O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é lembrado nesta quinta-feira (10). Ao longo do mês, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) e entidades médicas promovem mundialmente o movimento denominado Setembro Amarelo. A cor representa vida, luz e alegria, em contraponto simbólico ao problema.
A mobilização busca chamar a atenção da sociedade para a questão de saúde pública que acomete pessoas de todas as idades e classes sociais. Segundo estatísticas divulgadas pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 45 minutos um brasileiro morre vítima do suicídio. A cada 40 segundos, uma pessoa se mata no mundo.
Desde 1999, Itabira possui uma unidade do CVV. A entidade sem fins lucrativos realiza trabalho voltado à prevenção do suicídio e ao resgate da autoestima. As atividades do posto são integralmente realizadas por voluntários que disponibilizam seu tempo para atender pessoas que necessitam de apoio emocional, de forma gratuita e sigilosa.
A Prefeitura de Itabira apoia a iniciativa e reconhece que o trabalho desenvolvido pela entidade contribui significativamente para minimizar a angústia enfrentada pelas pessoas que pensam no autoextermínio. O posto do CVV Itabira funciona na rua Topázio, 248, bairro Major Lage de Cima. Caso precise desabafar ou ouvir uma palavra amiga, ligue 3831-4111. O atendimento é feito das 18h às 22h. A pessoa também pode conversar pelo chat disponível no site www.cvv.org.br ou pelo e-mail cvvitabira@yahoo.com.br.
Em tempo
A coordenadora-geral do CVV Itabira, Valdélia Almeida Chagas Fonseca, informa que as pessoas interessadas em fazer parte da equipe podem procurar a unidade para fazer a inscrição. O voluntário deve disponibilizar 4h30 por semana para se dedicar ao trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário