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quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Tragédia em João Monlevade - Após 72 horas! Delegado afirma que o motorista foi identificado após o acidente em “Ponte Torta” na Br-381

 

Delegados e péritos criminais falam sobre a tragédia de João Monlevade e confirma sobre a localização do motorista foragido durante a coletiva de imprensa (Foto/Acom PCMG) 

Belo Horizonte/Mg – Segundo os delegados da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), eles prestaram todas as devidas assistência aos familiares, auxilio as vitimas durante os trabalhos de necropsia, e na liberação dos corpos que foram encaminhados ao Instituto Medico Legal (IML), de Belo Horizonte, sendo que o delegado titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), de João Monlevade, Dr. Paulo Tavares Neto presidirá o inquérito policial na apuração das causas das mortes do acidente do ônibus da empresa “Localima Turismo” que perdeu os freios de ré durante a subida pela “Ponte Torta” no Km 350, da Br-381, do qual o motorista Luiz Viana de Lima, de 47 anos, perdeu o controle do veiculo que acabou batendo na lateral do caminhão e nos dois Fiat´s Pálio durante o tráfego pelas margens da rodovia federal. O ônibus deu um giro e acertou a mureta de proteção, e acabou se despencado do viaduto de 35 metros de altura, e caiu em linha férrea. Onde os corpos já foram retirados entre as ferragens do ônibus para fazer a autópsia destes 19 corpos para serem velados nos cemitérios dos seus municípios de origem, de forma digna e justa, durante o velório para o sepultamento dos familiares, parentes e entes queridos das vitimas deste acidente fatal durante a tragédia.       

Ônibus da Localima Turismo joagado nas traças
com os passageiros  pela linha férrea (Foto/Whatsapp)
Em coletiva de imprensa deste sábado (05) na sede da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL-MG), em Belo Horizonte, os delegados pretendem dar o total conforto e o apoio durante a assistência aos familiares e parentes das vitimas da tragédia de João Monlevade que ocorreu na tarde desta sexta-feira (04), na Br-381. De acordo com a perita criminal Daniella Rodrigues Caldas Leite, ela esclareceu que o ônibus da “Localima” caiu de uma altura de 26 metros durante o primeiro impacto após o veiculo perder o freio e descer de ré em sua ultrapassagem incorreta.

Que acabou danificando os dois veículos durante o trafego pelas margens da rodovia federal, antes do ônibus ficar imobilizado ao meio, sendo que o ônibus se despencou doviaduto de 35 metros de altura durante a queda do veiculo com 19 mortes fatais, após a tragédia no Km 350, da Br-381, após danificar a mureta de proteção durante o segundo impacto como determina a perícia que foi apurada neste exato momento após o acidente em “Ponte Torta”.  Daniella Rodrigues ainda afirmou que a perícia foi acionada por volta das 13:30 hs para fazer os devidos trabalhos técnicos ao apurar as causas da morte deste acidente. Já o tacógrafo do veiculo com o disco rígido foi retirado durante os trabalhos de resgate das vitimas deste acidente que já está em analise para apontar as devidas causas desta tragédia ocorrida em João Monlevade.

Com os trabalhos técnicos diante das locomoções e remoções das vitimas deste acidente em “Ponte Torta” na Br-381 envolvendo os peritos criminais, 3 delegados que trabalharam a noite inteira, de forma árdua e intensa. De acordo com o Paulo Tavares, as vítimas e as testemunhas estão sendo ouvidas diferentemente durante o seu depoimento desde sexta-feira (04) para a conclusão do inquérito policial que instaurado após o acidente, e com o prazo para ser concluído com 30 dias, caso, se o inquérito passar do prazo do término de conclusão. Poderá ser prorrogado por mais 30 dias por determinação judicial até o encerramento dos trabalhos das oitivas de testemunhas e das vitimas deste acidente que resultou em tragédia com mortes fatais, sendo que todas as vitimas foram liberadas para os hospitais e albergues da prefeitura de João Monlevade.

Dr. Paulo Tavares (Foto/Rodrigo Andrade/Defato/Arquivo/ Divulgação) 
Sobre as oitivas de testemunhas e dos acusados por esta tragédia na “Ponte Porta”, da Br-381, Paulo Tavares ainda afirmou que pretende ouvir todas as pessoas possíveis por diversas vezes quando for necessário até a conclusão do inquérito policial que foi instaurado no momento. “Então, são depoimentos às vezes contraditórias que nós devemos novamente repetir, e nós ter a precocidade de não nos apressar [...] Nós estamos adiantando esses grupos por quê? Nós sabemos que a maioria dessas pessoas vão retornar as suas origens, e essa demanda posterior vai ser feita através de carta precatória, e a gente sabe da dificuldade deste trâmite dela e vamos dar serenidade possível nesse procedimento”, afirmou.    

Paulo Tavares ainda aproveitou a coletiva de imprensa, e afirmou que o Luiz Viana já foi identificado, após fugir do local do acidente durante a sua evasão, evitando de ser linchado pela população após a tragédia ocorrida em João Monlevade. Já o motorista de reserva José Roberto da Silva “Bebeto” que estava no trabalho temporário, morreu no local do acidente enquanto dormia na poltrona do ônibus durante o trajeto com destino ao estado de Alagoas. Para o Paulo Tavares, a situação do Flávio Viana é muito contraditória, e ele ainda esclareceu que o motorista não se encontra foragido, e prefere retirar a palavra do dicionário afirmando que não existe o mandato de prisão contra o Luiz Viana no momento. “Mas, temos que ter o cuidado necessário a inculcar uma situação de uma pessoa. Onde essa identificação basicamente possa se refletir com as questões testemunhais destas testemunhas ainda se encontra no calor da emoção daquele trauma”, alertou.  


Desempenho da “Força-Tarefa” desde sexta-feira

Acidente BR-381

Compilado de informações:

Local: Ponte Torta, BR-381, entre João Monlevade e Nova Era

Horário: Primeiro chamado por volta das 13:30

 

Recursos empregados:

- Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG): Cerca de 40 militares, incluindo guarnições terrestres e aéreas, 2 helicópteros Arcanjo e helicóptero reserva, 10 viaturas;

- Polícia Civil (PC): 1 helicóptero, 3 rabecões, médicos legistas, peritos, 3 investigadores e auxiliares de necrópsia;

- Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG): 12 policiais militares, 5 viaturas e 1 aeronave Pegasus;

- GMG/Defesa Civil: 5 militares e 2 viaturas.

- Polícia Rodoviária Federal (PRF): 3 agentes e 1 viatura.

-Voluntários: 21 pessoas e 7 unidades de resgate privadas. 


Efetivo total empenhado:

-57 socorristas, 27 viaturas e 4 aeronaves.



Envolvidos: 48 pessoas, dos quais:

Óbitos: 19

Vitimas Conduzidas pelo Batalhão Operações Aéreas (BOA): O Arcanjo 02 conduziu a vítima Pablo de Oliveira, de 11 anos, e o Arcanjo 04 transportou a vítima Elânio da Silva Batalha.

Vitimas conduzida pelo Pégasus: A aeronave Pegasus da Polícia Militar juntamente com a equipe médica do SAMU/BOA transportaram a vítima Vitória Juscélia Oliveira batalha de 7 anos de idade.

Vítimas transferidas: 3 (1 pai e seus 2 filhos, transferidos via aeromedica pelos helicópteros Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, e Pegasus, da Polícia Militar, para o HPS João XXIII, em Belo Horizonte)

Vítimas que estão no hospital Margarida, em João Monlevade: 24 pessoas

Vítimas que não necessitaram de atendimento médico: 3 (faziam parte de um grupo de 6 pessoas que pularam antes que o ônibus caísse)


Polícia Civil

A Polícia Civil (PC) instaurou o inquérito para investigar as causas do acidente minutos depois do fato. Todos os corpos foram levados para o IML, André Roquette, em Belo Horizonte. “O objetivo é dar conforto às famílias em relação ao atendimento realizado no momento de liberação dos corpos, por meio do serviço social, além de facilitar a logística no momento da retirada, já que, nenhuma das vítimas é de João Monlevade”, esclareceu. Os trabalhos de necropsia vão se estender durante toda a madrugada.

Sobre a informação de que o motorista teria pulado a janela do ônibus e fugido, não é possível a confirmação porque as investigações e identificações das vítimas estão no início. 

Em relação às condições documentais do veículo, a Polícia Civil informa que o fato do transporte ter ou não sido feito de forma clandestina está sendo investigado.

 

GMG/Defesa Civil

O Gabinete Militar do Governador (GMC), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, assim que soube do acidente, prontamente enviou uma equipe para auxiliar nas ações de resposta ao acidente. Foi criada uma força-tarefa, com as demais forças de segurança do Estado (PMMG, CBMMG e PCMG), que possibilitou o socorro rápido das vítimas. O trabalho integrado tem contribuído com ações eficientes de todos os órgãos do Estado.

 

Polícia Militar

A Polícia Militar (PM), acionada via 190 por populares que presenciaram os fatos, foi a primeira Instituição a chegar ao local e adotou medidas iniciais como coleta de informações sobre vítimas e dinâmica do acidente e repassou para os demais órgãos para subsidiar a tomada de decisões, estabelecimento da área de estacionamento, apoio no socorro às vítimas, isolamento do local do acidente e participação no gabinete integrado. Além do apoio por terra, a Instituição empregou helicóptero Pegasus para transporte de uma das vítimas para o Hospital João XXIII. A Instituição permanece no apoio às ações decorrentes ainda desencadeadas no local dos fatos pelos demais órgãos.

 

Corpo de Bombeiros

O ônibus da empresa Localima Turismo de placa “DTD-7253”, que vinha de Sta Cruz do Deserto, povoado de Mata Grande -Al, saiu às 9h desta quinta-feira (03) e seguia rumo a São Paulo/SP. Quando estava passando pela ponte, no sentido Belo Horizonte da pista, e perdeu o controle do veículo após a suposta falha mecânica no freio, chocando seu retrovisor com um caminhão que estava no local. Nesse momento, o condutor gritou que havia perdido os freios e o ônibus começou a voltar de ré, descontrolado, batendo na proteção lateral da ponte. Nesse momento, 6 pessoas conseguiram pular do ônibus antes que ele caísse, incluindo o motorista, que ainda não foi localizado.

O ônibus caiu às margens da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) e do Rio Piracicaba-Mg, de uma altura aproximada de 23 metros segundo a medição feita pelos peritos. O Corpo de Bombeiros imediatamente iniciou as manobras de extricação e atendimento pré-hospitalar das vítimas. Durante o içamento do ônibus, foi encontrada uma vítima com vida que estava dentro do banheiro, que não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital. Foi realizada a evacuação aeromedica das 3 vítimas mais graves que estavam no hospital Margarida para o Hospital e Pronto Socorro (HPS) Joao XXIII (HPS), de Belo Horizonte, e não há previsão de novas transferências interhospitalares. Todas as vítimas já foram retiradas do local e os corpos foram encaminhados ao IML, de João Monlevade.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Tragédia em João Monlevade – Empresa irregular, omissa e irresponsável! Motorista foge do local ao escapar do acidente e a “Loca Lima” fecham as portas após o ônibus se despencar da “Ponte Torta” na Br-381

 

Empresa Loca Lima não tinha autorização da Antt para trafegar (Foto/Whatsaap)

João Monlevade/Mg – Por volta das 13:30 horas o motorista da empresa “Loca Lima Transportes”, de Mata Grande-AL, que prestava serviços para “Js Turismo” perdeu o total controle do freio e pulou pela janela e fugiu do local após o ônibus descido de ré e ter batido na lateral  e na dianteira dos dois veiculos Fiat Pálioem seguida, o ônibus deu um giro e ficou imobilizado na metade entre a vida e a morte dos 48 passageiros (adultos e crianças) que acabou despencado no viaduto de 35 metros de altura, e caiu em linha férrea deixando 26 feridos e 19 óbitos que foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), de Belo Horizonte-Mg, durante a tarde desta sexta-feira (04) pelas margens da rodovia Br-262 entre as margens do Km 350 da Br-381 entre João Monlevade a Rio Piracicaba-Mg sentido a Dom Silvério-Mg. “Nós iremos adotar esse boletim na parte da manhã e na parte da noite para que os senhores [da imprensa] tenham noticias sobre essas informações. Qualquer novidade e qualquer informação que for atualizando, a gente vai disponibilizar para os senhores [da imprensa]. Bem como outras ações que forem sendo adotadas pela ‘força-tarefa’ que foi criada com todos os órgãos, e a gente vai atualizando para os senhores aqui [pelo Whatsaapp]”, alertou o Flávio Godinho.       

Tenente-coronel Flávio Godinho
(Foto/Acom PMI/Arquivo/ Divulgação)
Além desses dados referentes aos levantamentos situacionais destes passageiros que foram vitimas deste trágico acidente na “Ponte Torta”, de acordo com o coordenador Adjunto da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), tenente coronel Flávio Godinho Pereira foram 16 passageiros que foram hospitalizados (13 no Hospital Margarida, de João Monlevade e mais 3 no Hospital João XXIII, de Belo Horizonte-Mg), sendo que 7 passageiros receberam alta, e mais 3 passageiros não necessitaram de atendimento sequer devido a evacuação dos passageiros no momento em que o motorista não conseguiu imobilizar o ônibus utilizando o freio para fazer a frenagem emergencial, e o ônibus desceu de ré e não foi possível evitar o acidente que acabou resultando em mortes fatais a destes 19 passageiros. 

Ao perder o controle do veículo, os 5 passageiros com vida conseguiram se evacuar a tempo  pela porta da frente na hora em que o ônibus perdeu o controle dos freios e andou de ré durante o trajeto com destino a São Paulo-Sp. Estes fatores também são consideradas as saídas de emergência pelas rotas de fugas do interior do ônibus ao se jogarem na beira das margens da Br-381, evitando de perder as suas próprias vidas neste trágico acidente que resultaram ferimentos com mortes fatais. O motorista do “Loca Lima” não foi localizado sequer até o momento para prestar os seus devidos esclarecimentos sobre o acidente ocorrido no local, e o motorista e mais 5 passageiros saíram ilesos do local do acidente ao escapar da morte. 

Mesmo com o ônibus esmagado após o acidente ao cair do viaduto das margens da Br-381, os demais passageiros ficaram presos entre as ferragens  até a chegada das ambulâncias do Serviço Voluntário de Resgate (SEVOR) e do Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (Gave), de Nova Era, e também das viaturas e das ambulâncias do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) com 3 helicópteros da capital mineira e mais 23 bombeiros de Itabira que chegaram no local por volta das 15 horas. Para dar todo o suporte logístico durante o resgate dos passageiros que estão presos entre as ferragens, sendo que em João Monlevade não possui a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do governo federal.

Que contou com as presenças da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e Defesa Civil Estadual para fazer todos os trabalhos de resgate e de perícia, e também de reparos durante o desastre pelas margens da “Ponte Torta”, na Br-381, que foi causado durante o acidente quando o motorista perdeu o freio e o ônibus andou de ré e ficou imobilizado na “Ponte Torta” e se despencou em segundos na linha férrea há 35 metros com os 48 passageiros que não foi possível evitar as mortes fatais. Que acabou resultando ferimentos, sequelas e mortes fatais destes passageiros que estavam se deslocando do estado de Alagoas com o destino a São Paulo em seu retorno, sendo que os motoristas e demais condutores de veículos automotores usufruem diariamente para fazer o trajeto durante o tráfego pelas margens da Br-381 com destino a Ipatinga-Mg e Vitória-Es.

Com acessibilidade aos municípios que integram a região do “Vale do Aço”, e também a Belo Horizonte.  O ônibus foi retirado da linha férrea após 24 horas durante a tarde deste sábado (05) que foi removido para o pátio da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), de João Monlevade, para fazer conclusão do ultimo trabalho de perícia no veiculo que foi danificado e esmagado ao ser despencado da “Ponte Torta”, no Km 350 da Br-381, durante a queda de 35 metros do viaduto para a linha férrea no momento da tragédia ocorrida em João Monlevade no momento.    

Governador de Minas Gerais Romeu Zema
(Foto/Agência Minas/Arquivo/ Divulgação)
Solidariedade - Por volta das 15:45 hs, O governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto (Novo) publicou a postagem em sua conta no twítter dizendo que ficou muito estarrecido com 19 mortes fatais no acidente de ônibus nas margens do Km 350 da Br-381 nesta sexta-feira. “Toda a minha solidariedade aos familiares e amigos das vitimas do grave acidente que ocorreu nesta tarde, em João Monlevade [-Mg], na região central. Até o momento, 19 mortos foram confirmados nesta triste tragédia”, lamentou.

Já a prefeita de João Monlevade Simone Carvalho Moreira (PTB), declarou luto oficial e cobra publicamente mais agilidade na duplicação da Br-381, obras em pontes com mais segurança e pede reconhecimento por parte de nossas autoridades de níveis superiores apoio para que o Hospital Margarida se transforme e seja reconhecido como de alta complexidade, o que permite recebimento de mais recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como melhor atendimento à população, à região e a eventuais acidentes como o de ontem entre outros na Br-381. Apoio quer dizer recursos para as devidas modificações. O hospital atende diversas cidades do entorno e acidentes na B-381. A nossa região tem uma grande siderúrgica e uma grande mineradora, as maiores do país. Alto fluxo de cargas e veículos. A Br-381 liga a São Paulo ao Espírito Santo e vice versa. 

Esclarecimento - De acordo a com Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a empresa “Loca Lima” não tinha a concessão e nem a autorização sequer da própria Antt, e nem do Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER-AL) do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) para prestar todos os tipos serviços de transporte coletivo interestadual, e foi notificada 3 vezes pela Policia Rodoviária Federal (PRF) por meio da confecção do Boletim de Ocorrência (BO). Por não manter a manutenção e a conservação do ônibus de placa “DTD-7253” totalmente legalizados para fazer as devidas viagens seguras com os passageiros, de forma muito segura, sendo que a “Loca Lima” estava fazendo atualmente o transporte clandestino. Os autos de infração que já foram lavrados pela Prf nos dias 8 de fevereiro (Br-135), 18 de abril (Br-251) e 8 de julho (Br-251), em operações contra o transporte irregular, em 2019, na altura de Montes Claros - Mg .

Os passageiros estavam pagando a passagem bem abaixo do preço do mercado entre “R$ 200,00” a “R$250,00” por um serviço inseguro que não dá mínimas condições de segurança sequer diante do conforto e comodidade aos passageiros que usufruem do transporte coletivo interestadual. Caso, ocorra algum acidente durante a viagem em pleno trajeto ao destino de origem destes passageiros que estão correndo sérios riscos pelas margens das rodovias estaduais e federais. Para entender, todos os transportes coletivos em níveis municipal, intermunicipal e interestadual tem que portar autorização dos governos municipal, estadual e federal.

Já empresa “Js Turismo” já se manifestou por meio de nota a imprensa, e afirmou que o veículo da empresa já foi arrendado à “JS turismo” com o contrato que foi celebrado em 2019, porém, em razão da péssima qualidade identificada na manutenção exercida pela “Loca Lima” o contrato de arrendamento foi-se desfeito em outubro de 2020, e o veículo prontamente descadastrado do sistema na Antt, bem assim, o referido seguro foi objeto de cancelamento, justamente pra frustrar eventual futuro transporte irregular de passageiros. Ocorre que, aproveitando-se do adesivo colado em seu pára-brisa dianteiro com a inscrição “Js Turismo”, e no intuito de tentar driblar a fiscalização, a empresa em questão (a empresa Loca Lima) estava utilizando o veículo como meio de transporte irregular de passageiros sem qualquer tipo de segurança para aqueles passageiros transportados. Ainda a empresa “Js Turismo” preza pela máxima qualidade no transporte de seus passageiros e em razão deste fato, está acionando judicialmente a empresa “Loca Lima” por utilização indevida de marca e tentativa de fraude ao consumidor. 

Para poder andar com a prestação de serviços de transporte coletivos de passageiros “100%” regularizado, assegurando as vidas humanas destes passageiros que usufruem deste serviço, de forma constante. Principalmente, as demais empresas do ramo de transporte rodoviário que prestam serviços de transporte coletivo interestadual aos passageiros terão que cadastrar e fazer a lista dos passageiros da Antt pela internet, e apresentar aos seus demais conceituados órgãos competentes durante a fiscalização rotineira pelas margens das rodovias estaduais e federais. 

Além disso, os condutores de veículos de transporte de passageiros de todos os segmentos terão que portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “D” ou “E”, e o Curso de Transporte Coletivo de Passageiros com Exerce Atividade Remunerada (EAR) que será constatado na observação da Cnh do condutor para prestação de serviços de qualquer tipo de transporte de passageiros, ou seja, de ônibus fretado durante a excursão por meio das agências de turismo que são cadastradas pela Agência Brasileira de Promoção Internacional (Embratur), e demais empresas de todos os segmentos que envolvem o transporte de passageiros dentro das conformidades através dos cursos específicos do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Vítimas levadas para o Hospital Margarida 

01 - Daiane Santos Silva

02 - Heloisa Sofia Nascimento Silva (2 anos)

03 - Daniel Oliveira da Silva

04 - Vitória Juscelia Oliveira Batalha (transferida Hospital João XXIII, em BH)

05 - Samuel Oliveira Batalha

06 - Vanessa Oliveira Silva Batalha

07 - Joyce de Oliveira

08 - Elânio da Silva Batalha (transferida Hospital João XXIII, em BH)

09 - Pedro Antônio Silva

10 - Josefa Maria da Silva

11 - Cícero Pedro

12 - Jaílma do Nascimento

13 - Pablo Nascimento Vieira (transferida Hospital João XXIII, em BH)

14 - Solange P. Silva Barbosa

15 - Vitória Cardoso

16 - Tarsiano Campos e Santos

17 - Anderson Soares de Oliveira

18 - Luana Costa Silva

19 - Luísa

20 - Rodrigo José da Silva

21 - Denise Rui Santos

22 - Carlos Pereira

23 - Cícera Eliane Cavalcante Guerra

 

 

Vitimas que foram a óbito no hospital 

01 - Cícero Jeferson Andrade da Silva

02 - Clemilton Santos Nascimento

03 - Cícero Oliveira Lima

04 - Caio Lucas Santos

05 - Elias Vieira Batalha


Óbitos no local 

01 - Maria Silma da silva Batalha

02 - Denise Maria do Nascimento

03 - José Ricardo da Silva

04 - José Roberto Santos da Silva

05 - Lázaro Santos Barbosa

06 - Marcondes Teixeira lima

07 - Manoel José da Silva

08 - Joelson Queiroz dos Santos

09 - Não Identificado

10 - Não Identificado

11 - Não Identificado

12 - Não Identificado

13 - Não Identificado

 

Passageiros sem ferimentos 

01 - Cristiano Vieira Batalha

02 - Franco Oliveira da Silva

03 - Cícero Neto Lima dos Santos

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

“Norte/Laranjeiras” em “Nível 2” – Com 29 dias de prazo! Flávio Godinho alerta todos os moradores de Barão de Cocais para fazer toda a evacuação das “ZAS” antes do dia 18


Em estado de alerta nacional – Alerta total! “Na verdade a gente tem que fazer até um recorte histórico para que as pessoas possam entender”, relembrou o Flávio Godinho

Antes de se deslocar para Barão de Cocais, o corrdenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, o tenente-coronel Flávio Godinho Pereira concede a entrevista a Rádio 98 Fm (Foto/Heitor Bragança/Arquivo/ Divulgação)

Belo Horizonte/Mg – Em entrevista a Rádio “98 Fm” desta quinta-feira (19/11), o Coordenador Adjunto da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), tenente coronel Flávio Godinho Pereira falou sobre o deslocamento dele e de sua equipe da Defesa Civil Estadual em Barão de Cocais-Mg nesta sexta-feira (20/11). Para averiguar  os levantamentos situacionais da barragem “Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu, que se encontra em “Nível 2” dentro das conformidades do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

Barragem “Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu se encontra
em “Nível 2”(Foto/Reuters/Washington Alves/Agência Brasil)  
Para fazer as todas retiradas dos 34 moradores, e mais 700 animais das Zonas de Auto Salvamento (ZAS) entre Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo-Mg, da qual as retiradas destes 34 moradores que serão coordenadas pela Vale (S/A) através da defesa civil estadual e municipal destes dois municípios de origem que faz divisas com a barragem “Norte/Laranjeiras” enquanto estiver em “Nível 2”, evitando com que a elevação chegue em “Nível 3”. Para não causar pânico nos moradores desta localidade. “É um prazer muito grande de estar aqui com vocês para que a gente possa esclarecer as duvidas, e demonstrar pra todo mundo todas as ações que a Defesa Civil [estadual e municipal], e o governo do estado [de Minas Gerais] vão implementar naquela cidade [de Barão de Cocais-Mg e São Gonçalo do Rio Abaixo-Mg] [...]  Na verdade a gente tem que fazer até um recorte histórico para que as pessoas possam entender”, disse.  

Mesmo com a barragem Sul Superior com “Nível 3” devido ao excesso de rejeito de minério dragado desde o ano passado, e com a barragem Sul Inferior com “Nivel 2” devido a fortes chuvas com muitas tempestades que ocorreram em fevereiro deste ano, atingindo “250 mm” durante a forte tempestade que foi anunciado peloFlávio Godinho durante a coletiva de imprensa de quinta-feira (23/01) , da qual as barragens são da mina de Congo Soco, da mineradora que foram construídos com o método “A Montante”. De acordo com o Flávio Godinho, em novembro do ano passado a mineradora e a sua equipe da defesa civil estadual e municipal averiguaram uma trinca abaixo desta barragem na ombreira do lado esquerdo que apareceu na barragem “Norte/Laranjeiras”, da mineradora que foi construído com o material “A Jusante”, sendo que a mineradora elevou esta barragem para o “Nível 1” no ano passado. Caso, a barragem “Norte/Laranjeiras” se elevar para o “Nível 3” quando se trata do rompimento nesta localidade, a mancha da lama do rejeito de minério poderá atingir a localidade rural onde obtém casas, sítios e fazendas dentro das Zonas de Salvamento no percurso de aproximadamente de “80 Km/h” para se alastrar e destruir os imóveis destes 34 moradores desta localidade que vão se resultar em mortes fatais neste momento.

“Ou seja, nas laterais desta barragem, e essa trinca ela necessitou de alguns estudos e de algumas avaliações de engenharia, e algumas investigações. Lá em novembro [,do ano passado] a Vale [S/A] elevou essa barragem para o ‘Nível 1’. Ou seja, ela detectou uma trinca que não tinha pelas as informações que foram repassadas pela Vale, e ela não tinha um risco de rompimento [de barragem]. Mas, ela elevou a ‘Nível 1’ para investigar essa anomalia. Isso foi feito e ao longo do tempo e o Ministério Público [MP] tem acompanhado. Mas, até a esta data essa investigação não demonstrou o por quê daquela anomalia”, explicou.

Flávio Godinho e os demais agentes empreendedores envolvidos darão
todo o suporte aos moradores próximos da Barragem “Norte/Laranjeiras”, 
da mina de Brucutu (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/ Divulgação)
Durante a entrevista para a Rádio “98 Fm” Flávio Godinho ainda esclareceu que houve as auditorias internas e externas da barragem “Norte/Laranjeiras” que contou com os auditores internacionais, de Canadá. Houve ainda as reuniões com Ministério Público (MP) e com a Agência Nacional de Mineração (ANM). Onde houve a reunião (presencial e virtual) com a Vale (S/A), Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), Polícia Militar (PM), Defesas Civis Estadual e Municipal (de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo), e com o Ministério Público, na Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Barão de Cocais.

“Que é um órgão competente para fiscalizar as barragens, e determinou-se que a Vale [S/A] levasse essa barragem para o ‘Nível 2’. O que vem ser a ‘Nível 2’? O ‘Nível 2’ daquela barragem, ela precisa de algumas ações na sua estrutura. Para que ela mantenha segurança dessa barragem, e o próximo passo quando não tem a segurança para essa barragem, é elevação para o ‘Nível 3’. O ‘Nível 3’ é o rompimento imediato com o risco eminente, e não é o caso dessa barragem. Essa barragem tem o “Nível 2”, e então, não tem o risco eminente de rompimento. Por isso, nós temos condições de fazer uma evacuação totalmente planejado, e chancelar o planejamento e fazer uma linha do tempo para que possamos evacuar essas pessoas com toda a segurança em que o momento nos exige em função [da pandemia] do Covid-19”, esclareceu.

Em função da pandemia do Covid-19 que se alastrou no Brasil e no mundo, sendo que em Barão de Cocais é dominado pelo Covid-19 desde março deste ano. Flávio Godinho ainda aproveitou a entrevista que concedeu a “98 Fm”, e deu todas as recomendações aos moradores de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo, antes do Flávio Godinho e a sua equipe se deslocarem com destino a Barão de Cocais para se reunir com todos os agentes empreendedores que estão envolvidos neste processo de evacuação dos moradores das Zonas de Salvamento destes dois municípios de origem.  “A orientação da defesa civil nesse momento, é que a gente faça evacuação para a casa, e não para o hotel. Por quê? Em função do Covid-19, e você imagina colocar as famílias e vivem numa área bem grande em hotéis entre quatro paredes trancadas em hotéis. Então, isso você penaliza as famílias que vai escolher, e verificar as casas das pessoas que tem no município, e a própria família vai escolher a casa que ela quer. Após a escolha da família. A Vale [S/A] vai reformar aquela casa para aquela pessoa precisar de alguma reforma para que as pessoas possam entrar”, salientou.              

Flávio Godinho e o gerente geral da Vale em Barão de Cocais, 
Jefferson Corraide (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/ Divulgação)
Sobre outras medidas que serão tomadas com as 10 famílias equivalendo no total de 32 moradores próximos da barragem “Norte/Laranjeiras” dentro das Zonas de Salvamento entre Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo. Flávio Godinho também adotou outras medidas com a sua equipe da defesa civil para que os 32 moradores destes dois municípios de origem que contém o risco eminente desta barragem possam se evacuar das suas residências para serem evacuadas e alocadas nas residências, antes de sexta-feira (18) deste mês devido ao período de fim de ano e das festas natalinas que ocorrem todo o final de ano, evitando todos esses transtornos durante o período natalino neste momento. Para que estes moradores destes municípios de origem possam fazer a sua evacuação com mais comodidade e segurança ao retirar os seus móveis e pertences das suas residências com mais tranquilidade, e com o total suporte da mineradora através da defesa civil estadual e municipal destes dois municípios de origem que fazem estas divisas da barragem “Norte/Laranjeiras”, da mineradora nas Zonas de Salvamento. “Para que elas já possam estar estabelecidas na casa em que ela escolher”, resumiu.       

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Agora é pra valer – Confirmado! Vale dá o prazo de 8 dias para que as 34 famílias se evacuem das “Zas” a partir de segunda-feira

 

Evacuação em Barão de Cocais! “Só que o maior bem que nós temos é a vida”, resumiu o Flávio Godinho

O Coordenador do Cedec-Mg, tenente coronel Flávio Godinho Pereira anunucia evacuação na barragem "Norte/Laranjeiras" durante a coletiva de imprensa (Foto/Heitor Bragança/Arquivo/ Divulgação)

Barão de Cocais/Mg – Depois de três horas de reunião (presencial e virtual) com a Vale (S/A), Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), Polícia Militar (PM), Defesas Civis Estadual e Municipal, e com o Ministério Público (MP) na Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a elaboração do plano de ação para traçar todas as devidas estratégias durante a evacuação dos moradores das Zonas de Auto Salvamento (ZAS) que residem em São José de Brumadinho que ficam nas proximidades da barragem “Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu. Que acontecerá a partir de segunda feira (23) até sábado (28). “É a data limite para que todas as famílias sejam contactadas e que escolham os imóveis que elas [as pessoas] pretendem mudar. Quando a gente fala que essas famílias irão para as casas? O que está sendo ofertado para as famílias são sítios por quê elas moram em sítios. Então, elas tem muitos animais que vão com ela para esses novos locais. Mas, se elas não escolherem nenhum desses oito locais [mapeados], e elas podem apontar outro local”, explicou.

Em Barão de Cocais, Flávio Godinho anuncia o plano
de ação na coletiva de imprensa (Foto/Heitor Bragança)
Em coletiva de imprensa desta sexta-feira (20) pós-reunião do plano de ação, o Coordenador Adjunto da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), tenente coronel Flávio Godinho Pereira ainda afirmou que houve a inclusão da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Barão de Cocais e de São Gonçalo do Rio Abaixo durante a reunião da elaboração do plano de ação para fazer toda a evacuação das 34 famílias em Barão de Cocais, e mais 10 famílias em São Gonçalo do Rio Abaixo dentro dos oito locais que foram mapeados pela própria Defesa Civil e a mineradora dentro das conformidades do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). 

Que estão em áreas de risco eminente que envolve as barragens de mineração. Para que os 34 moradores das Zonas de Salvamento possam ter o livre arbítrio de escolher as casas com data do aceite do local que vai até o dia 03 de dezembro. Os 34 moradores das “Zas” ainda terão o prazo que foi estipulado pela própria mineradora, e vão receber a ajuda financeira no valor de “R$ 5 Mil” até o dia 18 de dezembro, do qual o acordo foi feito entre a mineradora com os moradores das Zonas de Salvamento. “As outras indenizações [extrajudiciais], e tem o escritório da Vale [S/A] e cada pessoa vai fazer o contrato individualizado, e cada caso vai ser tratado individualizado”, disse.  

Para que essas 34 famílias possam se acomodar até que a ordem se reestabeleça em seus devidos locais de origem, sendo que os seus pertences e os seus moveis de suas residências serão transportados com o prazo de duas semanas que foi estipulado pela mineradora. “Por quê? Por que a Vale [S/A] pediu duas semanas para fazer todas as obras de recuperação daquele imóvel, de reforma e até compra de imobiliário. Se acontecer na hora de transportar e vier estragar algum imobiliário, e ela pediu duas semanas para fazer esse trabalho, sendo que foi delimitado a última data para que as pessoas serem evacuadas até o dia 18 de dezembro. Então, até o dia 18 de dezembro deverá ser concluído toda a evacuação”, esclareceu.

Flávio Godinho falou sobre os sentimentos dos moradores dos moradores de São José de Brumadinho que ficam nas proximidades da barragem “Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu. Onde os moradores residem na zona rural há mais de décadas. “Na verdade é lógico que retirar as pessoas de suas casas. Isso é complicado por quê a pessoa tem um pertencimento com aquela terra, e recebeu do Pai e recebeu de família. E existe um pertencimento que se identifica muito com aquela região, e a casa da pessoa a gente tem que respeitar isso. Só que o maior bem que nós temos é a vida. Então, a gente tem que oportunizar para essas pessoas, e que elas sejam tratadas de forma humanizada e dar para elas todas as seguranças. Na verdade, a defesa civil [estadual e municipal] ela trabalha na preservação da vida, e quando ela tem qualquer indicativo que demonstra que a vida uma pessoa ela possa correr tipo de risco. Essa é a ação da defesa civil”, defendeu.

Para o Flávio Godinho há um estudo técnico sobre as trincas da barragem “Note/Laranjeiras”, sabendo que poderá ocorrer sérios riscos através de um rompimento desta barragem a qualquer hora e a qualquer momento. Caso, a barragem “Note/Laranjeiras” se eleva para o Nível 3” a qualquer instante a todo o momento. “Então, se tem um estudo técnico de uma mancha de inundação. Caso, aconteça um rompimento [da barragem ‘Norte/Laranjeiras’], e poderá passar naquele local, e as pessoas tem que se conscientizar que a vida é em primeiro lugar. Então, que elas recebam bem as pessoas da Defesa Civil do município e discutam o termo, e tem que discutir mesmo e entender o processo e fazer as perguntas. Mas, que realmente se aquela residência foi apontada que a solução é a evacuação, e que elas façam evacuação. E quando se acontecer se a barragem for retornar para o ‘Nível 1’, e que elas retornem para a sua terra e continue com a sua vida ali naquele local que é um local que ela escolheu para viver”, acrescentou.         

Sobre a distribuição das cartilhas explicativas referente a situação da barragem “Note/Laranjeiras” que foram confeccionadas pela própria Vale. Para dar todos os esclarecimentos sobre as ações que serão desempenhadas pela própria mineradora através da Defesa Civil Estadual e Municipal, Flávio Godinho ainda afirmou durante a coletiva de imprensa que os moradores terão os atendimentos individualizados com cada família nas residências durante a distribuição destas cartilhas, e explicar sobre o fato ocorrido nas Zonas de Salvamento da comunidade São José de Brumadinho e dos moradores que moram próximos desta barragem.

“Na verdade é um contato individualizado com cada família para explicar pra ela essa reunião ‘o quê que aconteceu?’, e entregar para ela uma cartilha que já está pronta com as ações e com todo o esclarecimento para que a pessoa não tenha dúvida alguma sobre o processo que está sendo feito em função das saída dela de suas casas. O mais difícil foi planejar um operação dessa envergadura pra retirar pessoas, a logística, tempo e ‘como que isso vai acontecer?’. Agora o planejamento ele foi feito e agora executar o que foi feito, e os municípios tem plena condição de fazer isso”, reiterou.  

 

Comparações

Sobre as diferenças da barragem “Sul Superior”, da mina de Congo Soco que já se encontra em “Nível 3” desde março do ano passado, e entre a barragem Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu que se encontra atualmente em  “Nível 2”. Flávio Godinho explicou durante a coletiva de imprensa que a barragem “Sul Superior” possui o Método Construtivo (MC) a montante, e a barragem Norte/Laranjeiras” possui um solo compactado em etapa única por ser a barragem construída com o material a jusante que poderão se romper a qualquer hora e a qualquer momento. Caso, a mineradora fazer toda a retirada do rejeito de minério para serem totalmente reaproveitado para a fabricação de tijolo e asfalto.

“Então, é uma barragem um Método Construtivo [MC] diferente como a segurança bem diferente da mina de Congo Soco, e ela [a barragem ‘Norte/Laranjeiras’] foi levada a ‘Nível 2’, de forma preventiva. Em função de uma trinca a jusante da barragem na ombreira esquerda da barragem, e por quê que ela foi levada a ‘Nível 2’? Por quê até o momento a Vale [S/A] não conseguiu apresentar um estudo técnico de um ‘por quê’ daquela trinca, e a trinca ela já foi selada.  Hoje, basicamente não existe mais. Mas, ocorreu essa trinca, e então precisa-se de um trabalho de sondagem, e um trabalho de geotecnia e de engenharia para verificar o ‘por quê’ daquela trinca. Apesar dos geotécnicos afirmarem que a trinca ela não tem nenhuma consistência no maciço principal, e não trazendo qualquer tipo de risco de rompimento para essa barragem”, comparou.        

 

Estes são os principais assuntos da reunião    

Tenente coronel Flávio Godinho Pereira se reune com o prefeito de Barão de Cocais Décio Dentista e com os demais agentes empreendedores (Foto/Heitor Bragança)


- Instalação do Posto de Comando 20 de novembro

- Reunião para criação do plano de ação (Vale, Defesas Civis Municipais e Estadual, Ministério Público, Polícia Militar, Prefeitura de Barão de Cocais) 20 de novembro

- Continuação das visitas às famílias da ZAS (Vale, Ministério Público e Defesas Civis Estadual e Municipal) 20 e 21 de novembro

- Abordagem às famílias para escolha das moradias 23 a 28 de novembro

- Realocações vão acontecendo à medida que as famílias forem escolhendo as moradias

- Conclusão das realocações até 18 de dezembro

A Vale apoiará a Defesa Civil no atendimento às orientações de prevenção da pandemia do Covid-19, protegendo as equipes e os moradores com todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Haverá triagem médica na abordagem individual de cada núcleo familiar, além da disponibilização de kits de higienização e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O transporte será realizado com apenas 50% de ocupação.

domingo, 22 de novembro de 2020

Com 34 famílias nas “ZAS” - Alerta total! Barragem “Norte/Laranjeiras” se encontra em “Nível 2” e moradores terão que se evacuar a partir de segunda-feira

 

Barragem  “Norte/Laranjeiras” se encontra em “Nível 2” e o Tenente Coronel Flávio Godinho deu todos os detalhes dos esclarecimentos por via Whatsapp (Foto/Reuters/Washington Alves/Agência Brasil) 


Barão de Cocais/Mg- A Vale (S/A) informa que deu início nesta quarta-feira (18), de forma preventiva, ao protocolo de emergência em “Nível 2” da barragem “Norte/Laranjeiras”, da mina de Brucutu. Neste sentido, com a colaboração entre a mineradora, a Defesa Civil municipal e estadual de Minas Gerais e demais autoridades competentes, será iniciada, nos próximos dias, a remoção de residentes na Zona de Autossalvamento (ZAS) referente à estrutura, estimados em 34 pessoas que estão dentro das conformidades do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

A mineradora adotou essa medida em linha com o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas e mantém campanha de investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações para o contínuo aprimoramento destas. Ainda a elevação do nível de emergência reflete uma abordagem conservadora da companhia, embora não tenham sido observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura.

Ainda a companhia informa que a barragem “Norte/Laranjeiras” não recebe rejeitos e, portanto, não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019. A remoção será feita de forma programada, conduzida pela própria Defesa Civil, com o acolhimento das famílias pela Vale. A mineradora prestará toda a assistência necessária às famílias até que a situação seja normalizada.

A Vale reitera que sua prioridade é a segurança das pessoas e comunidades a jusante de suas operações, assim como com a segurança de todas as suas estruturas.

 

Esclarecimento

Tenente Coronel Flávio Godinho
(Foto/Heitor Bragança/Arquivo/ Divulgação)
De acordo com o Coordenador Adjunto da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), o tenente coronel Flávio Godinho Pereira, ele afirmou a imprensa através do Whatsapp que houve uma reunião com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Barão de Cocais e de São Gonçalo do Rio Abaixo, e também com a mineradora, sendo que a Defesa Civil Estadual já começou a fazer os contatos desde quinta-feira (19) com as 34 famílias que moram próximos da barragem “Norte/Laranjeiras” dentro das Zas. “É uma elevação de nível em função de uma trinca em uma ombreira próxima da barragem, e também será explicado pela Vale [S/A] no documento próprio o motivo da elevação de ‘Nível 1’ para ‘Nível 2’”, esclareceu.

“Para demonstrar quais as famílias que estão dentro da área [ou das Zonas de Auto Salvamento-ZAS] que será evacuada, e já sabemos que será no total de 34 pessoas e 790 animais. Como a barragem [Norte/Laranjeiras] está em ‘Nível 2’, e nós iremos fazer a evacuação planejada, ou seja, com o tempo para que as famílias possam escolher as residências que serão alocadas e não serão levadas para hotéis. A não ser que a família escolha um hotel. Mas, em função [da pandemia] do ‘Covid-19’, a opção é para que as famílias sejam alocadas em casas escolhidas pela própria família”, explicou.

Ainda de acordo com o Flávio Godinho, a mineradora fará uma reforma na casa em que os 34 moradores ficarão alocados até que a ordem se reestabeleça em Barão de Cocais no momento. Flávio Godinho ainda afirmou que as evacuações dos moradores que residem próximo da barragem “Norte/Laranjeiras” acontecerão a partir desta segunda-feira (23), e ele ainda reafirmou que a mineradora continua monitorando a barragem “Norte/Laranjeiras” e atestou a segurança desta barragem durante a pandemia do Covid-19. “Após a escolha da casa a Vale (S/A) irá fazer alguma reforma que essa casa necessitar”, conluiu.

 

Linha do tempo Barragem Sul Superior – Gongo Soco

07/2 – Elevação de nível 1

08/2 – Elevação de nível 2

22/3 – Elevação de nível 3

 

Março – Início das realocações das famílias das ZAS para hotéis, pousadas, casas de parentes ou moradias provisórias

25/3 – Primeiro simulado em Barão de Cocais

26/3 – Início das atividades no Posto de Atendimento (população)

29/3 – Simulado em Santa Bárbara

03/4 – Simulado em São Gonçalo do Rio Abaixo

14/5 – Início da Movimentação do talude

18/5 – Simulado em Barão de Cocais

18/6 – Conclusão da remoção para moradias temporárias

 

Julho 2019 – Início da obra de contenção

 

Dez/2019 – conclusão da obra de contenção

 

Dados de simulados

Data    Local   Participantes Adesão

25/3    Barão de Cocais        3.626  60%

29/3    Santa Bárbara           836     51,6%

03/4    São Gonçalo do Rio Abaixo 2.674  106%

18/5    Barão de Cocais        1.625   27%

 

Informações das famílias evacuadas das “ZAS”

Atualmente 156 núcleos familiares estão em moradias temporárias alugadas pela Vale, sendo 439 pessoas.

1.148 animais estão em estruturas da empresa.

1.539 animais já foram devolvidos aos seus tutores

41 animais foram adotados

Desde o mês de junho de 2019 não há nenhum núcleo familiar evacuado da ZAS em hotéis. Atualmente 20 desses núcleos familiares já se encontram em moradias próprias.

 

Contenção

A contenção da barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, está concluída e conterá todos os rejeitos que cheguem até a estrutura em caso de uma eventual ruptura. A estrutura foi construída em concreto e possui 36 metros de altura e 330 metros de comprimento.

 

Monitoramento

A barragem Sul Superior encontra-se em nível 3 de emergência do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. O monitoramento da estrutura é contínuo e realizado por meio de instrumentos como piezômetros automatizados, radares terrestres, estação robótica total e microssísmica. A estrutura é observada por câmeras de vigilância 24 horas por dia, sete dias por semana.


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