Presidente do Metabase (Paulo Soares/Foto/Acom Metabase)
|
O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região e vereador Paulo Soares de Souza (PSB) está pedindo à direção da Vale que apresente tanto ao sindicato quanto à população, por meio da Câmara Municipal, a real situação das barragens de rejeito de minério que a empresa mantém no município.
Depois do desastre em Bento Rodrigues, no último dia 5, em que uma barragem rompeu e destruiu o distrito gerando mortes e danos ao meio ambiente, a população itabirana está em alerta e segundo o sindicalista, “merece uma explicação da Vale”.
Na opinião de Paulo Soares a Vale deve uma explicação à população, para conter as preocupações ou então, alertar os moradores de possíveis riscos. Itabira possui algumas barragens localizadas próximas à área urbanas, dentre elas a do Pontal, Itabiruçu e Santana.
“Esse acidente no distrito de Bento Rodrigues deixou toda a população itabirana em alerta, as pessoas, principalmente as que moram próximas à barragem do Pontal têm me questionado como está a situação daquela barragem, estão com medo, estão temendo perder as suas casas, seus familiares, então, a Vale deve estas explicações à comunidade. A empresa precisa nos dizer como está a situação destes locais para que as pessoas possam dormir tranquilas, para que elas não fiquem com medo”, cobrou o vereador e sindicalista.
A apresentação destes relatórios, disse Paulo Soares, será negociado com a Vale em um tempo mais hábil, para que os itabiranos possam “se tranquilizar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário