Banner 728x90

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Dia do Administrador - Professor da Funcesi ministra palestra aos estudantes de administração de empresas

"Injustiça em preços" - Marcelo Silva afirmou que existem diversos tipos consumidores diferenciados que exige preço justo nos produtos 
 
Marcelo Silva comemora o dia do administrador ministrando as palestras para os estudantes de administração na FUNCESI [Foto/Rodrigo Ferreira]
O professor e palestrante Marcelo Silva Ângelo Ferreira realizou a palestra “O Comportamento do Consumidor e a Injustiça Percebida em Preços” que aconteceu na noite desta quinta - feira [15] no auditório da Fundação Comunitária do Ensino Superior de Itabira [FUNCESI]. Do qual o papel do Administrador de Empresas para evitar o impacto da emoção negativa decorrente da percepção de injustiça em preços na lealdade de um consumidor a uma marca. Que contou com a presença dos docentes, mestrados, alunos, microempresários, empresários, empreendedores, convidados e estudantes dessa conceituada disciplina que estiveram presentes no evento.
 
Marcelo Silva apresenta dados situacionais dos consumidores [Foto/Rodrigo Ferreira] 
No inicio da palestra em homenagem aos administradores de empresas. Marcelo Silva discutiu e tratou de diversos assuntos como; “Sumário”; “Área de Estudo”; “Objetivo Geral”; “Hipóteses”; “Heurística - Um modelo mental”; “O Contexto da Compra [comportamental]”; “O Comportamento do Consumidor [Redução Dissonante/Tradicionalistas Práticos/Compradores dos Menores Preços/Migrantes Oportunistas/Caçadores de Ofertas/Sem Estratégias]”; “O Papel das Mídias Sociais no Boca a Boca Negativo”; “Princing Is Not Princing”; “[In] justiça em preços”;” Metodologia[Natureza/Fins/Meios/População/Amostragem/Questionário/Analise de Dados/SEM - Structural Equation Modeling]”; “Resultados [N=516/Escala Likert/SEM]”; “Confirmação de Hipóteses”; “Conclusão e Objetivos Intermediários”; “Contribuições [Injustiça em Preços/Satisfação/Lealdade]”. Do qual estes assuntos foram tratados e discutidos tematicamente com o público geral que esteve presente no auditório da FUNCESI. De acordo com o Marcelo Silva, os brasileiros ficam 4:49 Hs em media conectados na internet durante a semana. E, além disso, Marcelo Silva ainda afirmou que a reclamação feita pelo “Twítter” tem resposta “8,4 mil vezes” mais eficaz do que a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor [PROCON] enquanto que o “Facebook”  chega a “1,4 Mil vezes”.   
Segundo o Marcelo Silva, ele concluiu que a injustiça em preços é uma grande geradora de diversos tipos de emoção que causam enormes impactos destrutivos nos antecedentes da lealdade. E principalmente a partir do momento que gera a relação negativa e relevante com o valor percebido e qualidade percebida e essas se relacionando diretamente e positivamente com a satisfação. Ainda segundo o Marcelo Silva, o objetivo principal de ministrar a palestra durante a comemoração do dia do administrador é mostrar que as estratégias de um administrador são diversas e inúmeras diante do planejamento de estratégia de marketing, financeiro e operacional de forma muito ampla e segmentada no mundo do empreendedorismo no mercado de trabalho. “Mas ainda dentro das estratégias você tem outro tipo de operações. E no meu caso efetivo foi assunto ‘preço’. E então, eu posso fazer a estratégia de marketing focado em preço. E ali eu consigo conhecer todos os tipos de consumidores foi o que eu apresentei dentro do quesito ‘preço’ e eu elenquei os quatro tipos de consumidores. E na minha estratégia eu posso focar em qualquer um desses consumidores diferenciados”, comparou.
Quando se trata da “Crise Econômica Mundial” no pais, Marcelo Silva ainda afirmou que a crise é uma oportunidade de melhoria. “A crise ela veio; A crise está presente. E nos estamos sentindo. E o administrador que conseguir se congestionar em momentos de crise. E Assim que a crise acabar vai ser o primeiro a se dar melhor”, resumiu.  
Em comemoração nacional do “Dia do Administrador”, Marcelo Silva ainda destacou que o evento foi muito importante para representar a classe empresarial e empreendedora que são as grandes e verdadeiras geradoras de receitas no pais no mundo dos negócios e do empreendedorismo diante do mercado financeiro e do reconhecimento da classe dos profissionais da administração por dois motivos visando oportunidades no mercado de trabalho para os estudantes de administração que serão os futuros administradores de empresas pela frente. “Primeiro, é uma data muito importante por que nos somos administradores; e temos que reconhecer o potencial da nossa classe e do nosso trabalho e nós somos geradores de bastante e diversas receitas. E por outro lado também é a oportunidade que a escola [FUNCESI] dá para nos por que somos professores que temos teses escritas para apresentar aos alunos e futuros administradores profissionais que vão tocar esse projeto”, destacou. 
   
Marcelo Silva ainda passou a mensagem para os administradores de empresa em prol da comemoração do “Dia do Administrador” ressaltando que o Brasil precisa de administradores que pesem no futuro da nação no desenvolvimento social ao meio ambiente e na também na geração de emprego e renda no pais. “O Brasil precisa de pessoas que pensem no futuro que geram receitas. E o Brasil que gera não além de receitas. Mas, que desenvolva um papel social de uma empresa por que empresa não é só gerar lucro e receita não! E a empresa tem o papel social! A empresa tem que gerar o emprego; a empresa tem que trazer o benefício ao meio ambiente; a empresa tem que fazer bem para a sociedade. Esse é o que a gente mais foca hoje em dia”, defendeu.     
Para o Marcelo Silva essa é a primeira palestra que ele ministra na FUNCESI onde ele é mestrado em administração de empresas. Do qual o Marcelo Silva já ministrou diversas palestras com o público superior do que para os estudantes que serão os futuros administradores de empresas de grande por no pais. “Eu queria que desse tudo certo para trazer conhecimentos efetivos para as pessoas que vieram nos prestigiar. Eu acho que é isso que vale a pena! Pessoa sair daqui com grandes conhecimentos na cabeça. Isso me agregou muito e trouxe conhecimento para mim”, acrescentou.      
No final da palestra, Marcelo Silva ainda desafiou todos os participantes de sua palestra com as seguintes perguntas; “O que um administrador de empresas deve fazer para evitar que sua empresa caia na armadilha de precificação errada?”, ”Como o administrador de empresas deve agir para capturar a correta percepção do valor do cliente?”. Do qual o Marcelo Silva desafiou todos que estiveram presentes no auditório da FUNCESI. E em seguida, Marcelo Silva respondeu todos os questionamentos para o publico que estiveram presentes no evento. 
Marcelo Silva [Foto/Rodrigo Ferreira]
Conheça o Perfil - Marcelo Silva é Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura [FUMEC], em 1995; Pos Graduado [lato sensu] em Addministração Financeira pela Fundação Dom Cabral [FDC], em 1997; Pos Graduado [lato sensu] em ciencias politicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais é uma instituição de ensino superior pública estadual brasileira [UEMG]/Associação dos Diplomados na  Escola Superior de Guerra [ADESG], em 1998; Mestrado em Administração de Negócios [MBA] [latu sensu] em Administração Financeira com ênfase de Mercado de Capitais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais [IBMEC], em 2000; Mestre [strictu sensu] em Administração pela Faculdade de Estudos Aministrativos de Minas Gerais [FEAD], em 2008; e Doutor [stricto sensu] em Administração pela Universidade FUMEC, em 2015.
Atualmente lecionado Finanças Empresariais I e II na Graduação da FUNCESI e da Faculdade de Ciencias Contabeis de Itabira [FACCI] desde 2008 em diversos outros cursos de pos - graduação nas areas de finanças, planejamento, inteligencia competitiva e marketing. É sócio proprietario de Vendas e Serviços do Grupo Fran - Segmento Prestação de Serviços em Mineração e Socio Porprietário do Gurpo Rede Sabor; Restaurantes “O Barco”, “O Barco Express”, “O Barco Carnes e Grelhados”, “Grelhados e Cia”; e Minas Grill [Segmento Prestação de Serviços]. E o Marcelo Silva aiinda foi executivo no Segmento de Petroleo e Gás por aproximadamente 15 anos, sendo o Gerente Nacional e Diretor substituido resposável em diversas áreas tais como Planejamento & Venda; Planejamento Estratégico & Orçamentário e Custos; Finanças e Crédito; Auditoria Interna; Inteligencia de Mercado & Pricing/Varejo e Comercial.       

Nenhum comentário: