Banner 728x90

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Eleitos por aclamação e por unamidade - Presidente da Interassociação empossa “Edilson Campos e Cibele Machado” para reassumir a presidência da Associação do Bálsamos por mais três anos

 

Com muita seriedade na gestão - “Nós vamos ter mais de ‘1,2 Mil’ pessoas que vão estar na nossa responsabilidade”, disse a Cibele Machado


Presidente da Interassociação, Maria das Graças “Dadá” empossa a mesa Edilson Campos e a Cibele Machado juntamente com a mesa-diretoria da Associação de Moradores do Bálsamos (Foto/Rodrigo Ferreira)

Itabira/Mg-De acordo com a presidente da Interassociação dos amigos dos bairros de Itabira (Interassociação), Maria das Graças Felipe Lélis “Dadá”, ela afirmou que a chapa do atual presidente de Associação de Moradores do Bálsamos, Edilson Campos, e da vice-presidente e ex-diretora de patrimônio da Associação do Bálsamos, líder comunitária e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), pré-candidata a vereadora Cibele Machado foram reeleitos por aclamação por parte dos moradores do Bálsamos na manhã deste domingo (28). “Nós estamos aqui hoje [neste domingo -28-] para realizar a eleição suas de aclamação e posse, e foi só uma chapa inscrita e não teve outra [chapa], e soltou o edital. Outras pessoas pegaram a ficha [para se inscrever], mas, não entregaram em tempo hábil, e nem apareceram. Então, ficou só uma chapa [Edilson Campos e Cibele Machado] que foram a de vocês, e então foi por aclamação. E quando é uma chapa só, e a gente não faz cédula por quê o estatuto permite por aclamação”, explicou a presidente. 

Após empossar Edilson Campos e a Cibele Machado juntamente com
a mesa-diretoria da Associação do Bálsamos, 
Maria das Graças “Dadá”
fala das novas mudanças da lei federal de 2014 e 2018 para serem
incrementados  no estatuto da entidade (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Mesmo sem obter a chapa adversária para poder disputar a cadeira da Associação do Bálsamos, sendo que a eleição foi validada por aclamação e nenhum dos adversários não quiseram se inscrever sequer para disputar a cadeira com o Edilson Campos que foi reeleito por aclamação  pelos moradores do Bálsamos no local. Onde o Edilson Campos e a Cibele Machado foram empossados oficialmente como gestores e lideres comunitários na manhã do mesmo dia. “Gente, eu falo muito com vocês, hoje mudou muitas leis [federais, estaduais e municipais]. Talvez, seu Edilson [Campos] está passando da hora que até tem que mexer no estatuto, e o estatuto não tem a lei [federal] de 2014 e 2018. E a lei [federal] que entrou no final de 2018, e tem um monte de estatuto que não tem ela, é uma lei [federal] que é muito boa por quê ela e não é só o senhor [Edilson Campos] que vai responder sozinho na Receita [Federal]. Hoje toda a diretoria responde, do sô Edilson [Campos] ao último conselho fiscal e todo mundo responde iguais. O nome dele [do Edilson Campos] vai primeiro, o presidente [da Associação de Moradores do Bálsamos, Edilson Campos] vai. Mas, ele [Edilson Campos] tem uma diretoria com ele, e vocês que estão na diretoria [da Associação do Bálsamos] ajudam, participam, e contribuem para o que for possível”, disse a presidente.

A vice-presidente Cibele Machado, e o presidente da Associação
do Bálsamos Edilson Campos foram eleitos por aclamação
e por unanimidade (Foto/Rodrigo Ferreira)
Maria das Graças “Dadá” ainda alertou aos recém-empossados na mesa-diretoria da Associação do Balsamos que vão compor a gestão 2023/2026, e falou do novo modelo e da nova politica de gestão das associações de bairros que vão aderindo o seu jeito de conduzir e caminhar, e de administrar o seu modelo de gestão atualmente. Para poder manter o total suporte da entidade, e também manter todo o aporte ao Edilson Campos e a Cibele Machado que irão assumir os próximos 3 anos de sua gestão na Associação do Bálsamos diante desta nova empreitada que acontecerá ainda pela frente.

“Mesmo assim, se não der pra vir à reunião. Mas, ver como que está a documentação, se está funcionando por quê nós somos voluntários, e não adianta falar que a associação [de bairros] tem que ficar aberta, e tem que dar atendimento 8 horas por dia por que não tem jeito, e por quê nós somos voluntários e todo mundo doa o tempo que pode: 1 hora ou 2 horas por semana. Quando vocês fizer um evento, doar a gente doa e a gente não recebe, e tem que doar o tempo da gente e tem que ter o compromisso. Isso, eu falo compromisso mesmo com a associação [de bairros] por quê hoje uma associação [de bairros] registrada as pessoas compromete até os seus bens. Por quê vocês estão falando em união de um bairro, e vocês aqui hoje vão representar bairro [Bálsamos] todo. E não deixa o seu Edilson [Campos] ficar sozinho, e vocês são da [mesa-] diretoria, cada um mora numa rua diferente, cada um que dê o seu problema da rua na reunião, e vocês tentem o dia da reunião e depois vocês resolvem entre vocês”, alertou a presidente.

O 1º tesoureiro Alessandro Domingues (a dri.) pede união da
mesa-diretoria durante a gestão na entidade (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Durante eleição e posse do Edilson Campos e Cibele Machado, e mesmo com a mesa-diretoria recém-empossada para os próximos 3 anos de gestão. O 1º tesoureiro Alessandro Domingues, ele falou sobre a importância da interação da comunidade no Bálsamos diante do comprometimento da cada um da mesa-diretoria que foi recém-empossada no momento. “Eu acho muito importante o momento como esse, a interação de todos da comunidade e de cada membro da comunidade daqui do [bairro] Bálsamos aqui. Eu gostaria de solicitar principalmente hoje, assim a cada membro da Associação [de Moradores do Bálsamos] que hoje a gente toma posse, é o comprometimento. A partir de agora nós sabemos que constantemente nós teremos, e que o bairro necessita de pautas dentro das reuniões que vá a ajudar a resolver algum problema da lá pendente que estiver ai. Ou é problema de alguém da comunidade, ou é problema estrutural do bairro. Então é assim, nas reuniões as pautas são importantes e o comprometimento de cada um é importante. Por que um só não tem como tomar a decisão ou até mesmo se tomar uma decisão não tem força para poder fazer aquilo continuar. Então, tendo uma presença de maioria dos membros da associação, a coisa flui mais rápido e melhor, e sem contar que nós teremos força e voz aonde a gente for, e aonde a gente for precisar levar um documento ou exigir alguma coisa”, destacou o líder comunitário.    

O 2º tesoureiro Josias Loyola (ao centro) é um dos primeiros
moradores do Bálsamos, ele falou das dificuldades 
que enfrentou
durante o crescimento do bairro (Foto/Rodrigo Ferreira)
Já o 2º tesoureiro Josias Loyola que é um dos primeiros moradores do Bálsamos há mais de décadas, ele ainda relembrou sobre a situação do surgimento do bairro que nasceu através dos loteamentos que eram pertencentes ao ex-delegado titular da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil (DRPC), de Itabira, Robson Matos Esteves que atualmente se encontra aposentado das suas funções por tempo de serviço, antes do Bálsamos receber as primeiras urbanizações e asfaltamento no bairro diante de tanto transtorno que foram causados durante o decorrer do crescimento e da evolução do bairro a todo o momento. Josias Loyola ainda relembrou do saudoso ex-vereador (1989/1992-1993/1996) e ex-presidente (1991 e 1995) da Câmara Municipal de Itabira (CMI), Afonso Paulo das Graças Reis “In Memoriam” (PTB) que lutou pelas primeiras instalações dos postes para garantir a iluminação publica pelas ruas e avenidas do Bálsamos juntamente com os moradores, e com o ex-governador de Minas Gerais (1999/2002), ex-senador (1975/1986-1987/1990, e em fevereiro até julho de 2011) Itamar Augusto Cautiero Franco “In Memoriam” (PPS) através da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) durante o governo do ex-prefeito (1997/2000) Jackson Alberto de Pinho Tavares (PT).

“Olha gente eu vou seguir a palavra pelo seguinte, que há muitos anos quando o bairro [Bálsamos] iniciou, eu e mais a dona Eniza fomos a primeira Associação [de Moradores do Bálsamos] que foi criada como presidente dona Eniza e eu, e tinha mais gente, mas as pessoas não participavam. Então, foi uma briga muito grande que nós enfrentamos. Principalmente, politicamente até conseguir trazer muita coisa pro bairro. Primeiro, é o seguinte, eu agradeço muito ao falecido [ex-vereador -1989/1992-1993/1996-] Afonso Paulo [das Graças] Reis [-PTB-] que nos ajudou demais, e ajudou mesmo. E ele chegou a ponto de ir até a Belo Horizonte [-Mg-] na época do [ex-governador de Minas Gerais -1999/2002-] Itamar [Augusto Cautiero] Franco [‘In Memoriam’ –PPS-] de conseguir a iluminação pro bairro, e os demais o que veio foram os prefeitos que nos deram apoio para isso. As pessoas tem que entender o seguinte, queira ou não queiram depende politicamente e ninguém faz nada. Mas, a gente tem que entender o seguinte, essa política tem que ser em prol da comunidade, e não é em prol de mim não. Que enquanto as pessoas pensar a sí próprio não faz nada para ninguém”, recordou o líder comunitário. 

Acompanhada pela Maria das Graças “Dadá”, a vice-presidente
Cibele Machado falou das diversas funções que exerceu na
entidade anteriormente, antes de ser eleita vice-presidente nos
próximos 3 anos  (Foto/Rodrigo Ferreira)
Após ser eleita como vice-presidente da Associação do Bálsamos pela primeira vez  por aclamação por parte dos moradores do bairro. Cibele Machado ainda iniciou a sua fala relembrando das gestões anteriores a sua atual gestão até chegar ao cargo de vice-presidente passando por inúmeras e diversas funções na mesa-diretoria da Associação do Bálsamos anteriormente, até chegar ao cargo de extrema e de suma importância, e de grande e inteira responsabilidade pela primeira vez na história do bairro. Ao assumir uma grande e inteira responsabilidade com mais de 483 casas multiplicando por 3 pessoas envolvendo marido, mulher e filho, totalizando 1.200 moradores nos arredores do Bálsamos, de forma muito transparente com responsabilidade, e com muita seriedade nesta nova empreitada que acontecerá em sua atual gestão pela frente.

“E a luta ela é contínua, às vezes as pessoas modificam o nosso sentimento com a visão que eles têm totalmente diferente. Mas, quando as pessoas entram dentro do problema elas entendem que a briga é muito maior do que um individual. Que a gente tem que ter compromisso que é uma grande responsabilidade, a gente abre mão da vida da gente, as vezes da família da gente, cria atrito entre a família da gente para a gente poder lutar por um bairro. Por quê não é uma pessoa, é uma nação como diz na palavra. Aqui nós temos mais de 483 casas, e se você multiplicar por 3 pessoas [no mínimo um marido, uma mulher e um filho] nós vamos ter mais de ‘1,2 mil’ pessoas que vão estar na nossa responsabilidade. Que estarão contando conosco para melhoria, mas, farão também nos vigiando e nos criticando. Isso é normal, e se nós fomos ver os problemas que nós vamos passar, nós vamos parar no meio do caminho”, comparou a vice-presidente.

Recém - empossada, a vice-presidente Cibele Machado fez apelo
e pediu o total apoio da mesa-diretoria da entidade para os
próximos 3 anos (Foto/Rodrigo Ferreira)
Cibele Machado ainda encerrou o seu pronunciamento fazendo apelo e pediu o total apoio ao Edilson Campos e os demais membros da Associação do Bálsamos que ficaram marcados na história do bairro. Sobre a disponibilidade, Cibele Machado ainda se manifestou sobre a inteira disposição da mesa-diretoria para poder solucionar todos os problemas que são relacionados ao Bálsamos. Desde em que a Cibele Machado passou por diversas funções da mesa-diretoria, antes de ser eleita vice-presidente na atual gestão da entidade. Ainda, a Cibele Machado esclareceu para todos da nova mesa-diretoria, e afirmou que não houve nenhum tipo corrupção e de ato ilícito sequer desde o surgimento do Bálsamos, sendo que houve dedicações nas ações que foram desempenhadas durante o decorrer das gestões anteriores até em sua atual gestão da entidade, sendo que houve somente a divida de “R$ 76 Mil” que foi herdada da gestão passada que chegou a ser totalmente paga aos demais prestadores de serviço da época.   

 
Presidente da Interassociação, Maria das Graças “Dadá” empossa Edilson Campos e Cibele Machado juntamente com a mesa-diretoria da entidade (Foto/Rodrigo Ferreira)

    

Notícias Relacionadas:  


20 de Outubro de 2020/Eleições 2020 – “Itabira em Boas Mãos”! “Queremos mostrar para Itabira e dentro da Prefeitura que eu serei um grande e verdadeiro servidor para vocês”, anunciou o “Marcinho da Loteria”









Nenhum comentário: