Banner 728x90

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

João Monlevade - Prefeitura intensifica ações de combate à Dengue

Houve na cidade uma redução de quase 92% dos casos. Em 2013, foram 2029 casos notificados e confirmados, considerado uma epidemia. Já em 2015, ocorreram 173 casos de dengue
 
 
A Prefeitura Municipal de João Monlevade através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde irão intensificar as ações do Programa de Combate á Dengue, bem como criar novas ações para que a população fique mais atenta ao controle do mosquito Aedes Aegypti.
 
Diante da epidemia que nosso país vem enfrentando, a Prefeitura de Monlevade capacita seus profissionais da saúde para prepará-los para este novo cenário. Através da Portaria nº 2.121 de dezembro de 2015, apresenta a necessidade das equipes concentrarem esforços nas ações voltadas ao controle e redução dos riscos epidemiológicos e ambientais em saúde, portanto, os Agentes Comunitários de Saúde também irão atentar-se aos possíveis focos do mosquito quando em visita as residências.
 
As ações para o controle Vetorial serão intensificadas e os Agentes de Combate á Endemias farão vistoria nos locais solicitados. A mobilização social ocorrerá com a realização de palestras mensais nas escolas, instituições e nas salas de espera dos postos de Saúde e nos setores da Câmara Municipal.
 
A assistência médica ao paciente que apresente os sinais e sintomas da doença deve ser rápida, no objetivo de detectar os casos precocemente, para que outras medidas de controle sejam adotadas a fim de evitar processos epidêmicos.
 
 
80% dos focos se encontram nos domicílios
 
Salientamos que mais de 80% dos focos se encontram nos domicílios. Daí a necessidade da participação de todos neste combate. Lembrando que alguns cuidados simples podem auxiliar e muito na guerra, tais como: manter a casa limpa e sem água parada (pratinhos de plantas, garrafa pet), cuidados com os objetos que podem acumular água no quintal (latas), limpar as calhas para evitar os entupimentos, trocar diariamente a água dos bebedouros dos animais domésticos, manter a piscina tratada e caixa de água tampada e vedada.

Nenhum comentário: