Banner 728x90

domingo, 19 de novembro de 2017

3ª Parada do Orgulho LGBTI - Sem apoio total do PPM! “A gente teve um retrocesso por parte do executivo”, lamentou o vice-presidente do ADI

Com o apoio do PPP- “Colocamos a cara na rua e fomos pedindo o patrocínio”, disse o Gercimar de Almeida

Mais de 3 mil pessoas compreceram ao evento durante a 3ª Parada LGBT (Foto/Heitor Bragança) 
Durante a 3ª Parada do Orgulho das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros E Intersex (LGBTI) com o tema “Abraçando contra o preconceito” que aconteceu durante a tarde deste domingo (19) na Praça Acrísio Alvarenga “Praça Redonda”, no Centro. Do qual o evento contou com as grandes atrações como a banda “4ª Arte” da Universidade Federal da Itajubá (campus UNIFEI/Itabira) e com as grandes atrações como: “Bell Rodrigues”, “Drag Electra”, “Rebekha Rainbow”, “Stephanny di Mônaco”, “Imperatrix Onix Show”, “Ricardo Trovinny” e outras grandes atrações que aconteceram durante o evento como na edição que aconteceu no ano passado. E além destas grandes atrações que aconteceram na “Praça Redonda”, a Unifei ainda firmou uma grande parceria com a Associação da Diversidade Itabirana (ADI) e com o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para as confecções e decorações das arvores em crochê com toda a iluminação de qualidade tecnológica através das microlâmpadas de “led” que se encontram instaladas ao redor da “Praça Redonda” durante as comemorações natalinas através do projeto “Laços de Arte Cultura e Fé”, do qual envolveu mais de 3 mil profissionais na elaboração e confecção dos bordados em crochê para serem colocados nas árvores, e com mais 5 arvores para serem adotadas dentro da campanha “Adote uma Árvore”, na inclusão da grade da programação da “3ª edição da parada LGBTI”.

Na da abertura oficial da “3ª Parada do Orgulho LGBTI”, o professor assistente de sistemas dinâmicos, controle e geração renovável e integrante da banda “4ª Arte, da Unifei, João Lucas da Silva falou sobre celebração da diversidade do respeito e o amor pela natureza na preservação ambiental com muita criatividade durante a as decorações das arvores em crochê na “Praça Redonda”. “E um dos motivos dessa praça estar tão linda! E a decoração de natal está tão esquematizada e montada como vocês podem ver as arvores que estão começando a serem enfeitadas, e elas (as árvores) que nos enfeitam durante todo o ano”, comemorou.          

A artista plástica e servidora pública Sônia Guimarães, mais conhecida popularmente como a “Tia Sônia” iniciou a abertura do evento falando sobre este novo estilo e conceito de fazer decorações natalinas unindo a mão de obra artesanal, e com a mais alta tecnologia de ponta e com muita qualidade, do qual o lançamento da estreia das árvores que foram decoradas em crochê acontecerá na noite de sábado (02), na “Praça Redonda”. “O projeto (Laços de Arte Cultura e Fé) foi criado e desenvolvido para que todos participassem, e que valorizem o projeto e o tricô, bordado e o madramet. Essa beleza toda da arte itabirana. E para isso, eu apresentei o projeto da prefeitura (de Itabira) como servidora pública e artista plástica, e foi aprovado (pelos vereadores) e teve essa participação tão maravilhosa, e muitas pessoas ainda esperando. E hoje nos começamos a afixação e o revestimento para que a (3ª) parada (LGBTI) acrescentasse a beleza da decoração de natal para enfeitar e alegrar neste terceiro ano. Então, o projeto (Laços de Arte Cultura e Fé) de natal que está começando hoje e vai ao longo da semana, e depois (as árvores) vai ganhar as luzes e as microlâmpadas de led branca e vai ficar um espetáculo de dia! E a noite vai ficar mais lindo ainda!”, explicou.

Vice-Presidente do LGBTI, Gwercimar de Almeida (Foto/Heitor Bragança)
Para o vice-presidente da ADI, Gercimar de Almeida lamentou que a “3ª Parada do Orgulho LGBTI”, houve um pouco o retrocesso e pouco apoio com permissão de uso da “Praça Redonda” e com fornecimento da montagem do palco por parte Poder Público Municipal (PPM) para a realização do evento. E o Gercimar de Almeida ainda afirmou que obteve mais apoio do Poder Público Privado (PPP) para a realização do evento ininterrupto desde as edições anteriores que é um grande e verdadeiro sinônimo de tradição na cidade. E ainda no decorrer do evento comemorativo da “3ª Parada do Orgulho LGBTI” que aconteceu na “Praça Redonda”, mais de 4 mil pessoas de todas as classes sociais compareceram para prestigiar o evento diante da crise econômica mundial , e com o direito a distribuição de mais de 3 mil kits com preservativos no combate ao vírus causador da Aids (HIV) no combate a Doença Sexualmente Transmissível (DST)  que acontecerá na sexta-feira (02) de dezembro. E com o direito a praça de alimentação e lazer durante o decorrer do evento, e com muitos imprevistos ocorridos devido às chuvas durante as festividades da “Parada LGBT” que não ficou parado de tudo durante o decorrer do evento com muita música, e com direito as apresentações dos mais variados grupos de dança, transformistas, drag queens de todos os estilos que vieram diretamente de Belo Horizonte, Ipatinga, João Monlevade, Braão de Cocais para prestigiar o evento simbólico em favor das causas dos homossexuais na cidade, do qual o evento foi até as 23 hs da noite devido aos atrasos imprevistos que foram causados pelas chuvas durante o evento. “E infelizmente! A gente teve um retrocesso por parte do executivo (governo Ronaldo Magalhães), e olhando para as estruturas das edições da parada (do orgulho lgbt) passadas, tivemos um pouco de retrocesso. E a gente não desanimou, e colocamos a cara na rua e fomos pedindo o patrocínio (ao poder público privado), e está ai a nossa parada  (do orgulho lgbt)! E vai continuar se Deus quiser!”, lamentou. 
 
Sobre a importância da “3ª Parada do Orgulho LGBTI”, Gercimar de Almeida ainda esclareceu que existe um amor diferente no LGBTI entre homens e mulheres diante das desigualdades sociais que existe no país. “A importância eu a gente tem eu mostrar para a sociedade eu existe um amor diferente de eu eles falam. Por que para a gente da LGBT não é um amor diferente! É um amor normal de qualquer outra pessoa. Mas, para a sociedade é um amor diferente! Então está ai um amor diferente como eu estou vendo e você está vendo pessoas e família que estão na praça (redonda) que acolhe esse amor que a gente tem para passar para a comunidade”, comparou.        
      

Novo local

Em cumprimento do pedido dos moradores do Bairro Caminho Novo, o evento teve que ser transferido imediatamente da Avenida Mauro Ribeiro Lage para a “Praça Redonda”, do qual o Ronaldo Magalhães atendeu ao pedido da comunidade para que não aconteçam eventos constantemente no local devido as reclamações dos moradores próximos da localidade. E as edições da “Parada do Orgulho LGBT de Itabira” era realizado anteriormente na Praça Laércio Guimarães Rosa que fica ao lado da Estação Rodoviária Genaro Mafra sentido a Avenida João Pinheiro, no centro desde 2015/2016, e após a mudança do local devido ao projeto “Domingando no Parque” que acontece todos os domingos no “Poço da Água Santa” por meio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), e através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Turismo, Inovação e Tecnologia (SMDECTIT).

Um comentário:

Anônimo disse...

Gercimar ta de parabens