 minutos depois do fato ocorrido durante a tragédia na Vila Carvalho, em Antônio Dias.

Além das mortes de Marly Custódia dos Santos, de 51 anos; e a irmã Aparecida de Fátima Rodrigues, de 54 anos (foram encontradas mortas por volta das 6 horas, da manhã, deste domingo -25-); e a Bruna Santiago de Paula, de 19 anos (que foi encontrada morta por volta das 6 horas, da manhã, desta segunda-feira -26-). Que morreram soterradas e encontradas em óbito por volta das 6 horas da manhã em datas sequentes do dia seguinte, no final do ano passado. E elas foram soterradas e retiradas do local dos escombros já em óbito durante o feriado de natal para manhã desta segunda-feira (26), sendo que estas três mulheres foram encontradas mortas e soterradas na Vila Carvalho, em seguida, elas foram veladas e enterradas em mesmo dia no cemitério, da cidade de Antônio Dias, do ano passado.

Corpo de Luan Rodrigues foi encontrado morto e sem vida na
barragem Severo, da usina hidroelétrica Carvalho de Sá
(Foto/Acom/CBMG/Arquivo Pessoal/ Divulgação)
 
A Marly Custódia e Aparecida Rodrigues são tias, e a Bruna de Paula era namorada do primo do Luan Rodrigues, de 12 anos, que também foi arrastado pelas fortes pancadas de chuvas em pleno deslizamento dos barrancos no momento em que ele estava em comemoração natalina juntamente com as suas tias em clima de descontração natalina naquele momento. Onde o Luan Rodrigues morreu soterrado e arrastado pelas lamas durante o deslizamento das terras dos barrancos que foram afetados pelas fortes pancadas de chuvas na Vila Carvalho, em seguida, ele foi soterrado e arrastado pelas margens do Rio Piracicaba até chegar a barragem da hidroelétrica de Sá Carvalho durante o período chuvoso, em Antônio Dias. Onde o Luan Rodrigues socorreu o seu Pai, em seguida, ele foi levado e arrastado durante o deslizamento e o soterramento de terras que foram causadas pelas fortes pancadas de chuvas durante o período chuvoso e o período natalino. Após 5  dias de trabalho de busca, por volta das 6:3o hs, da manhã, foi localizado o corpo de Luan Rodrigues, de 12 anos, na barragem do Severo, da usina hidroelétrica de Sá Carvalho, na manhã desta quinta-feira (29) de dezembro, do ano passado.

Tenente-coronel, Carlos Eduardo foi responsável pelos trabalhos do resgate
do corpo do Warley da Rocha, de 25 anos, nesta 
a tragédia de Antônio Dias 
que aconteceu pela segunda vez consecutiva no princípio deste ano 
(Foto/Lucas Prates/Jornal Hoje em Dia/Arquivo/ Divulgação)
Durante os trabalhos de busca e resgate que durou cinco dias, onde o Luan Rodrigues foi encontrado morto dentro da barragem durante os cinco dias de busca e resgate, após ser vitima da tragédia de Antônio Dias durante as comemorações natalinas com os seus familiares, parentes e amigos. Onde o Superintendente de Gestão de Desastres da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes; sargento Breno, do Corpo de Bombeiros; vereador Eliezer Damasceno de Miranda (PSD); foram comunicados pelo funcionário da “UHE Sá Carvalho”, Hailton Felício dos Santos sobre o paradeiro do corpo de Luan Rodrigues que foi encontrado boiando no Rio Piracicaba e já sem vida, sendo que as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual e Municipal estavam a caminho de Antônio Dias, e foram diretamente a barragem do Severo para fazer o trabalho de resgate da retirada do corpo de Luan Rodrigues que foi encontrado morto por volta das 7:00 hs, da manhã, no local, restando três dias para as vésperas da virada do ano para o “Réveillon 2022”, do ano passado. A festa tradicional “Reveillon 2023 Antônio Dias” que acontece anualmente na virada do ano, foi cancelada naquele momento por causa desta tragédia que ocorreu na noite natalina, em Antônio Dias.

Warley da  Rocha, de 25 anos, foi encontrado morto no Rio Piracicaba
(Foto/Arquivo Pessoal/ Divulgação)
Quinze dias após a primeira tragédia na Vila Carvalho, em Antônio Dias, que resultou 4 mortes fatais durante o período natalino durante a virada da véspera de natal para o feriado natalino do dia seguinte. Entre o intervalo de dezembro para janeiro depois de 15 dias do fato ocorrido durante a primeira tragédia de Antônio Dias que aconteceu na Vila Carvalho durante confraternização natalina entre os familiares em dezembro do ano passado. Agora foi à vez do distrito de Barra Alegre de ser afetado pelas fortes pancadas de chuvas que atingiu cerca de 150 milímetros de água nesta semana. Em contrapartida da comunidade da zona rural de Ribeirão da Onça que também foi afetado novamente pelas fortes pancadas de chuvas pela segunda vez consecutiva que chegou a atingir “150 milímetros” de água, sendo que primeira tragédia de Antônio Dias, as chuvas chegou a atingir “84,4 Milímetros” que causou todos os danos e  estragos durante as enxurradas e o deslizamento de terras dos barrancos na Vila Carvalho, durante a noite do feriado de natal que resultou 4 mortes fatais no momento, e resultou na diferença maior de “65,6 milímetros”.

Na divisa com Timóteo-Mg, Corpo do Warley da  Rocha foi
encontrado morto e boiando no Rio Piracicaba 
(Foto/Acom/CBMMG/Arquivo Pessoal/ Divulgação)

Além das comunidades de: Oncinha, Balé, Japão, Madureira, Japão Montanha, Santa Mara, Lavra, Porteira Grande, Bomba e Ribeirão do Onça; totalizando 10 comunidades que foram atingidas pelas fortes pancadas chuvas na localidade da Vila Carvalho. Com a inclusão de Barra Alegre, totalizando 11 comunidades nestes locais que foram afetadas pelas fortes pancadas de chuvas desde a tragédia que ocorreu no ano passado, em Antônio dias, em plena noite de natal que resultou 4 mortes fatais naquele momento de; pânico, tensão, dor, angustia, tristeza e desespero; para os familiares, parentes, amigos e entes queridos durante as fortes pancadas de chuvas, e em pleno o período chuvoso que ocorreu durante a noite natalina da tragédia de Antônio Dias a todo o momento, sendo que o Barra Alegre também foi afetada pelas fortes pancadas de chuvas na madrugada deste domingo (08). Onde o Warley Alves da Rocha, de 25 anos, que desapareceu após ser levado pelas águas, e após ter a sua casa invadida durante o desabamento e o alagamento que foram causadas pelas fortes enchentes juntamente com os seus pais que já são idosos e com as idades mais do que avançadas no momento. Onde ocorreu o transbordamento de água do Ribeirão Córrego da Onça, sendo que o Warley da Rocha foi deslocado pelo Rio Piracicaba nas proximidades de Timóteo-Mg, e encontrado morto na terça-feira (10).

Após ter recebido as ligações telefônicas da população desta localidade através do 193, por volta das 17 horas, da tarde, depois de 3 dias de busca sobre o paradeiro do Warley da Rocha, após ser levado pelas águas da correnteza do Córrego da Onça, sendo que o corpo foi localizado e identificado pelo Corpo de Bombeiros no Rio Piracicaba por volta das 18:50 hs, da noite. O corpo do Warley Rocha foi visualizado por uma guarnição do Corpo de Bombeiros que fica situada na Ponte Velha, onde interligam aos municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano-Mg, sendo que no momento em que foi acionado prontamente os militares da embarcação no local para fazer os devidos trabalhos de busca e resgate que durou cerca de 3 dias depois desta segunda tragédia ocorrida, totalizando 5 mortos desde a tragédia que aconteceu durante a tragédia da Vila Carvalho, em Antônio Dias.


Linha do tempo da segunda tragédia em “Antônio Dias” que foi provocada pelas fortes pancadas de chuvas com desmoranamentos e deslizamentos durante as enchentes na madrugada deeste domingo, leia: 


Quinta-feira (29)

Relembre: Para obter mais informações sobre a primeira tragédia da noite de “Natal da Morte”, em Antônio Dias, que é mais conhecido como a “Cidade da Morte”, da zona rural, acese o link e leia:

Com a noite de “Natal da Morte” – Na Zona Rural! Deslizamento de terra e soterramento de residências causa morte e destruição no povoado de Vila Carvalho durante a tragédia em Antônio Dias

Depois de 15 dias de tragédia na Vila Carvalho durante a festa de confraternização natalina entre os familiares no local, Córrego da Onça foi novamente pelas fortes pancadas de chuvas pela segunda vez consecutiva no local, e com a inclusão do distrito de Barra Alegre que também foi afetado pelas fortes pancadas de chuvas durante a madrugada deste domingo (Foto/Acom/Cedec-Mg/Arquivo/ Divulgação)   

Linha do tempo da segunda tragédia em “Antônio Dias” que foi provocada pelas fortes pancadas de chuvas com desmoronamentos e deslizamentos durante as enchentes na madrugada deste domingo, leia: 


Segunda-feira (09)

12:01 - Nova tragédia em Antônio Dias – Com 4 mortes no natal depois de 15 dias! Corpo de Bombeiros prosseguem nas buscas ao homem de 25 anos que foi levado pelas águas do Córrego da Onça

Corpo de Bombeiros trabalham pela busca do Warley da Rocha que
desapareceu depois que aconteceu segunda tragédia de Antônio Dias
pela segunda vez consecutiva durante o princípio deste ano 
(Foto/Acom/CBMMG)
 
Antônio Dias/Mg - Acionados na manhã deste domingo (08) no Povoado da Onça, nº 32, Barra Alegre, em Antônio Dias, em ocorrência de “desabamento e desmoronamento”, após a enchente durante a madrugada deste final de semana. No local, onde ocorreu o transbordamento do Ribeirão Córrego da Onça, sendo que uma casa foi atingida e desabou naquele momento.

Na residência, havia três pessoas, sendo que o Warley Alves da Rocha, de 25 anos, filho de um casal de idosos desapareceu após ser levado pelas águas. Além das buscas por essa vítima, o corpo de bombeiros localizou e encaminhou pelo menos outras duas pessoas ilhadas que foram levadas ao Hospital Márcio Cunha (HMC), de Ipatinga/Mg, ainda na manhã de ontem.

Desde ontem, bombeiros de Coronel Fabriciano/Mg e Ipatinga atuam nas buscas. Ocorrência em andamento.


-19:42 hs, da noite - Buscas interrompidas agora no período noturno em Antônio Dias neste exato momento. Corpo de Bombeiros retomarão os trabalhos amanhã, por volta das 06:30 hs, da manhã.

 

Terça-feira (10)

-09:51 hs, da tarde - Atualização Antônio Dias - Parcial sobre a operação integrada decorrente das intensas chuvas em Barra Alegre

3º dia de atuação no resgate de pessoas ilhadas e desaparecidas, e vistoria em áreas atingidas e mitigação de danos

Tenente-coronel, Carlos Eduardo, da Defesa Civil Estadual, foi responsável pelos devidos trabalhos do resgate  do Warley da Rocha, de 25 anos, na tragédia de Antônio Dias que aconteceu pela segunda vez consecutiva, e acompanhou de perto todos os trabalhos do Copo de Bombeiros para fazer os trabalhos de resgate deste jovem que desapareceu (Foto/Acom/CBMMG)  

Antônio Dias/Mg - Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícia Militar (PM) Ambiental e Exército Brasileiro compõe a força tarefa.

Apoio de da Prefeitura com 1 retroescavadeira, além de uma vítima ainda não localizada, um jovem de 25 anos.

3 pessoas ilhadas resgatadas em segurança.

37 pessoas desalojadas e acolhidas na escola de Barra Alegre.

12 pessoas desabrigadas e recolhidas em casas de parentes.

11 imóveis sinistrados (desabamentos parciais e/ou totais). Risco de novos deslizamentos de encostas.

 

Corpo de Bombeiros prepara os barcos para fazer os trabalhos de localização
para fazer o resgate do Warley da Rocha, de 25 anos, no local da tragédia
em Antônio Dias (Foto/Acom/CBMMG) 
Ações planejadas para hoje

1) Continuação das buscas por embarcação no Rio Piracicaba

2) Realização de buscas a pé às margens dos cursos d'água

3) Abertura de via para acesso terrestre a comunidades isoladas utilizando máquinas pesadas

4) Suprimento de água e alimentos para famílias atingidas.

5) Remoção dos escombros da residência onde residia a vítima desaparecida.

A previsão do tempo indica céu nublado e Chuvas de 35mm. As comunidades de Fazenda dos Assis, Oncinha e Baixada do Vale seguem isoladas por vias terrestres. Pode haver um possível apoio do Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (COMAVE) para sobrevôo na região, partindo de Jaguaraçú/Mg, afim de levantamento de danos e ajuda humanitárias nas localidades que seguem isoladas.

O Posto de Comando está instalado no Sítio do Jair, localizado na Rua Antônio de Andrade, 32, Barra Alegre, Antônio Dias - 19°37’17”S, 42°47’04”W.


-19:00 hs, da noite - Pós-“Réveillon 2022”– Prefeito e vice-prefeito de Antônio Dias e Defesa Civil Municipal e demais autoridades faz os balanços e os desdobramentos da segunda tragédia do distrito de Barra Alegre que ocorreu na cidade  

Élcio de Almeida e Benedito de Lima faz balanços durante  a 'live' com as autoridades (Foto/Facebook/Reprodução/Halesi Carvalho/Divulgação)
Antõnio Dias/Mg– Em seu pronunciamento e “live” pelas redes sociais, o vice-prefeito de Antônio Dias, Élcio de Almeida Ataíde “Elcinho” (MDB) iniciou o seu pronunciamento nesta terça-feira (10) para fazer todos os devidos balanços da tragédia do distrito de Barra Alegre, em Antônio Dias, que ocorreu por volta das 22:00 hs, da noite deste sábado (07) para o domingo (08), onde o Warley Alves da Rocha, de 25 anos, que desapareceu após ser levado pelas águas da correnteza durante o trágico período chuvoso, e após ter a sua casa invadida durante o desabamento e o alagamento que foram causadas pelas fortes enchentes juntamente com os seus pais que já são idosos e com as idades mais do que avançadas no momento.

Élcio de Almeida afirmou que existe 12 desalojados, 37 pessoas desabrigadas, 5 casas destruídas e 3 casas parcialmente destruídas. “Pessoal, vão fazer então agora um balanço rápido daqui da situação [do Distrito] de Barra Alegre, e nós temos várias pessoas desabrigadas e desalojadas, os números que eu tenho aqui de até a tarde de hoje [...] É interessante [ prefeito Benedito Assis de Lima] ‘O   Ditinho’ [–PSD-] por quê aonde a água não entrou, as casas que ficava no alto do lado do córrego [da Onça]. O córrego [da Onça] veio e bateu naquele barranco, e acabou quebrando muito barranco próximas as casas, e as casas hoje correm muito perigo também. Então, as pessoas estão muito dentro da escola”, disse o vice-prefeito.          

Nas divisas com Timóteo-Mg, Warley da  Rocha, de 25 anos,
foi encontrado morto no Rio Piracicaba

(Foto/Arquivo Pessoal/ Divulgação)
Quinze dias após a primeira tragédia na Vila Carvalho, em Antônio Dias, que resultou 4 mortes fatais durante a virada da véspera de natal para o feriado natalino do dia seguinte, totalizando 5 mortes fatais com o Warley da Rocha, no distrito de Barra Alegre. Entre o intervalo de dezembro para janeiro depois de 15 dias do fato ocorrido, após a virada do ano novo durante a primeira tragédia de Antônio Dias que aconteceu na Vila Carvalho, em plena a confraternização natalina entre os familiares em dezembro do ano passado. Agora foi à vez do distrito de Barra Alegre que foi afetado pelas fortes pancadas de chuvas que atingiu cerca de “150 milímetros” de água nesta semana. Que resultou com a morte do Warley da Rocha, de 25 anos, foi a 5ª vítima da tragédia de Antônio Dias, que foi encontrado morto por volta das 18:30 hs, da noite, no Rio Piracicaba que faz as divisas com o município de Timóteo-Mg, na região Vale do Aço.

“E [o distrito de] Barra Alegre tivemos essa tragédia com destruição de casas, danos às moradias, barros nas casas. Uma vítima que ainda está desaparecida, e nós tivemos uma informação que de um corpo [da 5ª vítima da tragédia de Antônio Dias, Warley Alves da Rocha, de 25 anos] que pode ter sido localizado no Rio Piracicaba, em [Coronel] Fabriciano [-Mg-] ainda está para se ver a identidade deste corpo que foi localizado lá [no Rio Piracicaba]. Mas, dias difíceis para todos nós aqui [em Antônio Dias –Mg-] e dessa administração. Então, a gente vai passar um pouquinho do que a gente tem feito, e das ações em que a prefeitura [Municipal de Antônio Dias –PMAD-] tem feito juntamente com os nossos vereadores e juntamente com a Defesa Civil [estadual e municipal]. Os parceiros também, é importante a gente falar que tem sido parceiro do município nesses momentos difíceis, e nós vamos poder falar um pouquinho para cada comunidade a situação de cada local. O que a gente pode estar fazendo pra poder estar ajudando”, adiantou o vice-prefeito.        

Onde o Warley da Rocha, de 25 anos, que desapareceu após ser levado pelas águas da correnteza durante o trágico período chuvoso, e após ter a sua casa invadida durante o desabamento e o alagamento que foram causadas pelas fortes enchentes juntamente com os seus pais que já são idosos no momento. Onde ocorreu o transbordamento de água do Ribeirão Córrego da Onça, sendo que o Warley da Rocha foi deslocado pelo Rio Piracicaba nas proximidades de Timóteo-Mg, e encontrado morto na terça-feira (10). Após ter recebido as ligações telefônicas da população desta localidade através do 193, por volta das 17 horas, da tarde, depois de 3 dias de busca sobre o paradeiro do Warley da Rocha, após ser levado pelas águas da correnteza do Córrego da Onça, sendo que o corpo foi localizado e identificado pelo Corpo de Bombeiros no Rio Piracicaba por volta das 18:50 hs, da noite.

“E agora já de 2023 no mês janeiro, estamos sofrendo mais uma vez um baque muito grande na região do [distrito] de Barra Alegre que também foi estendido para todo o município. Nós temos vários pontos de estradas interrompidas. Mas, [o distrito de Barra Alegre] está no cenário de guerra, é um cenário desolador o que a gente tem encontrado lá. Então, dá muita tristeza, mas, nós estamos aqui [em Antônio Dias –Mg-] como representante e como ser humano pra gente desempenhar o melhor para a comunidade. Quero pedir a Deus que conforte todas as famílias que perderam todos os seus familiares, que perderam todos os seus amigos nessas duas tragédias [que ocorreram em Antônio Dias-Mg-]. Que Deus conforte todos vocês, mas, também que Deus continue nos dando força para a gente poder reerguer a nossa cidade. Eu sei que não é fácil, e como disse, vários pontos da cidade ainda estão obstruídos”, lamentou o prefeito.

O prefeito de Antônio dias, “Ditinho” e o vice-prefeito “Elcinho”
faz os balanços da tragédia do distrito de Barra Alegre  durante
a 'live' (Foto/Bruna Lage/Diário do Aço/Divulgação) 
A 5ª vítima da tragédia - Os trabalhos de busca e resgate para localização e identificação do corpo de Warley da Rocha, de 25 anos, foram confirmados pelo prefeito de Antônio Dias, Benedito Assis de Lima ‘O   Ditinho’ (PSD), e pela assessora de comunicação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), tenente Nathalia Monteiro no momento em que o corpo Warley da Rocha foi encontrado morto e boiando pelo Rio Piracicaba nas margens de Timóteo neste momento. “O corpo de bombeiros junto com a defesa civil [estadual e municipal] está fazendo a busca lá pela vítima que se encontra desaparecida [no Rio Piracicaba], surgiu uma informação que foi encontrado o corpo na região de Coronel Fabriciano [-Mg-]. A gente aguarda a confirmação para que dê um alívio também para a família de saber que encontrou essa pessoa. E a gente sabe que é triste, e não é o que a gente queria. Mas, nós temos que chegar a um ponto final e encontrar essa vítima [...] Informação que chega aqui que o corpo [do Warley Alves da Rocha, de 25 anos] foi encontrado, é realmente da vítima [do Distrito] de Barra Alegre. Notícia triste, mas, também como eu já disse aqui [na ‘live’] é um ponto final nas buscas. Então, fica aí a nossa lamentação pela confirmação de mais uma pessoa que perdeu a vida durante essas duas tragédias”, lamentou o prefeito.

Na divisa com Timóteo-Mg, Corpo do Warley da  Rocha foi
encontrado boiando morto e boiando pelo  Rio Piracicaba 
(Foto/Acom/CBMMG/Arquivo Pessoal/ Divulgação)
O
corpo do Warley Rocha foi visualizado por uma guarnição do Corpo de Bombeiros que fica situada na Ponte Velha, onde interligam aos municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano-Mg, sendo que no momento em que foi acionado prontamente os militares da embarcação no local para fazer todos os devidos trabalhos de busca e resgate que durou cerca de 3 dias depois desta segunda tragédia ocorrida, totalizando 5 mortos desde a tragédia que aconteceu na Vila Carvalho, em Antônio Dias.  O secretário de saúde, Daniel Miranda, ele ainda afirmou que fez o resgate de um sobrevivente da tragédia do distrito de Barra Alegre, do qual o sobrevivente ele teve uma fratura do membro esquerdo no local. “E trouxemos este senhor a qual ele na chapada especial, e este senhor cortando lenha e ele acidentou. Ele teve uma fratura inferior no membro esquerdo, e ele não conseguia perambular. Então, nós fomos acionados através da aeronave, e formos até o local e conseguimos fazer o resgate e encaminhamos para o hospital e para o seu devido socorro. Então, tudo aquilo que o município, em caso a administração municipal juntamente com a defesa civil [estadual e municipal]”, contou o secretário.

Deslizamrnto de terras invadem o Rio Piracicaba durante
a tragédia em Antônio Dias  (Foto/Acom/Cedec-Mg)
Em contrapartida com a comunidade da zona rural de Ribeirão da Onça que também foi afetado novamente pelas fortes pancadas de chuvas pela segunda vez consecutiva que chegou a atingir “150 milímetros” de água, sendo que a primeira tragédia de Antônio Dias, as chuvas chegou a atingir “84,4 Milímetros” que causou todos os danos e estragos durante as enxurradas e o deslizamento de terras dos barrancos na Vila Carvalho, durante a noite do feriado de natal que resultou 4 mortes fatais no momento, e resultou na diferença maior de “65,6 milímetros”. Durante a “live” pelas redes sociais, Élcio de Almeida disse ainda em seu pronunciamento sobre as chuvas que ocorreram durante a madrugada deste final de semana no distrito de Barra Alegre, sendo que as comunidades dos bairros, vilas e distritos sofriam muito mais durante o período chuvoso das gestões passadas.

“Temos muito trabalho pela frente, o que nós pedimos um pouco nesse momento é compreensão, e também um pedido para a nossa equipe [de força-tarefa]; ‘não desanime! Vamos seguir juntos para que a gente consiga dar um passo além dessa adversidade que estamos enfrentando’. Eu falo que as dificuldades elas surgem, mas, nós temos que ter coragem para poder dar o salto acima dessa dificuldade. Então, eu sozinho não consigo vencer, preciso de uma equipe. E eu acho que Deus colocou no meu lado uma equipe que tem respondido a altura os desafios do nosso município, e uma coisa que eu sempre falo que chuva quem manda é Deus. Nós não sabemos fazer chuva, recuperar os estragos, fazer as obras é um desafio para nós. Mas, isso o homem consegue trabalhar pra poder reconstruir. Então, temos que agradecer a Deus pela chuva e rezar muito e unir aqui [em Antônio Dias –Mg-] presente e dar um salto nesse obstáculo”, defendeu o prefeito.      

Prefeito de Antônio Dias, Benedito de Lima e o prefeito
de Santa Maria Reinaldo dos Santos no local da
tragédia (Foto/Acom/PMSMI)


Comunidades afetadas pelas chuvas - De acordo com o Benedito de Lima, as comunidades de: Oncinha, Balé, Japão, Madureira, Japão Montanha, Santa Mara, Lavra, Porteira Grande, Bomba e Ribeirão do Onça; totalizando 10 comunidades que foram atingidas pelas fortes pancadas chuvas na localidade da Vila Carvalho. Com a inclusão de Barra Alegre, totalizando 12 comunidades (dentre bairros e distritos) nestes locais que foram afetadas pelas fortes pancadas de chuvas desde a tragédia que ocorreu desde o ano passado, em Antônio dias, em plena noite de natal que resultou 4 mortes fatais naquele momento de; pânico, tensão, dor, angustia, tristeza e desespero; para os familiares, parentes, amigos e entes queridos durante as fortes pancadas de chuvas, e em pleno o período chuvoso que ocorreu durante a noite natalina da tragédia de Antônio Dias a todo o momento, sendo que o Barra Alegre também foi afetada pelas fortes pancadas de chuvas com a morte de Warley da Costa, de 25 anos, que foi a 5ª vítima fatal da tragédia de Antônio Dias durante a madrugada deste final de semana.

7 Carros arrastados e destruidos juntamente com as 4 casas,
durante o 
deslizamento que resultou 4 mortes fatais,
em Antônio Dias (Foto/Acom/Cedec-Mg) 
“Nós tivemos um montante de chuvas elevadíssimos em toda a Antônio Dias [-Mg-]. Que trouxe transtornos praticamente em todas as comunidades. A gente já é acostumado nos períodos chuvosos, e a gente tem uma comunidade geralmente que sofria mais do que as outras [comunidades] nos anos passados. Dessa vez não, nós tivemos praticamente Antônio Dias [-Mg-] com problemas [...] Então, a situação de [do distrito] de Barra Alegre hoje é essa, amanhã nós estaremos lá de novo firme e forte lá. E lá [no distrito de Barra Alegre] parece cenário de guerra mesmo, e parece que detonou uma bomba lá de tanto foi a devastação que a enxurrada; trazendo  lama, trazendo areia, trazendo árvores; é uma coisa do outro mundo, um tronco enorme que desceu pela água, que vem batendo nas casas, que vem danificando. Então, a situação do povo, mas, o povo pode saber que está junto. A gente não fica aqui em gabinete alvejando e tentando rezar de longe, e estar do lado da população, junto a população, pisando na água, pisando no barro junto com vocês”, defendeu o vice-prefeito.                   

Ainda de acordo com o Benedito de Lima foram disponibilizadas todas as máquinas para a desobstrução das vias no sentido na Fazenda dos Assis, nas regiões do distrito de Barra Alegre, Japão, Porteira Grande e Hematita. Que contou com o total apoio do exercito que forneceu a escavadeira para fazer toda retirada dos destroços durante a desobstrução da estrada para obter o total acesso a escola, onde os moradores que perderam as suas casas durante as enchentes estão alojados na escola da zona rural neste momento, sendo que os moradores foram atingidos pelas chuvas durante o período chuvoso que ocorreu no distrito de Barra Alegre. Com a inclusão dos caminhões, patrol e retroescavadeira que foram disponibilizados pela Prefeitura para possibilidade de poder acessar no período mais curto até chegar ao final do distrito de Barra Alegre nesta contrapartida.

Prefeito de Santa Maria, Reinaldo dos Santos comparece
ao local da tragédia, em Antônio Dias (Foto/Acom/PMSMI)
“O trabalho está intenso aonde a gente já tem estrada desobstruída parcialmente, e amanhã já estamos preparando uma equipe para poder entrar aqui na estrada do Manso. Aonde eu não consegui acessar com máquinas e nós vamos acessar com homens. Já também agradecer aos moradores voluntários da região de manso e Fazenda dos Assis que vem desempenhando um papel de guerreiros auxiliando o trabalho das nossas máquinas, e já preparando os nossos cortes de árvores. Então, é com essa união e com essa força que nós temos que desdobrar mais ainda [...] Na eminência de no período mais curto, a gente conseguir acessar ate o final da [do distrito de] Barra Alegre. Nós temos que chegar ainda na comunidade de Oncinha e fazer os acessos dentro daquele trajeto. Mas, a gente sabe que tem muita dificuldade pela frente. Mas, passo a passo e com a força da equipe e da população lá que está engajado e nos passando as informações dos pontos mais críticos, os trabalhos tenham avançado alí”, anunciou o prefeito.           

Tenente-coronel, Carlos Eduardo, da Defesa Civil Estadual,
 e Corpo de Bombeiros foram responsáveis pelos devidos
trabalhos do resgate  do Warley da Rocha, de 25 anos, n
a tragédia
de Antônio Dias 
que ocorreu pela segunda vez consecutiva
(Foto/Acom/CBMMG)
  

Já a coordenadora da Defesa Civil Municipal, secretária de ação social, Mauricéia Aparecida, ela afirmou que a autarquia está sempre atuante desde que foi comunicado sobre a primeira tragédia que ocorreu na Vila Carvalho, em Antônio Dias. Ainda a Defesa Civil Municipal conta com o total apoio do Gabinete de Crise, da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Polícia Ambiental, Polícia Civil (PC) desde que se instalou a primeira tragédia que ocorreu na Vila Carvalho, em Antônio Dias. Onde foi cedido o espaço da casa para garantir todas as instalações do Gabinete de Crise, no distrito de Barra Alegre. “Estamos todos juntos e unidos, e acabamos fazendo a nossa base, e lá na [no distrito de] Barra Alegre é uma casa da senhora servida, e o esposo dela também que cedeu o espaço para a gente. O nosso gabinete [de crise] está lá, e a gente está reunido lá para a gente está fazendo as ações que se fazem necessárias. A defesa civil [estadual e municipal] juntamente com todos os membros que são vários, e eu não vou citar os nomes de todos para eu não esquecer. Por quê tem uns voluntários e que a defesa civil [estadual e municipal] ela não é só composta por nós que somos nomeados não, a defesa civil [estadual e municipal] somos todos nós”, destacou a coordenadora.                   

Casas foram destruídas pelos deslizmentos de taludes durante
 a primeiratragédia de Antônio Dias  (Foto/Acom/Cedec-Mg)
Para o secretário de saúde, Daniel Miranda, ele afirmou que foi um trabalho muito árduo e cansativo durante o seu pronunciamento pela “live”, de forma muito intensa durante as tragédias da Vila Carvalho e do distrito de Barra Alegre, em Antônio Dias. Onde foram feitos todos os trabalhos de busca e resgate de helicóptero que foram disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros para dar todo o aporte para os familiares das vitimas desta tragédia em todas as 11 comunidades que foram afetadas pelas fortes pancadas de chuvas nestas duas tragédias, sendo que foram feitas todas as buscas diárias das vitimas sobreviventes e das 5 vítimas com mortes fatais destas duas tragédias que ocorreram em Antônio Dias no momento. Daniel Miranda ainda afirmou que foram feitas todas as distribuições das doações de; 10 cestas básicas, na comunidade da Fazenda dos Assis; 15 cestas básicas, na Oncinha; 06 cestas básicas, na Santa Marta; juntamente com a Defesa Civil Estadual e Municipal. 

Defesa Civil Estadual e Corpo de B0mbeiros acompanharam
de perto as duas tragédias da Vila Carvalho e do distrito
de Barra Alegre que ocorreram consecutivamente,
em Antõnio Dias  (Foto/Acom/CBMMG)
“Como bem foi falado, os dias tem sido trabalhosos e os dias tem sido difíceis. Mas, Deus tem dado sabedoria aos nossos administradores, ao nosso prefeito [Benedito Assis de Lima ‘O   Ditinho’ –PSD-] e vice-prefeito [Élcio de Almeida Ataíde ‘Elcinho’ –MDB-] , e a câmara dos vereadores [Câmara Municipal de Antônio Dias –CMAD-]. E o trabalho tem sido muito intenso bem como foi falado começamos no dia [no domingo -] 25 [-, do ano passado], bem aqui na Vila Carvalho, e agora tivemos esse episódio triste na região do [distrito de] Barra Alegre. Estamos trabalhando incessantemente, e como foi falado todas as equipes da administração e todas as secretarias empenhadas. O órgãos do governo [estadual e municipal] como foi falado [...] Então, todos eles estão dando apoio para a gente conseguir atender as pessoas da melhor maneira possível, sabemos que não é somente o [distrito de] Barra Alegre. Sabemos que essa última chuva danificou as estradas em todo o nosso território. Hoje, nós realizamos o trabalho com as comunidades que estão totalmente ilhadas [no distrito de Barra Alegre]”, destacou o secretário.  

De for muito incansável, Corpo de Bombeiros trabalaham
 pela busca do Warley da Rocha, de 25 anos
(Foto/Acom/CBMMG)
No final de seu pronunciamento pela “live” através das redes sociais, Daniel Miranda ainda falou sobre a importância das vidas humanas que foram salvas e regatadas durante todos os trabalhos de busca e de localização que foram feitos pelo Corpo de Bombeiros e pela defesa civil estadual e municipal. De forma muito lamentável, Daniel Miranda falou destas 5 vitimas que resultaram em mortes fatais e foram ceifadas durante as tragédias da Vila Carvalho e do distrito de Barra Alegre, em Antônio Dias, nos momentos; de dores, de angústia, de tristeza, de tensão, de pânico, de desespero; para os familiares, parentes, amigos e entres queridos nesses momentos mais difíceis quando se perde um alguém e esse alguém nestas duas tragédias que ocorreram desde o feriado de natal para o principio do ano, em Antônio Dias neste momento.

“O que a gente pode fazer nós temos feito para a nossa comunidade. Nós temos dado esse aporte especial para o [distrito de] Barra Alegre por quê como foi dito; ‘teve vida que foi ceifada’. Isto, o nosso objetivo é salvar vidas, o objetivo nosso principal é esse. Então, é por isso que nós temos investido nesse momento de ter instalado o gabinete  de crise nessa comunidade para que a gente possa gerir todas as ações da defesa civil [estadual e municipal] e pra todas as demais regiões do nosso município. Todos os voluntários e as pessoas da comunidade tem nos ajudado, e isto é muito importante por quê nós precisamos do apoio de todos, e nós precisamos da compreensão de todos pra gente poder fazer o melhor para nós. Como o [prefeito Benedito Assis de Lima] ‘O   Ditinho’ [–PSD-] sempre falou; ‘nós somos daqui [de Antônio Dias –Mg-] e queremos o melhor para a nossa terra, e nós queremos o melhor para o nosso município. É por isso, a defesa civil [estadual e] municipal, ela tem trabalhado tanto intensamente nesses dias para a gente prestar o melhor apoio para a nossa população”, concluiu o secretário. 

Prefeituras da região, agentes empreendedores e empresas deram
todo o suporte na retiradas de lamas durante os trabalhos de
desobstrução das vias, em Antônio Dias (Foto/Acom/CBMMG)
Apoio das Prefeituras e empresas - Com o apoio dos demais agentes empreendedores e empresas como; Celulose Nipo-Brasileira S/A (Cenibra), Brasil Exploração Mineral S/A (Bemisa), Empresa Construtora Brasil (ECB), Progeo Engenharia, Mineração Positiva, Prosprer Mineração, Florestal Bioflor, BVT Locação e Transportes; e também com o apoio das prefeituras de Santa Maria de Itabira, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Belo Oriente que deram todo o maior suporte desde a primeira tragédia que ocorreu na Vila Carvalho, em Antônio dias. Que são municípios de origem que se posicionaram rapidamente para fazer todos os devidos trabalhos das retiradas dos destroços durante a desobstrução das vias de acesso através das máquinas e caminhões.

Para facilitar todos os devidos trabalhos de busca, de localização e de resgate da Defesa Civil Municipal e Estadual, e do Corpo de Bombeiros durante os trabalhos de identificação dos corpos para serem entregues aos familiares e das vitimas que foram atingidos durante a tragédia da Vila Carvalho, e do Distrito de Barra Alegre, de Antônio Dias, para serem feitos todos os trabalhos de autópsia, e ser velado e sepultado no cemitério, em Antônio Dias, no momento. Com a inclusão do acesso das máquinas e do corte de árvores para chegar até o Alto Caxambu que faz as divisas com a Fazenda do Chavasco, e com o Morro da Maritaca que já estava com bastante lamas depois da tragédia que ocorreu no distrito de Barra Alegre, em Antônio Dias.

Vila Carvalho causou osbtrução na via durante a
tragédia de Antônio Dias (Foto/Acom/Cedec-Mg)
“Pra gente poder executar alí, é menos um problema, é menos 1 morro que vai ter problema. Enfrentamos muito problema logo que fizemos a pavimentação, agora vem esse período de chuva tivemos algum problema tivemos, mas, ele está passando. Então, aonde a gente fez uma atuação já melhorou um pouco o acesso as comunidades, e então tem muita obra a ser realizada. Vamos tem dar uma parada para refazer aquilo que foi destruído, e a gente sabe que na estrada da bomba [, da Vila Carvalho] tem muita correção para ser feita. Tem um dano de uma proporção pela tragédia, a gente teve que colocar quase que zero. Mas, a gente teve que reparar, a sarjeta, meio fio é alguma parte do asfalto que foi danificada. Mas, isso ai Deus vai nos dar as forças e nós vamos continuar nas buscas de parcerias com os nossos deputados para que a gente consegue recursos [dos governos estadual e federal]”, destacou o prefeito.   

Defesa Civil Estadual acompanhou de perto todos os trabalhos de sua
equipe e do Corpo de Bombeiros durante a segunda tragédia do distrito
de Barra Alegre que ocorreu consecutivamente, em Antõnio Dias 
(Foto/Acom/CBMMG)
Além da tragédia que ocorreu na Vila Carvalho, juntamente com as comunidades de: Oncinha, Balé, Japão, Madureira, Japão Montanha (1 máquina), Santa Mara, Lavra, Porteira Grande, Bomba e Ribeirão do Onça; totalizando 10 comunidades e bairro, totalizando 11 localidades, em Antônio Dias. Incluindo, a tragédia que ocorreu no distrito de Barra Alegre que afetaram todas as comunidades; Fazenda dos Assis, Manso, Morro do Hebe, Morro da Maritaca, Mãe D’agua, Mário Capitão, Alto Caxambu, Fazenda do Chavasco, Torra, Colonha, Madureira, Santa Cruz, Chapada, Morro da Velha, Alto Santa Marta (1 máquina),  São Joaquim da Bucanha, Barreiro, Bonfim, Morro do Oeste, Morro da Bomba, Morro da Prainha, Morro do Clemente, Bom Retiro, Retiro, Machado, Biboca, Poço São José da Barrinha, Clemente, Morro da Cutica, Morro do Mar Capitão, Estrada da Bomba, Passo Grande, Serra Verde, Cruzeiro, Gangorreia, Alípio José de Barros, Boa Vista, Ponte do Marçal, Barrinha, Roberto de Castro, Marçal, Minas Gerais e Centro; e também na barragem do Severo, da usina hidroelétrica de Sá Carvalho, da empresa UHE Sá Carvalho. Com a inclusão do Morro da Cutica e do Morro do Mar Capitão que terá o processo licitatório para o financiamento das obras de “2,1 mil mts” de pavimentação em licitada. Com 15 pontes destruídas e alguns bueiros danificados nestas comunidades que foram afetadas pelas fortes pancadas de chuvas desde a tragédia da Vila Carvalho ao distrito de Barra Alegre. “Então, nós temos vários pontos que tem um desafio a mais para a gente que é construir essas pontes e recuperar os bueiros, e a nossa equipe vai ter que desdobrar, e ela já vinha se desdobrando”, resumiu o prefeito.

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no distrito de Barra Alegre,
em Antônio Dias (Foto/Acom/CBMMG)  
Onde caiu muita terra durante os deslizamentos dos taludes depois desta segunda tragédia que ocorreu em Antônio Dias, e inclusive, até os postes com as instalações que sustentam e mantém o suporte da rede elétrica para o abastecimento e o consumo de energia para os moradores desta localidade nas regiões das zonas rurais, também caíram e foram derrubados pelos deslizamentos de terras durante o período chuvoso. Quando os taludes destas localidades se desmoronaram durante as fortes pancadas de chuvas desde a tragédia que ocorreu na Vila Carvalho, em Antônio Dias, durante a confraternização natalina entre os familiares naquele momento, sendo que foi encaminhado cerca de 20 servidores da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para fazer todos os devidos trabalhos de reparação na recolocação e na reposição dos postes e das novas instalações da rede de energia elétrica que foram destruídas pelas fortes pancadas de chuvas durante as tragédias que ocorreram na Vila Carvalho e Barra Alegre, em Antônio Dias.     

Casas foram destruídas pelas chuvas durante a tragédia no
distrito de Barra Alegre, em Antônio Dias 
(Foto/Acom/CBMMG)    
“São regiões distantes uma da outra, então vai depender de máquinas para que a gente consiga chegar com segurança, e atender as comunidades da forma que realmente precisa. É muito serviço e muita demanda, e a gente não consegue atender todas ao mesmo tempo. Mas, passo a passo e a gente vai vencendo, e a gente sabe que ainda tem uma previsão de chuvas pra o restante dessa semana. Previsão para a próxima semana, de uma desacelerada nas chuvas nos primeiros dias. Então, nós temos que aproveitar bem esse momento pra intensificar mais ainda mais os trabalhos, e não é dizer que eu não estou trabalhando não. Nós estamos trabalhando, só que se der uma firmada no tempo, nós temos que acelerar mais, e intensificar mais para que a gente consiga acessar a todas as comunidades e depois voltar fazendo o retrabalho. Esse retrabalho de cascalhento, de manter uma estrada em melhores condições para a população. E o nosso trabalho de pavimentação vai continuar na fé em 2023, nós vamos desdobrar para que nesse ano de 2023, a gente consiga realizar outros trechos de pavimentação”, disse o prefeito.

Benedito de Lima ainda falou das doações de roupas, alimentos e materiais de limpeza que foram muito satisfatório e positivo por parte da população de Antônio Dias, sendo que os moradores e a população de outras cidades foram muitos solidários e abraçaram a esta causa por estar ajudando todas as famílias, em Antônio Dias. Que foram atingidos pelas fortes pancadas de chuvas durante a tragédia que ocorreu na Vila Carvalho e do distrito de Barra Alegre, em Antônio Dias, nos momentos mais difíceis. Onde os moradores destas localidades perderam as suas casas junto com os seus documentos e com os seus pertences nesta tragédia. “As pessoas perderam de documentos a moradia. Então, isso requer um apoio maior, e a gente sabe que a população nossa ela tem sido muito solidária. Eu acho que a quantidade de donativos que chegou, e em questão de alimentação ela supriu toda a demanda. E para aquelas pessoas que tenham alguma dúvida da aplicação de qualquer donativo. Ele tem muito a liberdade de acessar junto com a nossa equipe por quê nós estamos aqui trabalhando com muita seriedade e com muita firmeza para aplicar cada donativo que chegou aqui para a nossa equipe. Ele será revertido as pessoas que necessitam desse atendimento e desse donativo”, afirmou o prefeito.

Moradores do distrito de Barra Alegre necessitam de materiais
 de contrução para fazer as obras de reparação em suas casas
 depois da tragédia, em Antõnio Dias  (Foto/Acom/CBMMG)
   
Élcio de Lima e Benedito de Lima ainda fizeram o apelo para a população que também vai necessitar de doação de materiais de construção, areia, cimento e diversos itens. Para ajudar a mobiliar as casas durante as obras de reparação nas comunidades de Antônio Dias, onde os moradores destas comunidades (citadas acima) perderam tudo durante o período chuvoso que ocasionou durante a tragédia em Antônio Dias no momento. “Nós não estamos brincando de fazer política, e nós queremos fazer; uma política sadia, uma política pública digna para a nossa população. Eu falo que Deus me deu uma oportunidade de estar aqui [em Antônio Dias -Mg-] como prefeito, e eu não vou desperdiçar esse momento. Deixo mais uma vez o meu pedido a todos da população: ‘Não deixe o nosso governo errar!’. Se perceber algo errado dentro do nosso trabalho: ‘Seja digno comigo!’. Traga o problema para a gente, aonde tiver erro no nosso governo aponte para nós. Que nós queremos fazer; uma política sadia, uma política justa para Antônio Dias [-Mg-]. Essa é a minha missão de eu estar aqui como prefeito”, ponderou o prefeito.                                        

Vice-prefeito Élcio de Almeida (a esq.) e o prefeito
de Antônio Dias Benedito de Lima
(Foto/Wôlmer Ezequiel/Diário do Aço/Divulgação) 
Situação de emergência - Durante o seu pronunciamento pela “live” através das redes sociais, Élcio de Almeida afirmou que a Prefeitura fez o decreto de situação de calamidade pública estadual e federal devido aos danos e aos estragos que foram causados pelas fortes chuvas durante as tragédias da Vila Carvalho e do distrito de Barra Alegre, em Antônio Dias. O decreto de calamidade pública foi totalmente reconhecido pelo governo estadual que foi publicado e decretado no Diário Oficial do Estado (DOE), e pelo governo federal que foi publicado e decretado no Diário Oficial da União (DOU).

“Graças ao trabalho muito técnico e eficaz da nossa equipe [da Prefeitura], da Defesa Civil [municipal, estadual e nacional] que conseguiu lançar em tempo hábil todos os nossos problemas no sistema. E ao nosso decreto que também foi lançado no tempo certo o governo do estado [Romeu Zema Neto –Novo-] já aprovou o nosso decreto a nível estadual, e hoje saiu a aprovação do governo federal, do nosso decreto. Por quê não adianta a cidade decretar emergência, e o [governo do] estado e o governo federal não reconhecer. Que as vezes o prefeito decreta pra tentar burlar um sistema para buscar recursos [dos governos estadual e federal], e se não tiver esse reconhecimento do governo federal. A gente não conseguir recursos por quê a gente precisa. Então, é uma conquista nossa e os meus parabéns a todos do sistema que lançaram os dados, e o nosso decreto de emergência é reconhecido pelo governo federal e pelo governo do estado, é o que vai ajudar a gente a pleitear recursos”, esclareceu o vice-prefeito. 

Benedito de Lima e Élcio de Almeida pretende formar uma comissão
para agendar uma visita com o governador de Minas Gerais,
Romeu Zema  para angariar recursos financeiros pós-tragédia, em
Antônio Dias(Foto/Gil Leonardi/Agência Minas/Arquivo/Divulgação)
  
Élcio de Almeida ainda afirmou que ele está se reunindo com o Benedito de Lima para formar uma comissão juntamente com os demais vereadores da Câmara Municipal de Antônio Dias (CMAD) para marcar o encontro com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto (Novo), e se reunir na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte-Mg. Para garantir os recursos para fazer o financiamento das obras de reparação da cidade de Antônio Dias depois da tragédia que ocorreu na Vila Carvalho e no distrito de Barra Alegre durante o período chuvoso. “E para pleitear recursos, ‘ O Ditinho’ hoje me pediu, e hoje a gente está fazendo os contatos até semana que vem. A gente conseguir reunir, viu vereadores [Eliezer Damasceno de Miranda –PSD- e Rodrigo Soares Reis –MDB-], presidente da Câmara [Municipal de Antônio Dias –CMAD-, Gessimar Antero Pereira –PSD-], prefeito [Benedito Assis de Lima ‘O Ditinho’ –PSD-] ‘O Ditinho’ e vice-prefeito [Élcio de Almeida Ataíde ‘Elcinho’ –MDB-]. A gente reunir com o governador [de Minas Gerais] Romeu Zema [Neto –Novo-], em Belo Horizonte [-Mg-]. Para a gente falar da necessidade e da liberação rápida de recursos, e não adianta querer mandar o recurso daqui a 60 dias. Eu sei que tenho uma passagem para fazer amanhã”, anunciou o vice-prefeito.

Já o Benedito de Lima aproveitou o seu pronunciamento na “live”, e deu os parabéns a todos os envolvidos na “força-tarefa” durante a tragédia catastrófica que ocorreu na Vila Carvalho e no distrito de Barra Alegre, em Antônio Dias. Benedito de Lima ainda reforçou a o anuncio do Élcio de Almeida sobre a visita ao governador Romeu Zema, na Cidade Administrativa, de Belo Horizonte. “É o passo a passo do município ter sido feito, eu quero parabenizar o [vice-prefeito Élcio de Almeida Ataíde] ‘Elcinho’  [-MDB-] o vice-prefeito juntamente com os vereadores pela condução desse trabalho. Por quê eu falou que o trabalho ele tem que ser distribuído, e cada um tem a sua função. Então, o [Élcio de Almeida] ‘Elcinho’ com essa missão dessa transmissão de dados pro governo [Romeu Zema] pra que a gente possa captar [os recursos financeiros]. Falar que vamos conseguir, não! O passo nosso é informar e fazer a solicitação. Mas, nós também não vamos ficar de braço cruzado, e aquilo que é competência e que está ao alcance do nosso município. Nós já vamos começar a fazer essa ação imediata, e não resolveremos todos os problemas da primeira ação. Mas, nós vamos passo a passo resolvê-los”, concluiu o prefeito.               



Quarta-feira (11)

-10:01 – Busca e salvamento em Antônio Dias – No povoado do Ribeirão do Onça! Corpo do rapaz de 25 anos foi localizado e resgatado morto no Rio Piracicaba pelo Corpo de Bombeiros

Com divisas com Timóteo-Mg, Corpo de Bombeiros localizam o corpo de Warley da Rocha, de 25 anos, no Rio Piracicaba (Foto/Acom/CBMMG) 

Antônio Dias/Mg - Em continuidade as buscas iniciadas desde o domingo (08), da pessoa desaparecida em virtude das chuvas em Antônio Dias, os militares do Corpo de Bombeiro se deslocaram para o município nas primeiras horas da manhã de terça-feira (10).

Corpo de Bombeiros realizam as buscas do copo de Warley da Rocha, 
de 25 anos  (Foto/Acom/CBMMG) 
Ao chegar ao local da tragédia, as guarnições do Corpo de Bombeiros foram divididas em duas equipes. Ficando uma equipe responsável por realizar as buscas pelos escombros da residência atingida e outra por realizar buscas pelo córrego.

As buscas perduravam até por volta das 17 horas desta terça-feira (10), quando foram recebidas ligações telefônicas via 193 informando que testemunhas viram um corpo deslocando pelo Rio Piracicaba, próximo ao município de Timóteo/Mg.

Diante dessas informações, Corpo Bombeiros de Ipatinga-Mg e Timóteo foi acionado para realizar as buscas pelo Rio Piracicaba, e ficou somente 03 equipes posicionadas em diferentes pontos para aumentar as possibilidades de visualização do corpo. Com outra equipe tripulando um barco com motor de polpa.

Por volta 18h30 hs, da noite, o corpo foi visualizado por uma guarnição de Bombeiros situada na Ponte Velha, que interliga os municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano-Mg. Momento em que foi acionado prontamente os militares da embarcação.

Por volta de 18h50min, da noite, o corpo do Warley Alves da Rocha, de 25 anos, foi resgatado e retirado do Rio Piracicaba, sendo acionado a perícia da Polícia Civil (PC) e os familiares da vítima desaparecida em Antônio Dias. Ao chegarem ao local, parentes do Warley Rocha fizeram o reconhecimento do corpo e confirmaram ser seu familiar, em seguida, a vítima foi encaminhado ao necrotério para fazer os devidos trabalhos de autópsia, e foi conduzido em cortejo fúnebre com carreata entre carros e motos que saiu da Escola Municipal Um Novo Tempo (EMUNT) para ser enterrado e sepultado no Cemitério Jardim da Saudade desta quarta-feira (11) do dia seguinte, em Antônio Dias.


Segunda-feira (13)

-17:21 hs, da tarde – Tragédia na Vila Carvalho e em Barra Alegre - Vice-governador e presidente do Servas percorrem em áreas que foram castigadas pelas chuvas, em Antônio Dias

No Vale do Rio Doce - Autoridades acompanharam o trabalho de ajuda aos moradores da cidade e estiveram com familiares das 5 vítimas que perderam a vida durante o temporal

O Vice-governador de Minas Gerais, Mteus Simões acompanha de perto a tragédia da Vila Carvalho e o distrito de Barra Alegre (Foto/Matheus Fonseca/Agência Minas)

Antônio Dias/Mg - O vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões (Novo), esteve em Antônio Dias durante a tarde desta sexta-feira (13). O município foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas que têm castigado Minas Gerais no final de 2022 e nos primeiros dias deste ano, período em que cinco pessoas morreram na cidade.

Mateus Simões visita o Cláudio Rodrigues que é o pai do adolescente
Luan Rodrigues, de 12 anos que morreu durante o deslizamento do
talude na Vila Carvalho, no feriado de natal, e foi encontrado
morto pelo córrego do Rio Piracicaba, da barragem Severo
(Foto/Matheus Fonseca/Agência Minas)
Acompanhado da esposa, a presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Renault, ele esteve com familiares de duas irmãs e do sobrinho delas, que morreram na noite de Natal após um deslizamento de terra. Além deles, uma jovem de 19 anos que comemorava a data com o namorado na casa da família também perdeu a vida na tragédia.  

Outra vítima das chuvas no município foi um jovem de 25 anos, arrastado pelas águas no último domingo (08), no distrito de Barra Alegre, após o transbordamento do Córrego da Onça. No distrito, 50 residências ficaram inundadas em função das chuvas.

Ao percorrer diversas áreas e conversar com a população, Mateus Simões teve a oportunidade de ver todos os danos e a comunidade amparando os necessitados, além de acompanhar o apoio prestado pela prefeitura, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

“Há danos em diversas áreas e dói ouvir que essas famílias estão em lugares que nunca tinham passado por esse tipo de situação. É preciso ficar muito atento. Não é o momento de baixar a guarda, mas acompanhar a situação meteorológica e obedecer aos avisos da Defesa Civil, assim como às ordens de desocupação e tentar colaborar para que possamos salvar mais vidas”, alertou o vice-governador.   

 

Trabalho

Mateus Simões, e Élcio de Almeida e Benedito de Lima ouve
relatos dos moradores da Vila Carvalho e do distrito de
Barra Alegre que foram atingidos pelas fortes chuvas
(Foto/Matheus Fonseca/Agência Minas)
Segundo o Mateus Simões, foi possível perceber a importância do que foi feito nos últimos anos, com a distribuição dos kits da Defesa Civil, como as viaturas e equipamentos, além de pessoas treinadas para atuar na defesa da população nesse momento de dificuldade.

“As Forças de Segurança e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade [Seinfra] continuarão atuando. Em relação às famílias, o [Serviço Social Autônomo-] Servas dará apoio aos necessitados. Esperamos ajuda da população mineira. A região precisará de muitos cuidados ao longo dos próximos anos”, disse.

Ao todo, foram adquiridos 497 kits no valor de “R$ 163,4 mil” cada unidade, contendo viatura 4x4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos.

 

Servas

Mateus Simões visita os locais da tragédia que foram afetados pelas
fortes chuvas, em Antônio Dias (Foto/Matheus Fonseca/Agência Minas)
  
A presidente do Servas, Christiana Renault, destacou o apoio e doação de materiais para a população, mas frisou que ainda há necessidade de mais contribuição. “A solidariedade se faz presente aqui. Os vizinhos estão ajudando, assim como as pessoas das pequenas comunidades locais. Mas ainda precisamos fazer chegar muita coisa aqui”, afirmou a presidente.

“Precisamos de água, de leite, de insumos para reconstrução. Então precisamos efetivamente criar uma corrente para trazer aquilo que é necessário para quem já perdeu tanto”, complementou a presidente.


Situação de emergência

Desde setembro de 2022, 217 municípios mineiros decretaram situação de emergência em Minas Gerais, como consequência das fortes chuvas, que também provocaram 21 mortes e deixaram mais de 2 mil pessoas desabrigadas e mais de “11 Mil” desalojados.

 

Como ajudar

Mateus simões visita os moradores desabrigados da Vila Carvalho
e do distrito de Barra Alegre(Foto/Matheus Fonseca/Agência Minas)
 
A campanha “SOS Chuvas 2023”, uma parceria entre a filial mineira da Cruz Vermelha e o Serviço Social Autônomo (Servas), tem como objetivo auxiliar a população mais vulnerável em cidades que tiveram ocorrências provocadas pelas chuvas.

Para ajudar com qualquer valor, basta fazer um Pix para a chave pix@cvbmg.org.br. No aplicativo do banco, aparecerá o nome da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais. O dinheiro é transferido direto para a conta da SOS Chuvas.

A quantia vai abastecer os cartões humanitários que serão distribuídos nas cidades atingidas pelas chuvas. Eles têm duas modalidades de crédito: o cartão alimentação, para a compra de alimentos, materiais de limpeza e higiene, e o cartão construção, para adquirir telhas e outros materiais para reparo ou reconstrução de imóveis danificados.

De acordo com a entidade, o cartão dá autonomia para a família decidir o que precisa comprar, movimenta o comércio local - já impactado pela perda de poder aquisitivo dos clientes. Além disso, o custo do envio dos cartões é menor, por não exigir uma logística complexa, e a entrega é mais rápida.

Na edição anterior, foi possível distribuir “5.044 Cartões” que impactaram e deram autonomia a aproximadamente “25 Mil” pessoas.