|
José Don Carlos e Dalma Barcelos se reunem com o Douglas Silva (Foto/Divulgação) |
No final da tarde desta quarta-feira (25), a vice-prefeita Dalma Helena Barcelos Silva (PDT) e o equipe da Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) José Don Carlos Alves receberam o diretor do campus Faculdade Pitágoras-Itabira, Douglas Henrique da Silva Gonçalves.
|
Diretor do Pitágoras-Itabira, Douglas Silva (Foto/Divulgação) |
A nova instituição de ensino superior instalada em Itabira irá oferecer, em princípio, mais de 30 cursos na modalidade Ensino à Distância (EAD). “Teremos engenharia eivil, mecânica e elétrica, administração, ciências contábeis, pedagogia, serviço social, educação física (licenciatura) e outros cursos dentro do nosso portfólio”, destacou
Segundo o Douglas Gonçalves, os cursos na modalidade presencial como engenharia civil, mecânica, elétrica e direito dependem de autorização do Ministério da Educação (MEC). “Estamos esperando a publicação das portarias pelo MEC que, acreditamos, devam sair em meados de maio”, disse.
Para o Don Carlos faculdade na cidade reforça o conceito de “polo do conhecimento”. “Itabira está se tornando um polo. Isso é o caminho para diversificação econômica, sustentabilidade e perenização econômica da região”. Além disso, “a qualidade das instituições que estão chegando, a exemplo do Pitágoras, solidifica mais esse passado de que Itabira tinha poucas faculdades. Agora, não só aumenta a concorrência, como abre possibilidades para alunos da região”, avaliou.
De acordo com a Dalma Barcelos, “finalmente” Itabira faz jus ao título de cidade educativa recebido na década de 70. “Estamos concretizando um sonho ainda que tardio. Mais ou menos em 1974, Itabira e Itaúna ganharam esse título. Itaúna foi a frente, Itabira parou. Mas, agora sim, estamos caminhando”, refletiu Dalma Barcelos que, acrescentou ainda, a importância da Educação como base. “Tudo começa com Educação, inclusive o desenvolvimento. Acredito que nosso mandato está sendo premiado: veio a Una, agora o Pitágoras. Já tínhamos a Unifei. Isso é geração de emprego e renda, é a porta do crescimento”, concluiu.
Ensino
O processo seletivo da Faculdade Pitágoras, instalada nas dependências no Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), na rua Santana, será no dia 19 de maio. O início das aulas está previsto para o dia 12 de agosto.
Para os cursos de engenharias, as aulas práticas serão de duas a três vezes por semana, no campus e, a parte teórica no EAD. Já os cursos de administração, ciências contábeis, pedagogia e serviço social, têm uma teleaula por semana no campus.