Para
atrair clientes e consumidores - Ex-apresentador do Shoptime apresenta os novos
modelos e mecanismos sobre as novas ferramentas digitais para explorar nas
vendas
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O ex-apresentador do Shptime Ciro Bottini encerra com chave de ouro, a grade da programação do “Circuito E-Minas 2023”, da Federaminas, na Acita (Foto/Rodrigo Ferreira) |
Itabira/Mg-
Em entrevista ao programa “Interação”, da Rádio Caraça Fm, na tarde desta
quinta –feira (20), o ex-locutor da Rádio 97 Fm, de Santo André-Sp; ex-locutor
da Rede Transamérica Fm por quatro anos; e ex-vendedor e ex-apresentador
televisivo do programa Auto-Shop, da Tv Gazeta; e ex-apresentador (1995/2020), do
canal Shoptime: Ciro Bottini. Que desde 1995, Ciro Bottini permaneceu por 25
anos como apresentador no primeiro maior canal de tv do país através da
parabólica e pela tv e por assinatura, do canal Globosat, do qual o Shoptime que
é totalmente dedicado as vendas para os clientes da américa latina de todo o
território nacional e internacional.
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Ciro Bottini chega animado para se apresentar aos incritos na Acita (Foto/Rodrigo Ferreira) |
“Então,
as pessoas tem que estar sempre às frentes da vanguarda para levar novas
informações a cada vez ter o acesso a elas, e hoje eu quero dizer que depois de
tanto tempo tv [Shoptime]. Eu parei e pensei: Não! Não! Eu tenho que me
reinventar tudo no mundo digital, e muito no mundo digital das redes sociais. E
eu digo isso para rebatizar o seguinte, todo mundo pode, e não só eu e todo
mundo pode. Quem que está ouvindo a gente, de repente um corretor de imóveis, é
um vendedor de seguro, é um vendedor de consórcio, é um vendedor de seguro, é
um vendedor de plano de saúde. Não interessa o segmento, não interessa o produto,
a marca, o serviço. O que importa é que o vendedor esteja sempre bem conectado
com o que há de mais moderno para encantar o cliente”, contou o
apresentador.
Onde
o apresentador tem todos os seus trabalhos voltados para as áreas de
comunicação e marketing há cerca de quase 40 anos de carreira nesta profissão
ao longo desses anos através de vendas por meio de vídeos, web tv e também
ministrando palestras de todos e diversos temas em todo o canto do Brasil. “E
também você critica de que o trabalho não pode parar nunca. Nós temos que
sempre trabalhar no dia a dia para melhorar e para evoluir, e hoje em dia o
mundo anda muito rápido e as pessoas tem o acesso a uma montanha de
informações”, disse o apresentador.
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Ciro Bottini apresenta as suas novas ferramentas de trabalho para as vendas do Século XXI (Foto/Rodrigo Ferreira) |
Ciro
Bottini se tornou muito mais conhecido do grande público a nível nacional através
do Shoptime desde 1995, apresentando produtos para os seus clientes através das
televisões das casas para os seus telespectadores que foram os seus maiores
consumidores em liderança de audiência, através do canal da parabólica e da tv
paga naquele ano. “Sim, quando começamos era tudo por telefone, eu mostrava o
produto [na tv] e a pessoa ligava [por telefone] e falava com o televendas
passava o cartão [de crédito] e fechava as compras, e recebia o produto em casa.
Na época em que era muito moderno [...] Na minha vida toda especialmente nos 25
anos em que eu passei no Shoptime, eu sempre busquei ser todo o dia inovador, e
todo o dia diferente original, e todo o dia original pra quê? Pra cativar o
cliente, e manter a atenção ele para mim e para o meu produto”, explicou o
apresentador.
Na época em que
os produtos eram vendidos por telefone, onde a internet deu o seu pontapé
inicial, em 1996, com o sinal escalado para obter o acesso que era uma enorme dificuldade
de acessar o portal de compras da Shoptime devido à lentidão e a conexão para
obter o acesso à página da loja virtual, em contrapartida com a estreia do canal
de tv por assinatura em 1995, daquele ano. “Olha! Significa que o todo o
trabalho tem tido o resultado como positivo, e são muitos anos. Na verdade são
muitas décadas [...] Eu sou o vendedor com muito orgulho, e digo o seguinte,
todo o mundo é vendedor. Por quê todo mundo e em algum momento está vendendo,
vendendo uma ideia, vendendo um produto, um serviço, um projeto, vendendo a
própria marca pessoal. Então, o primeiro passo para você ir além é pensar como
vendedor, é a mentalidade de vendas [...] Sem
dúvida, pra mim o vendedor bom e a empresa ela não tem que ter clientes fieis,
e tem que ter fã, e o fã não abandona nunca. O fã é aquele cara que vem com
você, compra de novo, recomenda, gosta de você, é conectado, fala bem de você.
Então, é isso! Nós temos que retê-lo o cliente, e mais do que busca-lo, um
cliente fiel, buscar um fã, é isso”, acrescentou o vendedor.
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Ciro Bottini deu as dicas para os empresários e comerciantes mão de vaca e miséráveis durante a conversa com a imprensa antes de ministrar a palestra (Foto/Rodrigo Ferreira) |
Onde o Ciro
Bottini ministrou a palestra com o tema “O Papel do Vendedor do Século XXI”, no
encerramento da grade da programação “Circuito E-Minas 2023” com chave de
ouro, da Federação das Associações Comerciais e
Empresariais de Minas Gerais (Federaminas) que aconteceu na noite do mesmo dia,
no auditório da sede da Associação Comercial, Industrial de Serviços e
Agropecuária de Itabira (Acita). “Eu vou
fazer a minha palestra: ‘Vender! Vender! Vender em Itabira!”, vai ser legal
hein? Casa cheia, muita venda, muita animação, muita empolgação e muita
técnica. Sobre vendas, marketing, comunicação, como encantar clientes e
turbinar resultados. E tudo isso e muito mais [...] Aliás, eu falo também sobre
o marketing pessoal, criação e geração de valor para a própria marca. Então,
são temas, e eu não falo só sobre vendas, e tudo que de alguma forma se
relaciona direta ou indiretamente com vendas eu abordo na palestra”, explicou o
apresentador.
Durante
a entrevista a Rádio Caraça Fm, Ciro Bottini falou de sua vinda pela primeira
vez na terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade “O Poeta Maior”, da
cidade. Ciro Bottini ainda falou sobre a ligação e a relação com o “Drummond”
em sua primeira visita a cidade para ministrar a sua primeira palestra na Acita
durante o encerramento da primeira edição “Circuito E-Minas 2023”, da Federaminas. “Olha! A minha relação com este nome
maravilhoso, é uma relação de profunda admiração por quê eu ainda sou do tempo
das pessoas que valorizam a cultura e o bom gosto na linguagem. Então, para mim
e entre outros motivos, e a Itabira também tem esta grande vantagem de ter o
contato com o pessoal na terra natal do ‘Drummond’ [...] Estar aqui é muito
legal, e especialmente por ser a terra de ‘Drummond’, imagina qual terra
importante. Então, a minha missão ficou ainda mais difícil, a responsabilidade
aumentou e eu vou ter que ser muito bom hoje”, defendeu o apresentador.
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Ciro Bottini deu todos os detalhes de como ser um grande vendedor de sucesso (Foto/Rodrigo Ferreira) |
Após
conceder a entrevista para a Rádio Caraça Fm, Ciro Bottini conversou com a
imprensa em seu camarim tranquilamente e falou sobre a sua primeira palestra
que foi ministrada em Itabira, e ele ainda falou sobre os trabalhos de parceria
com a Federaminas, antes de descer para o palco do auditório da Acita para
ministrar a sua palestra pela primeira vez na terra de “Drummond”. “Bom, eu sou
vendedor há quase 40 anos. Então, evidentemente eu falo sobre vendas, vendedor
de verdade falando sobre vendas, sobre as histórias pela qual que já passei,
técnicas que eu utilizo e que eu sempre utilizei, algumas que eu inventei. E a
ideia básica é qualificar as pessoas, eu vejo que falta qualificação nesse
mercado e não aqui na cidade. Mas, em tudo quanto é canto que eu vou, falta
qualificação dos vendedores e falta a mentalidade de vendas. Por quê para mim,
a primeira coisa antes de virar um vendedor de sucesso é assumir; Eu sou o
vendedor, eu gosto de vendas e tudo na minha vida é venda’, e mais, tudo é
vendas e sempre. Estamos vendendo alguma coisa, e mesmo que não está ligado
diretamente a área comercial está sempre vendendo alguma coisa”, exemplificou o
apresentador.
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Ciro Bottini fala das suas experiências com vendas para os inscritos na Acita (Foto/Rodrigo Ferreira) |
Considerado
um dos maiores vendedores do Brasil e da América Latina, e também considerado como
o autor diversos bordões, e como máquina de fazer e criar os bordões desde a
inauguração do Shoptime. Onde foi o seu ultimo trabalho na tv desde a sua
estreia no canal de vendas que era transmitido simultaneamente pela parabólica
e pela tv paga. Do ralador de queijo para telefone, antes do surgimento da
internet e da era digital, Ciro Bottini afirmou para a imprensa que só mudaram
os formatos das mídias dos canais de vendas desde o surgimento da internet que
já se completa há 27 anos.
“Olha!
Na verdade para mim só mudaram as mídias, antes era a venda pela tv, e hoje a
venda é pela web. Mas, a essência não muda, a essência para mim é a mesma.
Antes, eu fazia na tv [Shoptime] e o que eu fazia na tv [Shoptime] eu faço hoje
na web com algumas pequenas alterações e adequações, claro! Mas, a essência que
é o entusiasmo, alegria, criatividade e a credibilidade. Isso, não muda nada e
para mim não muda, a venda tem essa essência e sempre teve, e sempre terá. O
que muda agora além dos formatos? Mudam um pouco a necessidade do vendedor
estar mais atualizado, mais conectado, e pensar mais como um consultor de
vendas que é um parceiro próximo do cliente e não o tirador de pedidos. A era
do tirador de pedidos já acabou”, completou o apresentador.
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Ciro Bottini deu dicas sobre mecanismos de como atrair clientes no estabelecimento comercial (Foto/Rodrigo Ferreira) |
Sobre
as criatividades e as técnicas de vender bastante diante de mundo do mercado
inovador, em que os clientes e consumidores estão vivenciando a cada vez mais
na era do mundo digital, Ciro Bottini ainda falou para a imprensa e deu todas
as dicas pra que os vendedores possam “Vender! Vender! Vender bem!” em seus
devidos estabelecimentos comerciais que são os seus verdadeiros postos de
trabalho. Onde os vendedores trabalham para sobreviver do salário e das vendas atualmente.
“Olha! Todo mundo hoje em dia tem que ser criativo, e o vendedor não foge
disso. Não é menos importante pro vendedor, inovação e criatividade é todo dia,
é fundamental por quê? Por quê o cliente é inovador, o cliente tem acesso as
informações, o cliente é exigente e ele vai buscar, e ele sabe, ele conhece,
ele dá um google, e ele já sabe tudo. Então, o vendedor ele tem que estar um
pouco na frente da vanguarda sabendo mais, e pra isso ele estudar e estar
preparado”, destacou o apresentador.
Questionado
sobre os empresários e comerciantes “mão de vaca” que sobrevivem através da “miséria” com os seus demais funcionários dos seus empreendimentos, do que fazer investimentos em cursos de
capacitação, de qualificação e treinamentos. Para que o vendedor possa gerir
recursos e crescimento em um dos seus empreendimentos e em seus estabelecimentos
comerciais no mercado a cada momento e a cada instante nos dias atuais de hoje
diante da era digital. “Eu sempre falo para os empresários em geral, pequenos,
médios e grandes. Especialmente os pequenos e médios empresários com quem eu
tenho mais contato, olha! Invista na pessoa e nas pessoas. O vendedor é um
artigo raro, vendedor bom com talento que gosta com paixão, é artigo muito raro
e difícil de encontrar. Quando você encontrar por favor mantém essa pessoa,
seja bacana, dê prêmio, prêmio em dinheiro. Vendeu bem, reconheça a qualidade,
reconheça o talento, e invista em treinamentos. O melhor que você pode fazer pelo
vendedor é, primeiro investir no treinamento, na educação e na qualificação
dele; e segundo, premiar cara quando ele vender bem”, alertou o
apresentador.
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Durante o decorrer da palestra, Ciro Bottini deu todas as dicas para os vendedores inscritos no encerramento da grade da programação do “Circuito E-Minas 2023”, da Federaminas, na Acita (Fotos/Rodrigo Ferreira) |
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