Banner 728x90

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Após ser eleito e antes da posse - Pela primeira vez! André Viana realiza assembleia em Conceição do Mato Dentro


Vice - presidente eleito do Metabase, André Viana realiza a primeira assembleia em Conceição do Mato Dentro antes de ser empossado (Foto/Acom Metabase)  
O presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase), vice-presidente eleito André Viana Madeira “Pato Roco”, já no primeiro dia depois de assumir o comando da instituição. André Viana esteve durante a manhã desta quinta-feira (30) em Conceição do Mato Dentro-Mg distante de 170 quilômetros de Itabira. André Viana realizou a assembleia com os trabalhadores da Anglo American plc. E a empresa possui aproximadamente “1.6 Mil” funcionários e dentre eles são 300 itabiranos. A data-base em 1º de setembro é a grande preocupação. Afinal, é necessário montar uma pauta de propostas para iniciar a campanha salarial para garantir todos os direitos daqueles trabalhadores.

Colaboradores da Anglo Amarican participa da assembleia do 
Metabase (Foto/Acom Metabase)
As principais reivindicações da categoria, e além da correção e aumento dos salários. É urgente a implantação do plano de carreira e sucessão. “Com esse plano o trabalhador poderá ter sua ascensão na empresa, tomar conhecimento das competências necessárias para a evolução do cargo e obviamente salários compatíveis”, disse.

“Estamos em uma fase importante para o trabalhador, a nova reforma trabalhista ampliou o peso das negociações entre as empresas e sindicatos, pois permite que esses acordos se sobreponham ao legislado. Infelizmente, iniciamos as discussões tardiamente, mas faremos de tudo para manter os benefícios dos trabalhadores, conquistarmos outros e principalmente ter um aumento salarial que consiga honrar o trabalhador, responsável por todo o sucesso da empresa.” Concluiu.

Ainda acontecerão assembleias com os trabalhadores das empresas Belmont e Vale S/A. 

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Interditado pelo Corpo de Bombeiros – Mais uma vez, fora de Casa! “Mas, não deu tempo do gestor anterior de fazer as obras de reforma do Valério”, lamentou o presidente do Valério

Desabafo! “Assumi o Valério e mandei fazer todo o levantamento geral de todo o complexo”, relembrou o Luiz Precata


Presidente do Valério, Luiz Precata e sua mesa diretoria esclarecem a situação do clube interditado pelo Corpo de Bombeiros (Foto/Rodrigo de Oliveira)

Acompanhado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Sérgio Henrique Gomes e do Advogado Dr. Glaucius Bragança no auxilio da mesa diretoria do Valeriodoce Esporte Clube “Valério” (VEC). Em coletiva de imprensa o presidente do Valério Luiz Antônio de Oliveira Precata relembrou nesta quarta-feira (22) que quando assumiu a presidência do Valério juntamente com a mesa diretoria desde 2016. Luiz Precata ainda esclareceu para a imprensa que desde que assumiu a presidência do Valério sabendo das dificuldades financeiras, e também das estruturas que estão totalmente precárias desde internas e externas nas dependências do clube que iria enfrentar pela frente diante desta situação em sua atual gestão que vem se alastrando desde as gestões anteriores há mais de décadas. Ainda sabendo que a divida de “R$ 8 Milhões” que são impagáveis no momento que acaba impossibilitando de viabilizar todas as reformas das ampliações e das adequações do clube dentro das conformidades sobre as normas de segurança para a expedição do alvará do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que é emitido pelo Corpo de Bombeiros para manter todo o funcionamento do clube para dar conforto, comodidade e segurança para os demais associados e torcedores do Valério durante os grandes eventos esportivos de maior porte na cidade.

Luiz Precata e Dr. Glaucius Bragança (Foto/Rodrigo de Oliveira)
Sendo que desta vez não obteve o mesmo sucesso como em seu primeiro ano de gestão a liberação do auto de vistoria, do qual o Corpo de Bombeiros não liberou desta vez pro Estádio Israel Pinheiro para que o Valério possa disputar em sua própria casa diante desta expectativa em que o Luiz Precata estava aguardando a resposta por parte das autoridades competentes sabendo que foi impossível neste momento, até que a irregularidade seja sanada dentro das dependências do clube diante das conformidades das normas de segurança do Corpo de Bombeiros como prevê a legislação federal. Com a inclusão do projeto arquitetônico da reforma e adequação do clube que já se encontra em mãos, e foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros em maio do ano passado. Dentro das conformidades e da legalidade das normas de segurança, de forma bem estabelecida nas dependências do Valério que estão para serem executadas a qualquer momento. Assim, que a situação financeira estiver transtornada e reestabelecida para suas futuras execuções das obras do clube. Para que o Corpo de Bombeiros possa fazer todas as avaliações na liberação do auto de vistoria, e garantindo o total funcionamento do Valério dentro da normalidade e da legalidade. Longe da realidade para que a situação financeira e estrutural do clube seja totalmente restabelecida dentro do Valério. Mesmo com todos os problemas que foram encontrados ao assumir a presidência do Valério, Luiz Precata ainda afirmou que tentou providenciar o auto de vistoria parcial com o Corpo de Bombeiros para realizar a partida com os times visitantes em casa. Mas, foi impossibilitado para realizar a partida em casa. “Mas, não deu tempo pros gestores anteriores de fazerem as obras”, lamentou.

Presidente do Conselho Deliberativo do Valério, Sérgio Gomes 

(Foto/Rodrigo Ferreira)
Com a capacidade de “1,1 Mil” torcedores, Luiz Precata terá que permanecer provisoriamente no estádio da “Arena São Gonçalo”, em São Gonçalo do Rio Abaixo-Mgpara manter a disputa da partida do “Campeonato Mineiro 2ª Divisão 2018”provisoriamente até que a situação seja totalmente regularizada no Valério para receber sócios e torcedores do dragão, onde o Valério é o mandante do gramado até que a ordem se reestabeleça no clube diante das normas de segurança no local para o cumprimento da lei federal. Antes de ser eleito e empossado presidente do Valério, Luiz Precata ainda relembrou que em 2015 ainda no mandato do ex-presidente do clube Luzardo Drummond, o Valério chegou a disputar a 3º divisão do campeonato mineiro de 2015 através do Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) que foi expedido provisoriamente pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) até que a situação seja regularizada e sanada em todas as dependências do Valério para dar o inicio nas obras de reforma para readaptar totalmente o clube dentro das demandas e das conformidades das normas de segurança do local. “Mas, para o Corpo de Bombeiros o suficiente é terminar todas as obras, e ele emite o AVCD geral”, explicou.   

Em maio do ano passado o complexo do Valério foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros, e as reformas iniciaram parcialmente para a emissão do auto de vistoria para manter os jogos durante a partida no gramado com os adversários dentro da casa que são os grandes visitantes do clube, e não foi possível de concluir as obras do clube devido à falta de recurso financeiro que impossibilitou a emissão do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros após as conclusões das obras do complexo do Valério. Após ser empossado como presidente do Valério em 2016, Luiz Precata ainda relembrou que teve a parte dos fundos entre o clube e o estádio interditado pelo Corpo de Bombeiros devido a um desnível dos fundos das arquibancadas dentre as divisas com o Valério e a Vale S/A na redução de um publico menor nas dependências do clube, e evitando sérios riscos fatais dentro do Valério. “Isso dá a entender que possa prejudicar o Valério. E o Valério é sempre é prejudicado. Então, a história que você vê que o Valério não é prejudicado? Na minha gestão o Valério sempre foi prejudicado. Mas, o quê que acontece? Nunca vem do presidente. O quê eu que eu já assinei de irregular até hoje? Nunca assinei e nunca fiz nada irregular desde o dia em que eu tomei posse no Valério é procurar é fazer o certo. Por que as gestões anteriores não conseguiram fazer. Não interessa o porquê e não quero saber. Mas, eu vim tentando fazer. Assumi o Valério e mandei fazer todo o levantamento geralmente referenciado de todo o complexo [do clube], e atualizei todas as construções que estavam em acréscimo [excessivo], e conseguimos aprovar o projeto e iniciamos as obras. Eu só não consegui terminar”, desabafou.             

Para o Luiz Precata a Polícia Militar (PM), Ministério Público (MP) e Corpo de Bombeiros tem que entender que durante a sua gestão no Valério, ele ainda teve que fazer as devidas trocas das gramas, corrimãos, guarda-corpo, alambrados novos e com o acréscimo de mais de 80 metros que já se encontram totalmente prontos que ficam bem no fundo das arquibancadas e ao redor do campo de futebol do estádio, e com a inclusão da aquisição das barras antipânico para dar a segurança nas sustentações aos portões do Valério em caso de emergência, e foi uma das primeiras providencias em que o Luiz Precata tomou em sua iniciativa dentro do clube para dar o conforto e comodidade aos torcedores e associados que são os grandes frequentadores do Valério. Sendo que estes reparos no clube foram custeados do seu próprio bolso, e foi encaminhado para a dívida ativa do Valério para ser reembolsado pela frente. De menos as placas indicativas, extintores de incêndios, saídas de emergência (rotas de fugas), trocas dos portões que são muito antigos desde que foi inaugurado pela Companhia Vale do Rio Doce S.A (CVRD) ainda estatal foi instalada e inaugurada durante o governo do ex-presidente da república (1930/1945) Getúlio Dornelles Vargas “In Memoriam” (PTB) em 1942, da qual a mineradora se encontra privatizada desde 1997 pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda-RJ. Com a inclusão da igreja evangélica que fica dentro do estádio que não funciona nos dias de partidas com os seus adversários qual são os grandes visitantes na cidade, e também não conseguiram fazer as reformas da igreja para atender todas as demandas do Corpo de Bombeiros para a liberação do auto de vistoria assim que tiver 100% concluídos em todas as dependências do Valério desde ginásios, quadras esportivas, piscinas, campo society, bar e academia. “Mas infelizmente eu não consegui terminar de fazer as trocas dos portões”, resumiu.   

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

6º Win 2018- Programação conta com grandes atrações que seguem para os caminhos da Diversificação Econômica

Com uma programação diferenciada a maior feira de negócios e empreendedorismo da região, o 6º Workshop Itabirano de Negócios "Caminhos para a Diversificação Econômica"(6ºWIN2018) espera atrair um grande público nos três dias do evento, 29, 30 e 31 de agosto, no Parque de Exposição Virgílio José Gazire. Cursos, palestras, workshop, bootcamp, shows e atrações culturais que irão fazer parte deste evento.

A feira de negócios WIN é realizada pela Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) está em sua 6ª edição comemorativa. Este ano o evento conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal e Vale S/A e como apoiadores: CPA Propaganda, DeFato, Diário de Itabira, Escola de Formação Gerencial (EFG), Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial(Senac) e UNA Itabira.

A abertura oficial será nesta  quarta-feira (29) às 19h, com a presença de autoridades, e em seguida, haverá uma palestra transformadora promete motivar o público presente, com o tema: “Inteligência Coopetitiva”, com o Cônsul da Eslováquia Renato Werner.

Ainda a programação da feira de negócios segue a mesma linha proposta para a diversificação economia e abrange os quatro caminhos possíveis para alcançar este objetivo: tecnologia, fortalecimento da economia local e indústria criativa.

Por meio de uma parceria com o Senac serão oferecidos cursos na área de gastronomia dentro da Carreta do Senac, que foi um grande sucesso na edição passada. O Sebrae estará na feira com cursos e oficinas que irão estimular os empresários e funcionários a aumentarem as vendas por meio das redes sociais. Esses cursos têm vagas limitadas. O cadastro deve ser feito no seguinte link: https://www.sympla.com.br/win-itabira-2018---workshops__344785.

Todos os dias acontecerão shows no espaço gourmet do Circuito do Sabor. Na quarta-feira a apresentação é do Clube do Vinil, na quinta-feira (30) a animação é por conta da dupla Jhessy e Leslie, e na sexta-feira (31) acontece a entrega de premiação aos vencedores do festival gastronômico. A Paiada vai contar com o show de encerramento do 13º Circuíto do Sabor com  vocalista do Hanói- Hanói, Arnaldo Brandão  que acontece a partir das 21h.

Abaixo a programação completa:


PROGRAMAÇÃO WIN 2018

DIA 29 - QUARTA-FEIRA

15h - Palestra: Equilíbrio Emocional - Myriam Assis (Carreta Senac) – inscrição no link: https://www.sympla.com.br/win-itabira-2018---workshops__344785.

16h - Palestra: Ações para Fortalecimento do Agronegócio - Central de Compras - Comissão AgroWIN

16h30 - Palestra: Sistemas Agroflorestais - Integração lucrativa de florestas, culturas agrícolas e animais - Luciano Magalhães, Engenheiro Florestal e sócio-fundador da Projeta Agroflorestas

17h30 - Palestra: Entendendo Despesas, Custos e Preço de Venda - Francismar Valadares (Sebrae) –

18h - Curso: Culinária a base de Queijo – Carreta Senac – inscrição no link: https://www.sympla.com.br/win-itabira-2018---workshops__344785

19h - Solenidade de Abertura - Apresentação do Coral da FCCDA

20h10 - Palestra: Inteligência “Coopetitiva” - Renato Werner, Cônsul da Eslováquia

21h - Apresentação com Clube do Vinil no Espaço Gourmet do Circuito do Sabor



DIA 30 - QUINTA-FEIRA

15h - Palestra: Tendência da tecnologia e o mercado de trabalho - Alexandre de Araújo (Carreta Senac)

15h - Oficina: Como utilizar as redes sociais de forma estratégica para o seu negócio - Renato Ribeiro (Sebrae)

17h - Palestra: O que é que ela tem que eu não tenho? - Ana Marta Sátyro, fundadora da Cachaça Mineriana

17h50 - Palestra: Doce Empreendedorismo - Mazé Lima, fundadora da Mazé Doces Artesanais do Brasil

18h - Curso: Pratos Típicos da Culinária Mineira – Carreta Senac – inscrições no link: https://www.sympla.com.br/win-itabira-2018---workshops__344785

18h - Oficina: Fotografia - Valorize seus produtos nas mídias sociais - Renato Ribeiro (Sebrae) – inscrição no link: https://www.sympla.com.br/win-itabira-2018---workshops__344785

18h40 - Painel: Mulheres empreendedoras

19h30 - Curso: A utilização da ferramenta CANVAS em um modelo de negócio - Giovanni de Oliveira (EFG)

19h30 - Palestra: Mas afinal, o que são negócios de impacto? - Agatha Martins, Designer de Inovação Social e sócia da Baanko

20h20 - Painel: Empreendimentos Sociais

21h - Show com Jhessy e Leslie no Espaço Gourmet do Circuito do Sabor



DIA 31 - SEXTA-FEIRA

15h - Palestra: A criatividade como diferencial no seu trabalho - Chaiza Leite (Senac)

16h30 - Palestra: Trem Maker - Geração de Fazedores - Carlos Ribeiro, fundador do FAZ Makerspace

17h10 - Painel: Cultura Maker

18h - Curso: Preparo de frango com ora-pro-nobis e arroz branco – Carreta Senac – inscrição no link: https://www.sympla.com.br/win-itabira-2018---workshops__344785

18h10 - Palestra: Drummond, principalmente, nasceu em Itabira - Edmilson Caminha 19h - Painel: Riquezas da terra de Drummond

19h30 - Curso: A utilização da ferramenta CANVAS em um modelo de negócio - Giovanni de Oliveira (EFG) - Inscrição no link: https://www.sympla.com.br/win-itabira-2018---workshops__344785

20h10 - Palestra: Casos e Imagens de Arquitetura - Gustavo Penna, arquiteto responsável pelo projeto do campus universitário Unifei - Itabira

21h - Paiada do Circuito do Sabor com cerimônia da Premiação dos Vencedores 2018 e Show com Arnaldo Brandão, vocalista do Hanói-Hanói, no Espaço Gourmet do Circuito do Sabor

Após as eleições no Metabase - Denúncia gravíssima na mineradora! “Existe uma grande farsa montada dentro da Vale!”, denunciou o presidente eleito

“R$ 1, 5 Bilhões” em reservas – “A Valia é o maior fundo de pensão da América Latina”, disse o André Viana

Presidente eleito do Metabase André Viana e Carlos estvam anunciam a grande festa do trabalhador a partir do ano que vem (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Com “116 Mil” empregados da mineradora que se encontram espalhados por todo o canto Brasil e no mundo em 6 continentes e em 16 estados brasileiros. Ainda com a inclusão desses “4 Mil” empregados da mineradora em Itabira que se enquadra dentro do montante do quadro de funcionários há mais de décadas desde o surgimento da Vale S/A. Em coletiva de imprensa desta segunda-feira (13), o presidente eleito do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase), vereador André Viana Madeira (Podemos) ainda afirmou que pretende retomar as grandes tradicionais festas dos trabalhadores que eram comemoradas durante o “Dia do Trabalhador” no 1º de maio como era nas gestões passadas do ex-presidente (1986-1990/1991-1997) do Sindicato Metabase, Milton José Martins Bueno anteriormente.


Fachada da sede do Sindicaro Metabase (Foto/Acom Metabase/Divulgação)
Para celebrar os momentos de lutas e conquistas por parte destes trabalhadores da Vale e demais empresas mineradoras. Ainda com o direito a memória da greve histórica da Vale de 1989 que contou com a intervenção dos líderes sindicais como o ex-presidente da Central Única do Trabalhador (CUT) Jair Meneguelli (1983-1993) e do ex-presidente (1983/1987) da CUT Regional ABC e ex-presidente (1987/1990) do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema (SMABC), deputado federal Vicente Paulo da Silva “Vicentinho” (PT) durante o mandato do Milton Bueno que serão um dos maiores esclarecimentos políticos da história do Metabase. Onde os empregados da Vale mantiveram os seus piquetes instalados durante a greve de 1989 em todos os pontos estratégicos dos bairros periféricos da cidade por onde trafegavam as linhas de ônibus da extinta empresa Transportes Cisne Ltda que era a maior prestadora de serviços da mineradora na época em que a Vale era ainda estatal. André Viana ainda esclareceu que pretende fazer a maior festa do trabalhador na história do Metabase dia 1º de maio como eram nos velhos tempos do Milton Bueno que vai contar com o apoio dos grandes empresários da cidade, a partir do ano que vem. “Então, nós temos empresas riquíssimas que podem nos ajudar a promover uma festa digna para o trabalhador no centro da cidade, e parar a cidade e movimentar o comércio [local]. E Realmente trazer brindes que venham favorecer o trabalhador, é possível. Mas, a proposta não é possível”, destacou.       

Presidente do Metabase, Paulo Sores (Foto/Divulgação)
Além de retornar as grandes tradicionais festas do trabalhador para os seus demais associados e também para a população Itabira que é uma das grandes novidades em que o André Viana anunciou durante a coletiva de imprensa após vencer as eleições do Sindicato Metabase contra o atual presidente do Metabase, vereador Paulo Soares de Souza (PRB), da Chapa 1. André Viana ainda denunciou que existem as grandes farsas e irregularidades que são impostas pela Vale nos bastidores da mineradora como são comentados pelos demais empregados da mineradora que exercem as suas funções há mais de décadas. “Hoje a Vale ela passa o que ela quiser passar. Por que os sindicatos elas estão orquestradamente entregando todos os seus direitos para a empresa. Então, a nossa luta nós vencemos em Itabira pessoal. E a nossa luta é nacional. Nós estamos levantando em Itabira um movimento para a defesa do trabalhador da Vale no Brasil, e os olhos de todo o sindicalismo do Brasil estão em Itabira hoje. Então, é o momento de discutir a luta no Brasil, e os olhos de todo o sindicalismo do Brasil estão em Itabira hoje. Todo mundo esperou o resultado daqui por que eles acreditam que aqui vai nascer uma grande luta nacional, e se depender de nos já nasceu!”, defendeu.  

De acordo com o André Viana, ele ainda afirmou que são 13 sindicatos que defendem as categorias sindicais em favor destes trabalhadores que exercem as suas funções nas mineradoras há mais de décadas. André Viana ainda esclareceu que no dia da eleição no Metabase compareceram mais de 500 pessoas que desembarcaram das suas cidades para manifestar o seu total apoio as Chapas 1 e 2 de todo o Brasil como Vitória-Es, Carajás-Pa, Central Sindical e Popular (CSP Conlutas),  Central Única do Trabalhador (CUT). Sabendo que é um verdadeiro sinônimo de sindicato de peso, de lutas e conquistas por parte dos trabalhadores da Vale e demais empresas mineradoras em que o Metabase vem lutando e defendendo as conquistas dos trabalhadores há 76 anos desde a sua fundação que vem lutando em favor dos trabalhadores da classe entre Vale e demais empresas mineradoras. “Por que é um sindicato de peso? Então, a vitória foi muito importante ideologicamente, e eu não estou de falando simplesmente de vitória politicamente. Ideologicamente, a vitória foi muito importante, e nos temos condições de construir essa luta. E vamos construir, e com a era da internet e da aproximação se Deus quiser”, concluiu.

Sobre o superávit da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social (Valia), André Viana ainda desmentiu o Paulo Soares durante a sua primeira coletiva de imprensa após vencer o sindicalista nas urnas. Sendo que o Paulo Soares fez o teatro o tempo todo com os trabalhadores da Vale e demais empresas mineradoras por 16 anos de gestão diante da peça teatral em que o Paulo Soares vem fazendo em cima da mentira. André Viana ainda pretende manter a parceria com a Associação dos Aposentados Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale) sabendo que será uma grande conquista durante a sua gestão para poder eleger o novo da Aposvale para manter a parceria com o Metabase. Ainda o André Viana pretende dar o maior suporte nas renegociações sobre a liberação dos valores brutos e nos benefícios dos aposentados e pensionistas da Vale através da Valia para impor o fim do teatro do Paulo Soares. Sendo que o superávit e regulamentado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), do governo federal. “Nessa confusão, se a gestão sindical não tomar cuidado. Ela confunde aposentado com ativa, e vira a bagunça. Que assim está hoje, e não defende ninguém. Qual que a principal função do sindicato [Metabase]? O trabalhador”, questionou.

Considerada como o maior fundo de pensão da América Latina, a Valia que obtém mais de “60 Mil” ativos dentro do plano de contingencia do Previc. Durante a coletiva de imprensa, André Viana ainda esclareceu que a Valia obtém “R$ 1,5 Bilhões” em reservas planos de contingência dos aposentados e pensionistas da Vale, e com a obtenção de 25% deste valor que ficou retido e nem foram repassados sequer para os aposentados e pensionistas da Vale que ainda permanecem na fila de espera para o recebimento do repasse deste beneficio. Sendo que de 3 em 3 anos tem que fazer os pagamentos do superávit parcialmente. Sabendo que são direitos dos aposentados e pensionistas da Vale que foram conquistados há mais de décadas. Ainda a taxa de mortalidade dos aposentados e pensionistas da Vale são de 400 assistidos em óbitos por ano que são agregados e registrados pelo Previc. André Viana ainda pretende diminuir o plano de contingência da valia para fazer todas as devidas liberações dos pagamentos desses aposentados e pensionistas da Vale que estão bloqueados na instituição, e desmentiu o Paulo Soares o tempo todo. “É muito dinheiro em reservas de contingência que elas fazem o que querem. A Valia é que paga o superávit, e ela não paga por que ela é boazinha. E ela não paga também por que o sindicato [metabase] faz o teatro. Ela paga por que existe uma regulamentação complementar da ‘Previc’ que ordena que quando houver o transbordo de lucro em um fundo de pensão como no caso da Valia, e tem que estornar para os seus agregados. E a questão do superávit ela foi usada de forma muito eleitoreira. Mas, a forma como era usado [o superávit] eu tenho propriedade para dizer que era um teatro para enganar as pessoas, e eu não posso compactuar com essa mentira. É importante é! Mas, tem que ser esclarecido”, desmentiu.   

Para mais informações, clique aqui e assista a entrevista coletiva do André Viana e do Carlos Estevem. na íntegra.

domingo, 26 de agosto de 2018

Campeonato Mineiro 2018 - Na 2ª Divisão e fora de casa na liderança! Valério vence o Coimbra por 2x1 em São Gonçalo

Com muita peleja, Valério vence o Coimbra por 2x1 (Foto/Rodrigo Andrade/Defato) 
Com a suspensão do técnico Roberto Juceli Weber “Roberto Gaúcho” e do massagista Adilson Heleno Honorato devido aos xingamentos e ofensas de baixo calão e palavrões ao 4º Juiz de Arbitragem Rogério Alexandre Barbosa no final da partida que comandou durante a partida do Valériodoce Esporte Clube “Valério” (VEC) 2 x 0 Pouso Alegre Futebol Clube “Pouso Alegre” (PAFC) que venceu fora de casa com portões abertos no Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi “Manduzão”, em Pouso Alegre-Mg deste domingo (19). Onde o Pouso Alegre foi o mandante do gramado em sua própria casa durante o “Campeonato Mineiro 2ª Divisão 2018”. De menos o atacante Gabriel Henrique que se machucou na arena de São Gonçalo na partida contra o Montes Claros desta quarta-feira (15), e o Roberto Júnior que também sofreu lesões na semana passada durante o treinamento no Estádio Israel Pinheiro, e também acabou ficando de fora da partida em Pouso Alegre.

Valério x Coimbra entram em confronto durante a partida
(Foto/Rodrigo Andrade/Defato)
Do qual o Valério ficou sob o comando do auxiliar técnico Marcelo Silva Ramos que foi substituído interinamente por “Roberto Gaúcho” que permaneceu à frente do banco de reservas até o cumprimento da suspensão para comandar o time no “Estádio Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo”, onde o Valério é o mandante do gramado em São Gonçalo-Mg com os portões abertos para os torcedores. Mesmo cumprindo a suspensão, Roberto Gaúcho ficou de camarote na arquibancada do estádio de São Gonçalo assistindo a partida do seu time até o final do 1º e 2º tempo da partida, e ficou observando todos os detalhes dos jogadores do Valério que venceu o Coimbra por 2 a 1 na Arena São Gonçalo. Com 450 ingressos disponíveis para as vendas nos valores de R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (meia entrada) para acompanhar a partida entre o Valério x Coimbra que aconteceu na Arena São Gonçalo. Foram disponibilizados 450 ingressos, sendo que a empresa Atlas como a patrocinadora máster do Valério fez as aquisições das compras de 250 ingressos antecipados, e restou somente 180 ingressos que foram disponibilizados para vendas antecipadas nas bilheterias do Estádio Israel Pinheiro e na Revistaria Almanaque que resultou 445 torcedores pagantes, e com a renda total no valor de R$ 5.130,00.   

Com 4 vitórias consecutivas dentro e fora de casa durante a 5ª Rodada na 2ª Divisão do Campeonato Mineiro. Aos nove minutos do primeiro tempo, e sem a marcação de impedimento que não foi feito pela bandeira de arbitragem durante o ataque do capitão Bruno Mineiro (Coimbra) que goleou contra o Valério pelo lado esquerdo na abertura do primeiro tempo durante a partida fora de casa. Já aos 13 minutos do primeiro tempo o atacante Cassiano (Valério) fez o lançamento em sua primeira goleada de diagonal para a direita no empate contra o Coimbra com o acréscimo de 3 minutos durante a partida do primeiro tempo. Com o acréscimo de 6 minutos no segundo tempo, aos 17 minutos Cassiano fez o seu segundo gol novamente contra o Coimbra que colocou o Valério de 2 x 1 na liderança do placar, sendo o oitavo gol de Cassiano em sua carreira no Valério. De menos o lateral esquerdo Uesles (3) que levou três cartões amarelos durante a partida na Arena São Gonçalo não poderá participar da próxima 6ª rodada do Valério x Boston Citi, em Manhuaçu-Mg, no próximo domingo (1), e ficará fora do jogo para o cumprimento da suspensão. Com a substituição do atacante Eick como novidade, e também com a volta do Gabriel Henrique após a recuperação que disputarão nesta 6ª rodada em Manhuaçu.   
  
No segundo tempo, o técnico do Coimbra Diogo Schuler Giacomini fez as substituições de Lucas Paranhos (7) por Richard Pinheiro (17), e aos 4 minutos do segundo tempo Diogo Giacomini mexe novamente na substituição de Bruninho (11) por Thiers Magalhães (19). Aos 31 minutos do segundo tempo o técnico interino do Valério Marcelo Silva Ramos também substituiu o atacante Pedro Felipe (9) por Lorran Santiago (13). Em seguida, aos 34 minutos do segundo tempo Diogo Schuler substitui de novo o lateral direita Usiel (2) por Hugo Ragelli (20). Aos 37 minutos do segundo tempo Marcelo Ramos mexeu novamente na substituição do Thiaguinho (8) por Matheus Ulrich (16). Com o acréscimo de 6 minutos no segundo tempo, Marcelo Ramos substituiu Hindian (11) por Ruan Santos (19).


Elenco

Valério

1-Victor (goleiro), 2-Elivelton (lateral direita), 6-Gabriel Ferreira (zagueiro), 4-Guilherme Henrique (zagueiro), 3-Uesles (lateral esquerdo), 5-Denilson (Capitão), 8-Tiaguinho, 10-Raymond, 7-Cassiano (atacante), 11-Hyndian, 9-Pedro (ataque)

Técnico Auxiliar: Marcelo Silva Ramos


Coimbra 

1-Glaycon (goleiro/zagueiro), 2-Uziel (lateral direita), 3-Breno (zagueiro), 4-Carciano (zagueiro), 6-Lucas Hipólito (atacante), 5-Cauê (meio de campo), 7-Lucas Paranhos , 8-Gustavo, 10-Felipinho, 11-Bruninho (linha de frente), 9-Bruno Mineiro (Capitão)

Técnico: Diogo Schuler Giacomini

Motivo: 5º Rodada do Campeonato Mineiro 2ª Divisão

Estádio: “Estádio Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo”/São Gonçalo-Mg    
   
Cartões amarelos: Thiago, Cassiano, Hindian, Uesles (Valério) e Thiers (Coimbra)

Obs: Não houve cartão vermelho


quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Confira a programação! Itabira recebe Semana da Cultura Popular nesta quarta-feira

Grupo Cultural Meninas de Sinhá (Foto/Acom Fccda/Divulgação)
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove em agosto a "Semana da Cultura Popular". Inspirado no Dia do Folclore Nacional, a ser comemorado na quarta-feira (22) o evento conta em sua programação com intervenções artísticas, contação de histórias, show e oficinas.

Coletivo cultural Viravoltear (Foto/Acom Fccda/Divulgação)
As atividades têm início na própria quarta-feira, quando o coletivo cultural Viravoltear promove uma série de intervenções pelas ruas de Itabira. A ação será inspirada nas tradições e manifestações brasileiras.

Na quinta-feira (23) os alunos da rede municipal de ensino participam de atividades na Biblioteca Pública Municipal Luiz Camilo de Oliveira Netto, como contação de histórias, jogos e brincadeiras.

Já no sábado (25) às 10h, o Grupo Cultural Meninas de Sinhá ministra a oficina “Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião”, que enfatiza elementos importantes da cultura popular a partir de objetos contidos em um balaio. A ação acontece no teatro da fundação cultural, as inscrições são gratuitas.

Mais tarde, às 19h, também no teatro da fundação cultural, o Grupo Cultural Meninas de Sinhá retorna para o show “Balaio da Sinhá”, que conta com um repertório de cantigas de roda e outras canções preservadas por 24 mulheres com idade média de 70 anos. As entradas são gratuitas, mas estão condicionadas à lotação do espaço para 410 pessoas dentro do teatro.

Encerrando a Semana da Cultura Popular, a Fazenda do Pontal sedia no domingo (26) às 10h, a oficina “Bambá de Couve”, ministrada por Andrea Brandão. O curso, que ensinará a receita de um delicioso prato brasileiro, é gratuito.

As inscrições para as oficinas “Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião” e “Bambá de Couve” devem ser feitas na fundação cultural, das 8h às 18h.

Outras informações pelo telefone (31) 3835-2152.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Após vencer as eleições no Metabase – Audiência pública com a Vale! “Não é discurso de pânico! Outro grande problema, a exaustão da mineração é um grande fantasma presente”, lamentou o André Viana

André Viana quer a Vale/S/A para discutir e debater em audiência pública que acontecerá ainda pela frente apos ser eleito presidente do Metabase (Foto/Rodrigo Ferreira)

Sobre a exaustão da mineração na cidade também foi outro assunto que foi discutido durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira (13), após as vencer eleições no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase). O presidente eleito, vereador André Viana Madeira "Pato Roco" (Podemos) afirmou que a exaustão da mineração no município é maior fantasma na cidade que está causando muito medo nos itabiranos após a apresentação do relatório “Form (F20)” na bolsa de valões dos Estados Unidos da América (EUA) que causou uma grande repercussão nacional em todo o país que não quer calar a sociedade que é o maior foco principal antes e depois de ser empossado oficialmente como o presidente do Metabase.

Neidson Freitas, Ronaldo Magalhães e Rodrigo Chaves
(Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo)  
André Viana ainda pretende lutar para que a mineradora não saia da cidade apesar de ser considerada como o “berço de ouro” da mineração. Desde que a Companhia Vale do Rio Doce S.A (CVRD) ainda estatal foi instalada e inaugurada durante o governo do ex-presidente da república (1930/1945) Getúlio Dornelles Vargas “In Memoriam” (PTB) em 1942, da qual a mineradora se encontra privatizada desde 1997 pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda-RJ. André Viana ainda reafirmou que pretende promover a audiência publica com a Vale, e contará com as presenças dos deputados estaduais e  federais, e demais autoridades que também são especialistas no  assunto da exaustão da mineração da Vale. Sendo que os demais representantes da mineradora também serão convidados para prestarem todos os devidos esclarecimentos sobre a exaustão na mineração no município que causou o maior pânico na população itabirana.

Sendo que este assunto já foram esclarecidos pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) durante a entrevista concedida a Rádio Itatiaia (AM/FM) na sexta-feira (29/6), e também pelo Gerente Geral da Vale Rodrigo PaulaMachado Chaves durante a coletiva de imprensa na quarta-feira (11/7). Sendo que os grupos serão formados pela Prefeitura Municipal de Itabira (PMI), Câmara Municipal de Itabira (CMI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA) e pela Interassociação dos amigos dos bairros de Itabira (ICRECI) para discutir sobre a solução do futuro da exaustão da mineração na cidade que acontecerão ainda pela frente. Procurado pela reportagem, Ronaldo Magalhães afirmou que pretende também firmar a parceria com o Sindicato Metabase para fazer as rodadas de discussões para decidir o futuro da cidade após a exaustão da mineração, e também evitando a saída da mineradora no município.


Na contrapartida com a audiência publica em que o André Viana irá promover também pela frente através do requerimento que já foi aprovado pelos vereadores do legislativo. “Outro grande problema, a exaustão da mineração é um grande fantasma presente. Não é um discurso de Pânico, e a empresa [Vale] tem tentado protelar isso em dizer que vai fazer alguma coisa e vai trazer o minério de fora para minerar aqui [na cidade], e nos não vamos pagar pra ver. Nós queremos discutir com a Vale de peito aberto e de coragem nítida, a questão da possível exaustão do minério em Itabira. Por que envolve todas as famílias de Itabira diretamente ou indiretamente. Pois, o futuro de Itabira passa pela discussão. Esses são os projetos e as ideias iniciais e os temas que nós temos a trabalhar e estamos muito esperançosos”, destacou. 

Em favor dos trabalhadores - Com a causa ganha contra a Anglo American! Ação judicial vencedora pelo Sindicato Metabase é referencia nacional

De forma muito histórica, Presidente do Sindicato Metabase, Paulo Soares e a equipe do Departamento Jurídico comemoram mais conquistas para os trabalhadores da Anglo American que causou uma grande repercussão nacional (Foto/Acom Metabase)




Em 08 de novembro de 2017,  o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase) ingressou uma ação coletiva na justiça pleiteando pagamento de horas in itinere para os trabalhadores da empresa Anglo American plc. A ação pleiteada três dias antes da vigência da Reforma Trabalhista requeria pagamentos para trabalhadores que tinham direito a receber 02 horas extras "in itinere" por dia. Isto porque independentemente do local do trabalho e do meio de transporte por ele utilizado para ir e voltar do trabalho, o tempo gasto para o deslocamento casa-trabalho e vice-versa era considerado como tempo à disposição do empregador. Com a reforma trabalhista o trabalhador perdeu esse direito. 

O Sindicaro Metabase foi vencedora em sua 1ª instância, porém, o Magistrado de 1º grau entendeu que o pagamento deveria ser realizado até o dia que a lei entrou em vigor, ou seja, do período imprescrito (que não prescreveu - últimos 5 anos) até 11 de novembro do ano passado. O recurso ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região teve a sustentação oral do advogado Henrique Nery, defendendo a tese do Sindicato que a lei não pode em hipótese alguma prejudicar o direto adquirido dos trabalhadores. O Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região, em sessão ordinária da sua Sétima Turma, sob a presidência do Desembargador Paulo Roberto de Castro, julgou o processo e, “...unanimemente, conheceu dos recursos ordinários interpostos pelas partes, rejeitou a preliminar de ilegitimidade ativa e, no mérito, sem divergência, deu provimento ao recurso do sindicato autor para, nos termos da fundamentação, estender a condenação ao período contratual posterior à edição da Lei 13.467/17, desde que o contrato de trabalho tenha sido celebrado antes do início da vigência de referida inovação legislativa...”, diz o processo.

De acordo com a advogada Rosilene Félix, coordenadora da equipe. “essa é a primeira vez, em todo o território brasileiro que há uma decisão contrária à 'Reforma Trabalhista' e criará precedente para todos os trabalhadores brasileiros. A decisão criará novas discussões jurídicas no país inteiro. Tenho muito orgulho dessa equipe”, destacou. 

Para o Presidente do Sindicato Metabase, Paulo Soares de Souza ele ressaltou: “Esse Departamento Jurídico do Sindicato Metabase é uma dos mais capacitados do país. Parabéns por sustentar uma nova tese frente à lei da reforma trabalhista, parabéns pelo entendimento na matéria discutida nos tribunais. Essa importante conquista, ou melhor, mais essa conquista de nível nacional, vai refletir diretamente em nossa próxima campanha salarial, já que a reforma trabalhista é um grande desafio”, defendeu.  

Sobre as ações na justiça, o Departamento Jurídico do Metabase possui 209 processos para pagamento de horas in itinere contra a empresa Anglo. Com essa vitória, serão beneficiados 1665 trabalhadores diretamente.      

domingo, 19 de agosto de 2018

Acordo coletivo 2018/2019 – Mais cortes nos benefícios! “Há conversas de bastidores da Vale dizendo que vão querer cortar o plano de saúde”, lamentou o presidente eleito

Com o orçamento de “R$ 8 Milhões” – Em defesa das classes sindicais! “O Sindicato Metabase é uma instituição que não representa só uma bandeira”, defendeu o André Viana


André Viana e Cacá falam da cogitação do corte do plano de saúde dos empregados da Vale (Foto/Rodrigo Ferreira)

Após 3 meses de posse como o atual vice -presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase), e ter afastado de seu cargo devido as desavenças com o atual presidente do Sindicato Metabase, vereador Paulo Soares de Souza (PRB). Durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira (13), o presidente do Metabase eleito, vereador André Viana Madeira “Pato Roco” (Podemos) reassume e vice-presidência após 45 meses afastados de seu cargo na instituição para fazer o mandato de transição antes de ser empossado na quinta-feira (1º) de novembro. André Viana ainda pretende fazer a auditoria interna nos levantamentos das contas do atual presidente do Metabase Paulo Soares para colocar a instituição devidamente em ordem. Mesmo adversários políticos e após vencer as eleições no Metabase. André Viana ainda pretende trabalhar em favor do Paulo soares e dos demais membros da atual mesa diretoria que também são empregados da Vale S/A, e sem nenhuma mágoa e rancor sequer com os seus adversários, de forma bem coletiva em favor da classe dos trabalhadores das empresas mineradoras de Itabira e região, visando às conquistas e também as melhorias e condições salariais dos demais trabalhadores da região. “Fizemos uma campanha muito simples, e sem nenhum recurso. E trabalhamos numa luta qual chamaria de ‘Davi contra Golias’, e conseguimos um resultado convincente e referendado pela comissão eleitoral que eles instituíram”, resumiu.   

Presidente do Metabase Paulo Soares (Foto/Acom Metabase/Arquivo)
Como o André Viana sempre defendeu todas as classes trabalhistas desde que assumiu vice-presidência do Metabase em 2014, depois de 45 meses afastados da gestão devido as suas desavenças por parte do Paulo Soares e de sua própria mesa diretoria. Do qual os vereadores Heraldo Noronha Rodrigues (PTB) e Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira” (PV) que o apoiaram o Paulo Soares, e se tornaram grandes adversários políticos dentro da instituição durante o pleito eleitoral no Metabase. “O Sindicato [Metabase] é uma instituição que não representa só uma bandeira ou outra [bandeira sindical], e tem um dever de representar todos os trabalhadores, aposentados e pensionistas [da Vale] num trabalho único. Então, agora passou a eleição independente de quem apoiou a chapa [1 e 2]. Agora encerra o seu trabalho de eleição, e o presidente do sindicato [Metabase] tem um dever democrático e o dever estatutário de defender todos os associados, e sejam eles e quem quer que seja. Hoje, assim que eu tomar posse eu já sou o representante do Paulo Soares, e eu tenho que trabalhar por ele e pelos demais representantes da chapa dele, e independente de resultados da eleição. Isto tem que prevalecer, e não vamos copiar a politica de ódio, da covardia  e da ameaça. O nosso trabalho é fazer realmente um trabalho  sério. É um desafio enorme por quê? Estamos construindo um dos maiores sindicatos da região com uma base territorial enorme. Então, é um sindicato de magnitude enorme e que precisa ser expoente pro resto desse pais”, destacou. 

Fachada da sede do Sindicaro Metabase (Foto/Acom Metabase/Divulgação)
Sobre as mudanças na instituição após ser eleito presidente do Metabase, André Viana ainda esclareceu que pretende mudar a politica ideológica e administrativa do Metabase sabendo que as politicas em que o Paulo Soares pregou há 16 anos na gestão não estavam fazendo nenhum efeito colateral sequer que acabou não resultando em nada para os demais trabalhadores, aposentados e pensionistas da mineradora nos últimos tempos de gestão. Em que a atual mesa diretoria do Metabase não estavam desempenhando as ações voltadas para os trabalhadores, aposentados e pensionistas da Vale durante a gestão. Com base territorial bem extensa em 30 cidades entre Itabira e região pela defesa dos demais sindicatos que representam as classes dos trabalhadores nas empresas mineradoras que será uma luta de forma muito árdua para conquistar todos os direitos destes trabalhadores junto com a sua mesa diretoria que será empossada em novembro. Com 16 anos de mandato do atual presidente do Metabase, Paulo Soares que sempre lutou para o crescimento e discernimento desta conceituada bandeira na região para representar os demais trabalhadores das empresas mineradoras e dentre elas a Anglo American plc, de Conceição do Mato Dentro-Mg que possui cerca de “1,2 Mil” trabalhadores de carteira assinada. Além de exercer o seu mandato com muita transparência em sua gestão. André Viana ainda comparou o Metabase como a “mini prefeitura” da cidade que se encontra instalada há 73 anos desde 1945, após o fim governo do ex-presidente da república (1930-1945) Getúlio Dornelles Vargas (PTB).  “Então, nós temos que modernizar a base, e traze-la para a luta e politizar também a categoria por que as grandes empresas e a grande mídia nacional [rádio, tv, jornal, internet e redes sociais] colocaram os sindicatos como uma turma de vagabundos, de ladrões e de bandidos. Então, alguns sindicatos realmente erraram no Brasil, e hoje o sindicalismo passou a ser sinônimo para muita gente de coisa ruim. Mas, o sindicato é importante para fazer uma luta por que a interface entre a empresa e o funcionário tem que ter o mediador. Por que se o empregado enfrentar a empresa ele é intensificado, é por isso que tem ter o sindicato para fazer a interface dessa luta”, lamentou.  
         
Com os valores orçamentários de “R$ 8 Milhões” anuais que eram para serem investidos no “Clube Social do Metabase”, para que os demais associados possam ter direito ao lazer, diversão e descontração com muito conforto, comodidade e qualidade para as suas famílias durante os finais de semana. Principalmente, nos feriados para usufruir todos os equipamentos do “Clube do Metabase”, e também com a inclusão da farmácia do Metabase, e com todos os mais variados medicamentos de todos os tipos para atender todas as demandas e as necessidades dos demais associados que também são pacientes que necessitam de cuidar bem de sua saúde e do seu bem estar social. “Invista esse valor em prol do trabalhador, no clube, no dia a dia, nas farmácias, nos prédios, no lazer, ampliar o lazer do trabalhador, trazer o que não tem e preservar o que conseguiu. Todo o legado tem uma conquista, e nós entendemos que as criticas a esta gestão [do Paulo Soares] que sai são enormes. Mas, eles [da Chapa 1] também tem legado, tem conquista. Então, nós respeitamos as conquistas adquiridas pela equipe do Paulo Soares, e a gente tem qual preservar as equipes e avançar pra poder melhorar elas. Entendemos que há mais criticas do que elogios. Mas, existem sim as conquistas que tem que manter e preservar. E nós estamos para fazer isso a frente desse sindicato [metabase], e com muita fé em Deus ajuda o povo itabirano”, defendeu.          

De acordo com o André Viana, a Vale arrecada “R$ 5 Bilhões” trimestrais com as vendas do minério durante a exportação pro exterior, e ele ainda afirmou que a Vale não tem condições de manter o Plano de Assistência a Saúde dos Aposentados da Vale (Pasa). André Viana esclareceu que os trabalhadores da Vale não têm condições financeiras suficiente de manter o Pasa, e eles preferem enfrentar a fila do Sistema único de Saúde (SUS) nas demais unidades de saúde como hospitais e também unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do que manter o Pasa mensalmente, e evitando brigas e batalhas judiciais para cobrir todos os devidos tratamentos e as internações dos pacientes aderidos ao Pasa. Com muita seriedade, justiça, e transparência e lealdade em sua gestão. André Viana vai defender o reajuste salarial dos “4 Mil” trabalhadores ativos da Vale S/A, e também aos 16.240  aposentados e pensionistas da vale que são assistidos pelo  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social (Valia) para melhorias do reajuste no do repasse superávit por meio da Superintendência Nacional dePrevidência Complementar (Previc), e com a inclusão do Clube de Investimento dos Empregados da Vale (Investvale) que está com a causa ganha, e com o andamento para serem pagos pela frente. Ainda e visando também as reinvindicações nas melhorias dos benefícios que foram cortados pela Vale nos últimos tempos que serão discutidos e debatidos com os trabalhadores da Vale e demais empresas mineradoras de Itabira e região durante a assembleia do Acordo Coletivo do Trabalhador (ACT) 2018/2019 que acontece no dia da posse do André Viana.

Defasagem salarial será o foco principal do André Viana na luta pela recuperação dos reajustes salariais dos trabalhadores que estão mais do que defasados para garantir o sustento das suas famílias que serão discutidos no “ACT 2018/2019” pelafrente com a Vale. Ainda os empregados da Vale correm sérios riscos de ter o plano de saúde cortados como aconteceu com o plano odontológico que foi cortado recentemente. Sendo que nas gestões passadas do Paulo Soares só focou somente em benefícios do que o reajuste salarial para recuperar a defasagem salarial destes trabalhadores da mineradora. Principalmente, a Participação de Lucros e Resultados (PLR) e Participação de Resultados (PR) que são pagos pela mineradora anualmente. De forma muito lamentável, com 15 anos de atividades na mineradora, André Viana ele esclareceu que recebe o salário bruto de “R$ 2,3 Mil” com descontos que restam em seus vencimentos “R$ 1 Mil” mensais em sua folha de pagamento sabendo que não recebe nem “1,5” de salário mínimo que equivale no valor de “R$1.431,00” mensais. Como nas décadas passadas os trabalhadores da Vale ainda estatal recebiam 15 salários de “R$ 954, 00” que equivale no valor total de “R$ 14.910,00” atualmente. Ainda sabendo que nas décadas passadas a moeda era cruzeiro, e com o aumento do salario mínimo os valores eram corrigidos mensalmente em dobro para o combate contra a inflação daquela época. “É importante ter um cartão alimentação de R$ 800,00? Ter um ‘Vale Cultura’ de R$ 50,00? Ter uma ‘Plr’ de 6 salários [mínimos]? Éu não tenho dúvida que é importante! ”, questionou.