|
Gabriel O Pensador estará em Itabira hoje e amanhã (Foto/Divulgação)
|
Empenhada em fomentar novos caminhos para se discutir a produção literária brasileira, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) dá mais um passo na tentativa de incentivar o gosto pela leitura por meio de um viés mais contemporâneo. Um dos destaques da programação da 13ª Semana Drummondiana, Gabriel O Pensador, vem a Itabira para falar de sua carreira literária e lançar o novo trabalho “Sem Crise”, nos dias 29 e 30 de outubro.
Na quarta-feira, 29, às 20h, no Teatro da FCCDA, Gabriel realiza a palestra “Incentivo à Leitura”. Além de cantor e compositor, ele vem se destacando na literatura brasileira. Seu primeiro livro, lançado em 2002, pela Editora Objetiva, "Diário Noturno", é autobiográfico e traz fotos, poemas, crônicas, curiosidades, sua experiência na música, a relação familiar e com os fãs e redações escolares contendo notas e observações dos professores. Em 2005, ele lançou seu segundo livro, o infantil "Um Garoto Chamado Rorbeto", pela editora Cosac & Naify e com ilustrações de Daniel Bueno. Temáticas como analfabetismo e aceitação das diferenças garantiu o sucesso do escritor Gabriel. O livro ganhou o Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira, em seu ano de estreia e o prêmio de "Altamente Recomendável" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2006. O exemplar rendeu ainda uma peça de teatro, dirigida por Sura Berditchevsky.
O Coral da FCCDA se apresenta antes da palestra, às 19h, na Galeria da FCCDA. Regido pelo maestro Felipe Magalhães, com nova formação, o Coral abrange um conjunto de cânones, cantados em diferentes estilos, lugares e línguas. Os ingressos para a palestra custam R$5,00 (cinco reais) e podem ser comprados na Fundação Cultural a partir do dia 27 de outubro.
No dia 30, quinta, às 21h, na Concha Acústica, Gabriel O Pensador, lança seu novo disco “Sem crise”. Destaque no cenário musical pelas letras carregadas de crítica social e política, autor de sucessos como “Lôraburra” e “Retrato de um Playboy”, ele se acostumou a provocar polêmica com sua música. Em Itabira, canta também grandes sucessos da carreira como “Cachimbo da Paz”, “Até Quando”, “Festa da Música” e “2345meia78”.
Depois de sete anos sem lançar um disco de inéditas, “Sem crise” marca a volta do velho Gabriel, mais maduro e experimentado, em sua própria técnica: na articulação e no uso das palavras, inigualado no hip hop nacional e na vocação para o pop.
Quem quiser assistir ao show, na Concha Acústica, deverá retirar os ingressos na Fundação Cultural, a partir das 10h, na segunda-feira, 27 de outubro. A FCCDA pede, ainda, que no ato de retirada seja doada uma caixa de leite para as creches municipais. Cada pessoa terá direito a um par de ingressos e deverá apresentar documento de identidade e CPF no momento da retirada. Não serão distribuídos ingressos no momento do show.
A Fundação Cultural fica na Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro.
A programação completa da 13ª Semana Drummondiana e outras informações pelo site www.fccda.mg.gov.br ou pelo telefone 3835-2102.