Banner 728x90

sábado, 10 de setembro de 2022

Com o apoio incondicional do Paulo Soares – Ele foi o único na disputa pela vaga! André Viana é aprovado nas minas pela “Chapa 1”durante as eleições do Sindicato Metabase

 

Reeleito por unamidade - “Isso só demonstra que nosso trabalho foi aprovado e não houve interesse de composição de chapa de oposição”, disse o sindicalista

Mesmo após 4 anos longe da instituição e 20 meses longe da política e dos holofotes após ser derrotado 2 vezes nas urnas das eleições do Sindicato Metabase em 2018 e nas eleições municipais de 2020, o ex-presidente do Sindicato Metabase, ex-vereador Paulo Soares de Souza declara o seu apoio ao presidente reeleito André Viana diante de todas as situações e divergências entre as partes no passado, sendo adversários políticos durante as eleições do Metabase em 2018 (Foto/Rodrigo Ferreira) 

Itabira/Mg - O Presidente do Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro de Itabira e Região (Metabase), ex-vereador (2017/2020) André Viana Madeira (sem partido) será reconduzido ao cargo de presidente para o quadriênio “2022/2026”. E ele obteve 1.094 votos, ou seja, 93% de aprovação dos votos apurados na noite desta sexta-feira (12/08) pelos 1.196 associados que participaram, por meio do voto secreto, das eleições sindicais, durante três dias de processo eleitoral, sendo que resultou na diferença de 102 votos destes “1,1 Mil” trabalhadores e associados ausentes que não compareceram para a votação durante as eleições no Sindicato Metabase para eleger o André Viana que foi eleito com 1.094 votos para os próximos 4 anos de sua atual gestão no momento.

Mesmo com o apoio do Paulo Soares nas eleições do Metabase,
ele e o André Viana acompanham o processo de apuração dos
votos mesmo sendo único concorrente na disputa pela vaga
 da sede da instituição (Foto/Rodrigo Ferreira) 
A eleição movimentou a sede do Sindicato Metabase, minas das empresas e outras entidades que receberam as urnas para votação. “A Chapa 1 – União Para Evoluir” recebeu o total e o devido apoio de diversos e demais sindicatos e entidades, entre elas Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem), da unidade “Stefem/Maranhão”, Metabase Carajás (Pará), Metabase BH, Metabase Mariana, Associação Regional dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Beneficiário Público e Privado de Itabira (Asprev) e Associação dos Aposentados Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale).

“Confesso que foram dias cansativos, mas valorosos. Destaco a democracia da eleição, com oportunidade para todos participarem com suas chapas, mas que ao final somente a nossa foi inscrita. Isso só demonstra que nosso trabalho foi aprovado e não houve interesse de composição de chapa de oposição. Desde o início da nossa gestão, fiz questão de manter o diálogo com os trabalhadores, às vezes nas portarias, às vezes nas minas, mas sempre dialogando. Me trouxe experiência e conhecimento das necessidades do ‘chão de fábrica’. Eu acredito o que me cacifou a representar os trabalhadores e lutar pelos seus direitos e anseios, junto ao patronato. Eu me sinto recompensado pelo apoio de tanta gente, e ainda eu aproveito para destacar duas personalidades: O ‘Sô Olavo Couto’, de 94 anos e ‘Seu Nicota’, com 96 anos de idade, assim como meu pai, com 82, mostraram-me o que é ser participativo nas causas de interesse dos trabalhadores. A vinda deles à sede para votar me motiva, mas acima de tudo, me emociona”, comentou o sindicalista.

Mesmo sendo o único felizardo para assumir o Metabase
por mais 4 anos, a comissão eleitoral do Metabase fez as
apurações dos votos durante a contagem para reeleger
novamente o André Viana até as 11:30 da noite
(Foto/Rodrigo Ferreira)  
André Viana ainda lembrou-se de algumas ações realizadas durante a sua atual gestão, motivo pelo qual, acredita na aceitação da sua reeleição para a composição de seu segundo mandato por mais 4 anos pela frente. “Houve um aumento de 750 vagas de emprego somente na Vale [S/A]; a atuação como membro do Conselho de Administração da Vale, fortalecendo a representatividade dos trabalhadores; mais de 160 milhões de reais em cartão alimentação e 750 milhões de reais em salários reajustados; revitalização do Clube [Recreativo] Campestre com asfaltamento, pintura de quiosques, reformas diversas; melhora nos planos de saúde das empresas, diversas ações judiciais vitoriosas que reverteram em ganhos financeiros para os associados e não associados; os menores reajustes do plano de saúde [Plano de Assistência de Saúde dos aposentados-] Pasa dos últimos 15 anos, inclusive com reajuste zero no pior do ano da ‘covid-19’, enfim, difícil enumerar todo o nosso trabalho”, destacou o sindicalista.

Questionado sobre o futuro de sua gestão no Sindicato Metabase, André Viana disse que o trabalho será multiplicado nestes próximos 4 anos pela frente. “Pesquisas mostravam que nossa aprovação era de ‘68%’, um atestado de bom trabalho. Quero continuar nossas ações, elas me reelegeram, mas quero também fazer ainda mais. Reforçar a representatividade em todas as áreas operacionais, aumentar a presença dos diretores junto ao trabalhador; continuar a luta contra a precariedade do ambiente de trabalho, ou seja, desde os banheiros, vestiários, restaurantes e elevadores, até as minas, usinas, pátios e oficinas, tudo tem de ser melhorado; vamos continuar combatendo as demissões e a terceirização nas empresas, fortalecer a participação dos funcionários nos lucros por meio da [Participação de Lucros e Resultados-] PLR, enfim, muita coisa ainda para fazer”, acrescentou o sindicalista.

André Viana acompanha de perto a comissão eleitoral que foi composta
pelos colaboradores do Metabase durante as apurações de votos até o
encerramentos das urnas durante a sua apuração para a recondução
ao cargo de presidente (Foto/Rodrigo Ferreira) 
André Viana ainda finalizou agradecendo o total apoio por parte da comissão eleitoral e os mesários, e sem vínculo e sem nenhuma ligação com o Sindicato Metabase sequer, independentes e experientes em eleições sindicais. Dizendo que os funcionários do Sindicato Metabase são sempre destaque positivo na condução de qualquer evento e que deve muito a eles, seja pelo compromisso, seja pelo engajamento, de forma ética e profissional. As eleições do Sindicato Metabase foram para a escolha dos membros da diretoria executiva, do conselho fiscal, do conselho de delegados representantes e do conselho consultivo para o próximo quadriênio “2022/2026”. O Sindicato Metabase Itabira é o maior sindicato da região e um dos maiores de Minas Gerais. Tem sua base territorial abrangendo 30 cidades com representatividade em cerca de “20 Mil” trabalhadores. O ato de nomeação da nova diretoria e recondução ao cargo de presidente foi feito durante a posse que ocorreu no sábado (20/08), as 19 horas, da noite, na sede da Aposvale e a imprensa não foi comunicada nem sequer por parte da assessoria de comunicação da instituição para poder acompanhar o evento durante a cobertura.

 

1 Ano depois do “arranca-rabo” no Sindicato Metabase

Presidente do Sindicato Metabase André Viana, e ex-vice-presidente
Carlos Estevam “Cacá”e ex-diretor social José Alberto “Negão”
mantiveram o racha na mesa diretoria na instituição desde 2021
(Fotos/Acom Metabase/Rodrigo Ferreira/Arquivo/ Divulgação)
Para entender ainda melhor– Em áudio que foi encaminhado aos demais órgãos de imprensa pelos grupos de Whatsapp na tarde de sexta-feira (01/07) com o pronunciamento do André Viana esclarecendo sobre os ataques contra a sua honra e a dignidade diante de sua imagem exposta em sua atual gestão por parte dos ex-membros da diretoria do Sindicato Metabase do primeiro quadriênio “2018/2022” de sua primeira gestão; ex-vice-presidente, Carlos Estevam Gonzaga “Cacá”; ex-diretor social, José Alberto Miguel “Negão”; ex-diretor de imprensa e comunicação, Bruno de Oliveira Gomes “Bruno da Credivale”; diretor executivo (suplente), Eládio Rodrigues de Oliveira; diretor sindical, Flávio Henrique Serafim; e o diretor de formações e organização sindical, Ricardo Matos Gonzaga; foram o pivô de um grande e verdadeiro “arranca-rabo” arquitetado por eles durante a assembleia-geral que ocorreu na manhã desta terça-feira (08/06), de agosto, de 2021, do ano passado.

Ex-vice presidente do Sindicato Metabase Carlos Estevam “Cacá”  
(Foto/Acom Metabase/Arquivo/ Divulgação)
Ainda o Carlos Estevam “Cacá” e o Luiz Alberto “Negão” eles tentaram inscrever a chapa para disputar a vaga do Sindicato Metabase durante as eleições que ocorreu no mês passado, e a candidatura do “Cacá” e “Negão” e dos demais membros dissidentes foram inelegíveis por determinação judicial durante a inscrição para concorrer com o André Viana na chapa que foi reeleito com 1.094 votos dos trabalhadores, aposentados, associados e pensionistas da Vale (S/A). “A paz e a verdade de volta ao Sindicato [de Metais Básicos e Extração de Ferro de Itabira e Região-] Metabase, Deus é bom sempre. Como todos sabem e acompanharam desde o ano passado que a nossa prestigiada e honrada instituição sindical vem sofrendo ataques injustos e caluniosos por parte de diretores dissidentes desrespeitaram a instituição, e os demais membros da diretoria e a categoria [do Sindicato Metabase]. Causando um desequilíbrio interno, e se juntando os agentes externos radicais que inclusive são contra a mineração sustentável. Neste período os demais diretores, os funcionários e as respectivas famílias foram agredidas publicamente através de boletins, fakes [news] e redes sociais, e demais meios de comunicação”, esclareceu o presidente.     

A assembleia-geral aconteceu de portas fechadas no auditório do Sindicato Metabase, de forma bem projetada e arquitetada que não obteve o êxito. Para definir o afastamento temporário do; presidente do Metabase, André Viana; ex-tesoureiro, vice-presidente Flávio Geraldo do Carmo; ex-secretário Walisson Christiano Vieira “Docin”; devido a não a prestação de contas da instituição de “2018-2019” conforme o artigo nº 11 do estatuto do Sindicato Metabase, do qual o afastamento dos membros da mesa-diretoria da atual gestão chegou ser aprovado em assembleia-geral do Metabase, sendo que a assembleia terminou com muita confusão, discussões, baixarias e bate-boca entre o André Viana e demais membros da mesa-diretoria contra os ex-membros (citados acima)  dissidentes do Sindicato Metabase, sendo que a confusão ocorreu de forma muito generalizada entre as parte, de forma muito generalizada entre as facções rivais no auditório da sede do Metabase.

Ex-diretor social do Clube Recreativo Metabase José Alberto “Negão”
(Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/ Divulgação)
“Durante este tempo de ódio estes dissidentes praticaram diversas ações que fogem dos preceitos da defesa dos trabalhadores, e inclusive, demitiram injustamente o empregado do sindicato [Metabase] de forma irregular e com o assédio moral e humilhação, causando o dano moral e material ao sindicato [Metabase]. Informamos ainda que o processo das contas de perícia das contas do sindicato metabase segue em fase de conclusão, e os laudos preliminares indicam cor retidão e lisura da instituição em suas finanças”, esclareceu o sindicalista.                            

Ainda com o direito as discussões arbitrárias, bate-boca e baixarias entre as facções rivais dentro do auditório do Sindicato Metabase, e ainda correndo sérios riscos de ocorrer pancadarias entre as partes da diretoria da instituição que acabou declarando o racha anunciado entre o “André Viana” x “Carlos Estevam ‘Cacá’” que estiveram em verdadeiro clima tenso e em pé de guerra durante a assembleia-geral no Metabase em junho do ano passado. “Foram e estão sendo os dias muito difíceis, onde fomos lesados por quem foi eleito e deveria lutar pelos trabalhadores, aposentados e pensionistas. Enquanto eu estava lutando nas mesas de negociações nos tribunais de justiça, e no dia a dia de luta do sindicato [Metabase]. Estes diretores valiam do lamentável papel de caluniar, difamar e atrapalhar a quem de fato estava lutando e buscando o bem estar dos representados. Todos estes atos vão contra a nossa filosofia de unidade e lema: ‘Juntos Somos mais Fortes, e Diálogo para Conquistar e Resistência para Avançar’. As ações infelizes e lamentáveis desses senhores não deram nenhum resultado. Pois, eles preferiram o caminho da discórdia e do ódio”, disse o sindicalista.  

Diretora administrativa do Sindicato Metabase Denise Alvarenga (a direita)
foi a grande protagonista  principal do “arranca-rabo” ocorrido entre o
“André Viana” x “Carlos Estevam ‘Cacá’” (Foto/Acom Metabase/Arquivo/ Divulgação)
Onde que a diretora-administrativa do Sindicato Metabase, Denise Alvarenga que é mais conhecida popularmente como “a mulher arranca-rabo do sindicato” teve que intervir na assembleia-geral durante a sua invasão para poder apaziguar e acalmar todos os ânimos entre as partes da mesa-diretoria do Metabase após o anúncio do racha entre o “André Viana” x “Carlos Estevam ‘Cacá’” que ficaram divididas entre as facções rivais distintas, sendo que a Denize Alvarenga chegou feito um furacão e descarregou toda a sua ira durante os seus xingamentos contra a mesa-diretoria do Metabase que ficaram divididas entre dois muros durante todas as suas bravatas e o seu esbravejamento contra a atual diretoria da instituição já tinha anunciado o verdadeiro racha antes e depois da assembleia-geral que ocorreu dentro do auditório do Metabase.

“Eu comunico a todos os representados que a justiça do trabalho por meio 2ª vara de Itabira [-Mg] determinou a desconstituição e expulsão dos diretores [citados acima] tornando-os inelegíveis e condenando-os a indenizar, e reparar financeiramente o sindicato metabase pelos danos materiais causados a instituição. Continuaremos firmes em nossos propósitos na luta pelos nossos trabalhadores, aposentados, pensionistas e representados. Estamos na luta, mas, sempre buscando a paz na luta, é na luta que Deus está”, anunciou o sindicalista.                 

Mesmo com o racha que foi causado por parte de alguns membros
dissidentes desde o ano passado, os membros da mesa-diretoria do
primeiro mandato do presidente do Sindicato Metabase André Viana
estiveram presentes na prestação de contas pós- “arranca-rabo”
ocorrido entre o “André Viana” x “Carlos Estevam ‘Cacá’”
(Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/ Divulgação)
A assembleia-geral do Metabase que ocorreu no ano passado durou apenas 11 minutos, sendo que o áudio desta assembleia parou grupos de aplicativo de mensagens do Whatsapp durante o seu compartilhamento, onde todos tiveram o acesso a este material que foi viralizado pelos grupos de mensagens do Whatsapp pela primeira vez na história nestes 76 anos do Sindicato Metabase, de forma muito vexatória e vergonhosa para os demais trabalhadores, associados, aposentados e pensionistas não tinham necessidade sequer de ouvir toda essa baixaria presencialmente na sede da instituição e pelo áudio que foi postado e viralizado pelos grupos de mensagens de Whatsapp a todo o momento de angústia, de desespero e de constrangimento entres as partes que estiveram presentes no local, de forma muito lamentável entre as partes.

Onde um associado do Metabase passou mal por causa desta confusão que aconteceu no ano passado, tendo que acionar a viatura do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) no momento.   “Várias outras atrocidades foram cometidas por estes dissidentes que oportuno será esclarecido a todos. Apesar de todas essas coisas nós não decidimos nos envolvermos com a baixaria e imaturidade até o presente momento nós não atacamos e desrespeitamos ninguém. Optamos pela linha da ética e no trabalho mesmo não sendo respeitados por eles, focamos na infalível justiça divina e nada disso fugiu dos incansáveis olhos da justiça dos homens que também é estabelecida por Deus. Ainda sim várias tentativas de conciliação com oposição foram feitas por nós com essas pessoas. Porém, sem êxito, pois onde impera a inveja e o ódio: ‘O Amor não Avança’”, concluiu o sindicalista.


Conheça a nova mesa diretoria do Sindicato Metabase para o próximo quadriênio “2022/2026”:





Notícias relacionadas:

05 de Julho de 2021/“Arranca-rabo” no Sindicato Metabase – Com o estatuto descumprido! “Eu não sou da sua índole e da sua laia não, me respeita rapaz! Nós veremos na justiça”, xingou o André Viana

20 de Junho de 2021/Pré-eleições com o “Racha no Metabase” – Diretoria “Dividida ao Meio”! “Cacá” rompe definitivamente e quer a cadeira do André Viana a todo o custo

18 de Setembro de 2020/Sobre o ex-prefeito - Confronto de “Mucida x João” ! “Por quê se o João Izael fosse candidato em 2018 provavelmente impediria uma eleição estadual de Itabira”, argumentou o Bernardo Mucida

04 de Agosto de 2020/Fora da disputa eleitoral deste ano – Em favor dos trabalhadores da classe! André Viana abriu a mão de sua candidatura para assumir o conselho da Vale

24 de Maio de 2019/Herança de Paulo Soares a “Presente de Grego” e “No Vermelho” - Confirmado! Dívidas do Metabase de “R$ 207 Mil” sobem para “R$ 300 Mil”, e com a perda anual de “R$ 500 Mil” em receitas! “Isso, está nos obrigando a fazer ‘as ginásticas administrativas’ para sobreviver a esse tema”, lamentou o André Viana

02 de Setembro de 2018/Com o afastamento do Paulo Soares – Antes da posse! “Eu estou fazendo isso é por força estatutária”, disse o vice-presidente eleito

17 de Agosto de 2018/Não é “Blá! Blá! Blá!” e nem “Quá! Quá! Quá!” – Após 45 meses, o teatro acabou! “Eu me afastei por que o grupo todo era contra a mim”, desabafou o presidente eleito

Nenhum comentário: