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sábado, 30 de junho de 2018

Em Ipoema! Tradicional Roda de Viola acontece neste sábado

Roda de Viola acontece neste sábado (Foto/Divulgação)
A tradicional Roda de Viola acontece neste sábado, a partir das 21 horas, em frente ao Museu do Tropeiro no distrito de Ipoema. O evento é uma realização da Prefeitura de Itabira (PMI), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

Durante a festa, o público poderá conferir as seguintes atrações culturais e musicais: Ritual do Fogo, Estaladores de Chicotes, Lavadeiras de Ipoema, Meninos de Minas, Trio trem de Minas e Trio de Lá. A gastronomia também é uma atração a parte da Roda de Viola. Haverá barraquinhas com a venda de comidas típicas, quitandas e doces da região.

"Brasil x México" nas oitavas de final! CDL/Itabira sugere o funcionamento do comércio das 8h às 19h com intervalo durante o jogo

Presidente do CDL, Maurício Martins (Foto/Divulgação)
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Itabira definiu o horário de funcionamento do comércio na próxima segunda-feira (2) devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o México pela Copa do Mundo da Rússia. O horário, segundo divulgou a instituição, é apenas uma sugestão e pode ou não ser acatada pela empresa. A partida acontece as 11h.

A opção dada pela CDL é que o comércio funcione das 8h às 19h, com um intervalo de 10h30 às 13h30 para que os funcionários e proprietários assistam o jogo. A decisão da CDL não obriga as empresas a cumprir os horários e aqueles que decidirem fechar terão o direito de cobrar a compensação do funcionário.

Essa medida, segundo ressaltou o presidente da CDL Itabira, Mauricio Henrique Martins, é uma maneira de padronizar o funcionamento do comércio, sem prejudicar os empresários e também os consumidores. A opção pelo intervalo, segundo ressaltou o representante dos lojistas, não prejudicará as vendas.

“O horário do jogo acaba sendo vantajoso aos comerciantes, já que está perto da hora do almoço. Com a extensão do horário de funcionamento de 8h às 19h nos compensaremos de uma forma muito positiva o intervalo que estamos sugerindo na hora do jogo. Então, desta forma não teremos nenhum prejuízo. Muito pelo contrário, a movimentação comercial pode ser até maior antes da partida”, estimou o presidente da CDL.

Caso o Brasil passe para as próximas fases, os novos horários serão divulgados de acordo com o calendário da Copa.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Perspectivas e ações - Itatiaia Am/Fm entrevista Ronaldo Magalhães nesta sexta-feira

Ronaldo Magalhães (Foto/Divulgação)
O prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), participa nesta sexta-feira (29) do programa "Plantão da Cidade", da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte-MG. Ronaldo é convidado especial do respeitado jornalista e radialista Carlos Viana, que comanda o programa. A entrevista será transmitida ao vivo às 16 horas. Na ocasião, o prefeito falará sobre a situação de Itabira no contexto das cidades mineradoras do estado.

Itabira é berço da companhia Vale e a economia do município tem, entre suas maiores receitas, a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem). Nesse cenário, uma propagada exaustão de minas itabiranas preocupa. Na entrevista, Ronaldo Magalhães abordará perspectivas do setor.

O Plantão da Cidade desta sexta-feira será o último da temporada com a apresentação de Carlos Viana. Ele deixará o programa em função de sua agenda política: é pré-candidato ao Senado pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS).



Como ouvir a entrevista?


Por meio do rádio, a emissora pode ser ouvida nas frequências 610, no AM, e 95.7, no FM (próximo da Região Metropolitana de Belo Horizonte). Também é possível ouvir a Rádio Itatiaia através de seu site (itatiaia.com.brhttp://www.itatiaia.com.br/) e em aplicativos de streaming para aplicativos de streaming para smartphones, como o TuneIn.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Aprendizado lúdico - Grandes talentos! Festival de Música da Prefeitura de Itabira diverte e revela sucessos entre crianças da rede pública de ensino

A garotada soltou o gogó durante o 1º Festival de Música Estudantil realizado nessa terça-feira, 26 de junho, pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Durante a manhã, crianças do Ensino Fundamental II de 11 escolas quanto da rede municipal e estadual subiram ao palco do teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), onde se divertiram em uma competição saudável e amistosa pela melhor banda.

O Festival é uma modalidade da 2ª Gincana do Programa Conexão Jovem, que reúne uma série de atividades esportivas e culturais na rede pública. Com a iniciativa, a SME estimula o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social dos participantes. “Estamos trazendo de volta as tradicionais gincanas, provendo uma união entre as escolas e resgatando também a cultura e o lazer. É, também, uma forma de aprendizado”, avalia o Secretário de Educação, José Gonçalves Moreira.

O show dessa terça-feira reuniu talentos do 6º ao 9º ano, que apostaram na criatividade, visual e acústico para interpretar sucessos da música nacional. Os pequenos cantores foram avaliados por artistas de destaque em Itabira, como Jhessy e Leslie, Amanda Garcias, Pedro Augusto, Davi Efraim, Lena Primo e outros artistas.

Entre as bandas formadas por alunos, sagrou-se campeã a Escola Municipal Didi Andrade, do bairro Vila Santa Rosa, que somou 339,8 pontos na parcial da gincana. Em segundo lugar ficaram os cantores da Escola Estadual Fazenda da Betânia, localizada no bairro Pedreira (338,7 pontos).

O pódio também teve as instituições municipais e estaduais Dona Eleonora Nunes Pereira (334,6 pontos), Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro – Premem (334), Antônio Linhares Guerra (329,3), Professora Antonina Moreira (324), Antônio Camilo Alvim (323), Major Lage (301,8), José Gomes Vieira (300), Mestre Zeca Amâncio (281,5) e Marina Bragança de Mendonça (265).

“Queremos que nossos jovens tenham contato com uma boa música, com músicas salutares da cultura brasileira que contribuam ao crescimento e aprendizado”, comenta o secretário Municipal de Educação.



Outras etapas


As próximas etapas da gincana esportivo-cultural terá campeonato de futsal no dia 5 de julho e uma competição de carrinho de rolimã, no dia 12 de julho. Após todas as fases, a grande final da gincana será no dia 13 de agosto, quando as equipes vencedoras das várias atividades propostas pela gincana, inclusive a banda campeã do festival estudantil de música popular, serão apresentadas. Está prevista a participação de 800 crianças e adolescentes na data.

Desenvolvimento Econômico - Até que enfim! ItabiraHub encerra comemorações de aniversário com painel de apresentações nesta quinta-feira


Nesta quinta-feira (28), a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), na Mata do Intelecto, a Prefeitura de Itabira (PMI), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), encerrará as comemorações do primeiro ano de vida do ItabiraHub.


Depois da solenidade com o prefeito Ronaldo Magalhães e demais autoridades, as startups residentes do coworking municipal, empresários, empreendedores e agentes de outros ecossistemas e ambientes que contribuem para o desenvolvimento de novas ideias participarão do painel "Inovação e Desenvolvimento Econômico", mediado pela professora de empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Lilian Campos. A programação seguirá até as 17 horas e outra atração será a banca de apresentações e avaliações das empresas que utilizam os escritórios compartilhados do ItabiraHub. O evento será finalizado com um passeio pelos pontos turísticos de Itabira, incluindo parte dos Caminhos Drummondianos.



Atividades


As comemorações pelo aniversário do ItabiraHub começaram ainda no mês de maio, quando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais, em parceira com a Prefeitura, promoveu o curso de Design Thinking para as startups itabiranas e, em junho, o workshop Processo Criativo, com apresentações, oficinas e outras capacitações para ajudar os empreendedores a desenvolverem mais suas ações no mercado itabirano e de outras cidades.



ItabiraHub


Uma ação pioneira da Prefeitura, o ItabiraHub é o primeiro coworking público de Minas Gerais e o segundo do Brasil. Os escritórios compartilhados do município, inaugurados em maio de 2017, têm como objetivo fomentar o desenvolvimento das empresas e o empreendedorismo local. Para isso, o espaço oferece completa infraestrutura de trabalho: salas com internet, impressoras, mesas, cadeiras, material de escritório, telefone fixo, atendente permanente e instalações de apoio. Além desta redução do custo operacional, a modalidade promove, ainda, networking, colaborativismo e trocas de informações entre as equipes.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Recusado pelo Codecon – 11 inadimplentes devem “R$ 750 Mil”! “A Prefeitura alega que não tem dinheiro para aportar o ‘Banco do Povo’”, desabafou o João Torres

Evitando o fechamento da instituição – Pra não entrar em falência! Banco do Povo terá 1% do Fundo de Cultura para manter o funcionamento da unidade



Em reunião com os conselheiros que integra o colegiado da mesa diretoria que são compostas por diversas entidades na Associação de Crédito Popular de Itabira (Banco do Povo) desta sexta-feira (15) que contou com a presença do diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Inovação Tecnologia e Turismo (SMDECITT), Martinho José Francisco que representou o secretário da pasta, José Don Carlos. De acordo com o atual presidente do Banco do Povo, João Torres. Ele ainda afirmou que desde 2001 a 2016, a Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) repassou “R$ 300 Mil” ao Banco do Povo para manter o todo o funcionamento, e evitando o fechamento da instituição através dos dois financiamentos dentro do valor montante através do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) que foram totalmente pagos pela prefeitura nas gestões passadas.

Prefeito Ronaldo Magalhães (Foto/Divulgação)
Durante o mandato do ex-prefeito (2005/2008 e 2009/2012) João Izael Querino Coelho (PSL). Em janeiro de 2012 foram liberados mais empréstimos de “R$ 150 Mil” para os credores, fornecedores, prestadores de serviços e funcionários com pagamentos todos em dia na instituição. E com a inclusão das contas de água, luz, telefone, internet e demais encargos sociais que são destinados através dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico no Município de Itabira (FUNDESI) que detém o percentual do repasse de 40% dos “R$ 30 Milhões” equivalendo à alíquota de “3,5%” da Compensação Financeira daExtração Mineraria (CFEM) que serão repassados pelo governo federal neste segundo semestre. Sendo que os recursos financeiros do Fundesi para as demais entidades e instituições são aprovados pelos conselheiros que integra o colegiado do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CODECON). Insatisfeito com a rejeição do Codecon sobre o repasse de “R$ 150 Mil” durante a última reunião que aconteceu no dia 10 de abril deste ano. João Torres ainda afirmou de forma muito absurda por parte do prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) estar fazendo todos os repasses financeiros para as entidades e instituições que promovem os eventos que acontecem constantemente na cidade através do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em 2016, o ex-prefeito (2013/2016) Damon Lázaro de Sena (PV) repassou “R$ 50 Mil” para manter todo o funcionamento do Banco do Povo. Em março do ano passado, o governo Ronaldo Magalhães repassou “R$ 100 Mil” sabendo que serão necessários mais repasses de R$ “150 mil” que foi rejeitado pelo Codecon. João Torres ainda esclareceu que foram encaminhados diversos ofícios para os Secretários; de Desenvolvimento Econômico, José Don Carlos; da Fazenda (SMF), Marcos Alvarenga Duarte; para fazerem todas às analises na liberação deste repasse que foi encaminhado e apreciado pelo Codecon que reprovaram o repasse devido ao acumulo de dividas de “R$ 750 Mil” com 11 credores inadimplentes durante as gestões passadas. E inclusive, Marcos Alvarenga também tem divida de “R$ 100 Mil” em honorários contábeis com a instituição por ter prestado os serviços de assessoria contábil nas gestões passadas. 

Segundo, o João Torres era necessário o aporte financeiro de “R$ 150 Mil” para fazer as devidas contratações da empresa de consultoria (sem citar o nome) para fazer todas às analises que são relacionadas à gestão de negócios do Banco do Povo, sabendo que as despesas da instituição estavam se acumulando pela frente, e sem ter a previsão sequer para reabertura da sede para futuras renegociações com os credores do município. Principalmente, a divida de “R$ 65 Mil” que vai se acumulando desde março do ano passado que não foi repassado ate o momento ao Banco do Povo para manter a agente de credito Isabel Cristina Bravim Oliveira que trabalha há 19 anos na instituição está com os salários mensais, rescisão de férias e 13º salário com encargos sociais atrasados há um ano. E a Isabel Oliveira ainda continua normalmente exercendo todas as atividades dentro de suas funções no Banco do Povo. Mesmo sem receber os salários com um ano de atraso para manter todo o devido cumprimento do horário de trabalho na instituição, dentro das conformidades das leis trabalhistas, e sem haver nenhum prejuízo sequer nos salários atrasados evitando os descontos em folhas de pagamentos. “A prefeitura alega que não tem dinheiro, e isso ai eu concordo com ela (Isabel Oliveira)”, defendeu o João Torres.  
   
De acordo com o João Torres foram feitos todos os levantamentos situacionais da instituição desde a sua inauguração foram feitos 1.146 movimentações financeiras através de empréstimos aos microempreendedores desde 2001 a 2016 com a divida acumulada no valor total de “R$ 215 Mil” (até em 2013) para “R$ 750 Mil” (até em 2018) totalizado com juros e correção monetária de “3,9%” mensais com 11 inadimplentes (sem citar nomes) com sujeito às alterações na taxa de juros dos empréstimos através do “Capital de Giro”. Dentro dos comparativos do valor montante da divida atualizada no valor total de “R$ 750 Mil” dividido por um salário mínimo de “R$ 954,00” dá para atender 366 pessoas com empréstimos no valor inicial de “R$ 2 Mil”. Dentro do valor montante desta divida atualizada até em 2018, João Torres ainda esclareceu que existem pessoas com situação financeira estável envolvendo um ex-candidato a vereador que foi derrotado nas eleições passadas, e também uma secretaria que exerce as funções dentro de uma das pastas das secretarias e autarquias da prefeitura. E eles ainda afirmaram que não vão pagar os empréstimos do Banco do Povo que integram a lista dos 11 inadimplentes que já se encontram falecidos, e com o cadastro no Serviço de Proteção ao Credito (SPC) durante os 5 anos devido a falta de pagamento dos empréstimos com a instituição.

Durante a reunião, o presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais (CMPC), Marcelino de Castro apresentou uma nova alternativa para evitar o fechamento do Banco do Povo , e propôs aos membros do colegiado a utilização do repasse de através do financiamento de “1%” que equivale a “R$ 50 Mil” mensais através da prefeitura para o Conselho de Cultura, e com a inclusão do dobro repasse de “R$ 5 Milhões” que se enquadra de dentro orçamento global e do percentual da alíquota de “3,5%” equivalendo a “R$ 1 Bilhão” do Cfem para o Fundo Municipal de Cultura (FMC) que foi aprovado e sancionado durante o governo Damon Sena. Que foi à única alternativa que restou para custear toda a manutenção do funcionamento do Banco do Povo, evitando o fechamento através da lei nº 4.728 do Sistema Municipal de Cultura (SMC) dentro do Plano Decenal da Cultura (PDC) para a contratação dos produtos e serviços da instituição solicitando o repasse de “R$ 50 Mil” através do recurso reembolsável do FMC. Para que os artistas itabiranos possam manter toda a estrutura através do aporte financeiro que envolve a economia criativa para poder salvar o Banco do Povo da falência. E o Marcelino de Castro ainda esclareceu que desde que o Ronaldo Magalhães reassumiu a prefeitura não foi repassado “R$ 50 Mil” mensais sobre “1%” do FMC para o Conselho de Cultura, e sem ter a previsão sequer destes repasses.


Para entender

O Banco do Povo é uma instituição civil sem fins lucrativos, e foi constituído e inaugurado no dia 26 de abril de 1999 pelo então ex- prefeito (1997/2000) Jackson Alberto de Pinho Tavares (PT) que é composta por varias entidades dentre elas a Companhia Vale do Rio Doce S.A (CVRD) ainda estatal, hoje, denominado “Vale S.A”, da qual a empresa se encontra privatizada desde 1997, nas mãos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda-RJ. Devido às novas mudanças no estatuto damineradora após ser empresa privada desde 1997 atualmente. Hoje, a Vale não poderá mais participar como colegiado e fundadora do “Banco do Povo” depois de ser privatizada pelo então ex-presidente da república (1995/1998 e 1999/2002) da república Fernando Henrique Cardoso (PSDB) daquele ano.

Anos depois, o Banco do Povo foi reinaugurado pelo ex-prefeito (2013/2016) Damon Lázaro de Sena (PV), e com a sede instalada dentro do Posto de Atendimento Integrado (PAI) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Com o objetivo principal de fomentar a atividade econômica de micros e pequenos empreendedores, integrados aos setores formal ou informal da economia, associados ou não, e dirigidos para pessoas de baixa renda, fornecendo linhas de crédito para o desenvolvimento de empreendimentos, além de fortalecer e incentivar a livre iniciativa.

Mais atenção nos acessos ao trafegar no local - Advertência! HNSD reforça mudanças no trânsito e pede atenção de motoristas

A direção do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) reforça o pedido de atenção aos motoristas que utilizam os acessos à instituição. Muitos veículos continuam transitando de forma errada e, principalmente estacionando nos locais que agora são proibidos. A Superintendência de Transporte e Trânsito de Itabira (Transita), inclusive, tem monitorado o fluxo no local e aplicando multas nos motoristas que não estão obedecendo as novas regras.

As mudanças foram realizadas devido às obras para a construção do Centro de Imagens e, portanto foi necessário alterar o acesso de veículos para a instituição e o Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI). As mudanças estão em vigor desde o dia 4 de junho.


As alterações foram as seguintes:



1. Interrupção da passagem entre PSMI e HNSD durante o período da obra;

2. Alteração do fluxo de chegada ao HNSD e PSMI, ambas hoje são de mão única e passarão a ser de mão dupla.



Essas mudanças sforam necessárias para que não haja impacto nos atendimentos prestados à população de Itabira e região. Além de garantir a ordem e segurança para os usuários das duas unidades de saúde. A construção do Centro de Imagens deve durar 10 meses.

Copa do mundo 2018! Comércio terá mudança de horário de funcionamento durante os jogos da Seleção Brasileira

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira sugere aos seus associados um horário especial para o funcionamento do comércio nos dois jogos da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo da Rússia, que acontecem durante a semana.

Na sexta-feira (22), quando o Brasil enfrenta a Costa Rica, às 9h, o comércio funcionará de 12h às 19h. Já no dia 27, numa quarta-feira, quando o Brasil joga contra a Sérvia, às 15h, o comércio funcionará de 8h as 14h. Caso a Seleção Brasileira se classifique para as próximas fases do mundial, os novos horários serão divulgados pela CDL.

O presidente da CDL Itabira, Maurício Henrique Martins, falou do remanejamento dos horários e destacou o momento como uma oportunidade a mais para a movimentação comercial no município. “Teremos um horário especial para que as pessoas assistam os jogos do Brasil e apesar do funcionamento ser reduzido nestes dias, o comércio terá uma grande movimentação nos dias que antecedem os jogos, o que com certeza não trará prejuízos aos nossos lojistas. Acreditamos que é um momento de intensa movimentação comercial e quem souber aproveitar terá um bom resultado”, estimou o presidente.

Ainda de acordo com Maurício Martins, alguns setores inclusive deverão comemorar um aumento considerável nas vendas devido aos jogos. Os principais, destacou, são os supermercados, açougues e distribuidoras de bebidas. “É muito comum o brasileiro aproveitar os dias de jogos para realizarem churrascos ou até mesmo um almoço especial, dependendo do horário, então, acreditamos que alguns setores terão um aumento de até 10% nas vendas nos dias de jogos. Por isso, recomendamos aos empresários que aproveitem este clima de festa que a Copa do Mundo trás e aqueçam as vendas e conquiste os consumidores”, recomendou o representante dos lojistas.

Copa do Mundo - A competição terá início em 14 de junho, com a partida entre Rússia e a Arábia Saudita. A abertura oficial, acontece no mesmo dia no Estádio Luzhniki, em Moscou. Para este ano, os organizadores já afirmaram que o evento será menor do que os das outras edições, como na Copa do Brasil 2014. A apresentação deve acontecer momentos antes da partida inaugural do mundial, que acontece as 16h, na Rússia e às 12h, pelo horário de Brasília.

Consciência econômica ambiental - Parceria Saae/Cemig! Novos motores reduzirão consumo de energia e produção de resíduos nas estações tratamento de água

Ronaldo Magalhães e Leonardo Lopes (Foto/Divulgação)
Em busca de soluções que otimizem o funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETA's) e que também sejam favoráveis ao meio ambiente, o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) inscreveu o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) no programa estadual da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Troca o Seu Motor e, pela primeira vez, a autarquia foi contemplada com um bônus de 38% para adquirir novos motores elétricos.


A compra dos seis equipamentos, que serão instalados nesta semana nas ETA's Senhora do Carmo, Ipoema e Pureza, totalizam R$ 164,2 mil, sendo R$ 103 mil o investimento do Saae e R$ 61 mil a contrapartida da Cemig.Os novos motores, segundo Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente da autarquia, são mais potentes e substituirão os antigos, “que já são ineficientes”, ressaltou.


“Com esses motores economizaremos energia, diminuiremos a produção de resíduos e reduziremos os riscos de danos em outros equipamentos das ETA's, a maior causa das manutenções realizadas pelo Saae”, avaliou Leonardo Lopes. Depois de instalar os novos equipamentos, os antigos serão encaminhados à Cemig para o seu devido descarte.




Na prática


Foram comprados dois motores de 250 cavalos (cv) para a ETA Pureza e quatro para as estações dos distritos – Ipoema (dois de 30 cv) e Senhora do Carmo (dois de 25 cv). Os equipamentos, que fazem as bombas enviarem a água das estações para os reservatórios, darão mais confiabilidade para o sistema de abasbacamento do município principalmente. “promoverá uma significativa economia de energia, hoje o segundo maior custo do Saae”, destacou o Leonardo Lopes.

O programa de eficiência energética da Cemig tem como objetivo fortalecer a cultura do consumo consciente, além de contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida da população.

6º WIN 2018 - 1º Seminário WINtec apresenta novas propostas de tecnologia nesta terça-feira

A Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA) promove nesta terça-feira (26), às 18h30, o primeiro seminário WINtec. O objetivo do evento é disseminar a cultura tecnológica e apresentar startups que vem ganhando espaço na cidade.

O Seminário é mais um trabalho da Acita, por meio do Programa WIN – Caminhos para a diversificação econômica, para buscar novas possibilidades de trabalho e renda para Itabira e região. A iniciativa é mais uma ação para a construção de um território competitivo envolvendo toda a cadeia produtiva do município.

O evento acontece no auditório da Acita e tem entrada franca. Os interessados precisam confirmar presença pelo telefone: (031) 3831-2025 ou pelo e-mail: acita@acitaitabira.com.br

domingo, 24 de junho de 2018

De volta ao começo! Saae retorna o convênio com as agencias bancárias para pagamentos de conta de água em débito automático


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira comunica que a partir desta sexta-feira (22), as contas do SAAE também serão quitadas nas agências dos bancos do Brasil, Mercantil do Brasil e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicob), além das lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal "Caixa" (CEF), já credenciadas na autarquia.


É muito importante ressaltar ainda que, desde o ano passado, o posto de atendimento do Saae, na Rua Gonzaguinha, nº 28, na Esplanada da Estação também recebe o pagamento das faturas somente com cartão de débito.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Plano de revitalização - Distritos Industrial I e II, e Fênix serão concretizados até em dezembro deste ano

Martinho Francisco (Foto/Divulgação)
De acordo com o ex-Secretário de Municipal de Esportes e Lazer e Juventude (SMELJ) e atual diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Inovação Tecnologia e Turismo (SMDECITT), Martinho José Francisco. Ele afirmou que foi encontrado diversas irregularidades como; buracos, poças d’água, sinalização precária, áreas de loteamento abandonadas pelas grandes empresas que se encontram instaladas dentro do Distritos Industrial I e II, do Barreiro e Fênix sem nenhuma utilidade sequer que estão prestes para serem recuperadas a qualquer momento para que as empresas inadimplentes com o Fundesi que estão em andamento para a legalização das dividas com a credora até em 2022.

Martinho Francisco ainda afirmou que será instalado todos os sistemas de segurança em todas as dependências dos distritos I e II, e do Fênix evitando furtos para facilitar todos os trabalhos da Policia Militar (PM) na confecção de Boletim de Ocorrência (BO) no combate a criminalidade no local. E também estão sendo feitos todos os serviços de limpesas e capinas no local. Sendo que os prazos para a legalização dos distritos I e II estão estipulados a partir de junho a dezembro. Para serem totalmente regularizados para movimentação dos veículos e dos fornecedores que movimentam as unidades dos distritos dentre os 19 itens que foram apresentados durante a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CODECON) desta terça-feira (12). Somente apenas *6 Itens já foram solucionados e regularizados até o momento, e apenas 13 itens que estão para serem concretizados 100% todas as localidades dos distritos do Barreiro e Fênix até serem totalmente concluídos, leia:

1-Fazer identificação/portal do Distrito Industrial nas duas entradas (próximo a rodovia Mg-129, e no retorno de João Monlevade – Mg)*.

2-Melhorar a estrutura do Distrito Industrial que está precária (mato, buracos, meio fio, rotatórias e etc...).

3- Melhorar a segurança do Distrito Industrial (instalação de câmeras e circuito interno de segurança por todo o distrito).


4-Melhorar o trevo da rodovia da entrada da Mg-129 (ruim para manobrar carreta)*.

-Foi feito o pedido de inclusão do Distrito Industrial no processo licitatório para as aquisições das câmeras de monitoramento do circuito interno nas dependências do local.


5-Melhorar as afiações elétricas e telefônicas baixa ao longo dos distritos.

-Foi solicitado a presença de um técnico da Oi S/A e da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).


6-Melhorar a telecomunicação/internet (ruim, apenas o sinal da operadora Vivo funciona bem).

-Foi feito o contato com a Oi S/A que de imediato enviou a equipe para o Distrito Industrial para fazer todas as avaliações do recebimento do sinal móvel, e constatou realmente a ineficiência. E a Oi pretende trabalhar para a melhoria do sinal com mais ualidade nos Distrito Industrial e região.

       
7-Avaliar a qualidade da energia, com diminuição de piques e variação de tensão*.

-Foi repassado para o gerente responsável pela Cemig todos os números das instalações das empresas solicitantes com o acompanhamento de um técnico da Cemig que irá ao local para fazer as avaliações para poder sanar todo o problema relacionado à energia das redes elétricas no local.

   
8-Criar a parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei/Campus Itabira) com as empresas dos distritos para aproveitar grandes oportunidades.


9-Melhorar o transporte urbano (aumentar os horários do transporte coletivo).

-Foi feito o contato com Superintendência de Transportes e Trânsito (TRANSITA) para fazer uma pesquisa referente à quantidade de funcionários de cada empresa que estão instaladas nos distritos do Fênix e Barreiro. Sendo que em seguida faça todos os devidos estudos de itinerário dos ônibus de transporte coletivo intermunicipal para atender toda essa demanda no Distrito Industrial.   


10-Verificar quais são as empresas abandonadas/ociosas e notificar para a liberação das áreas*.

11-Situação da Rua Columbita sentido ao Candidópolis (atrás da Dalmática) sem Cep (dificuldade de chegar as correspondências)*.  

12-Revitalizar a lagoa próxima da Unifei (capina, barreira de proteção, plantio de arvores e área de convivência).


13-Recuperar a rotatória de acesso aos distritos na Rua Cromita (próximo ao In Vitro).

- Foi elaborado um projeto arquitetônico com o objetivo de tornar a área em espaço de convivência para os colaboradores do Distrito Industrial até a próxima etapa da conclusão, e com a elaboração da planilha dos valores para a execução da obra no local. 



14-Verificar alternativas para o reaproveitamento da área da empresa extinta Socoimex (extinta Calsete/Ferro Gusa), a atual empresa Atlas que se encontra em atividade*.

-Com geração de 160 empregos diretos e 960 empregos indiretos.


15-Verificar a rotatória saindo da empresa Polikini sentido ao Parque de Exposições Virgílio José Gazire (ocorrem alargamentos de água como poças d’água).

-A Secretaria Municipal de Transito, Transportes e Obras (SMOTT) vai fazer um projeto para escoar agua, com a inclusão das obras deste projeto no processo licitatório na execução desta obra.   


16-Verificar disponibilidade de pontos de apoio nos distritos (bancos, correios, lanchonete e etc...).

17-Disponibilizar as áreas abandonadas/ociosas para empresas que queiram investir.

18-Criar planilhas com o ramo de atuação e diversificação econômica das empresas dos distritos*.


19-Melhorar a identificação do Distrito Fênix e das empresas incubadoras, na Rua Sérgio Einseberg (placas indicativas e sinalização de ruas e empresas). 


-No ano passado, já foi feita a visita técnica no condomínio Fenix. Sendo que a planilha de execução já se encontra na Secretaria de Obras, e após a entrega desta planilha será realizado processo licitatório.       

Fundesi obtém 26 empresas devedoras - R$ 8,4 Milhões! “De 2013 a 2017, a gente não teve nenhum fator que não teve mais leis”, resumiu o Don Carlos

Secretário de Desenvolvimento Eocnomico, José Don Carlos (Foto/Arquivo/Divulgação)
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CODECON), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Inovação Tecnologia e Turismo (SMDECITT), José Don Carlos e sua equipe. Ele afirmou que o valor de “Cr$ 1 Milhão” que foi disponibilizado nos cofres públicos do município através do Fundo de Desenvolvimento Econômico no Município de Itabira (FUNDESI) após a criação do Codecon durante o mandato do ex-prefeito (1989/1992) Luiz Menezes “In Memoriam” (PPS). De forma muito efetiva, a maior movimentação do montante dos valores disponibilizados nos cofres públicos que foram financiados pelo Fundesi aconteceu no mandato do ex-prefeito (1993/1996) Olímpio Pires Guerra “Lí” “In Memoriam” (PDT), através dos empresários que necessitavam desses empréstimos dos valores do “Capital de Giro” para fazer os devidos investimentos nas instalações das suas grandes empresas na segunda unidade da Companhia do Distrito Industrial (CDI). Com alterações variáveis nas alíquotas de 50% a 70% da Compensação Financeira da Extração Mineraria (CFEM) através da Lei Municipal nº 2.525 de 17 de julho de 1993, e com diversas mudanças que ocorreram nas alterações da lei nº 3.228, de 01 de novembro de 1995 que altera o percentual do repasse de 40% do Cfem para o Fundesi, e com mais novas mudanças nas alterações das leis nº 2.823/92 e 2.925/93 que foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo ex-prefeito (1997/2000) Jackson Alberto de Pinho Tavares (PT) que atravessaram as gestões. E a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) que é a atual mantenedora do Distrito Industrial (DI) I e II para dar todo o devido suporte nas instalações das grandes empresas nestas unidades pertencentes à prefeitura através da permissão de uso que foi concedido e aprovado pelos conselheiros integrou o colegiado nas gestões passadas. São dados que foram apresentados durante a reunião do Codecon desta terça-feira (12). “Por quê que eu estou falando isso? É muito importante até então nós estamos no presente olhando para atrás. E nós deveríamos estar no presente e olhar pro futuro. Mas, como se diz; ‘colocar uma lápide nessa questão’ ou tomar as ações devidas que tem que ser tomadas”, disse.   
      
Já o primeiro distrito industrial foi inaugurado pelo então ex-prefeito (1983/1988) José Mauricio Silva (MDB). E a maior movimentação financeira do Fundesi aconteceu durante o governo “Lí” Guerra na época em que foi inaugurado o “2º Distrito Industrial” em seu primeiro ano de governo. E o 3º Distrito Industrial já tem um lote no Pedreira do Instituto que foi disponibilizado pela Vale S/A durante o mandato do ex-prefeito (2013/2016) Damon Lázaro de Sena (PV). E no primeiro mandato (2001/2004) do prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) foi revogado a Lei nº 3782/03 para a reestruturação do Fundesi para a recuperação dos valores através de renegociação com as empresas inadimplentes que fizeram os empréstimos do “Capital de Giro” durante o governo “Lí” Guerra para instalar as suas grandes empresas nos distritos I e II, do qual os empresários utilizaram o dinheiro do Fundesi para fazer os investimentos nas instalações das grandes empresas no “2º Distrito Industrial” daquele ano. Sendo que a divida foi acumulada no valor de “R$ 8.087.946,43”. E os terrenos dos distritos I e II foram recuperados através da permissão de uso que foi aprovado pelos conselheiros daquele ano devido à cláusula de contrato referente ao parcelamento dos empréstimos com o Fundesi que não foi cumprido legalmente sequer durante a permanência das empresas que se instalaram no local.

Sendo que o valor de “R$ 6.263.370,09” foram recuperados pelo Fundesi com geração de 2.161 empregos diretos que equivale 48,6% nas folhas de pagamentos dos funcionários das 40 empresas que se encontram instaladas nos distritos I e II há mais de décadas no município. E com o saldo negativo de R$ 2.136.629,91 que estão com o parcelamento em dia com o Fundesi até em 2022 dentre as 26 empresas que se instalaram naquela época, e se encontram em processo de renegociação com o Fundesi durante o mandato do ex-prefeito (2005-2008/2009-2012) João Izael Querino Coelho (PSL), e com a prorrogação de renegociação das dividas com o Fundesi em seu segundo mandato que resultou um saldo negativo de “R$ 402.606,93” diante das alterações nas Leis nº 3.896, de 11 de junho de 2005; nº 3.951, de 6 de janeiro de 2006; nº 4.016, de 18 de agosto de 2006; nº 4.145, 7 de março de 2008; com prorrogações nos prazos entre os meses de junho e dezembro de cada ano até o dia 31 de dezembro de 2012 diante das alterações das leis municipais de sua própria autoria para a renegociação do parcelamento para o pagamento das dividas do Fundesi por meio de projetos que foram encaminhados aos vereadores para fazerem todas as devidas apreciações nas matérias referente as alterações nas resoluções dos artigos para as renegociações dos parcelamentos destas dividas. E estes valores foram apurados através dos arquivos da prefeitura por meio da secretaria de desenvolvimento econômico, e também dos bancos Caixa Econômica Federal “Caixa” (CEF) e do Banco do Brasil S/A que foram os maiores credores durante os governos Luiz Menezes, “Lí” Guerra, Jackson Tavares, Ronaldo Magalhães e João Izael. Existem ainda os valores das dividas do Fundesi que foram ajuizadas no Ministério Público (MP) para futuras renegociações do recebimento dos empréstimos com as empresas devedoras que paralisaram os pagamentos no meio do tempo, após a renegociação anteriormente que aconteceram nas gestões passadas. Os valores dos empréstimos com o Fundesi eram superiores do que o valor do imóvel dos distritos I e II devido ao acréscimo dos juros e correção monetária durantes as gestões que passaram, e sabendo que os valores desses empréstimos eram impagáveis durantes as renegociações com as empresas inadimplentes do Fundesi. “Aconteceu isso! De 2013 até 2017, a gente não teve nenhum fator que não teve mais leis (municipais)”, resumiu. 


Mesmo não havendo mudanças nas alterações das leis municipais para prazos nas prorrogações dos pagamentos e parcelamentos das dividas com o Fundesi. De acordo com o Don Carlos, ele e a sua equipe fizeram todos os levantamentos situacionais das 26 empresas devedoras do Fundesi para a elaboração do relatório desde que assumiu a pasta na prefeitura com o saldo devedor no valor de “R$ 402.606,93” dentro do valor do montante da divida de “R$ 8,4 Milhões”, e com todas as documentações registradas em cartório através dos contratos das empresas inadimplentes com o Fundesi desde o governo “Lí” Guerra. E o Don Carlos ainda afirmou que já acionou o procurador jurídico Leonardo de Souza Rosa para fazer o devido ajuizamento do parecer destas dividas do Fundesi no Ministério Público. Dentre as empresas que integra a lista dos inadimplentes do Fundesi como a Construtora Gaigher (R$ 115.818,39), Itaplás (R$ 321.207,12), Drugon (R$ 749.515,32), Petromul Óleo Emulsificantes (R$ 91.349,42). Principalmente, a Tercron Indústria e Comercio Ltda (R$ 1.181.457,75) que permaneceu durante o governo Jackson Tavares e repassou o terreno utilizado para a Polikini de favor dentre as 40 empresas instaladas atualmente nos distritos I e II com a permissão de uso que foi concedido pela prefeitura através do Codecon. Com geração de 2.161 empregos diretos equivalendo 50% das empresas que estão em processo de renegociação com o Fundesi até em 2022 para a quitação desses empréstimos durante as gestões passadas.    

terça-feira, 19 de junho de 2018

Acita Mulher - Educação é o tema principal do Café com Empreendedoras desta quarta-feira

A Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), por meio da "Acita Mulher", promove no dia 20 de junho, às 7h, mais uma edição do Café Com Mulheres Empreendedoras.

Na oportunidade será apresentada a palestra “O Poder da Liderança Feminina na Educação”, ministrada por Débora Guerra, Vice-reitora da UNA, Gestora Educacional e profissional com 18 anos de experiência e com participação em programas acadêmicos internacionais.


O evento visa fortalecer o empreendedorismo feminino, auxiliando as lideranças femininas na capacitação e gestão, por meio de exemplos e cases de sucesso, que servem de inspiração para empreendedoras.


A palestra é gratuita. Vagas limitadas. Favor confirmar presença pelo e-mail: acita@acitaitabira.com.br ou pelo telefone: (31) 3831-2025


Data: 20 de junho de 2018 / Quarta-feira


Horário:
7h30 – Café de Boas-vindas
7h50 – Abertura e Dinâmica de Acolhida
8h – Palestra: “O Poder da Liderança Feminina na Educação” – com: Débora Guerra
9h - Encerramento


Local: Auditório da Acita - Av. Duque de Caxias, 810, Esplanada da Estação

domingo, 10 de junho de 2018

Itabira será incluída no Relba e Rbba! “O Banco de Alimentos não é uma figura isolada dentro da prefeitura”, defendeu o João Paulo

De acordo com o secretario geral da Rede Leste do Banco de Alimentos (Relba), e diretor de agricultura Piedade de Caratinga, João Paulo Paiva Ramos que esteve na reunião ordinária da Relba durante a manhã desta sexta-feira (09). Ele afirmou que está sendo criado Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (GGPAA) que está sob a responsabilidade da Relba de fazer todos os levantamentos situacionais da legislação que entrará ainda em vigor no Brasil para discutir sobre a questão das instituições sociais. E também a implantação do Banco de Alimentos no lugar do restaurante popular que estão com as obras inacabadas desde que o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) reassumiu a prefeitura, e paralisou todas as atividades destas obras evitando o aumento de gastos exorbitantes nos cofres públicos. Sendo que os recursos da Compensação da Financeira da Extração Mineraria (CFEM) será revertida para a implantação do banco de alimentos como esta sendo discutido entre os Conselhos; de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e de Segurança Alimentar (COMSEA).

Com a implantação GGPAA, João Paulo ainda esclareceu que pretende fazer todos os estudos sobre o descarte dos alimentos qual são desperdiçados pelos sacolões, mercearias e supermercados que se enquadram dentro da produção de alimentos que serão fiscalizados dentro das conformidades do Conselho Nacional de Abastecimento (CONAB) para que as empresas possam fazer as doações dos alimentos para o Banco de Alimentos no município. Sendo que a atual legislação especifica é mantida desde a década de 70 para garantir o acompanhamento de toda a fiscalização de produção dos alimentos que são destinados aos setores de atacado e nas Centrais de Abastecimento (CEASA) que são distribuídos em todos os estabelecimentos comerciais de todo o canto do Brasil. E a Relba será responsável em nível nacional para fazer todos os levantamentos dos alimentos que são desperdiçados pelas grandes empresas dos setores industriais e estabelecimentos comerciais que serão repassados para a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) através dos Ministérios; de Saúde (MS) e de Agricultura (MA). E a Relba foi criada no dia 22 de abril de 2014, em 3 municípios mineiros como Caratinga, Guaxupé e Vargem Alegre, na área de atuação na distribuição e transferência dos alimentos através de doações empresas e produtores rurais, caso se os alimentos for excedente. “Na prática, a Rede permite que um alimento excedente em uma cidade seja levado para outro banco de alimentos. Mas, hoje o supermercado joga fora e ela vai trabalhar com essa questão de; ‘em vez de a empresa jogar os alimentos fora, passar a doar’. Prioritariamente para o banco de alimentos. E o banco de alimentos se ele não tiver uma estrutura e um responsável técnico para receber aquele alimento será encaminhado para a instituição de forma a não gerar o desperdício”, explicou.

Considerado pelo Ministério de Desenvolvimento de Social como a maior rede de alimentos de banco de alimentos do Brasil através do Conab. Para o João Paulo, ele contou que foi muito elogiado por demais membros do comitê de gestor durante a reunião que aconteceu nesta semana, em Brasília-DF, pelo seu devido desempenho nas ações no combate contra o desperdício no banco de alimentos como a única instituição na atuação da Relba nos municípios da região do centro leste mineiro. Na comparação, João Paulo ainda esclareceu que os bancos de alimentos de São Paulo-Sp atende cerca de 300 instituições diante da dificuldade que está enfrentando por não ter o seu devido dialogo com os municípios do seu estado. “Isso, nos enche a gente de muito orgulho quando se fala que é a única rede (Relba) que está atuando de fato como rede, e não esta tendo problemas internos sequer com relação à organização dos bancos (de alimentos) que somos (...) Então, nós podemos dizer que mais experiente tem algum índice grave bem operacionais. Nós estamos bem avançados, e nos foi dado essa responsabilidade de fazer esse mapeamento legal, e passar para o governo federal essas composições e soluções”, destacou.

Durante a palestra de abertura da reunião do Relba, João Paulo ministrou a palestra resolução 081/18 com o tema “Uma Reinvenção dos Bancos de Alimentos e o Novo Desafio da Gestão”, e afirmou que o banco de alimentos não é uma figura isolada dentro da prefeitura sabendo que faz parte da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) com o objetivo de atender metas a nível local e nacional através dos Ministérios de; Desenvolvimento Sustentável (MDS), da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), da Fazenda (MF) e da Educação (MEC); com o envolvimento dos grupos de GPAA. Mesmo com o ou sem o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal. E inclusive, os Bancos de Alimentos tem que estar aderidos a Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA), de menos os municípios mineiros como Alvarenga, Conselheiro Pena, Engenheiro Caldas, Santa Bárbara do leste e São Domingos Das Dores que não estão aderidos a RBBA para fazer a distribuição de alimentos em todo o Brasil.

João Paulo ainda afirmou que existem poucos bancos de alimentos públicos sabendo que a maioria destes bancos são privados, e deveria estar inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) dentro das conformidades do GPAA que coordena as regras operacionais para todas as modalidades do PAA, no recebimento dos alimentos no banco. Sabendo que os bancos de alimentos tem que ser 75% operacionalizado pela secretaria de agricultura com toda mão de obra qualificada por sua equipe técnica e capacitada para a captação mínima de 25% dos alimentos para ser considerado oficialmente como o banco de alimentos, e munidos de documentações exigidas para fazer o cadastro de doação dos alimentos. Caso, se os alimentos for inferior ao percentual da alíquota será considerado como Unidade de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UDAF), e com a exclusão de doações do PAA e da isenção dos Impostos; Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Cerca de 70% dos municípios mineiros recebem cerca de “R$ 1,7 Milhão” por ano do PAA através do termo de adesão para manter os estoques do Banco de Alimentos para executar as ações do PAA. “A necessidade dos bancos de alimentos adotarem processos padronizados referentes a doação de alimentos, e também de gestão administrativa, independentemente do PAA”, resumiu.


Em Itabira, o banco de alimentos funciona desde 2010 com o objetivo de ampliar a segurança alimentar e evitar o desperdício de alimentos. O banco trabalha com projetos, inclusive do Ministério de Desenvolvimento Social que finalizou em abril deste ano.  No último mês (21/05), conforme informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o banco de alimentos da cidade recebeu, por meio da Relba, 333 caixas de alimentos, o que corresponde a aproximadamente quatro toneladas de produtos. Uma vez no banco, os alimentos são distribuídos para nove entidades assistenciais e quatro centros de referência, além da rede municipal de ensino.