Banner 728x90

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CIDADANIA:

Damon diz que é preciso mais justiça social no desenvolvimento da cidade.
 
04/07/2013 
                
Secretária Municipal de Ação: Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte (PV), Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV), Vereador Geraldo Martins da Costa (Lado de Dona Dudu) (PMDB) e a Presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social: Maria Elizabeth Zanon Braga na abertura da 8° Conferência Municipal de Assistência Social. (Foto/Ascom)  

O prefeito Damon Lázaro de Sena disse hoje (04/07) pela manhã, durante a abertura da VIII Conferência Municipal da Assistência Social, que é preciso promover o desenvolvimento da cidade com mais justiça social. Ele falou para um público de quase 300 pessoas, no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).

Conforme ressaltou Damon, uma administração precisa e seu governo está orientado a ter as atenções voltadas para a sociedade e, principalmente, às necessidades dos menos favorecidos para promover uma justiça social eficaz e inclusiva. “Precisamos contribuir com a promoção social, com a promoção de espaços e oportunidades, assegurando o direito à participação de elaboração de políticas públicas mais abrangentes e assegurando o diálogo e discussões entre as duas partes: população e governo”, explicou o prefeito após a solenidade de abertura.

Falando diretamente a vários líderes comunitários presentes na solenidade, Damon ressaltou que é necessário resgatar o poder do líder comunitário. “Precisamos dar a eles a importância que merecem e espaço para atuação”, disse o prefeito. Em seu entendimento, a maior proximidade com a população faz do líder comunitário o agente mais credenciado para representar as carências e as vontades daquele grupo de pessoas.
 
Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena abre o evento fazendo o seu discurso. (Foto/Ascom) 
 
No discurso, Damon também falou que a assistência social deve ser uma prática diária e que passa pela mudança de comportamento. “Precisamos pensar e trabalhar mais pela coletividade”. O prefeito também fez questão de ressaltar que a Secretaria Municipal de Ação Social está sendo totalmente reestruturada. Conforme informou, nos últimos anos, o setor absorveu serviços que não são inerentes à pasta. “Estamos organizando a ação social em nosso município para que possamos ofertar serviços realmente relevantes com justiça e com a dinâmica que o assunto exige”, explicou o prefeito.
 
Secretária Municipal de Ação Social Valquíria Pascoal de  Souza Duarte (PV), em abertura do evento (Foto/Ascom)

A secretária municipal de Ação Social, Valquíria Pascoal de Souza Duarte, abriu o evento ressaltando que a conferência é a oportunidade de reunir a sociedade civil organizada e o governo para discutirem as políticas públicas inerentes ao serviço social. Para ela, esta é a oportunidade de adequar ações, formular propostas e, principalmente, criar ações para ofertar serviços que melhor atendam à população, sem distinção e satisfatoriamente.

Valquíria Pascoal lembrou, ainda, que recentemente a Prefeitura assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção de 2.000 moradias populares. “Este foi um grande passo rumo à justiça social. Reduzir o déficit habitacional é um compromisso nosso, mas sabemos que temos muito ainda a realizar”, discursou.

Com o tema “A gestão e o financiamento na efetivação do Suas [Serviço Único de Assistência Social]”, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social segue até o final da tarde com discussões em grupos e eleição dos representantes do município na conferência estadual. Os diretores regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Hilda Silva Sales e Edinho Ferramenta Cunha também participaram do evento. O vereador Geraldo Martins da Costa “Lado” representou a Câmara Municipal na abertura da conferência.
 

Nenhum comentário: