Banner 728x90

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Aapitar comemora dez anos de tradição e existência! Especialistas em apicultura mostram situação durante a primeira edição do seminário

Especialistas e diversos profissionais dos seteores da apicultura participam do primeiro seminário (Foto/Acom Aapitar)
No sábado (8), a Associação dos Apicultores de Itabira e Região (Aapitar) recebeu estudantes, profissionais do segmento e interessados em explorar essa cultura, para a primeira edição do Seminário de Apicultura. O evento gratuito, comemorou dez anos de fundação da Aapitar e teve a adesão de quase cem pessoas, de Itabira e de cidades onde há a apicultura. Quatro especialistas mostraram a forma correta de manejo, situação do mercado, novas tendências, tecnologias, fórmulas para se estabelecer no mercado, e ampliar a linha de produção. 

Palestraram: a doutora Esther Bastos, sobre perspectivas de mercado e inovação; o professor Dejair Message, destacando benefícios da troca de rainhas e a genética; o professor do Instituto Federal de São João Evangelista, Roberto Carlos Alves, abordando o tema gestão da produção de mel; e o apicultor Robson Souza Raad, dando orientações sobre manejo para alta produtividade de mel. Ao final do encontro houve mesa redonda, quando os palestrantes responderam perguntas do público.

Palestrantes entram em debate e discussão com os especialistas  em 
apicultura durante o primeiro seminário (Foto/Acom Aapitar)
O evento solicitou ao participante a doação de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao Banco de Alimentos, para doação a entidades beneficentes cadastradas. Na abertura do Seminário de Apicultura, o presidente da Aapitar, Antônio Carlos Mariano, e o tesoureiro, Anísio Lacerda, deram boas vindas aos participantes e explicaram o fortalecimento da associação ao longo desses dez anos, contribuindo para o segmento se manter ativo.

Várias associações ligadas à apicultura estiveram presentes: Aapitar (Itabira), Apimel (de Rio Piracicaba), Apisab (de Sabinópolis), Afa (de Ferros), Apivir (Virginópolis) e Apisgra (de São Gonçalo do Rio Abaixo). Segundo a organização do evento, entre os inscritos havia representantes de 12 cidades: Itabira, especialmente da localidade de Ribeirão São José, Sabinópolis, Guanhães, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, São João Evangelista, Dom Joaquim, Antônio Dias, Ferros, Virginópolis e Matheus Leme.

O evento teve apoio da Emater Empresa de Assistência Técnica a Expensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-Mg), Prefeitura de Municipal de Itabira (PMI) e Câmara Municipal de Itabira. Os patrocinadores foram: faculdade UNA, Sindicato Rural de Itabira, Cenibra e Mel Santa Bárbara.


Aapitar

A associação começou dia oito de dezembro de 2008. Pela necessidade de unir os produtores. A idéia saiu do papel dia quatro de junho de 2009 fortalecendo a cultura, promovendo capacitação, ganhando experiência e organizando a categoria.

Nenhum comentário: