Banner 728x90

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Parceria “Câmara/3ª DRPC” ainda sem solução com a população – “Sem lenço, sem documento”! “Heraldo” e “Jovelindo” são cobrados pela Diocese sobre a implantação do novo “Posto de Identificação”



Mesmo sem projetos para serem discutidos e aprovados durante a primeira reunião ordinária, Reginaldo Mercês cobra do Heraldo a implantação do novo Posto de Identificação no legislativo está paralizado por dois anos sem sair do papel (Foto/Rodrigo Ferreira) 

Mesmo com pouco público presente durante a primeira reunião ordinária do ano desta terça-feira (05), no legislativo. O vereador de oposição Reginaldo Mercês dos Santos “Reginaldo do Carmo” (sem partido) aproveitou a grande oportunidade de cobrar do presidente da Câmara Municipal de Itabira (CMI), vereador Heraldo Noronha Rodrigues (PTB) sobre a implantação do novo “Posto de Identificação” que contarão com os servidores do legislativo (concursados e comissionados) para fazer todo o atendimento à população durante o processo de confecção e expedição das Carteiras de Identidade (CI), sendo que a unidade ainda não foi instalada nas dependências do legislativo que será um grande e verdadeiro trabalho de “Força-Tarefa” em parceria com a 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil (DRPC), de Itabira.

Delegado da DRPC, Helton Cota anuncia o convênio com
o legislativo (Foto/Rodrigo Ferreira)
Para poder facilitar todos os trabalhos da Delegacia de Polícia, evitando filas na madrugada para poder pegar a senha e ser atendido em contrapartida com a nova Delegacia de Policia que será instalada na Avenida Prefeito “Lí Guerra”, no Praia. Que ainda está prestes para ser inaugurada durante o 1º semestre deste ano, do qual o delegado Dr. Helton Cota Lopes já tinha se manifestado sobre este assunto na coletiva de imprensa de quarta-feira (18/12), do ano passado.

De acordo com o Reginaldo Mercês, o projeto resolução nº o1/2018 que prevê a autorização para o funcionamento do posto de identificação, de autoria do ex-vereador (2017/2019)  de oposição Agnaldo Vieira Gomes “Agnaldo Enfermeiro” (PRTB). Que foi aprovado por unânimidade pelos 17 vereadores durante a sessão ordinária de quinta-feira (15/02), de 2018, e vai se completar dois anos em que o projeto da implantação do “Posto de Identificação” ainda não saiu do papel sequer para as instalações que eram para estar acontecendo nas dependências do legislativo para facilitar o atendimento à população, evitando burocracias no momento.

O investimento será de “R$ 180 Mil” em materiais e equipamentos no novo “Posto de Identificação”, no legislativo. Que serão custeados pela Câmara através do convenio que foi celebrado por meio de acordo de cooperação que já foi assinado pela Policia Civil e o Heraldo Noronha, sendo que o novo Posto de Identificação no legislativo terá o agendamento prévio por telefone, evitando com que a população fiquem dormindo na porta da delegacia constantemente para retirarem as suas senhas durante as emissões e as expedições dos seus documentos de identificação no momento.        

População passam noite na porta da delegacia de trânsito
no Centro  (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Durante a primeira reunião ordinária do ano, Heraldo Noronha ainda afirmou que não depende dele e está aguardando a resposta do chefe responsável da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegado Wagner Pinto de Souza para poder finalizar o convênio com a Câmara. Para que os serviços do “Posto de Identificação” do legislativo sejam concretizados para poder facilitar todo o atendimento da população que sempre necessita da carteira de identidade, e ele ainda esclareceu que está com o suporte muito duro para atender toda a população, sendo que a intenção da implantação deste serviço deveria sido começado na primeira semana de janeiro do ano passado, e não obteve o êxito, sabendo que depende realmente da Polícia Civil, da capital mineira.

Para permitir a autorização para a viabilização da implantação deste serviço no legislativo. A reunião com o Wagner Pinto foi agendada para a quinta-feira (20), às 15 horas, da tarde, através da intervenção do deputado estadual Alexandre Silveira (PT), na cidade administrativa. “Então, a gente já comprou o material e já fizemos os treinamentos com o pessoal [servidores concursados e comissionados], e a Câmara já está com a sala pronta para poder prestar esse serviço para a comunidade. Em relação à administração da Câmara e dos vereadores que ajudaram a fazer essa missão não está dependendo de nós”, esclareceu o parlamentar.


Redes sociais e Diocese cobram pelo serviço

Cobrado pelas redes sociais e pela Diocese Itabira-Coronel Fabriciano, o vereador Jovelindo de Oliveira (PTC) ainda afirmou que foi cobrado pelo bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti devido ao acumulo das filas na porta da Delegacia de Polícia durante a madrugada. “Então, eu e os vereadores nós estamos bastante cobrados pelas redes sociais [Facebook e Whatsapp]. Principalmente, com relação aquelas filas, e eu fui até cobrado pelo bispo diocesano [Dom Marco Aurélio Gubiotti] para estar falando sobre aquelas filas. Infelizmente, aquilo realmente é uma vergonha”, criticou o parlamentar.             

Evitando todos os deslocamentos fora de mão, nova delegacia de polícia entrará em intercâmbio com o poder legislativo para facilitar todos os trabalhos para a confecção e a expedição das carteiras de identidade (Foto/Rodrigo Ferreira)  

Nenhum comentário: