Contra
acidentes! Educação no trânsito é o tema principal da campanha educativa
Secretário de obras, Ronaldo Lott fala da importância da Semana Nacional de Trânsito (Foto/Rozenilda Lemos) |
Durante a campanha, agentes da transita orientam e educam os
condutores e pedestres (Foto/Rozenilda Lemos)
|
Por
ser um país considerado como a sétima maior economia diante de toda a corrupção
que acontece nesse país. Ainda sabendo que o trânsito é um maior e verdadeiro fenômeno
que mais mata do que homicídios, assassinatos e acerto de contas com os
traficantes de entorpecentes e agiotas. Sabendo que ainda é necessário ter mais
fiscalizações rígidas e severas como principalmente nas rodovias estaduais e
federais na contrapartida dos radares que se encontram instalados nessas
rodovias, e evitando ainda vitimas fatais nas rodovias e perímetros urbanos entre
zonas rurais e urbanas que acabam resultando em mortes com geração de óbitos
para os familiares que é um fator muito constrangedor para todos que perdem
esse alguém como uma pessoa ou um parente muito importante para todas as
famílias. Sendo que não que é algo nada fácil quando se perde esse alguém em
acidentes de transito que acontece constantemente. Basta que cada um desses
fatores entre; motoristas; pedestres; ciclistas; quanto motorizados e não
motorizados quando se trata de veiculo de propulsão humana sabendo que estes
elementos são os grandes atores envolvidos com o trânsito que é algo muito
inaceitável para serem educados no transito. Para impor e manter o respeito nas
grandes preferencias de passagens entre motoristas, motociclistas, ciclistas e
pedestres. Que também se enquadram dentro da educação, engenharia e
fiscalização que são formados pelo tripé para poder contribuir com a redução do
auto índice de acidentes de trânsito no país através de campanhas educativas, e
juntamente com a fiscalização de forma mais segura, rígida e severa. Para poder
punir o culpado evitando que os crimes de transito não fiquem impunes no país
mantendo a prevalência do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
que se encontra sancionado desde janeiro de 1998 pelo governo federal. “Mas, o
cidadão, o motorista, o ciclista e o pedestre também são atores principais no
trânsito. Todos eles tem que estar passando pelo processo de educação. Aquele
pedestre que atravessa fora da faixa também está errado, e ele tem que ser
educado para atravessar na faixa. Ao atravessar na faixa o veiculo o
motociclista tem que respeitar o pedestre, e isso tem que ser diuturnamente
trabalhado e divulgado. Para que as pessoas tomem consciência disso. É um
absurdo o numero de vitimas de transito no Brasil”, destacou.
Com
muita distribuição dos panfletos explicativos e com a simulação de acidentes de
transito, e ainda evitando de ser a próxima vitima fatal na contribuição do
aumento do auto índice de acidentes de trânsito no país. Ronaldo Lott ainda
afirmou que em Itabira houve a evolução muito maior por parte da população que
são os maiores e verdadeiros pedestres da cidade. Ele ainda afirmou que a maior
pare dos pedestres estão atravessando as faixas nesses últimos tempos com o
decorrer das campanhas educativas antecipadas para que o pedestre possa se
conscientizar para não ser a próxima vitima de acidentes de transito como
acontece constantemente. “Hoje, aqui em Itabira se vê uma evolução muito grande
em se respeitar a faixa e pedestre. Então, infelizmente é lento. As pessoas tem
um hábito de achar que a conduta é problema dos outros. O problema também é do
governo. Mas, o problema somos nós. Nós somos o trânsito”, lamentou.