A Audiência Pública realizada pela Câmara nesta quarta-feira (4) contou com a presença do Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento Aloisio Moreira para a prestação de contas do município relativas aos oito primeiros meses do ano. A reunião foi coordenada pelo relator da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara, vereador Ilton Magalhães (PR). Durante a audiência o secretário demonstrou quanto o município arrecadou e quanto gastou até o dia 31 de agosto. Segundo os relatórios, a prefeitura está com déficit de R$ 57 milhões e a ordem é cortar gastos. De acordo com Aloisio Moreira, a situação financeira requer cortes drásticos nas despesas. A informação de que a arrecadação caiu cerca de R$ 10 milhões por mês foi confirmada pelo secretário. As prioridades, segundo ele, são a manutenção dos serviços básicos e a recuperação da arrecadação.
Sobre os cortes, Aloisio disse que os contratos de prestação de serviços estão sendo revistos e a diminuição de cargos comissionados está em andamento. “Estamos priorizando os serviços essenciais e os cortes devem ser realizados para equalizar as contas. Contratos estão sendo revistos e renegociados e cargos comissionados também estão sendo extintos com objetivo de adequar o orçamento”, disse o secretário.
Outra questão levantada por vereadores e até pelo público presente foi sobre contratos que ainda não foram empenhados, e, portanto, não estão demonstrados nos relatórios. Segundo a prefeitura, os contratos que ainda não tem empenho deverão ser processados na próxima prestação de contas, que acontecem no mês de fevereiro de 2016. O vereador Ilton Magalhães, que coordenou a audiência, avaliou que o encontro cumpriu o objetivo. “Entendemos que houve grande volume de informações para a comunidade e a reunião cumpre o objetivo de divulgar a situação da prefeitura. Esperamos que a Secretaria de Fazenda e Planejamento possa apresentar os números consolidados a partir dos questionamentos levantados aqui”, disse Ilton. A participação popular foi de qualidade, apesar do pouco público no plenário, segundo afirmou o vereador. Estiveram presentes ainda vários secretários e servidores públicos, além dos vereadores Bernardo Mucida (PSB), Geraldo Magela Pena Torres (PDT), Marcela Cristina Lopes (PR), Toninho da Pedreira (PROS), Sueliton Sousa (PROS), Allaim Gomes (PDT), José Luiz Batatinha (PSDB), Rodrigo Assis Diguerê (PV) e Pacelli Eustáquio (PMN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário