Banner 728x90

domingo, 1 de agosto de 2021

“Quase – tragédia” no Serro – “Todas as nossas ações ate agora estão nesse sentido de manter e conservar a segurança do local”, destacou o Carlos Eduardo

 

Prefeito Epaminondas Miranda e o Supervisor de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual, Major Eduardo, e a força-tarefa concedem a coletiva de imprensa sobre o suposto rompimento de barragem na propriedade particular na zona rural do serro (Foto/Google Meet/Reprodução/Rodrigo Ferreira)    

Serro/Mg -Por se tratar de uma barragem de água que é pertencente e anexa a propriedade privada no município, do qual a barragem foi construída no método a montante. De acordo com o Supervisor de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual, Major  Carlos Eduardo Lopes, e o prefeito Epaminondas Pires de Miranda (PL) durante a coletiva de imprensa virtual desta segunda-feira (28/06), eles afirmaram que por volta das 16:30 hs foram informados pela filha do proprietário da barragem de água (ou barragem de “usos múltiplos”) que fica anexa com a propriedade rural que é pertencente a família. A filha do proprietário desta barragem acionou a Defesa Civil Municipal através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), em seguida, foi acionado a Defesa Civil Estadual através da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC-MG) pela própria Prefeitura nesta sexta-feira (25/06).

Major Eduardo fala da evacuação dos 8 moradores da
Zona de Salavamento na zona rural do Serro
(Foto/Lucas Prates/Jornal Hoje em Dia) 
Para averiguar a situação da barragem de água que fica localizado em sua propriedade particular. Onde apresentou os primeiros sinais de rompimento com vazamento de água durante a infiltração entre as pedras que serviram de muro de arrimo da barragem no local, sendo que 8 moradores dos ribeirinhos que ficam próximos desta barragem foram retirados antecipadamente as pressas durante a evacuação da madrugada de sexta-feira pro sábado (26/06), de forma bem segura, sendo que a barragem de agua não chegou a romper.

“Ela [a barragem de água de propriedade particular na zona rural] estava apresentando algumas infiltrações, e em razão disso foi feito uma avaliação inicial. Em razão do histórico essas infiltrações ela estava trazendo uma atenção especial, e foi mobilizado esse efetivo para estar interditando e acompanhando. Onde foram implementadas algumas ações e todas elas de forma preventivas, e uma vez é importante frisar que as estruturas não rompeu e ela está sendo monitorada, e todas as ações que até foram feitas tanto de resguardar as seguranças das pessoas dos prazeontes e dos demais moradores dos ribeirinhos. Foram no sentido de prevenir, e são medidas conservadoras e também no sentido de acompanhar a barragem no sentido mais técnico, e de forma a reduzir todo o tipo de impacto que pudessem ser potencializado um eventual rompimento. Então, todas as nossas ações ate agora estão nesse sentido de manter a segurança e de conservar a segurança do local, e ate chegar na melhor condição de termos as plenas condições de retornar a tranquilidade”, explicou o Major Eduardo.


 Pertencente a propriedade particular, Defesa Civil Estadual
e força-tarefa fazem vistoria na barragem de água
para evitar futuro rompimento (Foto/Acom/Cedec-Mg)
 
Ainda de acordo com o Carlos Eduardo e Epaminondas Miranda, foram detectados todos os vazamentos na parte inferior da barragem, e foi acionado a Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) através do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) que integram a “Força-Tarefa” no local. Onde foram retiradas todas as 8 famílias dos ribeirinhos evitando o desastre ambiental durante rompimento da barragem de água de propriedade particular, sendo que o município não obtém o Plano de Ações de Emergência (PAE) para fazer toda a evacuação dos moradores das Zonas de Auto Salvamento (Zas) para o “Ponto de Encontro” que ainda não foram demarcados pelo próprio município através dos agentes empreendedores no local. “E todos começaram juntos a nos ajudar nesse trabalho de retirar as pessoas da região de ribeirinha como foi feito, é um trabalho com muita eficiência. Agora nós estamos na expectativa de começar a esvaziar a barragem [de água] para que a gente possa ter uma ideia maior do que é a barragem. Nós estamos nessa expectativa de amanhã [desta terça-feira -29/06] até o meio-dia, a gente possa começar esse trabalho que nós estamos ansiosos para poder ver a estrutura lá no local, e ver quais serão as atitudes e as medidas que vão ser tomadas posteriormente”, acrescentou o prefeito.

Defesa Civil Estadual chega no local da “Quase – tragédia” para averiguar a real 
situação da barragem de água na propriedade particular da zona rural do Serro
(Foto/Acom/Cedec-Mg)
Já o Comandante da 144° Companhia da Polícia Militar (CPM), tenente Raul Risa Ferreira tomou todo o devido conhecimento por volta das 20 hs, da noite, desta sexta-feira. Onde foram feitos todos os trabalhos de ações de prevenção com os moradores próximos da barragem desde os trabalhos de identificação, ao fazer a retirada destes moradores das “Zonas de Salvamento” evitando de serem atingidos pelas águas desta barragem. Que causam mortes e destruições com vítimas fatais que residem nos ribeirinhos bem próximo desta barragem de água que é de propriedade particular. Raul Ferreira ainda afirmou que o fluxo de veículos que trafegam pelas rodovias estaduais e federais que dão acessibilidade ao Serro não foi interditado, sendo que o trânsito destas rodovias somente foi desviado devido ao bloqueio por causa da mancha de inundação no local que dá o acesso a zona rural, e com a inclusão dos efetivos da força-tarefa que estão fazendo todos os trabalhos de prevenção e de resgate destas 8 famílias desde o final de semana.

Para fazer todos os devidos desdobramentos no local, e com a inclusão do fornecimento das instalações de duas bombas flutuantes (na barragem e no reservatório) que irá reduzir o nível da água durante o esvaziamento da barragem de propriedade particular que foi despejado para os reservatórios de água, de forma bem controlada, evitando o rompimento desta barragem no local. Ainda com o fornecimento dos equipamentos de embarcação que foram disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros no local. Que foi informado pelo tenente Daniel Soares Macedo, da 6ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CIA/CBMMG), de Diamantina-Mg, e pelo Eduardo Lopes durante a coletiva de imprensa, sendo que o Corpo de bombeiros foi acionado no período noturno para fazer os devidos trabalhos de resgate destas 8 famílias que moram próximos desta barragem. “No primeiro momento nós preocupamos identificar quais eram as pessoas e os moradores que estariam diretamente afetadas por uma possível mancha de inundação, e iniciou-se o processo de evacuação. Todas as oito famílias já foram retiradas e já estão em locais seguros”, confirmou o  tenente Raul Ferreira.

Autoridades e força-tarefa, e a Defesa Civil Estadual entraram em
consenso  para definir  as prioridades e evitar o possivel rompimento  
da barragem da zona rural do Serro (Foto/Acom/Cedec-Mg) 
Barragem irregular – Questionado sobre a legalização e a segurança da barragem de água de propriedade particular, Epaminondas Miranda ainda esclareceu que esta barragem foi construída há mais de 60 anos, sendo que na época não exigia o Licenciamento Ambiental (LA) para manter toda a funcionalidade deste empreendimento que se encontra instalado na propriedade particular há mais de décadas, na zona rural. Ainda a barragem possui “500 Mil mts” cúbicos de profundidade, e não possui nenhum registro cadastrado sequer na Agência Nacional das Águas (ANA) e não obtém nenhum plano de ação sequer, sendo que está prestes para ser elaborado o plano de ação específico pelas Defesas Civil Estadual e Municipal ainda pela frente. “Em 2004 mudou a Legislação [Ambiental - LA], e ela [a barragem] teria sido licenciada e legalizada nesse período e não foi. A barragem hoje é irregular”, esclareceu o prefeito.

Pontos de bloqueio:

- Rod Mg-10 km 236, cruzamento com Rod MGC 259, sentido Conceição do Mato Dentro.

- Rod Mg-10 km 217, ponte sobre o Córrego da Barragem do Tanque.

- Rod Mg-10 Km 210, entrada secundária de Alvorada de Minas;

- Mg-10, aprox. Km 202, entrada para Alvorada de Minas, próximo ao bar do Zé (cones).

- Estrada de acesso ao Rio das Pedras (terra).


Defesa Civil Estadual, e as equipes da da força-tarefa se reuniram para um trabalho árduo para fazer os trabalhos estrategicos para fazer do nivel da barragem de água na propriedade particular, e a retirada dos moradores para não serem atingidos durante o rompimento da barragem na zona rural do Serro (Foto/Acom/Cedec-Mg)   


 

Linha do tempo:


Sexta-feira (26/06)


7:07 hs, da manhã – Antes de conceder a coletiva de imprensa virtual na tarde de segunda-feira (28/06), ao para prestar todos os devidos esclarecimentos com relação a “quase tragédia” do rompimento da barragem de água, da propriedade particular que se encontra localizado na comunidade da zona rural do Serro, leia:

 

Evitando vítimas fatais - “Quase – Tragédia”! Defesa Civil Estadual anuncia evacuação dos 21 moradores das “Zonas de Salvamento” no Serro

Defesa Civil Estadual e a orça-tarefa fazem as primeiras análises do vazamento da barragem de água na propriedade particular da zona rural do Serro (Foto/Acom/Cedec-Mg)   

Serro/Mg - Após análise da estrutura e reunião realizada no Posto de Comando, instalado no município de Serro, a força-tarefa, composta pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Prefeitura Municipal de Serro (PMS), elaboraram um Plano de Ação de Emergência (PAE) que definiu as prioridades a serem realizadas pelos órgãos e demais agentes empreendedores.

A evacuação das 8 famílias, de maneira preventiva, está em andamento, das quais  18 das 21 pessoas a serem evacuadas já saíram de suas residências e encontram-se em casas de parentes e familiares. Outras três ainda estão sendo sensibilizadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Outra ação que está sendo realizada é a incrementação de estratégias e técnicas para baixar o nível da água da barragem e, consequentemente, diminuir a pressão do barramento. A expectativa é que essa diminuição ocorra nas próximas horas.

Preventivamente, foram estabelecidos os seguintes pontos de bloqueio nas rodovias MG10 e Br - 259, até que se tenha uma redução segura no nível de água do reservatório:

- Rod. Mg - 10, km 217, ponte sobre o Córrego da Barragem do Tanque;

- Rod. Mg - 10 em frente a portaria da Anglo American;

- Rod. Mg - 10, km 236, cruzamento com Rod. MGC 259, sentido Conceição do Mato Dentro;

- Rod. Br - 259, Km 462, município de Datas;

- Rod. Mg - 10, Km 210, entrada secundária de Alvorada de Minas.

 

 

7:22 hs, da manhã - Defesa Civil Estadual confirma o suposto rompimento da barragem no Serro

Defesa Civil Estadual e a força-tarefa retira as
8 famílias do local para não serem atingidas
pelo suposto rompimento da barragem de água
da zona rural do Serro (Foto/Acom/Cedec-Mg)   
Serro/Mg - O Gabinete Militar do Governador (GMG)/Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg) informa que, por volta das 19h30 dessa sexta-feira (25/06), o plantão da Cedec foi acionado pela Prefeitura Municipal de Serro (PMS), noticiando o possível rompimento de uma barragem/tanque, localizado em uma fazenda, na zona rural daquele município.

Foi informado por moradores locais e pelo proprietário da fazenda onde se localiza a barragem que, na sexta (24/06), foram identificadas algumas infiltrações em seu barramento, o que mobilizou a defesa civil municipal, que realizou uma visita ao local.

Para proceder aos levantamentos necessários, uma equipe da Defesa Civil Estadual (Cedec-Mg) foi destinada ao local, acompanhada de um Engenheiro do Instituto de Gestão das Águas (IGAM), de Policiais Militares e de Bombeiros Militares da cidade de  Diamantina-Mg.

Até o momento, as equipes seguem no local averiguando a situação. A barragem não foi rompida. Preventivamente, os moradores à jusante da barragem estão deixando a área de risco e encaminhando-se para residência de familiares.

Foi criado um posto de comando na Escola Deputado Augusto Tolentino - Comunidade Mato Grosso, na cidade de Serro/MG com a finalidade de centralizar as informações a respeito da situação, coordenação da operação e atendimento aos afetados e à imprensa.

 

12:21 hs, da tarde –  Defesa Civil e Estadual e a “Força-Tarefa” retiram as 8 famílias das “Zonas de Salvamento”

Defesa Civil Estadual e a força-tarefa se reunem
 para fazer a retirada das 8 familias da Zona Rural
do Serro (Foto/Acom/Cedec-Mg)   
Serro/Mg - As equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Prefeitura Municipal de Serro (PMS) continuam no local, neste sábado (26/06), vistoriando a barragem e identificando as ações prioritárias para o reestabelecimento da normalidade.

Não houve rompimento da barragem. Até o momento, algumas medidas de prevenção já foram realizadas, como a evacuação de pessoas e interdição temporária da rodovia, que está numa possível mancha de inundação. Esse trecho tem sido monitorado por equipes da PMMG de Serro, de Diamantina e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Para auxiliar, de forma voluntária, nos diagnósticos acerca da situação de segurança da barragem, uma equipe de geotécnicos e engenheiros de obra da mineradora Anglo American chegaram ao local e estão em contato com o engenheiro do IGAM.

Todos estão imbuídos de identificar as necessidades logísticas adequadas para efetuar, num primeiro momento, a diminuição do volume de água da barragem, reduzindo, assim, o seu volume e a pressão sobre o talude.

Neste momento, o extravasor que fica localizado na ombreira esquerda da barragem, foi desobstruído pelas equipes em campo.

Os técnicos presentes no local continuam avaliando e monitorando a barragem.

Cerca de 8 famílias foram notificadas para deixar suas residências e deslocarem-se para a casa de familiares.

Guarnições compostas por policiais militares seguem apoiando a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) na verificação dos locais.

As equipes ainda seguem catalogando as famílias.

 


Segunda-feira (28/06)


11:10 hs, da manhã – Defesa Civil Estadual e “Força – Tarefa” descartam a hipótese do rompimento de barragem no Serro

Autoridades se reunem para a retirada dos 21 moradores
da zona rural do Serro (Foto/Acom/Cedec-Mg)    
Serro/Mg - A força-tarefa no município de Serro continua nesta segunda-feira (28/O6).

A barragem de água não foi rompida.

Os órgãos envolvidos seguem no trabalho de diminuição da água da barragem, para reduzir, assim, o seu volume e a pressão sobre o barramento. No entanto, ressaltamos que o processo é demorado.

Todos os procedimentos estão sendo realizados por equipes da secretaria de obras do município de Serro, em conjunto com o engenheiro do IGAM e militares do CBMMG e da PMMG.

A barragem não tinha estudo de mancha de inundação e não era cadastrada no IGAM. Por isso, foi necessário um trabalho in loco para averiguar a situação à jusante da estrutura. Após a visita das equipes, verificou-se que, devido ao relevo e histórico de inundações relatado pelos moradores da região, eliminou-se a possibilidade de três pessoas serem atingidas em suas casas. Com isso, destacamos que todas as pessoas que necessitavam ser evacuadas (18/07) já saíram de suas residências e encontram-se em casas de parentes e familiares.

Segue, abaixo, a atualização dos pontos de bloqueio que foram estabelecidos, preventivamente, até que se tenha uma queda no nível de água do reservatório:

 

Pontos de bloqueio:

- Rod Mg-10 km 236, cruzamento com Rod MGC-259, sentido Conceição do Mato Dentro.

- Rod Mg-10 km 217, ponte sobre o Córrego da Barragem do Tanque.

- Rod Mg-10 Km 210, entrada secundária de Alvorada de Minas;

- Mg-10, aprox. Km 202, entrada para Alvorada de Minas, próximo ao bar do Zé (cones).

- Estrada de acesso ao Rio das Pedras (terra).

 


Terça-feira (29/06)


5:25 hs, da manhã – Bombas d’água são instaladas para fazer as retiradas de água da barragem do Serro


Geradores com bombeamento para fazer toda a retirada das águas da barragem que fica localizado na zona rural do Serro (Foto/Acom/Cedec-Mg) 



Serro/Mg - Nesta terça-feira (29/o6), todos os esforços dos órgãos envolvidos na operação em Serro foram destinados às instalações das bombas. Informamos que uma já foi instalada e está funcionando normalmente, enquanto a outra segue em processo de instalação.

Esses procedimentos seguem acompanhados pelos órgãos que compõem a força-tarefa. Também foi instituído um grupo formado por pessoal técnico para avaliar o comportamento da estrutura diante do bombeamento da água, composto pelo representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e engenheiros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec) e da Secretaria Municipal de Obras (SMO) do município.

Ressaltamos que todas as pessoas que necessitavam ser evacuadas já saíram de suas residências e encontram-se em casas de parentes e familiares.

Os pontos de bloqueio e desvio de transito na Mg-10 continuam inalterados.

Nesta quarta-feira (30/06), o trabalho seguirá com o processo de instalação da segunda bomba para avançar no objetivo de baixar o nível de água da barragem, diminuindo o seu volume e a pressão sobre o barramento.

Mais uma vez, salienta-se que os procedimentos envolvem logística robusta e que são necessárias ações graduais e bem calculadas para que a operação ocorra com segurança.

 


Quarta-feira (30/06)


12:29 hs, da tarde – Da barragem pro reservatório! Defesa Civil Estadual confirma as instalações das bombas d’água para a retirada das águas da barragem do Serro

Aguas foram retiradas pelos geradores durante o bombeamento na barragem de proriedade particular na zona rural do Serro para o reservatório (Foto/Acom/Cedec-Mg)   

Serro/Mg - Informamos que a instalação das duas bombas foi concluída, e ambas estão funcionando normalmente, com vazão de mil m³ por hora cada.

A diminuição do nível da água está indo muito bem. Após a instalação e funcionamento das bombas já foi possível reduzir em 0,35cm o nível do reservatório.

Vale ressaltar que os procedimentos estão sendo acompanhados pelos órgãos que compõem a força-tarefa. Também foi instituído um grupo formado por pessoal técnico para avaliar o comportamento da estrutura diante do bombeamento da água, composto pelo representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e engenheiros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec) e da Secretaria Municipal de Obras (SMO) do município.

A barragem permanece monitorada e não apresenta sinais de alteração na sua  estabilidade.

 


Sexta-feira (02/07)


7:59 hs, da manhã – Fim dos bloqueios e desvios! Defesa Civil Estadual anuncia a desmobilização da Mg-10 no Serro

Retirada das águas pelas bombas de sucção foi realizada
com sucesso (Foto/Acom/Cedec-Mg)  
Serro/Mg - A drenagem da água da barragem foi muito bem sucedida, graças às bombas de sucção lá instaladas.

O nível de água do reservatório reduziu consideravelmente, permitindo uma melhor visualização da estrutura e cessando as infiltrações que haviam na parede do barramento.

Ressaltamos que a barragem continua sendo monitorada 24h por dia pelos técnicos presentes no local e não foi registrada nenhuma alteração até então, e perdurará durante todo o final de semana.

Nas próximas horas será testado o funcionamento do estravasor existente na barragem, que foi desobstruído e adaptado de forma a evitar que o nível de água se eleve sem pressionar a estrutura.

Preventivamente, as famílias permanecem evacuadas de suas residências e seguem na casa de familiares/amigos, porém as equipes envolvidas na operação entendem que, sendo satisfatória a observação que será realizada nesta noite e no dia de amanhã (caso não haja nenhuma alteração), as famílias já poderão voltar para casa até o próximo domingo (04/04).  

Para isso, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) providenciaram um plano preventivo de acionamento desses moradores, caso haja alguma intercorrência que enseje em uma evacuação rápida de suas residências.

Os bloqueios e desvios na Mg-10 foram desmobilizados, permanecendo um trânsito controlado.

 


Segunda-feira (05/07)


1:22 hs, da manhã – Defesa Civil Estadual desmobiliza o posto de comando e retorna para a capital mineira

Defesa Civil Estadual é força-tarefa fizeram um trabalho muito árduo, evitando a tragédia com os moradores da zona rural do serro, ao colocar a mão na graxa nos equipamentos para fazer a retirada das águas para o reservatório, evitando tragedias com os moradores da zona rural do Serro  (Foto/Acom/Cedec-Mg)  

Serro/Mg - Durante o final de semana, a barragem de Serro seguiu sendo monitorada. O nível da água permanece sob controle após a abertura do estravasor. 

Dessa forma, as famílias já foram autorizadas a retornar a suas residências desde domingo (04/07), e o trânsito permanece liberado na rodovia, considerando bem sucedida gestão do risco da situação.

A partir de agora, seguem as tratativas do município com o proprietário para continuar mantendo a estrutura segura.

A equipe da Defesa Civil, que permaneceu desde sexta-feira (26/06) no município de Serro, foi desmobilizada e retornou a Belo Horizonte-Mg.

Um comentário:

Gustavo T Gazzinelli disse...

"Ainda a barragem possui '500 Mil mts' cúbicos de profundidade, e não possui nenhum registro cadastrado sequer na Agência Nacional de Mineração (ANM)".

Essa é a chamada barragem de "usos múltiplos" - não é cadastrada na ANM, mas na ANA (Agência Nacional de Águas), provavelmente por meio do Igam. Se fosse associada a projeto de mineração, aí seria na ANM.

Aparentemente não é uma barragem a montante. Só uma boa perícia irá indicar isso.

O município pode assumí-la se os proprietários não assumirem a responsabilidade pela manutenção da mesma. Se não houver responsáveis, em tese, são responsáveis todos os que têm propriedades nas margens do reservatório.

Esse é um grave problema da gestão de barragens de uso múltiplo (para abastecimento, irrigação, turismo etc) no Brasil - ausência de titulares responsáveis pela estrutura.